Dificuldades do trabalho freelancer

Conheça as 6 Principais Dificuldades do Trabalho Freelancer e como superá-las!

Vemos muitas maravilhas sobre a independência da vida freelancer na internet, mas e as dificuldades? Conheça quais são as principais e o mais importante: como superá-las!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Relatos bacanas sobre a vida de freelancer são comuns na web. Tem gente viajando ao redor do mundo com o dinheiro conquistado por meio da escrita de posts, elaboração de vídeos e afins, comprando apartamentos, casando e até planejando um intercâmbio cultural.

É, meu povo, mas nem tudo são flores. E hoje chego para jogar um balde de água fria em vocês ao revelar seis dificuldades do trabalho de freelancer.

Pensou que ia ler um post de motivação, né não? Pois espero que ainda seja. No entanto, com um toque de realidade para você mergulhar em um mundo de conscientização. Confira!

1. Liberdade é uma ilusão

Trabalhar em casa ou em uma cafeteria pode ser um ponto favorável, mas saiba que você terá que cumprir prazos, fazer o seu horário render como se estivesse em um emprego CLT ou até com uma carga maior.

Aliás, bem maior! Afinal, você não estará ganhando no momento do cafezinho, no relapso na rede social ou quando for almoçar. Suas horas serão devidamente computadas sem espaço para perdas de tempo.

É bem mais forte a carga de produção, pois não há folgas remuneradas e muito menos férias abonadas. A dinâmica é produzir, produzir e produzir um pouco mais. Ah, mas pelo menos faço o que gosto, correto? Nem sempre.

Afinal, com o grande nível de competitividade, inúmeras vezes temos que escrever sobre assuntos chatos e que nos tomam intermináveis horas. Afinal, é preciso atingir um certo nível de rentabilidade para fechar as contas no fim do mês.

Além disso, se você acumular muitas tarefas na sexta-feira, dificilmente terá um fim de semana tranquilo, pois terá que trabalhar no sábado ou domingo, ou seja, a cabeça dificilmente ficará totalmente desligada.

Confira um compilado de dicas e leituras para ajudar você a crescer na carreira freelancer! 🚀
Marketing Pessoal: o que é e como trabalhar sua imagem profissional
Como criar um blog grátis personalizado: veja as 9 melhores opções!
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Trabalho Remoto: 8 sites e 10 dicas para ganhar dinheiro sem sair de casa
Como criar um portfólio de redator impressionante!
O que colocar em um currículo freelancer: tiramos todas as suas dúvidas!
Biblioteca do Redator: como escrever sobre qualquer assunto

biblioteca do redatorPowered by Rock Convert

2. Dinheiro em doses homeopáticas

Você pode até montar uma planilha para contabilizar o faturamento mensal, mas dificilmente terá na conta a exata quantia que produziu em apenas um saque. Isso porque os clientes demoram para aprovar as tarefas, muitas necessitam de ajustes e os freelas têm cotas de saques mensais e valores mínimos.

Assim, tem muita gente que produz R$ 700 por semana, mas não faz saques acima de R$ 1.000 em um período de 15 dias. Isso porque se você produzir 10 textos para o mesmo cliente, os créditos se prolongarão cada vez mais, pois muitas tarefas têm datas diferenciadas e ficam mais tempo na moderação. Aí é que entra a necessidade de um planejamento financeiro.

Não é à toa que muitos freelas reclamam que estão sem dinheiro e fazem de tudo para pegar mais tarefas ou até mesmo trabalhos com clientes externos. É preciso muita paciência e motivação para dar conta do recado. Afinal, os altos e baixos financeiros são verdadeiros companheiros do dia a dia, sem falar no sucateamento dos orçamentos oferecidos por profissionais de baixa qualidade.

Nota do editor:
Em meio às demandas dos clientes, é normal se perder com prazos, acordos e contas (a pagar e receber). Pensando nisso, criamos a última ferramenta que você vai precisar para organizar suas tarefas: a Planilha de Controle Financeiro para Freelancers!

Planilha de Controle FinanceiroPowered by Rock Convert

3. Instabilidade emocional

A solidão de ficar horas atrás de uma tela de computador, escrevendo milhares de palavras diariamente deixa a mente sobrecarregada. Não é incomum freelancers sentirem falta do convício social com os colegas de trabalho, trazendo até mesmo instabilidades emocionais.

Tem gente que chega a cair em depressão, enfrenta excesso de peso ou fica com sentimento de culpa quando não atinge as metas preestabelecidas, se isolando cada vez mais no canto do quarto ou no silêncio da sala de estar. E ainda pode sofrer da compulsão de querer sempre produzir mais, levando o cérebro à famosa estafa que pode causar uma verdadeira pane mental.

Eu mesmo já fiquei paralisado na frente do micro sem conseguir escrever uma só palavra. Totalmente no buraco em um turbilhão de sentimentos ruins.

Em poucos minutos de masturbação mental, eu há havia decidido comprar uma roçadeira para limpar terrenos, um rastelo e uma bike para carregar tudo ou já estava com um carrinho de lanche em pleno funcionamento.

Afinal, não precisaria pensar tanto e conseguiria uma renda mais vantajosa em comparação ao trabalho de freelancer. Pensamentos vêm e vão ou você nunca pensou em largar a rotina em troca da segurança de um concurso público?

Por isso, a dica é sempre cuidar da saúde. Quem trabalha com muita leitura, análises, escrita e interpretações precisa dar uma folga ao cérebro. Faça atividades físicas, durma bem, beba bastante líquido, evite o excesso de álcool e esteja sempre em contato com a natureza ou com algo que te faça bem: séries, leituras agradáveis, brincadeiras com crianças, games, sexo, enfim, tenha uma válvula de escape.

Caso contrário, você pode pirar. Sim, tem como ficar pior…

Confira algumas recomendações de leituras e conteúdos para desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento! 🌱
Desenvolvimento pessoal: o guia completo para o sucesso
Criatividade: o que é e como se tornar mais criativo em 11 passos
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Teoria dos Traços de Personalidade: entenda o que significa!
Livros Online Grátis: as melhores opções para ler ou baixar de graça!

4 . Convite pleno para procrastinação

O home-office é maravilhoso do ponto de vista de se livrar do trânsito, da chuva, do meio de transporte superlotado e de outras coisitas mais. No entanto, abre um mundo de opções que podem alimentar a procrastinação.

É bem fácil ficar indo e vindo da cozinha tomando intermináveis cafés, de sair na rua para sentir o sol ou até mesmo dar aquela soneca de 15 minutos que acaba sendo de uma hora para o seu próprio desespero.

E ainda existem os péssimos hábitos de entrar toda hora na caixa de e-mails, de olhar no WhatsApp, de comentar em um grupo ou até mesmo de ficar dando F5 mesmo com o dashboard com três tarefas para serem produzidas. Sim, alguns de nós tem probleminhas a mais!!!

5. Ficar doente ou sofrer um acidente

Quem anda de MTB, skate, patins, joga bola três vezes por semana ou pratica algum esporte que coloca em risco a saúde, fique esperto. Em 2018, quebrei o tornozelo esquerdo e fiquei uns sete dias sem produzir. Ué, mas você escreve com o pé? Claro que não, mas tive que ficar com ele em repouso no período de uma semana porque existia o risco de cirurgia caso eu ficasse com o pé no chão, mesmo sentado, pois a situação estava crítica.

Outra vez peguei uma gripe danada com febre de dar tantos calafrios que era impossível me concentrar em um texto. Resultado: nada de produção e menos dinheiro no fim do mês. Por isso, a qualidade de vida é fundamental para quem é freelancer. Somos a nossa própria empresa e, caso nos danifiquemos, toda a estrutura operacional será atingida, com sérias consequências.

6. Querer abraçar o mundo das tarefas

Na ânsia de faturar uma quantia adequada em determinado mês, abraçar um mundo de tarefas pode ser uma das dificuldades do trabalho freelancer. Isso porque você poderá não conseguir acompanhar os prazos de entregas, necessitando de prorrogações ou até mesmo cancelamentos de serviços, sendo uma atitude ruim para a sua reputação.

A dica é você conhecer o seu ritmo de produtividade. Faça o cálculo de quanto tempo necessita para escrever um post 1000, um E-BOOK ou um post 3000 e veja se haverá tempo hábil para dar conta do recado.

É importante ainda ficar atento a alguns detalhes, pois existem tarefas de 500 palavras que podem tomar mais tempo em comparação a um post 1000 em razão do tema abordado. Portanto, analise todos os detalhes para não se frustar, fazendo com que a sua vida de freelancer possa alcançar cada vez voos mais altos.

Ser produtivo não é apenas fazer mais coisas em menos tempo. Mas fazê-las de uma forma que realmente trarão resultados e retornos positivos. Pensando nisso, montamos e disponibilizamos gratuitamente o Quadro de Produtividade. Descubra as atividades que valem seu tempo de verdade!

Quadro de Produtividade Para FreelancersPowered by Rock Convert