Por Arthur Minoves

Analista de Sucesso do Talento, na Rock Content.

Publicado em 16/06/2020. | Atualizado em 16/06/2020


Lidar com solicitações de ajustes é um desafio que faz parte da rotina dos freelancers de redação. Então nada melhor do que conferir dicas de redatores web para atender às expectativas em casos assim!

Escrever não é fácil. Escrever um texto para uma estratégia de Marketing de Conteúdo — alinhado às orientações do projeto, à persona, à pauta e, ainda, às expectativas do cliente —, então, é uma tarefa bem desafiadora. O profissional responsável pela redação precisa se debruçar sobre as referências e, a partir delas, produzir um conteúdo original e relevante

Após essa tarefa ser realizada, ainda há a possibilidade de os clientes ou outros profissionais envolvidos no fluxo de produção pedirem alterações no trabalho escrito com tanto esmero. Nessas horas, a cabeça de muitos produtores de conteúdo é tomada por uma dúvida em comum: como lidar com as solicitações de ajustes?

Pensando nesse desafio recorrente, pedimos a um grupo de freelancer experientes da nossa Comunidade para compartilharem as suas percepções e a forma como lidam com o assunto. Com a colaboração dos redatores Daniel Rodrigues, Fernando Castelo Branco, Lorena Corrieri, Marcelo Faria e Monique Gomes, preparamos este post; confira!

Aceite as edições

A redação é uma etapa crucial no fluxo de produção em uma estratégia de Marketing Digital, mas não é a única. Isso significa que há outros profissionais envolvidos no processo e, portanto, as suas considerações e contribuições também são importantes na construção dos conteúdos em um projeto.

Dessa forma, as ponderações de revisores e clientes — pessoas que costumam ser responsáveis por etapas posteriores à de redação — precisam ser levadas em conta pelos redatores

Ou seja: cabe à pessoa que escreveu o texto aceitar que, em determinadas situações, edições serão necessárias para que o conteúdo atinja o potencial máximo naquela estratégia. Por mais que você tenha se dedicado ao conteúdo, ele não é irretocável, tendo em vista que se trata de um trabalho colaborativo

Vale ressaltar que cada solicitação de ajuste apresenta a sua particularidade, portanto, essas alterações não devem ser encaradas com um peso maior do que têm. Assim, cabe o aprendizado em cada solicitação, de acordo com a sua natureza.

Dessa forma, solicitações mínimas de ajustes revelam apenas a necessidade de melhorias pontuais. Entretanto, caso sejam pedidas mudanças profundas em um texto, é recomendável que o freela de redação revise os seus conhecimentos sobre os temas e as particularidades do projeto, a fim de mitigar esses problemas nas próximas oportunidades.

Alinhe e extraia informações sobre os ajustes

A capacidade de dialogar e se comunicar é uma competência que todo profissional freelancer precisa desenvolver. Portanto, quando houver alguma dúvida ou surgir dificuldades para realizar determinado ajuste, converse com as pessoas envolvidas no fluxo de trabalho.

Afinal, quanto mais alinhados estivermos em uma comunicação em equipe, maiores são as chances de resolvermos pendências e problemas. Assim, uma atitude que favorece a superação desses desafios é pedir orientações complementares ou perguntar ao cliente quando surgirem dúvidas sobre quaisquer comentários.

Esse tipo de atitude ajuda você a entender, confirmar e validar as mudanças desejadas. Além disso, auxilia na reunião de informações complementares sobre o pedido feito anteriormente, evitando que novos ajustes sejam necessários após a conclusão das primeiras edições.

Em situações do tipo, evidentemente, a orientação é sempre se reportar de forma cordial ao cliente. Explicita, então, que a sua intenção não é questionar ou agir de forma reativa, mas sim alinhar as soluções para que o texto atenda totalmente às expectativas para aquele projeto. 

Caso encontre dificuldades em relação ao tom para se reportar ao cliente, verifique a possibilidade de entrar em contato com a moderação responsável pelo projeto. 

A Rock, por exemplo, possui profissionais internos — Analista de Marketing de Conteúdo e Analista de Produção — que fazem esse meio de campo entre os talentos do time e o cliente. Eles intermediam a comunicação e podem dar dicas sobre como proceder nessas situações.

Priorize os ajustes

Quem escreve um conteúdo, geralmente, espera — e torce — para que o seu trabalho seja aprovado sem ressalvas. Entretanto, em determinados casos, os ajustes se fazem necessários e, por não representaram algo, necessariamente, aguardado, costumam ser interpretados como imprevistos.

Entretanto, a possibilidade de alterar os conteúdos deve ser vista como parte do processo de produção. Por isso, é interessante reservar um período diário para realizar essas alterações — priorizando-as sempre que for possível.

Ao encarar os ajustes com naturalidade e enxergá-los como prioridade, você otimiza o seu próprio trabalho e realiza as edições de forma objetiva, entregando um conteúdo ainda mais alinhado às expectativas do cliente.

Confira o restante do conteúdo

Um ajuste em determinada parte do texto pode demandar novas alterações em outras passagens do conteúdo. Por isso, é importante reler a tarefa — antes e após realizar as mudanças solicitadas — a fim de identificar essa necessidade.

Pode acontecer, por exemplo, de um trecho ficar contraditório ou repetitiva após realizar os ajustes. Então, sempre que houver esse tipo de ocorrência, faça as alterações complementares e reporte ao cliente (de forma prévia, preferencialmente), explicando como e por que você procedeu dessa maneira.

Conforme já mencionamos, compartilhar informações e esclarecimentos dessa natureza valoriza o seu trabalho, mostra comprometimento com o projeto e mantém as outras partes envolvidas devidamente situadas.

Avise quando terminar de fazer os ajustes

Na sua dica derradeira, este texto volta a bater na tecla da importância de se comunicar em relação aos ajustes. Então, avise a todos no fluxo de produção que você terminou as alterações no conteúdo e não deixe passar a oportunidade de perguntar o que acharam da nova versão.

Além de situar e manter todos informados sobre o andamento do trabalho, essa prática incentiva a transmissão de feedbacks para que você entenda se conseguiu atingir as expectativas e, constantemente, se aperfeiçoe enquanto profissional.

Neste blog post, discutimos a necessidade de as solicitação de ajustes, em um conteúdo, serem aceitas com naturalidade e priorizadas, sempre que for possível. Destacamos também que esse processo precisa ser feito com minúcia e que é fundamental prezar pela eficiência na comunicação entre as partes envolvidas no fluxo de trabalho.

Inclusive, quando falamos em relações entre profissionais, sobretudo aquelas empreendidas remotamente, em ambientes virtuais, muitas dúvidas pairam sobre as nossas mentes. Pensando nisso, preparamos este guia de relacionamento e comunicação para orientar os freelancers nas mais diversas situações das suas rotinas.

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *