Por Lucas Amaral

Publicado em 18/02/2018. | Atualizado em 29/07/2019


Confira 30 ditados, ditos e provérbios populares: Para bom entendedor, meia palavra basta. De grão em grão, a galinha enche o papo. Cada macaco no seu galho. Casa de ferreiro, espeto de pau. Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura.

Escrever bons textos é um desafio constante na rotina de redatores. Muitas vezes a quantidade de tarefas é grande e a criatividade acaba sendo deixada de lado, gerando artigos monótonos e quadrados.

Por sorte, existem alguns recursos linguísticos muito interessantes. Metáforas, hipérboles, eufemismos e antíteses, por exemplo, podem dar o toque imaginativo que faltava ao seu texto.

Mas se quiser ir ainda mais longe, pode contar com os ditados populares. Aqueles mesmos que ouvimos tantas vezes ao longo da vida em meio a conversas e, principalmente, lições dos mais velhos. Ah, a infância!

Neste artigo, você conhecerá alguns dos principais ditados populares utilizados no Brasil. Continue a leitura e aprenda a variar os meios para engajar os seus leitores!

30 ditados populares para incrementar os seus textos

1. Para bom entendedor, meia palavra basta

Esse ditado quer dizer que, muitas vezes, não é preciso um discurso completo para transmitir uma mensagem. Ou seja, o receptor também é um sujeito ativo no processo de comunicação.

2. De grão em grão, a galinha enche o papo

Aqui, a ideia é que, de pouco em pouco, é possível alcançar um objetivo. Um bom exemplo é o sujeito que acumulou moedas no cofrinho durante anos para comprar um carro.

3. Cada macaco no seu galho

Essa expressão é utilizada quando o interlocutor quer transmitir a mensagem que cada um deve se preocupar somente com aquilo que lhe diz respeito. Em suma, não seja enxerido!

4. Casa de ferreiro, espeto de pau

Já esse ditado é utilizado quando uma pessoa quer dizer que alguém possui um talento que não usa em benefício próprio.

5. Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura

Outra expressão muito utilizada no Brasil inteiro, quer dizer que é preciso persistência para alcançar uma meta. Ela vale para você que está tentando conseguir aquele cliente especial.

6. Filho de peixe, peixinho é

Você já percebeu que os filhos costumam seguir perfis comportamentais de seus pais? Pois é, esse ditado se refere exatamente a isso. Como o caso do ator Jaden Smith, que seguiu a mesma profissão do pai, Will.

7. Deus ajuda quem cedo madruga

Essa é fácil! Quem acorda cedo, será abençoado. Nos dias de hoje ela não faz tanto sentido assim, graças à nova economia que permite a ascensão de profissionais autônomos e freelancers.

8. Onde há fumaça há fogo

Já esse ditado diz respeito a sinais. Quando você desconfia de alguém, é provável que realmente exista um motivo por detrás. Como quando você percebe que o seu amigo está planejando uma festinha surpresa no seu aniversário.

9. Cão que ladra não morde

Esse ditado está relacionado a ameaças. Significa que quando alguém as faz, geralmente não cumprirá o que diz.

10. Pimenta nos olhos dos outros é refresco

Essa frase é usada quando alguém aconselha outra pessoa a fazer algo, mesmo sendo arriscado. “Pode mudar a temperatura do chuveiro sem problemas”, disse o homem.

11. Por ele eu ponho minha mão no fogo

Quando você diz que põe a mão no fogo por alguém, quer dizer que confia muito naquela pessoa. Aposto que dá pra contar nos dedos as pessoas pelas quais você colocaria a mão no fogo.

12. Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha

Essa expressão é muito comum quando alguém quer ser ouvido. Certamente o seu professor já usou essa, não é mesmo?

13. A pressa é inimiga da perfeição

Você com certeza também já ouviu essa. Quando usada, quer dizer que é preciso ter paciência para conquistar o resultado aguardado. Nada de escrever os seus textos com pressa, hein.

14. À noite todos os gatos são pardos

Já esse ditado quer dizer que durante a noite a visão fica comprometida e todas as cores parecem iguais. Ou seja, é difícil fazer distinção. Quando alguém está com dúvida, é muito comum ouvi-la.

15. Deus escreve certo por linhas tortas

De caráter religioso, essa expressão é muito utilizada para representar que, de algum modo, tudo dará certo mais adiante.

16. Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Aqui o objetivo é simples: quando você faz algo negativo para alguém, sofrerá consequências no futuro.

17. Um dia é da caça, outro do caçador

Essa expressão representa que a vida oferece dias bons e ruins para todos.

18. Mente vazia, oficina do diabo

Outro ditado muito popular, quer dizer que quando se tem muito tempo ocioso, pensamentos negativos podem surgir. É por isso que sempre que você está triste, alguém logo vem com uma proposta de passeio.

19. O que os olhos não veem, o coração não sente

Essa frase representa que quando não há registro visual, as emoções não são as mesmas.

20. Papagaio que acompanha joão-de-barro vira ajudante de pedreiro

Mais uma bem simples. As pessoas que te acompanham podem influenciar nas suas decisões. Todo mundo já teve um amigo que o ajudou (ou atrapalhou) na adolescência.

21. De médico e louco todo mundo tem um pouco

Aqui temos a representação de que todos temos um lado mais prudente e outro um pouco mais maluco. Sabe aquela festinha da empresa quando você dançou a macarena com o chefe? Pois é.

22. A César o que é de César

Essa frase é atribuída a Jesus e é uma das mais antigas da lista. Ela significa que quando algo pertence a alguém, não devemos desejar.

23. Cavalo dado não se olha os dentes

Outra bem fácil de ser interpretada: quando se recebe um presente, não deve-se recusar. De graça até injeção na testa, né?

24. Em terra de cego, quem tem um olho é rei

Essa expressão popular é comumente utilizada quando se quer dizer que quando todos têm quase nada, quem tem um pouco se sobressai.

25. Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão

Esse ditado é uma “desculpa esfarrapada”. Contrariando a lei, diz que caso você cometa uma infração contra alguém que já fez o mesmo, está perdoado.

26. O seguro morreu de velho

Essa é uma mensagem de precaução. Pessoas que prezam pela segurança morrem de velhice, não por algum acidente.

27. Cada panela tem sua tampa

Essa é para quem acredita em alma gêmea. Segundo a expressão, todos possuem alguém com quem se encaixa perfeitamente.

28. Não grite a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve

Já esse ditado é utilizado para dizer que não se deve mostrar suas conquistas, ou as pessoas sentirão inveja. O famoso “olho gordo”.

29. Quem canta seus males espanta

Aqueles que temem podem sempre recorrer a essa frase para afastar os medos. Afinal, nada melhor para embravecer o homem que uma bela canção.

30. Uma andorinha sozinha não faz verão

Essa expressão endossa o espírito de coletividade. A união faz a força!

E então, gostou de conhecer alguns dos principais ditados populares brasileiros? Então agora é chegado o momento de começar a utilizá-los nos seus textos!

E para fazer isso de forma diferenciada, confira nosso Guia da escrita criativa para dar ainda mais destaque aos seus próximos conteúdos. 😉

Guia da escrita criativaPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto