gráficos de análise de SEO

Por que SEO é importante? Bônus: 7 Dicas de SEO para otimizar a sua produção de conteúdo!

Praticar SEO em todos os seus conteúdos é essencial, pois ele é:
  • mensurável;
  • barato;
  • aumenta o tráfego;
  • melhora a usabilidade;
  • entre outras vantagens que você pode conferir aqui!

SEO é um dos termos mais mal interpretados e mal entendidos do marketing. Sua caracterização injusta como uma espécie de mágica que faz as páginas serem bem classificadas no Google é um grande problema, que não ajuda em nada na sua reputação. Mas aqui você vai aprender, de uma vez por todas, dicas de SEO que farão realmente a diferença no seu trabalho como produtor de conteúdo.

SEO é um recurso de marketing muito viável, e tem um ótimo ROI. Hoje você vai aprender o significado dessa prática, sua importância, principais benefícios e como produzir textos completamente otimizados para SEO.

O que é SEO?

SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, em bom português, é um conjunto de regras a serem seguidas por proprietários de sites e blogs a fim de otimizar suas páginas para que Google, Bing, Yahoo e outros motores de busca tenham facilidade de encontrá-lo na internet. SEO é também uma ótima maneira de aumentar a qualidade de um site, tornando-o amigável, mais rápido e fácil de se navegar.

Podemos considerar a Otimização para Mecanismos de Busca uma estrutura, uma vez que todo o processo possui várias regras que devem ser seguidas para o pleno sucesso.

Por que SEO é importante?

No mercado competitivo da atualidade, SEO é importante porque os motores de busca atendem a milhões de usuários por dia. É neles que se procuram as respostas para suas perguntas e a solução para os seus problemas. Se você tem um blog, site ou loja online, este é o recurso certo para ajudá-lo a crescer e atingir seus objetivos comerciais.

SEO é imprescindível porque a maioria dos usuários de buscadores está propenso a clicar em uma das cinco melhores sugestões nas páginas de resultados (conhecidas pela sigla SERP), pois eles confiam na autoridade dessas páginas. E SEO é bom para a promoção social do seu site porque quando as pessoas o encontram depois de uma pesquisa no Google, estão mais propensas a compartilhar seu conteúdo pelo Facebook, Twitter ou LinkedIn.

Além disso, a Otimização para Motores de Busca é importante para o bom funcionamento de uma página. Sites com mais de um autor, por exemplo, podem se beneficiar dela de forma direta ou indireta. O benefício direto é o aumento do tráfego do motor de busca e o benefício indireto é uma estrutura comum para usar antes de publicar conteúdo no site.

Exatamente por isso, SEO pode colocá-lo na frente da concorrência. Se dois sites estiverem vendendo o mesmo conteúdo, o site otimizado terá mais clientes e fará mais vendas do que o site menos otimizado. Isso acontece porque o seu posicionamento será naturalmente melhor do que o do competidor.

Embora tudo isso possa parecer complicado, não é. SEO é apenas uma forma de melhorar o seu site para que ele apareça mais próximo das principais posições nos resultados de pesquisa dos grandes buscadores. Você já se perguntou o que acontece quando digita algo no Google?

Algoritmos complexos agem para retornar o melhor resultado, levando em consideração uma série de fatores que estão relacionados com o que você digitou. Otimizar um site para motores de busca é uma maneira de trabalhar junto a esses algoritmos, classificando-se melhor do que normalmente se classificaria.

Quais são as vantagens de usar SEO?

Naturalmente, por sua eficácia, SEO tornou-se amplamente adotado como estratégia de marketing on-line. Embora os seus benefícios sejam vastos e a paisagem digital esteja em constante transformação, ele continua sendo uma estratégia de marketing eficaz e importante para todos os negócios online. Descubra porquê a seguir:

SEO aumenta o tráfego do seu website

Não há o que discutir em relação a este benefício. As principais posições nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa são aquelas que recebem a maioria das impressões e dos cliques, de modo que o ranking nelas pode resultar em aumentos de tráfego significativos para o seu website.

Como o SEO também se concentra na criação de tags de título e descrições meta informativas e relevantes para palavras-chave, que aparecem na página de resultados, tê-las otimizadas aumenta a taxa de cliques o que também promove aumentos no tráfego web qualificado.

SEO é um recurso barato

SEO é uma das estratégias de marketing com melhor ROI porque atende a usuários que procuram, de fato, seus produtos e serviços online. A natureza de entrada de SEO ajuda empresas a economizar dinheiro em oposição a estratégias de saída, cujos leads custam muito mais caro. E, como o SEO tem como alvo usuários que estão ativamente buscando produtos e serviços como o seu, o tráfego resultante dele é muito mais qualificado que o de outras estratégias de marketing, resultando em uma economia de custo para as empresas.

SEO melhora a usabilidade de um website

Quando você faz um esforço para tornar o seu site mais amigável para motores de busca, acaba tornando-o mais navegável também para os usuários. Afinal, SEO consiste na reorganização da arquitetura do site e dos links para tornar as páginas dele mais fáceis de se encontrar e navegar. Isso não só torna mais fácil que os mecanismos de busca rastreiem seu conteúdo bem como facilita que os usuários encontrem informações ali também.

SEO aumenta a consciência de marca

Conversões de lado, SEO criará patrimônio intangível para a sua marca. Em outras palavras, ele ajudará as pessoas a se tornarem conscientes dela. Essa conscientização é importante porque visitantes nem sempre estão prontos para fechar negócio, no entanto, ao estar ciente de suas ofertas eles podem começar a se preparar para isso num futuro próximo.

SEO é mensurável

SEO é um recurso que pode ser medido. Você pode quantificar suas conversões e a fonte delas, avaliar a progressão do ranking do seu website e do tráfego orgânico e, com as ferramentas certas, medir que palavras-chave são as mais valiosas para a sua empresa. Todas essas informações, quando bem utilizadas, são uma vantagem para o produtor de conteúdo.

SEO dá vantagem aos pequenos negócios

Quem tem uma pequena empresa sabe o quanto pode ser difícil concorrer com os grandes players do mercado, principalmente em publicidade paga como no AdWords. No entanto, uma estratégia de SEO efetiva pode ser a sua chance de obter rankings mais elevados.

Se as grandes empresas contam com publicidade, você pode contar com uma estratégia de excelência em SEO para atrair clientes sem gastar um centavo sequer com isso.

SEO aumenta a segurança dos websites

Essa é uma consequência secundária do SEO. Ele irá forçá-lo, naturalmente, a tornar o seu site mais seguro e protegido. Isso garantirá que seus visitantes fiquem longe de vírus e fraudes. Em contrapartida, dar ao seu website proteção adicional melhorará suas classificações, porque o fato de um site ser seguro influencia significativamente seus rankings de SEO.

SEO aumenta o valor do seu negócio como um todo

Ter um negócio é querer que ele esteja sempre evoluindo e SEO torna o seu negócio mais valioso à medida que você sobe nas listagens dos buscadores. Se você, por acaso, quiser vender a sua empresa muitos compradores irão considerar uma forte classificação SERP como um ativo intangível e valioso. Rankings tendem a aumentar de valor com o passar do tempo e se sustentar ao longo dos anos, por isso, investir na estratégia é sempre uma boa ideia.

7 dicas de SEO para produzir melhores conteúdos

Para produzir um conteúdo com o SEO perfeito você precisará se acostumar com alguns hábitos positivos, que vão transformar a maneira como você olha para a escrita. Selecionamos sete dicas de SEO que irão lhe ajudar!

1. Decida sobre o que quer escrever antes de começar

Pense antes de escrever e considere com cuidado a mensagem do seu texto. O que você quer dizer aos seus leitores e qual é a pergunta central que você gostaria de fazer? Qual o propósito desse conteúdo? Anote as respostas para essas perguntas antes de começar a colocar o seu texto no papel e tenha esses dados facilmente acessíveis a qualquer momento durante a escrita.

2. Crie uma estrutura para seu post

Posts são mais bem-sucedidos quando eles respeitam uma estrutura em comum. Portanto, comece a sua postagem com a criação de uma estrutura clara. Todo post para blog deve sempre conter algum tipo de introdução, na qual você apresenta seu tópico, um conteúdo, em que você explora a mensagem principal e uma conclusão, parte na qual se resumem as ideias mais importantes ou se deduz um raciocínio. Anote o que deve estar escrito em cada uma dessas seções e você terá um resumo da sua postagem podendo finalmente começar a escrever de verdade.

3. Aprenda a usar os parágrafos

Todos nós, ao escrever, usamos parágrafos, mas para que eles sejam benéficos para o seu SEO é preciso que façam sentido. Não comece uma nova frase em uma nova linha apenas por começar. Deve haver um motivo para se mudar de parágrafo.

É necessário que cada um deles contenha uma ideia principal ou um assunto único. Pergunte-se qual é a principal ideia de cada parágrafo antes de dar enter e se não for capaz de entender essa ideia com uma frase, isso é sinal de que você talvez precise de mais parágrafos.

4. Use cabeçalhos para organizar seu conteúdo

Cabeçalhos são o que estrutura toda a página, então você pode e deve utilizá-los sempre que possível. Eles são importantes para a legibilidade e para o SEO. Intertítulos H2, H3 e H4 ajudam o Google a entender os principais tópicos de uma publicação longa e podem favorecer a sua classificação no buscador.

Além do mais, se você deseja que as pessoas se orientem com facilidade pelos seus conteúdos, são subtítulos que farão isso. Eles esclarecerão a estrutura do seu artigo e, se carregarem a sua palavra-chave principal, aumentarão ainda mais a relevância do seu texto.

5. Otimize o comprimento do seu artigo

Certifique-se de que seus artigos tenham, pelo menos, 300 palavras. O Google gosta de conteúdos mais longos, mas se o seu artigo for longo demais ele pode acabar prejudicando os usuários. Então tente parar por volta de 700 palavras.

Como regra geral, use a sua palavra-chave pelo menos três vezes ao longo de cada texto. Assim, ela poderá ser percebida com o destaque que merece.

6. Link internamente sempre que possível

Os links são a porta de entrada para o seu conteúdo. Eles é que ajudam a mostrar para os buscadores a validade ou relevância das outras páginas do seu site. Então, se você já escreveu sobre um tópico que é mencionado em sua postagem mais recente, é uma prática recomendada fazer um link para este post.

Você pode ter notado que fizemos isso ao longo desta postagem. A linkagem interna não só ajudará a manter visitantes em seu site, mas também tornará outras de suas páginas mais relevantes e autoritativas para mecanismos de busca.

7. Concentre-se em uma ou duas palavras-chave

Otimizar suas postagens de blog para palavras-chave não é sobre incorporar tantas quanto couber. Isso pode, na verdade, prejudicar o seu SEO porque o buscadores acreditarão que você está fazendo isso de propósito, com o único objetivo de subir no ranking de pesquisa. Além do mais, tantas palavras-chave em um texto apenas prejudicam a experiência do leitor.

Você deve usar palavras-chave de um jeito natural e, portanto, focar em apenas uma ou duas delas. Desse modo seu foco fica suficientemente estreito para permitir que você gaste tempo realmente otimizando a sua página.

Como mencionamos ao longo deste artigo, SEO gera tráfego valioso. E o Google Analytics faz um bom trabalho na hora de rastrear esse tráfego, sendo uma ferramenta muito útil para qualificar o seu trabalho. Os dados e métricas valiosos que ele produz fornecem uma visão ampla do seu cliente, de como ele pesquisa, navega e interage com o seu website a fim de melhorar ainda mais o seu trabalho de SEO. Experimente avaliar o impacto das suas estratégias de Search Engine Optimization com ajuda dessa ferramenta e veja como um recurso potencializa o outro.

Gostou dessas dicas de SEO para se tornar um produtor de conteúdo cinco estrelas? Então que tal colocá-las em ação? Escreva para a Rock Content. Nossa plataforma é composta de freelas como você, que estão sempre dispostos a melhorar seu trabalho procurando materiais de aprendizado como este artigo. Cadastre-se agora mesmo!