Por Raissa Galvão

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 12/08/2016. | Atualizado em 05/07/2018


Powered by Rock ConvertQuem trabalha como freelancer sabe as dificuldades e os desafios para conseguir gerir todos os projetos, clientes e ainda cumprir seus prazos. O freelancer tem que ser um excelente gerenciador e planejador de projetos, e somente assim conseguirá sucesso nas suas tarefas! Existe uma série de práticas que auxiliam a gestão de […]

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Quem trabalha como freelancer sabe as dificuldades e os desafios para conseguir gerir todos os projetos, clientes e ainda cumprir seus prazos. O freelancer tem que ser um excelente gerenciador e planejador de projetos, e somente assim conseguirá sucesso nas suas tarefas!

Existe uma série de práticas que auxiliam a gestão de projetos de um freelancer, tais métodos contemplam principalmente quem trabalha com produção de conteúdo e precisa de máxima organização do tempo.

Quer conhecer quais métodos você pode aproveitar? Então, veja essas cinco dicas de gestão de projetos para organizar a sua produção de conteúdo!

Crie uma rotina

É comum pensar que todo freelancer escolhe a hora e o momento em que irá trabalhar, não é mesmo? Porém, pensar dessa forma já é um grave erro na gestão de projetos! A organização de todo profissional começa com a organização de seu tempo, e o primeiro passo é definir o seu horário de trabalho.

O freelancer deve ter em mente sempre que o horário definido deve ser respeitado. Existe sim a flexibilidade de horário que todo freelancer possui, mas é importante saber que uma rotina irá auxiliar na conclusão de seus projetos.

É comum que todo profissional que trabalha com conteúdo tenha um melhor momento para desenvolver seus trabalhos e, pensando dessa maneira, é importante reservar esse momento para realizar os projetos. Deixe os períodos de maior desconcentração longe de seu trabalho!

Elimine suas distrações

Distrações não acontecem apenas com freelancers, porém, para eles, as distrações podem ter um peso maior, já que muitos não possuem um ambiente de trabalho que ajude a aumentar a produtividade — especialmente quando estão começando!

Por isso, criar um ambiente de trabalho ideal é o primeiro passo. Prefira lugares mais silenciosos e calmos, dê preferência a locais em que você se sinta à vontade para desenvolver seus conteúdos e projetos. O conforto também pode ser de grande ajuda, já que dores nas costas ou pouca iluminação desanimam qualquer profissional.

Se as redes sociais como o Facebook ou o WhatsApp ocupam boa parte de seu tempo, o ideal é deixá-las de lado no momento do trabalho. Assim, você já elimina uma fonte de distração. Uma boa dica é evitar fazer login nessas e outas redes em seu ambiente/horário de trabalho.

Fazendo tudo isso, você estará colaborando para aumentar a sua produtividade, tanto na quantidade quanto na qualidade do trabalho desenvolvido!

Saiba gerenciar seus prazos

É comum possuir mais de um projeto a ser realizado em um curto espaço de tempo,o que é um grande problema para muitos freelancers. A primeira dica nesse ponto é: nunca acumule trabalho ou assuma mais projetos do que de fato pode produzir.

Parece óbvio, não é? Entretanto, este ainda é um problema recorrente, pois há aqueles que, na pressa do dia-a-dia, acabam se descuidando da agenda.

Para resolver isso, a ideia principal é saber gerenciar a quantidade de trabalhos e o tempo hábil para produzi-los. Priorizar as tarefas é uma questão importante nesse momento. É possível fazer mais de um projeto simultaneamente, mas é preciso estar preparado para produzi-los todos dentro dos prazos solicitados.

Assumir projetos demais e atrasar as entregas pode prejudicar a estratégia do seu cliente, sem contar que cumprir prazos é fundamental para garantir projetos futuros, seja com o mesmo cliente ou até mesmo clientes novos.

Tenha um cronograma

Fazer um cronograma é fundamental na gestão de projetos, já que sem ele é praticamente impossível se organizar para concluir os vários projetos simultâneos dentro do prazo. Seguir um calendário ou uma agenda pode ser de grande auxílio para cumprir com as entregas e evitar atrasos nos projetos!

Essa questão também é importante para o redator que busca criar autoridade online, afinal, seguindo um calendário é possível se organizar melhor para conquistar cada vez mais o mercado. Além disso, como já mencionamos, a pontualidade é um fator que influi na sua reputação.

Com o melhor gerenciamento de seu tempo, tanto do período de realização do projeto e quanto da rotina diária, certamente será possível produzir muito mais conteúdo do que o esperado. Com um cronograma a seguir, atrasos são evitados e você poderá trabalhar mais tranquilamente.

A forma de organizar esse cronograma depende apenas de você, afinal, você ainda poderá usar a tradicional agenda ou mesmo lembretes grudados em seu computador ou mesa. Existe também a opção de fazer uso de ferramentas de gestão de projetos para auxiliar nessa tarefa — saiba mais no item a seguir!

Use ferramentas on-line

Uma forma de gerenciar seus projetos é fazer uso de ferramentas que tenham o intuito de melhorar a sua produção. A agenda pode ser útil, mas as ferramentas digitais oferecem algumas vantagens que a agenda não possui, como alertas e indicadores de desempenho.

Conheça algumas ferramentas:

Trello

Essa ferramenta de gerenciamento de projetos é gratuita e muito usada para auxiliar na organização. Não é preciso fazer o download, basta acessar o site e fazer o seu login. Sua plataforma é versátil e os projetos são organizados em listas. Assim, é possível listar as atividades e tarefas do dia, cumprindo os prazos solicitados.

É possível ainda utilizar essa plataforma para trabalhar sozinho ou em equipe. Você também pode personalizar suas listas e acrescentar outras tarefas além de seus projetos, como suas contas pessoais ou o planejamento de suas férias.

MindMeister

Essa plataforma é excelente para os criativos que não querem perder nada! Além de auxiliar na organização, o MindMeister é uma ferramenta para mapeamento mental, onde você será capaz de capturar e desenvolver suas ideias visualmente. É excelente para quem pratica brainstorm com frequência ou faz anotações ao longo do trabalho.

Essa ferramenta pode ser acessada de qualquer lugar, já que ela não necessita de programa específico para funcionar. Você também pode gerenciar suas informações dentro do MindMeister sozinho ou em equipe.

A forma de gerenciamento de projetos utiliza o aplicativo intuitivo chamado MeisterTask, onde você irá utilizar suas anotações ou brainstorm para transformá-las em tarefas executáveis.

TimeCamp

Diferente das outras ferramentas, o TimeCamp é um software gerenciador de tempo. Ele é excelente para auxiliar a gestão de projetos, já que tem como foco a administração do tempo associada a todo o processo de desenvolvimento do projeto.

Através dela, o freelancer pode estabelecer uma meta para buscar maior produtividade ao longo do dia, semana ou até mesmo mês. Dessa forma, é possível acompanhar o seu desenvolvimento e sua produtividade.

O software também irá dizer em quais momentos o profissional é mais produtivo ou não, o que irá ajudar na melhor gestão de seus projetos. Essa ferramenta pode ser integrada com outras ferramentas para melhor a sua organização.

Trabalhar como freelancer produzindo conteúdo exige muita dedicação, já que se manter nesse ramo demanda planejamento e organização para gerenciar tantos projetos!

Por isso, todo freelancer tem a sua dica de produção para oferecer! Qual é a sua? Deixe seu comentário!

Posts populares com esse assunto