Por Mariana González

redatora e revisora freelancer na Rock Content, crítica de cinema e apaixonada por histórias em todas as suas formas.

Publicado em 25/11/2017. | Atualizado em 24/11/2017


Dicionário de português não é coisa do passado. Ainda hoje, é a fonte mais confiável quando o assunto são as palavras. Confira os 5 melhores disponíveis gratuitamente online!

Antes de a internet chegar ao lugar que ela atualmente ocupa em nosso cotidiano, todo lar tinha, pelo menos, um dicionário de português de papel, não é mesmo? Consultá-lo era rotina enquanto trabalhávamos, fosse em nossa vida profissional ou na realização de tarefas para a escola.

Hoje, os dicionários dessa época e muitos outros, que nasceram digitais, estão a apenas um clique de distância. Entretanto, apesar de toda essa facilidade, consultá-los deixou de ser algo tão rotineiro. Mas nada substitui um bom dicionário de português, seja on ou offline!

Pensando nisso, o post de hoje traz as melhores opções de dicionários online e gratuitos para você caprichar cada vez mais na sua produção de conteúdo, a qualquer hora ou lugar. Então, continue a leitura e fique por dentro dos melhores sites para verificar significados, traduções, sinônimos e muito mais! Vamos lá?

1. Michaelis

Uma das mais renomadas e amplas coleções de dicionários do Brasil, a série Michaelis nasceu no final do século XIX e foi retomada pela Editora Melhoramentos nos anos 50. Hoje, os volumes impressos contam com uma versão digital onde você poderá satisfazer todas as suas necessidades dicionarísticas.

Ao abrir o site, a opção padrão será “português brasileiro”, ou seja, você verá o significado da palavra digitada. Mas tem mais!

Ainda é possível conferir traduções em inglês, espanhol, alemão e francês, seja do português para o idioma estrangeiro ou vice-versa. Uma das vantagens de trabalhar com conteúdo web é a possibilidade de produzir em outras línguas e, nesses trabalhos para clientes de fora, o Michaelis será de grande ajuda.

O inglês, inclusive, conta com dois dicionários diferentes. A opção “escolar” traz, além da tradução e de um áudio com a pronúncia correta da palavra original, a escrita fonética do termo e exemplos das expressões e usos mais rotineiros. Enquanto isso, a versão “moderna” da língua de Shakespeare expande o alcance dos exemplos, apresentando também usos mais específicos ou avançados.

Navegar pelo Michaelis é muito fácil e dinâmico. Além de contar com um design simples e eficiente, o site altera sua cor principal de acordo com o idioma escolhido: verde para o dicionário de português, vermelho para as opções em inglês, amarelo para as versões em espanhol e assim por diante.

2. Dicio

O principal diferencial do Dicio é o fato de que ele é um dicionário de português contemporâneo e moderno, dedicado a mostrar a língua portuguesa como ela é hoje, com todas as suas evoluções e variações — não é à toa que seu nome é uma abreviação, quase como se fosse um apelido informal e carinhoso para o material.

Além disso, ele é completo e fácil de navegar. Ao pesquisar uma palavra, você terá como resultado seu significado, lista de sinônimos e antônimos mais utilizados, classe gramatical e exemplos de frases que a utilizam, tanto de fontes famosas ou clássicas quanto em reportagens e outros tipos de textos. Há até mesmo uma relação de todas as outras palavras que rimam com o que você pesquisou!

Portanto, o Dicio é uma excelente opção para quem quer entender o português como ele é e descobrir novas possibilidades de utilizar cada palavra. O site é um exemplo perfeito de o quanto a internet é capaz de nos proporcionar serviços práticos, inéditos e relevantes para o dia a dia. A modernidade do Dicio é especialmente interessante para quem trabalha produzindo conteúdo web e, assim, deve manter-se sempre atualizado.

3. Aurélio

Outro dicionário clássico em sua versão impressa que, com o advento da internet, ganhou uma segunda casa na world wide web. O Aurélio traz um design bastante simples e, ao pesquisar uma palavra, você terá uma lista completa de todos os seus significados e usos.

Mas, o mais interessante do Aurélio e a característica que o diferencia dos demais é a inclusão de um arquivo em áudio que narra o significado da palavra pesquisada — não apenas sua pronúncia, mas o conteúdo da página em si.

Dessa forma, o dicionário de português torna-se uma opção acessível para todos, já que o áudio facilita a compreensão para quem não pode ler o que o site diz.

4. Wikcionário

O Wikcionário é derivado da Wikipédia, ou seja, as informações são escritas pelos próprios usuários. Por isso, o site deve ser utilizado com cuidado, mesmo que a grande maioria das páginas seja confiável e tenha a autoria de internautas sérios.

Escrito a tantas mãos, o Wikcionário destaca-se pela riqueza de significados, curiosidades e outros dados interessantes sobre cada palavra pesquisada. Além disso, outro ponto que merece sua atenção é o fato de que as palavras em português trazem os significados de cada país com quem dividimos nossa língua oficial, já que o site é internacional.

O que, aliás, é outro diferencial. No Wikcionário, você pode pesquisar o que cada termo quer dizer em um total de 12 idiomas, incluindo inglês, espanhol, italiano, japonês, russo e até mesmo latim.

5. Priberam

O Priberam tem origem portuguesa, mas busca ser um espaço online completo para o idioma e, portanto, também traz os significados de cada palavra em português brasileiro — incluindo até mesmo as diferenças de uso entre o português falado na Europa e na América Latina.

Além de uma lista extensa de significados e possibilidades para os termos pesquisados, você encontrará também exemplos de expressões com a palavra, possibilidade de tradução para inglês, espanhol e francês, palavras vizinhas (em termos de significado ou apenas que sejam originadas do mesmo radical, por exemplo), anagramas e exemplos de uso da palavra em blogs. Esse último ponto ajuda a manter o conteúdo do Priberam atualizado aos usos mais modernos dos termos.

Com um design dinâmico e fácil de ser navegado, o Priberam também pode ser utilizado por meio dos aplicativos gratuitos para produtos Windows e Apple e para o Android. Outro recurso interessante do site é sua parceria com o FliP, um fórum em que os internautas podem compartilhar suas dúvidas linguísticas.

Viu só? Com a internet, não vão faltar opções para você enriquecer e expandir seu vocabulário e, dessa forma, produzir materiais cada vez mais ricos e interessantes.

Animado para conhecer melhor as nossas dicas? Então, aqui vai mais uma para você: baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia prático de português e gramática para web!

Posts populares com esse assunto