Educação Financeira

Entenda o que é educação financeira e aplique algumas dicas agora mesmo!

Educação Financeira é o primeiro passo para finanças organizadas e equilibradas. Confira mais sobre o assuntos e as principais dicas para aplicar!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

O termo educação financeira é uma palavra-chave utilizada para definir várias estratégias que devemos aprender a fim de controlar melhor nossos gastos e receitas. Trata-se de uma maneira de ganhar mais dinheiro, administrá-lo com maior eficiência e encontrar oportunidades para fazer com que esses valores rendam mais.

Parece óbvio que esse assunto deva ser uma prioridade entre a maioria dos profissionais, mas você ficaria surpreso com quantos deles têm dificuldade até de pensar no tema.

Que tal aprender por que esse papo de administrar as finanças é tão importante e como ele pode tornar a sua vida mais fácil? Comece já a leitura!

Por que educação financeira é importante?

Ter educação financeira significa saber como administrar o dinheiro que você recebe, gasta e investe. Ao contrário de ser sinônimo de gestão — ou uma disciplina em que devemos nos formar para obter sucesso —, trata-se de um assunto que qualquer um que presta serviços ou tem um emprego precisa entender.

O tema é importante porque é com ele que você consegue:

  • pagar todas as suas contas;
  • economizar para um imprevisto;
  • planejar melhor seus gastos;
  • investir em algo que traga retornos no futuro;
  • criar fontes de rendimento extras.

Uma pessoa que não domina a educação financeira pode se ver em tantas situações ruins quanto imagináveis. Se você não tem controle sobre seus gastos, mais cedo ou mais tarde será engolido por eles.

Até uma gripe pode ser fatal para quem não busca estabilidade. Ficar alguns dias na cama ou ter de comprar uma série de remédios que não fazem parte do orçamento pode colocá-lo no negativo em pouco tempo.

Por isso, vamos lhe mostrar os benefícios de uma excelente educação financeira (e as dicas para chegar lá).

Quais são os benefícios da educação financeira?

Existem vários motivos para se educar financeiramente, como você viu no tópico anterior. São as vantagens de fazer isso, porém, que tornam o tema atrativo. Confira algumas delas!

Livre-se das dívidas

É normal se ver endividado de vez em quando. O que é preciso evitar é que isso se transforme em uma constante. Com educação financeira, você conseguirá negociar com credores e pagar tudo o que deve em pouco tempo.

Fuja de ciladas

Quem aprende mais sobre finanças consegue perceber quando está sendo enganado. Quando um comerciante tenta tirar vantagem de você, ou quando você recebe um e-mail tentando roubar seus dados, ser mais educado financeiramente lhe possibilitará fugir de ciladas.

Prepare-se para o futuro

Quem vive uma vida desorganizada costuma ter problemas na hora de se aposentar. Adquirir conhecimento sobre como poupar e investir dinheiro vai garantir o seu futuro.

Detecte oportunidades

Há uma porção de maneiras de fazer mais dinheiro, mas, sem entender sobre finanças, você provavelmente passará despercebido por elas. Quando alguém tem o controle do próprio dinheiro, vê que é mais fácil tomar boas decisões — como investir em um pequeno negócio ou estabelecer uma parceria com outro freelancer.

As oportunidades certas aparecem para quem está preparado para abraçá-las, e organizar-se será fundamental.

Como me organizar financeiramente?

Provavelmente você já pensou em administrar o seu dinheiro melhor, mas nunca deu início a essa tarefa. Como uma porção de coisas que acabamos postergando, a falta de uma educação financeira pode gerar problemas no futuro.

Por isso, selecionamos algumas regras que podem ser colocadas em prática agora mesmo para que você administre melhor sua grana!

Corte despesas descartáveis

Todos nós temos despesas que não são exatamente úteis. Porém, raramente as questionamos, perdendo a oportunidade de ter um dinheiro extra disponível no fim do mês.

Aplicativos que você não usa, hábitos que poderiam ser deixados de lado e compras por impulso podem drenar a conta bancária em pouco tempo. Por isso, analise agora quais despesas descartáveis você tem e como elas podem ser eliminadas.

Faça planos para o futuro

Para se manter inspirado desde o início da educação financeira, é preciso traçar metas. Do mesmo modo que as utilizamos para aumentar os retornos dos clientes que atendemos, podemos aplicá-las no dia a dia para nos organizarmos melhor.

Um plano — como acumular um valor específico até o fim do ano — será fundamental para que você lide melhor com seu dinheiro.

Utilize aplicativos para se organizar

Apps são incríveis — e não servem apenas para chamar um Uber ou jogar Candy Crush. Muitos são voltados exclusivamente para a educação financeira, ajudando você a acompanhar seus gastos, conferir quanto dinheiro tem na conta e realizar pagamentos com alguns cliques.

Veja alguns dos melhores aplicativos para organização financeira:

  • Organizze: aplicativo para iOS e Android — conta também com uma plataforma online — que ajuda você a controlar tudo que recebe e gasta.
  • Money Care: outra ferramenta disponível para ambos os sistemas operacionais, o aplicativo permite também acompanhar todos os orçamentos da sua família e ver quando contas atrasam ou vencem.
  • Expense IQ: precisa organizar melhor seus freelas? Esse app cria relatórios diferentes, como os de rendimentos e fluxos de caixa, para acompanhar gastos pessoais e até um pequeno negócio.

Busque conhecimento

Estudar online não precisa se resumir a fazer cursos ligados à sua profissão. É possível encontrar por aí um monte de dicas e conteúdos sobre educação financeira, que serão de grande ajuda para que você entenda do assunto.

Aqui estão três cursos sobre o tema que podem ser feitos online:

Fale com quem entende do assunto

Todos nós temos pelo menos um amigo ou parente cuja vida financeira funciona melhor. Aquele seu primo que sempre faz viagens sem se endividar provavelmente está fazendo algo certo, não é?

Converse um pouco e procure entender o que ele faz para se organizar. Ele terá facilidade de lhe mostrar estratégias para uma organização financeira melhor e pode até ajudá-lo na tarefa nos primeiros meses.

Educação financeira é fundamental para que freelancers consigam juntar dinheiro, investir bem e conquistar todos os seus sonhos. Porém, será preciso tomar uma atitude o quanto antes para obter os resultados esperados. Siga as dicas que selecionamos aqui para sair na frente!

Agora que você já sabe mais sobre educação financeira, que tal facilitar a sua vida? Baixe agora mesmo a planilha de controle de gastos mensais que preparamos para simplificar essa tarefa!

planilha de controle de gastos