Eduzz

Eduzz: entenda como fazer o cadastro e como lucrar com o Programa de Afiliados

A Eduzz é uma plataforma que comercializa produtos físicos e digitais e permite que você venda seus próprios produtos, ou de outros produtores, a partir do programa de afiliados.

Você pretende trabalhar na internet, mas não sabe como? Sabia que, segundo a Pesquisa Mercado Freelancer 2018, 69,2% das pessoas que são aspirantes à vida de freela também não sabem como começar?

Então, você precisa conhecer mais sobre a Eduzz, uma plataforma criada para venda de produtos e programas de afiliados. Por meio dela, é possível ganhar comissões por cada venda realizada e ainda manter um trabalho 100% remoto.

Se você quer finalmente ganhar dinheiro pela web, confira agora o nosso guia completo sobre como funciona a plataforma e como começar a trabalhar nela.

O que é a Eduzz?

Por meio da Eduzz, é possível vender de forma segura, além de obter praticidade com as funcionalidades e suporte. Além disso, ela oferece a possibilidade de vender produtos criados por você, com a ajuda de um parceiro ou, até mesmo, por meio de um terceiro produtor.

A plataforma comercializa produtos físicos e digitais, mas, neste guia, vamos tratar especialmente do mercado de infoprodutos, tendo em vista seu crescimento no meio digital.

O que é um infoproduto?

Os infoprodutos são produtos digitais disponibilizados pela internet, como áudios, vídeos e textos. Eles existem para oferecer conteúdos relevantes a fim de resolver algum problema do mercado.

Assim, são mais fáceis de serem criados do que os produtos físicos. Além disso, sua produção também é mais econômica, já que não envolve alguns aspectos de um negócio físico, como:

  • giro de estoque;
  • logística de entrega;
  • produtos extraviados;
  • encomendas danificadas, entre outros.

O que a Eduzz oferece?

Também é possível realizar venda para eventos e serviços por meio da plataforma. Além disso, ela oferece diversas ferramentas e suporte qualificado.

Por ser uma plataforma nova, ela também tem menos afiliados — o que é um ponto positivo para eles, devido à baixa concorrência.

Como funciona a plataforma?

A Eduzz funciona para três tipos de usuários.

Produtores

São aqueles que criam o produto e estão em busca de pessoas que possam promovê-lo a fim de alavancar suas vendas. Assim, o produtor deve cadastrar o infoproduto na plataforma da Eduzz para que o afiliado possa vendê-lo.

Afiliados

São os que promovem os produtos e recebem comissões por cada venda realizada.

Consumidores

Também conhecidos como compradores ou clientes, são as pessoas que realizam compras por meio da plataforma.

Portanto, o objetivo do sistema é fornecer uma transação mais segura para ambos os lados. Assim, o comprador pode colocar seu produto à venda com segurança, o afiliado recebe seus ganhos diretamente da plataforma e o consumidor tem assistência quanto à garantia do produto adquirido.

Para dominar o Marketing e Programa de Afiliados, confira nossos melhores conteúdos sobre o tema! 💰
Programa de Afiliados: o que é, como funciona e como ganhar dinheiro
Hotmart: o que é e como funciona ganhar dinheiro com infoprodutos
Como funciona a Monetizze? Entenda e ganhe dinheiro nessa plataforma
Eduzz: como fazer o cadastro e lucrar com o programa de afiliados

Quais são as opções para ganhar dinheiro com a Eduzz?

Como produtor, se você realizar uma venda direta — sem intervenção de afiliados —, é cobrada uma taxa de transação de 4,9% sobre o valor do produto. Já para as vendas realizadas por afiliados, a taxa é de 8,9%. Além disso, você paga R$ 1 por cada transação.

Como afiliado, as comissões variam por produto — o percentual é decidido pelo produtor. Alguns produtores oferecem comissões mais altas para motivar os afiliados a divulgar seus produtos. Dessa forma, eles aumentam o volume das vendas e, consequentemente, ganham mais com um custo de aquisição menor.

De toda forma, em média, existem propostas que variam de 30 a 80% sobre o valor do produto.

Produtor vs. afiliado: a hora da decisão

Existem vantagens e desvantagens nos dois modelos de negócios. Então, o ideal é fazer uma análise dos prós e contras de cada um para perceber qual deles corresponde às suas expectativas.

Vantagens e desvantagens de ser um afiliado

O afiliado começa a trabalhar muito mais rapidamente, tendo em vista que o produto já está pronto. Logo, o que ele precisa é criar estratégias de vendas para divulgar os produtos e captar leads qualificados.

Outra vantagem de ser afiliado é que o suporte é de responsabilidade do produtor. É claro que você não deve abrir mão da cortesia, mas é possível encaminhar o cliente para que o suporte do produtor dê a devida assistência.

Assim, como afiliado você não terá a obrigação de prestar suporte, atualizar um produto ou desenvolver algo novo.

No entanto, você já parou para pensar que o afiliado entrega o cliente para outro negócio? Dessa forma, ele não consegue criar uma cartela de clientes fidelizados, o que traz limitações nas vendas futuras de outros produtos.

Outra desvantagem de ser afiliado é a dependência do produtor para que o produto seja mantido. Com isso, se um dia o produtor decidir retirar o produto de circulação, você não tem garantia de que continuará conseguindo vender.

Vantagens e desvantagens de ser um produtor

Como produtor, você vai receber lucro de toda venda realizada. Logo, ainda que a venda seja direta ou vinda de um afiliado, sua parte sempre estará garantida.

Além disso, os clientes serão sempre seus, o que permite que você crie engajamento para realizar outras vendas.

Contudo, é preciso dedicar tempo e esforço para criar um produto. Dependendo da complexidade, isso pode levar meses. Fora que, se você não tiver conhecimentos técnicos em determinadas áreas — como edição de vídeos ou revisão de textos —, será necessário terceirizar alguns serviços. Logo, isso envolve investimentos financeiros.

No entanto, ainda há a possibilidade de atuar como produtor afiliado. Assim, você cria uma cartela de clientes para vender o conteúdo de outro produtor — como um parceiro — enquanto cria o seu próprio produto.

Porém, essa estratégia também tem desvantagens, pois, ao fazer isso, você divide os leads com quem pode se tornar um futuro concorrente. Portanto, avalie todas essas possibilidades.

Quais são as principais vantagens da plataforma?

A Eduzz é uma plataforma nova em seu segmento, mas que tem crescido ao trazer diversas vantagens para facilitar o dia a dia dos produtores e afiliados.

Assim, separamos as vantagens mais elogiadas entre os usuários.

App Eduzz

Por meio do aplicativo, é possível acompanhar relatórios e informações importantes para o negócio. Além disso, ele está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Modelo de assinatura

A plataforma também oferece formatos de recorrência nos pagamentos. Assim, o produto fica disponível enquanto o cliente mantiver o ciclo.

Alguns exemplos para essa modalidade:

  • áreas de membros;
  • acesso a softwares;
  • pacotes de produtos que são repostos periodicamente.

Recuperação de vendas

Esse serviço visa identificar o motivo do abandono do carrinho. Logo, a plataforma consegue criar medidas para recuperar a venda com base nas causas identificadas.

O serviço é opcional e não tem custo de adesão, no entanto, existe um percentual sobre as vendas recuperadas.

Compra com apenas um clique

Quando o cliente realiza a primeira compra, as informações ficam armazenadas na plataforma. Com isso, ele não precisa preencher os dados novamente quando realizar futuras compras.

Assim, é possível evitar a distração do cliente e garantir uma compra rápida por meio de um cadastro pré-aprovado.

Funil de vendas infinito

Por meio desse serviço, quando um lead é captado por um afiliado, a Eduzz o vincula ao afiliado que fez essa captação — por meio do código no link. Logo, a comissão do afiliado é garantida quando aquele lead realizar a compra, ainda que a venda ocorra muito depois.

Contudo, para ter acesso a esse serviço, o produtor precisa ativar a função “Funil Infinito” no produto.

Antecipação dos ganhos

O pagamento das vendas realizadas é disponibilizado após o prazo de garantia do produto — período em que o cliente pode pedir estorno. No entanto, é possível pedir antecipação dos ganhos logo depois da venda realizada.

Assim, essa antecipação pode ocorrer entre 2 e 21 dias após a venda, ou seja, esse serviço pode ajudar você a reinvestir no próprio negócio.

Mas essa opção não está disponível a todos os produtores e afiliados. Para isso, a plataforma faz uma análise de riscos sobre o montante que é possível antecipar, de acordo com alguns critérios de avaliação.

Além disso, se houver algum estorno após a antecipação, a plataforma compensa a quantia nos próximos pagamentos ou solicita que o usuário devolva o valor negativado.

No entanto, fique atento: existe uma taxa que é calculada sobre o valor antecipado. É possível ter acesso a esse valor na visualização do extrato financeiro, onde é feito o pedido de habilitação.

Programa de indicação de afiliados

Outra vantagem muito elogiada é o programa de indicação. Basicamente, ele funciona assim:

  1. você indica uma pessoa, que se torna afiliada;
  2. ela realiza vendas;
  3. você ganha 1% de comissão por cada venda realizada;
  4. todos ficam felizes.

O objetivo desse serviço é incentivar os produtores e afiliados a divulgar a plataforma. Assim, os ganhos de ambos os lados são contínuos.

Checkout personalizado

As páginas são personalizadas, assim, você pode deixar o checkout com a cara da sua empresa, incluindo o logotipo, usando cores da identidade da marca e adicionando materiais.

Além disso, a Eduzz também disponibiliza vários layouts de conversão, testados por especialistas.

Confira um compilado de dicas e leituras para ajudar você a crescer como afiliado! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
Nômade digital: o que é, como se tornar um e as principais vantagens

Como começar a utilizar a plataforma?

Primeiramente, é preciso acessar a plataforma da Eduzz e clicar em “Cadastre-se”. Em seguida, você será redirecionado para uma tela na qual deverá preencher seus dados pessoais e aceitar os termos de uso da plataforma.

Na tela inicial, você terá acesso a um relatório simplificado que disponibiliza algumas informações, como:

  • gerenciamento de produtores e afiliados;
  • número de vendas;
  • quantidade de vendas recuperadas;
  • saldos disponíveis e a liberar;
  • ganhos líquidos.

Como se tornar afiliado

Ao clicar em “vitrine”, você tem acesso aos produtos disponíveis para afiliação. Assim, as opções de pesquisa são:

  • produtos mais vendidos;
  • produtos mais recentes;
  • produtos recomendados para você.

Depois de escolher o produto, basta clicar nele e observar as informações. As mais importantes são:

  • preço;
  • descrição;
  • avaliação do produto;
  • área para perguntas;
  • página de vendas da oferta.

Antes de pedir afiliação em um produto, verifique se a oferta é tentadora para você, já que uma página de captura mal estruturada dificulta as conversões — consequentemente, você encontrará problemas para vender o produto.

Além disso, alguns produtores optam por colocar a afiliação sujeita a análise. Essa informação fica explícita na página do produto e, para ter sua afiliação aprovada, você deverá seguir a orientação — que pode ser entrar em contato ou preencher um formulário.

Logo, fique atento antes de divulgar o produto. Caso contrário, seu código não será linkado e, consequentemente, você não receberá comissões pelas vendas realizadas.

Para ter acesso aos seus pedidos de afiliações, clique no menu “Afiliado” e, em seguida, em “Minhas Afiliações”.

Como se tornar produtor

Para adicionar um novo produto, vá à área de membros e clique em “Produtor”. Depois, clique em “Meus Conteúdos/Produtos” e siga estes passos:

  1. esclareça o tipo de produto;
  2. escolha um título atraente;
  3. informe se o conteúdo já está disponível;
  4. descreva as informações do seu produto e o que o consumidor ganha ao comprá-lo;
  5. digite seu nome no campo “autor”;
  6. anexe a foto do seu produto.

Em seguida, defina em “Conteúdo Visível” se o produto vai ficar disponível para afiliação. Depois, você deve escolher outras opções, como:

  • prazo de reembolso;
  • tipo de cobrança;
  • preço do produto;
  • formas adicionais de pagamento;
  • comissão oferecida ao afiliado.

Vale lembrar que, para pagamento, além do cartão de crédito a Eduzz também oferece boleto e PayPal.

Agora, lembra da opção de recuperação de venda? Então, é nessa área que o produtor ativa essa opção. Com isso, você permite que a Eduzz aborde seu cliente quando ocorrer desistência na compra.

Logo em seguida, você pode detalhar seu produto com outras informações, como:

  • conteúdo programático — trazendo mais explicações sobre o produto;
  • e-mail de suporte;
  • cadastro de parceiros;
  • comissão para indicação de afiliados;
  • opção de afiliação automática;
  • funil infinito;
  • instruções para os afiliados;
  • URLs para outras páginas dentro do fluxo — como página de agradecimento;
  • entrega do conteúdo final.

Como você pôde perceber, a Eduzz é uma plataforma que tem o objetivo de comercializar produtos de maneira mais prática e segura. Por meio dela, você pode ganhar dinheiro como produtor, vendendo seus próprios produtos, ou como afiliado, divulgando conteúdos de terceiros.

Além disso, ela também oferece uma série de vantagens para facilitar a vida dos usuários e motivar os produtores e afiliados a se render à plataforma.

Esperamos que, com este guia, você tenha entendido como funciona o mercado de infoprodutos e aprendido a utilizar a plataforma Eduzz.

Agora, você sabia que o excesso de informalidade pode comprometer a credibilidade do seu trabalho? Por isso, descubra se a modalidade MEI se aplica a você baixando nosso e-book gratuito “Freelancer: o guia definitivo para se tornar um MEI“.

Powered by Rock Convert