dicas práticas para criar vídeos perfeitos

4 dicas práticas para criar vídeos perfeitos para sua estratégia de marketing

Quer aprender como criar vídeos perfeitos? Pedimos ajuda aos nossos parceiros do Vidmonsters e eles listaram 4 dicas práticas para isso! Confira agora.

Com a evolução e o fortalecimento do marketing digital, os vídeos se tornaram ainda mais importantes em todas as plataformas e canais online.

Para se ter uma ideia de como os vídeos cresceram, mais de 500 milhões de horas de vídeo são assistidos no YouTube todos os dias. Plataforma que já é o segundo maior mecanismo de busca do mundo!

Você sabia que um vídeo no Facebook recebe, em média, 135% a mais de alcance orgânico do que uma foto?

O tamanho sucesso fez que com outras redes sociais também não perdessem tempo. Como, por exemplo, o Instagram. O app não só investe cada dia mais no recurso ‘’Stories’’, como recentemente lançou o IGVT, onde pequenos vídeos possibilitam uma interação maior com o público.

Benefícios não faltam para investir em vídeos. Mas a dúvida que fica é: ‘’como criar vídeos perfeitos sem uma superprodução?’’.

É o que vamos descobrir logo abaixo!

O que é preciso saber antes de dar o play

Antes de tudo, é importante lembrar que o vídeo marketing não deve ser construído como um conteúdo avulso. E sim, estar inserido em um plano maior.

Ou seja, os vídeos devam fazer parte de sua estratégia de marketing como um todo, trabalhando em conjunto com outras ações que estejam em execução.

Ao produzir um vídeo, lembre-se que ele deve estar de acordo com a persona da sua marca. E mais, deve acompanhar a jornada de compra dessa persona. Ou seja, se você busca converter leads que ainda estão no topo do seu funil, o conteúdo do vídeo deve ser feito para essa etapa.

Então, antes de botar a mão na massa e começar a produção, leve em consideração essas análises. Caso contrário, os vídeos não terão o resultado esperado.

Características de vídeos que engajam e convertem

Vídeo é um formato versátil e envolvente, e os consumidores gostam disto. Também é acessível para qualquer pessoa com internet, tanto para quem assiste, quanto para quem produz.

Mas, dentro da sua estratégia de marketing, existem características que seus vídeos devem ter para engajar e converter o espectador. As três principais são:

Pessoalidade

A pessoalidade nos vídeos ajuda na construção do relacionamento com o público.

Vídeos genéricos e distantes acabam desperdiçando a maior vantagem desse formato de conteúdo: alta interação.

Mas como garantir que o vídeo realmente tenha essa pessoalidade e seja assertivo? Estude seu público. Faça uma análise dos conteúdos em textos e imagens que eles já costumam se envolver e comece com essa aposta.

Na hora da gravação, seja simpático e descontraído. Lembre-se que o intuito aqui é tentar quebrar ao máximo a barreira entre as telas dos computadores e smarthphones.

Entretanto, de nada adianta conseguir engajamento apenas nos primeiros segundos do vídeo, não é mesmo? Por isso, vamos falar sobre a segunda característica fundamental de um vídeo marketing de sucesso!

Storytelling

O Storytelling é uma das estratégias mais utilizadas no marketing, justamente porque a arte de contar histórias sempre foi algo essencial para criar um envolvimento.

Todos nós lembramos de uma história bem contada, e essa é a chance de seu cliente lembrar de você!

A técnica também ajuda na construção e estruturação do seu modelo narrativo, pois é uma estratégia que utilizar palavras e recursos audiovisuais para contar histórias, sempre de forma envolvente e em ordem cronológica.

Muito mais que se sentirem vendidos, os consumidores de hoje buscam por um discurso maior por trás das propagandas. Querem comprar de quem fala sua língua e te representa.

Quer aprender mais sobre storytelling? Confira nosso webinar com o André Mousinho, nosso especialista em Marketing de Conteúdo e SEO. É só preencher o form abaixo antes de seguir com a leitura! 😉


CTA

O CTA (call to action) é regra essencial para a conversão. Ele é o responsável por ajudar o espectador a caminhar na sua jornada de compra.

Mas como incluir o CTA no vídeo? A primeira coisa a observar, como já apontamos acima, é em qual etapa do funil de vendas o conteúdo está. Se lead está no topo do funil, não faz sentido inserir um CTA levando-os diretamente para a compra, por exemplo.

A segunda coisa é saber para qual persona o CTA será dirigido. Cada público possui necessidades diferentes, e cabe ao seu conteúdo atender a cada um deles de forma específica.

O último ponto é entender o nível de instrução da sua persona, para distinguir o grau de conhecimento do público em relação ao assunto tratado no conteúdo. Novamente, é preciso usar todos os dados e informações que tiver em mãos acerca da sua audiência.

Agora que você já está por dentro dos pré requisitos por trás de um bom conteúdo em vídeo, é hora da ação!

4 Dicas que vão te ajudar a ter vídeos incríveis

Produzir um conteúdo em vídeo não precisa ser caro, tampouco exige conhecimentos cinematográficos. Com alguns truques na manga você terá resultados incríveis ao final de suas gravações.

Iluminação

A iluminação tem o poder de favorecer ou prejudicar o seu vídeo. De nada irá adiantar ter um ótimo equipamento de som e vídeo se a imagem estiver mal iluminada. Além disso, a falta de iluminação pode aumentar o ISO da câmera, causando ruídos na imagem.

O contrário também pode atrapalhar, uma iluminação estourada faz com que os tons de cor do vídeo passem do ponto e dá a sensação de falta de preparação prévia.

Como evitar estes problemas? A primeira dica é utilizar a luz natural. Se possível, faça gravações em locais externos ou próximo de grandes janelas. A luz natural equilibra de forma harmônica todas as cores do vídeo.

O único fator negativo é que não podemos controlar a entrada e saída da luz do dia. Então, tente planejar a hora da filmagem para o nascer ou pôr do sol. Apesar de imprevisíveis, dias nublados também dão uma ótima iluminação.

Para ambientes fechados, uma opção é a iluminação com painéis de LED. São um ótimo investimento, pois são econômicas e possuem uma iluminação potente.

Áudio sem ruídos

Para que a mensagem do vídeo seja entendida de forma clara, é necessário um áudio limpo. Sem ecos, chiados, cachorro latindo ou obra ao lado. Esses ruídos, além de serem desagradáveis, cria um baixo engajamento entre o público.

Para garantir um áudio perfeito, você pode recorrer a duas soluções. A primeira é o microfone lapela, que é aquele microfone que fica perto da boca do locutor, captando de maneira direcionada o som, excluindo ruídos do ambiente, garantindo a clareza do áudio.

A segunda opção é utilizar um gravador, conectar o microfone e depois sincronizar o áudio com vídeo. É a melhor opção para quem quer ter um áudio de qualidade sem gastar muito, e basta colocá-lo ao seu lado em uma mesa. A desvantagem é ter que editar o áudio depois, mas nada impossível.

Roteiro na ponta da língua

O roteiro é um documento onde todo o conteúdo narrativo será descrito no início ao fim. É muito importante pois guia todos os envolvidos no vídeo sobre cenas, falas, locais de gravação, o tom de voz a ser adotado, equipamentos, indicações de edição e qualquer outra característica que compõe a produção do vídeo.

Não só guia a produção, mas também garante objetividade e otimiza tempo para a produção do vídeo, sem perder o foco.

Como os vídeos marketing não podem ser muito longos, o roteiro necessita de informações mais precisas o possível.

Edição não é bicho de sete cabeças

Após a gravação do vídeo, é a hora da edição. Muitas pessoas, principalmente para quem não tem experiência com edição, se assustam nessa hora. Mas não se preocupe, edição de vídeo não é nenhum bicho de sete cabeças.

Claro que demanda um tempo para dominar a arte da edição, mas é algo completamente possível, mesmo para quem nunca editou um vídeo na vida. Uma dica de ouro é gravar todo o conteúdo com a melhor qualidade possível, pois irá evitar muito trabalho na edição.

Além disso, o mercado possui diversos programas de edição de vídeos, e muitos gratuitos, garantindo uma edição profissional. Os mais famosos são o DaVinci Resolve, Hitfilm Express e Final Cut Pro.

Também vale colocar uma vinheta ou trilha sonora, caso sinta que faça sentido.

Com essas dicas em mãos, pode ter certeza que o seu vídeo marketing será turbinado ao máximo!