economizar dinheiro

Entenda o que você precisa fazer para economizar dinheiro

Juntar dinheiro pode parecer algo extremamente simples, mas sabemos que na prática cada moeda conta e economizar uma quantia significativa é difícil. Separamos algumas dicas para tornar essa tarefa mais fácil!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Todos chegamos a um ponto da vida em que economizar dinheiro torna-se uma prioridade. Seja porque temos um objetivo — como uma viagem ou a compra de um equipamento com o qual sempre sonhamos —, seja para poupar pensando no futuro, aprender a economizar é importante. Mas como você pode se tornar alguém melhor para administrar o próprio cash?

Neste post, explicamos o que é preciso fazer para obter sucesso nesse desafio e lhe mostramos que guardar valores não tem que ser um problemão. Confira!

Acompanhe seus gastos com a tecnologia

Utilizamos a tecnologia diariamente — para ler notícias, interagir com amigos e até pedir um delivery. Por que não colocá-la a seu favor na hora de poupar umas moedas?

Há aplicativos por aí que podem ajudá-lo a acompanhar os gastos mês a mês, e outros que lhe dão a oportunidade de começar a investir, mesmo com valores baixos.

Experimente serviços como o Mobills e o Yubb. Eles o ajudarão a administrar o dinheiro que você já tem e a investir uma grana para o futuro.

Invista em produtos de qualidade

Nem todo mundo sabe dessa dica, mas vale mais a pena comprar produtos um pouco mais caros do que comprá-los com frequência. Mesmo que estejamos falando de materiais de higiene, como shampoo e condicionador, um kit com 3 produtos sempre custará menos do que a embalagem em que vem um só.

O mesmo é válido para a compra de roupas, lençóis e até computadores. Adquirir um produto de maior qualidade ajudará você a não precisar comprá-lo novamente em pouco tempo. No longo prazo, isso pode poupar muitos reais.

Nunca gaste mais do que tem

Essa regra deveria ser universal, mas não é todo mundo que a segue. O Brasil é um dos países com maior número de endividados. Ou seja, grande parte da nossa população gasta mais do que recebe.

É preciso colocar no papel quanto você gasta mensalmente e aproveitar essa oportunidade para reduzir o montante “desperdiçado” todos os meses, até chegar à melhor equação. Há sempre um serviço pelo qual estamos pagando sem utilizar na frequência que imaginamos.

Pode ser um telefone fixo ou um aplicativo de assinatura mensal que você abre apenas a cada dois meses: encontre formas de reduzir seus gastos para não perder dinheiro.

Como criar bons hábitos financeiros para enriquecer

Defina um orçamento

Orçamentos são a melhor ferramenta de que dispomos para não gastarmos demais. Considerando aquilo que você ganha e o que precisa adquirir, dá para definir exatamente o que pode comprar. Não é preciso ficar sem aquelas coisas que você considera necessárias, entretanto, é preciso reconhecer quais são elas.

Verifique quais são os produtos e serviços mais importantes para você e defina exatamente quanto pode gastar com eles todos os meses.

Trace objetivos claros

É muito mais difícil economizar se não temos nenhum motivo para isso. Portanto, a melhor maneira de poupar é traçar objetivos para o seu dinheiro.

Se a ideia for simplesmente acumular capital, será difícil se ater a ela. Quando você traça metas (como comprar um computador novo), sente que está guardando o que ganha por um tempo limitado. Isso deixa você inspirado para evitar gastos desnecessários.

Escolha prioridades

Para continuar inspirado na hora de economizar, uma boa ideia é definir o que deve ser priorizado. Muitos de nós temos metas que jamais são cumpridas simplesmente porque nos esquecemos de priorizá-las. Se quer fazer algo, coloque isso na frente de outros gastos.

Saia menos com os amigos se quiser mesmo trocar de carro. Troque o cinema pela Netflix para comprar um tênis novo. Priorizar é o que nos permite economizar de verdade.

Automatize a poupança

A maioria dos bancos permite que clientes programem um determinado valor para ser removido da conta todos os meses. Você escolhe quanto quer economizar e, em uma data programada, a retirada é feita automaticamente.

O dinheiro pode ir para uma poupança ou para uma conta dedicada a investimentos como CDB e LCI — é possível agendar também o retorno dos valores. Se você escolher recebê-los em seis meses, o valor corrigido é depositado na sua conta-corrente e torna-se disponível imediatamente.

Aplique a regra 50/30/20%

É impossível viver sem gastar nada, mas dá para se organizar melhor. A regra dos 50, 30 e 20% assegura que pelo menos uma parte dos rendimentos será armazenada para o futuro.

Ela considera que gastos essenciais — como o aluguel, a conta de internet e o supermercado — não ultrapassem nunca 50% do que você ganha. É essencial manter esses valores sempre na sua conta-corrente, para que os pagamentos estejam sempre em dia.

Já os 30% são dedicados ao que você deseja obter em curto prazo. Atividades como ir ao cinema, comprar uma peça de roupa e sair com os amigos nunca podem ultrapassar esse valor, o que ajuda uma pessoa a se controlar.

Os 20%, por sua vez, devem ser sempre dedicados aos investimentos e poupança. Eles servem para cobrir dívidas, garantir que há um dinheirinho sempre disponível para as suas férias (o que é importante para os freelancers) e segurar as suas contas se algum imprevisto e situações de urgência surgirem.

Comece devagar

Por último, não se esqueça de que você não se tornará um especialista em finanças — principalmente se não tiver se dedicado a isso até hoje — da noite para o dia. Será preciso, como em qualquer outra tarefa, dar passos pequenos para completar objetivos.

Imagine que o seu desejo é correr uma maratona. Não dá para começar a fazer isso em pouco tempo. É preciso treinar, estudar e educar o corpo para dar conta da tarefa.

O mesmo é válido na hora de economizar. Se conseguir poupar 1% no primeiro mês, parabéns! Não é preciso mudar completamente a maneira como você se relaciona com cada centavo para aprender a economizar.

Vá aumentando esses valores conforme se sentir confortável e, quando perceber, já terá o hábito de poupar.

Você acha que terá dificuldade de seguir essas dicas para economizar dinheiro sozinho? Então, dá só uma olhada nesse recurso: a planilha de controle de gastos. Feita para tornar a sua rotina ainda mais simples, ela é uma das ferramentas para freelancers que criamos aqui na Comunidade. Baixe agora!

planilha de controle de gastos