Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 26/02/2021. | Atualizado em 10/03/2021


Você sabe o que é tese? Provavelmente, você já ouviu essa palavra se referindo a uma espécie de teoria desenvolvida por uma pessoa ou até mesmo dizendo respeito ao próprio documento apresentado para a defesa do diploma de doutorado.  Todas essas opções estão corretas, mas para além delas, também existe outro contexto em que a […]

Você sabe o que é tese? Provavelmente, você já ouviu essa palavra se referindo a uma espécie de teoria desenvolvida por uma pessoa ou até mesmo dizendo respeito ao próprio documento apresentado para a defesa do diploma de doutorado. 

Todas essas opções estão corretas, mas para além delas, também existe outro contexto em que a tese aparece com bastante frequência: a escrita de textos, mais especificamente na redação dissertativa-argumentativa. 

Neste artigo, vamos mostrar o que é tese em um texto, qual o seu objetivo, seus tipos e 6 dicas de como você pode fazer uma boa tese. Acompanhe! 

O que é tese?

A palavra tese vem do grego thesis e significa proposição intelectual. A tese refere-se à ideia principal do texto, que vai conduzir toda a argumentação e refletir o que vai ser defendido nele. 

Ela deve ser explícita e apresentar um ponto de vista, ou seja, o posicionamento crítico do autor sobre determinado assunto, porém sem marcar sua opinião de forma pessoal.

Para fugir dessa armadilha é preciso encontrar maneiras criativas de expor os pensamentos para atrair a atenção do leitor. Assim, o autor do texto deve sair do senso comum e explorar argumentos e questões de forma bem aprofundada.

Onde a tese aparece nos textos?

Como mencionado anteriormente, a tese aparece no texto dissertativo-argumentativo e esse possui a seguinte estrutura: 

Logo, a tese vai aparecer no parágrafo referente à introdução, de modo a ser apoiada seguindo uma cadeia de informações em seu desenvolvimento até o fechamento do texto. 

Qual o objetivo de uma tese?

Saber qual o objetivo de se trabalhar este recurso nos textos dissertativos, nos ajuda a entender melhor o que é tese. 

A tese tem como objetivo principal apontar um posicionamento crítico sobre qualquer assunto que, posteriormente, também servirá de sustentação para a elaboração dos argumentos, evidências e provas, de forma a tornar o texto mais coerente e convincente aos olhos do leitor. 

Portanto, ela é um elemento essencial para o texto dissertativo-argumentativo e não apresentá-la significa não se adequar de forma eficiente a esse gênero. 

Quais são os tipos de tese?

Você também pode entender melhor o que é tese, aprendendo quais são os seus tipos. São elas:

Declaração inicial

Trata-se de uma tese constituída por uma frase, seja ela afirmativa ou negativa, que será explicada posteriormente.

Definição

Refere-se a tese que faz uma breve definição de algum conceito que também será ampliado posteriormente.

Divisão

Diz-se de uma tese que faz a separação do assunto em duas partes, ou seja, dois caminhos que serão desenvolvidos na argumentação.

Alusão histórica

É uma tese que retoma um fato histórico, relacionado ao tema do texto.

Como fazer uma boa tese?

Para fechar o entendimento sobre o que é tese, é preciso colocar os conhecimentos vistos até aqui em uso. 

Existe uma maneira bem simples e prática de se fazer a tese em uma redação. Primeiro, procure pensar em uma ideia principal, que irá unir todo o texto. 

A partir dela, você já consegue elaborar as demais informações que serão desenvolvidas nos parágrafos de desenvolvimento. 

E como mostramos antes, para aumentar o interesse do leitor, é essencial que você desenvolva uma tese de forma específica e complexa. Ela será a base para toda a narrativa textual e garantirá o sucesso ou fracasso do mesmo. 

Se o seu objetivo é ter sucesso, confira nossas 6 dicas para você escrever uma boa tese!

1. Escolha bem o seu tema

Quanto maior for o seu engajamento com o que você irá escrever, melhor será o seu texto. Se, por outro lado, não houver opção de escolha e você não gostar de falar sobre determinado assunto, tente encontrar uma solução para torná-lo criativo e interessante. Assim, o ato de escrever será mais prazeroso e a leitura do seu texto também.

2. Desenvolva uma opinião forte

Apresentar uma opinião forte e consolidada é importante para o sucesso da sua tese. Caso seja difícil realizar essa parte do processo, procure aumentar seu repertório sociocultural lendo artigos, reportagens e sites específicos sobre o assunto. Isso também pode ajudar você a encontrar uma tese pronta que faça relação com a sua. Isso aumentará a sua base argumentativa. 

3. Faça uma lista com teses interessantes

Ao realizar as pesquisas para aumentar o seu repertório, você ainda pode salvar os conteúdos que achar mais interessante em uma espécie de biblioteca. Isso facilitará a elaboração dos seus próximos textos, pois quanto maior a quantidade de informações adquirida, mais fácil de escrever. 

4. Use adjetivos interessantes

Essa dica não vale somente para a tese, mas para todo o texto. Evite utilizar expressões amplas demais ou vagas como os adjetivos “bom” e “ruim”. Explore o dicionário de sinônimos e pesquise adjetivos mais elaborados. Isso ajuda a enfatizar a sua opinião e fortalece os argumentos apresentados por você.

5. Atente-se que sua tese tenha uma ideia principal

Como é a tese que dá sentido aos demais conceitos e informações do texto, você precisa garantir que ela não aborde conteúdos diferentes e que se divergem. Isso faz com que seu texto siga uma estrutura organizada, ou seja, que ele mantenha uma só linha de raciocínio.

6. Especifique a sua tese

Reforçando a dica anterior, iniciar um texto de forma genérica pode enfraquecer e dificultar que o leitor detecte qual é a sua tese defendida. Portanto, busque apresentar o assunto com bastante ênfase logo no início. Isso também permitirá que você tenha mais foco para apresentar os detalhes característicos sobre os argumentos na produção da sua redação.

Esperamos que você tenha compreendido o que é tese e coloque nossas dicas em prática para melhorar os seus textos. Aproveite para saber mais desse assunto e leia nosso artigo sobre tipos de argumentos. Até lá! 

Posts populares com esse assunto