Por Mérian Provezano

Analista de qualidade de conteúdo na Rock Content , formada em Jornalismo, estudante de Letras e nerd em formação. Passo meu tempo livre lendo livros, vendo séries e escutando Robbie Williams.

Publicado em 22/08/2016. | Atualizado em 18/06/2019


Os profissionais de copywriting precisam, além de dominar a arte da escrita, ser capazes de convencer um leitor de que um produto ou serviço é o mais indicado para ele. Isso não é feito de maneira explícita, mas a partir da produção de conteúdos ricos, educativos e do interesse da pessoa que se deseja alcançar. […]

Os profissionais de copywriting precisam, além de dominar a arte da escrita, ser capazes de convencer um leitor de que um produto ou serviço é o mais indicado para ele. Isso não é feito de maneira explícita, mas a partir da produção de conteúdos ricos, educativos e do interesse da pessoa que se deseja alcançar.

Quer investir nessa carreira e aprender com quem realmente entende do assunto? Então confira agora as 7 dicas espetaculares (e um bônus!) sobre profissionais de copywriting que separamos para ajudá-lo a aprimorar os seus textos!

1. Fale apenas a verdade

Na minha experiência, a principal chave para a persuasão é se comunicar de forma verdadeira. Se fizer isso bem, você terá pelo menos uma chance de se envolver e persuadir o leitor. Se você não fizer isso bem, no entanto, nenhuma técnica extravagante vai te ajudar”. (Steve Slaunwhite)

O autor Steve Slaunwhite, referência em copywriting, toca em um ponto de bastante relevância e que você não só deve como precisa seguir! De nada adianta montar toda uma estratégia e postar diferentes conteúdos se o que você fala não for verdade.

Você já ouviu dizer que “mentira tem perna curta”, certo? Na internet, essa premissa é ainda mais real, e um deslize pode ser o suficiente para abalar a sua reputação.

2. Tenha cuidado ao “brincar” com as palavras

O copywriting eficaz é aquele que domina a arte da venda usando as palavras de maneira inteligente. Quanto mais discreta e invisível a sua habilidade de venda for, mais eficaz você é. Copywriters que mostram as suas habilidades são tão ineficazes como pescadores que revelam o gancho”. (Gary Bencivenga)

Você costuma fazer jogos de palavras ao abordar determinados assuntos? Seja para dar um toque de humor ao texto ou para inovar ao apresentar uma informação, esse jogo deve ser sempre muito bem-feito, deixando claro qual é a sua intenção.

Tenha em mente que esse tipo de prática só vai surtir o efeito desejado caso siga a linguagem abordada no blog e se relacione ao público-alvo. Além disso, em algumas situações, talvez seja melhor ser claro e objetivo do que bancar o criativo para induzir o seu leitor a fazer algo – e a nossa próxima dica é exatamente sobre isso!

Confira nossos melhores conteúdos sobre Copywriting e domine de vez a Escrita Persuasiva! 🧐
Copywriting: o que é e como se tornar um Copywriter profissional
Técnicas de Copywriting: 12 dicas para dominar a escrita persuasiva
Habilidades de Copywriting: 6 princípios para aumentar a sua renda!
Gatilhos Mentais: o que são e como usar os 7 mais importantes!
[Ebook] ABC do Copywriting: o guia completo para redatores

3. Seja claro e objetivo

Enquanto muita publicidade é vaga e genérica, ser específico em seu texto o diferencia de outros anúncios e cria interesse“. (Bob Bly)

Você pode (e deve!) observar o que a concorrência tem feito, mas isso não quer dizer que copiar as táticas fará você alcançar os mesmos resultados. Para passar credibilidade e garantir o seu espaço na memória do seu consumidor, é preciso ser o mais objetivo, claro e original possível.

Torne o seu texto um material de confiança para garantir que o seu leitor não duvide da veracidade dos fatos apresentados.

Citou algum dado ou pesquisa? Dê os devidos créditos, de preferência fazendo o hiperlink de onde conseguiu a informação. Frases como “de acordo com especialistas” ou “segundo pesquisas recentes” não são convincentes e demonstram falta de conhecimento sobre o assunto.

4. Faça perguntas que obterão respostas positivas

Em um texto publicitário, eu vou jogar uma pergunta aqui e ali, mas frequentemente irei colocá-la como uma declaração – você sabe, uma daquelas afirmações que faz com que os prospects balancem a cabeça em concordância”. (Parris Lampropoulos)

Você costuma usar perguntas ao longo do seu texto, não é mesmo? Assim como acabamos de fazer, saiba que elas devem sempre induzir uma resposta positiva do leitor.

Aqui, vale seguir a dica de Lampropoulos: ao fazer uma pergunta, estruture-a para que ela também seja uma afirmação. Assim, o leitor sentirá que, ao concordar com o que você está dizendo, estará reforçando uma verdade indiscutível.

5. Saiba mostrar os benefícios do produto ou serviço

Fale sobre o que o seu produto é capaz de fazer, não sobre ele – e demonstre isso.” (Eugene Schwartz)

Você, como copywriter, deve saber que um dos preceitos do Marketing de Conteúdo é engajar e atrair os potenciais clientes a partir de conteúdos relevantes e do interesse deles.

De acordo com o estágio do funil de vendas que a pessoa estiver, o seu post resolverá um problema, apresentará as soluções, provocará o interesse ou, no fim, instigará o leitor a comprar o seu produto.

No entanto, até que ele se decida pela compra, há um longo caminho que deve ser percorrido e que servirá para educá-lo!

A princípio, os seus textos devem apresentar as diferentes vantagens de um produto ou serviço sem necessariamente falar de uma marca. Conquiste a confiança da sua persona primeiro para depois tentar convertê-la em cliente.

6. Pesquise bastante e domine o assunto antes de escrever

Os melhores copywriters são os pesquisadores mais tenazes. Como mineiros, eles cavam, usam broca e dinamite, até ter carros cheios de valioso minério. John Caples me aconselhou uma vez a reunir sete vezes mais informações interessantes do que eu poderia usar. Pesquisa é a cura infalível para o bloqueio do escritor”. (David Ogilvy)

David Ogilvy, um dos mais renomados profissionais de copywriting, está certíssimo ao afirmar que é melhor ter mais material de consulta para escrever um texto do que o necessário para produzi-lo.

Afinal, quanto mais você souber sobre um tema, mais propriedade terá para falar sobre ele. Isso não só reduzirá as chances de você ter o assombroso “bloqueio criativo”, como também contribuirá para fortalecer a sua imagem como referência no assunto.

7. Dê ênfase ao principal tópico do texto

Acerte o assunto de destaque uma vez. Depois, volte e bata nele novamente. Em seguida, acerte-o uma terceira vez, dando uma ‘tremenda pancada‘”. (Richard Perry)

Metáforas esportivas à parte, o que essa frase quer dizer é que todo texto tem a introdução, o desenvolvimento das ideias e a conclusão. Por isso, reforçar o assunto principal em todo o seu conteúdo é muito importante.

Vamos supor que você precise falar sobre os benefícios do chá verde para a saúde. Nesse caso, o ideal é que você apresente o chá verde na introdução, desenvolva ao longo do texto quais são os benefícios dele para a saúde e reforce a importância do produto na conclusão.

Essa estratégia será ainda mais eficaz e relevante para pessoas e motores de busca se você fizer usar a palavra-chave pelo menos três vezes ao longo do texto: uma na introdução, outra no desenvolvimento (e em um intertítulo, se possível) e outra na conclusão do texto.

Dica bônus!

Se você não pode explicar de maneira simples, você não entende o suficiente”. (Albert Einstein)

Einstein não era um copywriter, mas esta frase é uma dica fundamental para quem vive de escrever textos. Um bom escritor é capaz de passar a informação de forma simples, facilitando o entendimento do leitor.

Afinal, com a dinâmica da internet, textos confusos são facilmente deixados de lado, levando a sua persona a procurar um conteúdo mais objetivo para sanar suas dúvidas.

Por último, não se esqueça de investir na estrutura do texto, tornando-o escaneável e agradável para a leitura!

Gostou dessas dicas de profissionais de copywriting? Já aplicou alguma delas ao desenvolver seus textos? Deixe o seu comentário e compartilhe sua experiência com a gente!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto