Por Lucas Amaral

Publicado em 02/10/2019. | Atualizado em 25/10/2019


Ditados Populares são frases curtas que transmitem conhecimentos sobre a vida, passando de geração para geração no formato de conselhos e advertências. Esses provérbios e ditos populares surgem em situações do cotidiano e nos mais diversos locais, então existem ditados folclóricos, religiosos, nordestinos, de amor etc.

Confira os 53 principais ditados, provérbios e ditos populares brasileiros, e o que cada um deles quer dizer!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

1. Para bom entendedor, meia palavra basta

Esse ditado quer dizer que, muitas vezes, não é preciso um discurso completo para transmitir uma mensagem. Ou seja, o receptor também é um sujeito ativo no processo de comunicação. Geralmente, sua utilização indica que há algo escondido nas entrelinhas.

2. De grão em grão, a galinha enche o papo

Aqui, a ideia é que, de pouco em pouco, é possível alcançar um objetivo. Um bom exemplo é o sujeito que acumulou moedas no cofrinho durante anos para comprar um carro.

3. Cada macaco no seu galho

Essa expressão é utilizada quando o interlocutor quer transmitir a mensagem que cada um deve se preocupar somente com aquilo que lhe diz respeito. Em suma, não seja enxerido!

4. Casa de ferreiro, espeto de pau

Já esse ditado é utilizado quando uma pessoa quer dizer que alguém possui um talento ou conhecimento que não usa em benefício próprio. Um exemplo clássico é o do médico que é negligente com a própria saúde.

5. Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura

Outra expressão muito utilizada no Brasil inteiro, quer dizer que é preciso persistência para alcançar uma meta. Ela vale para você que está tentando conseguir aquele cliente especial, mas resistente.

6. Filho de peixe, peixinho é

Você já percebeu que os filhos costumam seguir perfis comportamentais de seus pais? Pois é, esse ditado se refere exatamente a isso. Como o caso do ator Jaden Smith, que seguiu a mesma profissão do pai, Will.

7. Deus ajuda quem cedo madruga

Essa é fácil! Quem acorda mais cedo, será abençoado.

8. Onde há fumaça há fogo

Já esse ditado diz respeito a sinais. Quando você desconfia de alguém, é provável que realmente exista um motivo por detrás. Como quando você percebe que o seu amigo está planejando uma festinha surpresa no seu aniversário.

9. Cão que ladra não morde

Esse ditado está relacionado a ameaças. Significa que quando alguém as faz, geralmente não cumprirá o que diz.

10. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

Essa frase é usada quando alguém aconselha outra pessoa a fazer algo, mesmo sendo arriscado. Sabe aquele conhecido que passa conselhos que ele mesmo jamais seguiria? Pois é!

11. Por ele eu ponho minha mão no fogo

Quando você diz que põe a mão no fogo por alguém, quer dizer que confia muito naquela pessoa. Aposto que dá para contar nos dedos as pessoas pelas quais você colocaria a mão no fogo.

12. Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha

Essa expressão é muito comum quando alguém quer ser ouvido. Certamente o seu professor já usou essa, não é mesmo?

13. A pressa é inimiga da perfeição

Você com certeza também já ouviu essa. Quando usada, quer dizer que é preciso ter paciência para conquistar o resultado aguardado. Nada de escrever os seus textos com pressa, hein.

14. À noite todos os gatos são pardos

Já esse ditado quer dizer que durante a noite a visão fica comprometida e todas as cores parecem iguais. Ou seja, é difícil fazer distinção. Quando alguém está com dúvida, é muito comum ouvi-la.

15. Deus escreve certo por linhas tortas

De caráter religioso, essa expressão é muito utilizada para representar que, de algum modo, tudo dará certo ao longo do caminho.

16. Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Aqui o objetivo é simples: quando você faz algo negativo para alguém, sofrerá consequências no futuro.

17. Um dia é da caça, outro do caçador

Essa expressão representa que a vida oferece dias bons e ruins para todos.

18. Mente vazia, oficina do diabo

Outro ditado muito popular, quer dizer que quando se tem muito tempo ocioso, pensamentos negativos podem surgir. É por isso que sempre que você está triste, alguém logo vem com uma proposta de passeio.

19. O que os olhos não veem, o coração não sente

Essa frase representa que quando não há registro visual, as emoções não são as mesmas.

20. Papagaio que acompanha joão-de-barro vira ajudante de pedreiro

Mais uma bem simples. As pessoas que te acompanham podem influenciar nas suas decisões. Todo mundo já teve um amigo que o ajudou (ou atrapalhou) na adolescência.

21. De médico e louco todo mundo tem um pouco

Aqui temos a representação de que todos temos um lado mais prudente e outro um pouco mais maluco. Sabe aquela festinha da empresa quando você dançou a macarena com o chefe? Pois é.

22. A César o que é de César

Essa frase é atribuída a Jesus e é uma das mais antigas da lista. Ela significa que quando algo pertence a alguém, não devemos desejar.

23. Cavalo dado não se olha os dentes

Outra bem fácil de ser interpretada: quando se recebe um presente, não se deve recusar. De graça até injeção na testa, né?

24. Em terra de cego, quem tem um olho é rei

Essa expressão popular é comumente utilizada quando se quer dizer que quando todos têm quase nada, quem tem um pouco se sobressai.

25. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão

Esse ditado é uma “desculpa esfarrapada”. Contrariando a lei, diz que caso você cometa uma infração contra alguém que já fez o mesmo, está perdoado.

26. O seguro morreu de velho

Essa é uma mensagem de precaução. Pessoas que prezam pela segurança morrem de velhice, não por algum acidente.

27. Cada panela tem sua tampa

Essa é para quem acredita em alma gêmea. Segundo a expressão, todos possuem alguém com quem se encaixa perfeitamente.

28. Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve

Já esse ditado é utilizado para dizer que não se deve mostrar suas conquistas, ou as pessoas sentirão inveja. O famoso “olho gordo”.

29. Quem canta seus males espanta

Aqueles que temem podem sempre recorrer a essa frase para afastar os medos. Afinal, nada melhor para embravecer o homem que uma bela canção.

30. Uma andorinha sozinha não faz verão

Essa expressão endossa o espírito de coletividade e reforça sua importância. Por mais qualificada que seja uma pessoa, ela não pode causar grandes impactos sem a ajuda dos companheiros.

31. Não julgue um livro pela capa

As aparências enganam e você já sabe disso, não é? Esse dito é um lembrete que não se deve julgar nada, nem ninguém, simplesmente pelo seu aspecto visual.

32. Quem tem boca vai a Roma

Esse ditado indica que, com boa comunicação, é possível chegar a qualquer lugar. Se você tem uma meta a cumprir, mas não sabe qual caminho seguir, pode ser interessante pedir ajuda a outros “viajantes”.

33. Mentira tem perna curta

A verdade sempre vem à tona! A ideia dessa expressão é mostrar que a mentira não vai muito longe, já que uma imperfeição sempre acaba por revelá-la.

34. O barato sai caro

Sabe quando você investe em um produto mais barato e, em pouco tempo, precisa substituí-lo ou enviá-lo para manutenção? Pois bem, eis um exemplo de situação em que o barato sai caro.

35. Quem não tem cão, caça com gato

A flexibilidade é uma grande aliada para facilitar nosso cotidiano, especialmente quando falamos de freelancers. O ditado significa que sempre existe outra alternativa, mesmo que não seja a considerada ideal.

36. Mais vale um pássaro na mão do que dois voando

Essa frase ressalta a importância de focar em um objetivo de cada vez. Se você tentar agarrar todas as oportunidades de uma vez só pode acabar ficando sem nada. Em outras palavras: quem tudo quer, nada tem.

37. O hábito faz o monge

Quando olhamos para um monge, não imaginamos o processo que o levou até ali. O segredo é o hábito. Essa frase sugere que, a partir do uso frequente de bons hábitos, é possível alcançar o estado desejado.

38. Saco vazio não fica em pé

Esse é um lembrete para você cuidar da própria saúde! Uma boa alimentação é fundamental para você se manter saudável e produtivo, afinal, saco vazio não fica em pé.

39. Não adianta chorar pelo leite derramado

Todos já lidamos com situações indesejadas. Essa frase mostra que não devemos lamentar por elas, mas sim levantar a cabeça e seguir a vida.

40. Água passada não move moinho

Essa expressão tem o significado semelhante ao da anterior. Se você focar demais no que já passou, vai acabar esquecendo de dar a devida importância ao que está no presente.

41. O homem é senhor do que pensa e escravo do que diz

Essa frase indica que todos são livres para pensar o que bem entendem, mas que é preciso arcar com as consequências do que é dito para outras pessoas.

42. É dando que se recebe

Muitas religiões adotam essa frase (ou uma semelhante) como regra. Ela indica que, ao fazer o bem para outras pessoas, você receberá algum tipo de recompensa. Também pode ser útil para descrever parcerias de sucesso, concorda?

43. Devagar se chega ao longe

Quando nos deparamos com um objetivo desafiador, podemos pensar que ele está fora de alcance. Não tem problema! Esse dito popular indica que, passo a passo, é possível chegar em qualquer lugar.

44. Há males que vêm para o bem

Quem criou essa expressão certamente enxerga a vida como um copo meio cheio, não meio vazio. A ideia é que toda situação, mesmo que ruim, pode trazer uma consequência positiva. Como aquele profissional que foi demitido e, logo depois, encontrou o emprego dos sonhos.

45. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje

Essa é uma frase assustadora para os procrastinadores. Seu significado é simples: não enrole para finalizar suas tarefas!

46. Nem tudo o que reluz é ouro

Mais um ditado que fala sobre a importância de avaliar as coisas além da aparência ou da primeira impressão. Às vezes, uma oportunidade pode soar perfeita e depois se relevar algo muito menos atrativo. É preciso manter um olhar crítico!

47. Roupa suja se lava em casa

Elogie em público, repreenda no privado. Essa é uma das frases-feitas mais utilizadas na gestão de pessoas. Quando alguém fala que roupa suja se lava em casa, quer dizer que o problema deve ser lidado de maneira mais reservada.

48. Cada um sabe onde lhe aperta o sapato

Essa é uma frase que fala muito sobre empatia. Cada indivíduo tem características e histórias de vidas diferentes, logo, nenhuma dor ou problema é igual para todo mundo.

49. Não se faz um omelete sem quebrar os ovos

Aqui temos uma expressão que fala sobre a necessidade de realizar alguns sacrifícios para alcançar objetivos maiores. Perfeitamente aplicável na vida de freelancers, que muitas vezes abrem mão de momentos recreativos para se dedicar ao trabalho.

50. Quando a esmola é demais o santo desconfia

Sabe quando alguém oferece algo tão bom, mas tão bom, que você desconfia que tenha algo por trás? É a isso que se refere essa expressão, afinal, até santos precisam de precaução.

51. Diga-me com quem andas e lhe direi quem és

A ideia aqui é que as suas companhias podem influenciar quem você é. Pode encarar esse ditado popular como um conselho e selecionar bem as pessoas que fazem parte do seu cotidiano!

52. Quem não é visto, não é lembrado

Essa expressão pode ser usada para reforçar a importância de você investir em seu marketing pessoal. Seu significado é bem simples. Se você quer ser reconhecido por alguma coisa, precisa garantir que as pessoas saibam quem você é.

53. Não existe rosa sem espinho

A beleza das rosas encanta muita gente, mas, sem o devido cuidado, qualquer um pode se machucar em um dos espinhos da flor. Esse ditado ressalta que até mesmo as coisas mais prazerosas da vida podem esconder alguns perigos.

Embora seus autores sejam geralmente anônimos, os ditados populares são expressões conhecidas e repetidas por pessoas de todos os cantos do país. Seu uso torna a leitura mais leve e enriquece o conteúdo, desde que não haja excessos.

E você, concorda que os ditados populares são recursos interessantes para a redação? Sentiu falta de algum na nossa lista? Diz aí nos comentários!

Posts populares com esse assunto