dias para acabar o ano

Menos de 5 dias para acabar o ano: o que você fez com os seus sonhos?

O que está faltando para você ir atrás dos seus sonhos? O ano já está acabando, mas você ainda tem chances de realizar muitas coisas!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Faltam menos de 5 dias para o ano acabar. Passa rápido, não é mesmo?

Se você é do time que não conseguiu cumprir algumas resoluções que propôs no início de 2018, não desanime. Estamos aqui para ajudá-lo a colocar em prática as questões que estão paradas por falta de motivação, tempo ou foco.

Neste texto, vamos destacar algumas desculpas que podem atrapalhar a realização dos seus sonhos. Depois, falaremos de alguns passos para você atingir sua metas. Por fim, vamos apresentar algumas perspectivas que podem ser essenciais para você avançar em seus objetivos e encerrar o ano com chave de ouro. Acompanhe!

Desculpas que impedem as realizações dos seus sonhos

Especialmente no início de todos os anos, o roteiro é parecido. Muita gente costuma fazer uma lista de promessas, que inclui questões como começar a fazer dieta, entrar para academia, falar inglês fluente, conquistar um trabalho melhor, entre outras.

Independentemente dos seus objetivos, você precisa ter foco, persistência e paciência e não pode deixar que as adversidades o impeçam de chegar lá. A seguir, vamos destacar 5 desculpas que podem estar impedindo a realização de seus sonhos.

1. Falta de tempo

É verdade que a maioria das pessoas gostaria de contar com um dia mais longo. Além disso, acabamos colocando tantas atividades em nossas agendas que acaba não sobrando tempo para realizar muitas das coisas que gostaríamos. No entanto, caso você realmente queira realizar algo, deve ter isso como prioridade.

Afinal, como diz o ditado, “quem quer dá um jeito e quem não quer arruma uma desculpa”. Nesse sentido, o ideal é que você revise as suas listas de objetivos e promessas e priorize as questões que realmente quer que aconteçam em sua vida.

Uma dica poderosa é escolher uma coisa de cada vez. Suponhamos, por exemplo, que você quer começar a fazer a dieta e se tornar fluente em inglês. Nesse caso, o caminho mais fácil provavelmente será adquirir um hábito de cada vez. Ou seja, assim que você se habituar a fazer uma coisa, parta para a outra.

2. Medo

Sentir medo do novo é uma coisa extremamente natural e faz parte do processo de qualquer pessoa que queira avançar em algum projeto. No entanto, não será possível conquistar aquilo que busca se você não enfrentar seus medos. Por isso, não fique intimidado e não deixe que o medo lhe paralise.

Independentemente dos seus temores, é necessário encontrar uma solução para que você siga em frente e concretize algo que quer muito. Não deixe que emoções e sentimentos negativos decidam por você. Em muitas situações, a partir do momento que você colocar ações em prática, perceberá que o receio e o medo nem eram tão grandes assim.

3. Falta de dinheiro

Pode ser que a falta de grana realmente esteja impedindo que você realize algumas questões. No entanto, não deixe que isso atrapalhe sua determinação. Tudo é uma questão de perspectiva e planejamento. Portanto, mantenha-se otimista. Hoje em dia, há tantas possibilidades, não é mesmo?

O que mais há por aí são casos de pessoas que começaram sem nenhum dinheiro e hoje são bem-sucedidas porque persistiram e não admitiram que nada atrapalhasse seus sonhos. Inspire-se nesse grupo de pessoas e tome as decisões necessárias para sair de uma situação negativa e entrar em um caminho de prosperidade.

4. Ausência de confiança

Essa aí é mais uma crença limitante que pode afastá-lo dos seus sonhos. Por mais distantes que os seus objetivos estejam, eles são plenamente possíveis de serem realizados. Se você colocar a mão na massa da forma correta, não há nada que faça você parar. Dessa forma, as chances de concretizar seus objetivos são muito altas.

As dificuldades existem para todo mundo e com você não seria diferente. O segredo está na maneira com a qual você reage a partir de cada adversidade que acontece em sua vida. Além disso, é muito importante tomar cuidado para não se vitimizar. Trabalhe sua autoconfiança e torne-se a pessoa e o profissional que nasceu para ser.

5. Não é o momento certo

Essa é uma clássica. Na verdade, nunca existirá um momento certo para você materializar seus sonhos. Quanto mais cedo você iniciar sua jornada, maiores serão as possibilidades de realizar todas as coisas que quiser em sua vida.

Um exemplo são as pessoas que empreendem em cenários de crise. Como diz o ditado, “enquanto alguns choram, outros vendem lenços”. Portanto, esteja no segundo grupo de pessoas e não deixe que as adversidades desanimem você.

Passos para atingir qualquer meta

Depois de entender as possíveis desculpas que podem estar atrapalhando a concretização dos seus sonhos, é o momento de seguir 4 passos que talvez sejam essenciais para atingir qualquer meta. Acompanhe!

1. Defina seu objetivo

Saiba claramente o que quer alcançar e onde quer chegar. A partir do momento que você estabelece uma meta, fica mais fácil trilhar um caminho e estabelecer ações que efetivamente se transformarão nos resultados que almeja.

Esse não é o momento de ser humilde, vago ou informal. Lembre-se de que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho e, portanto, imagine que você pode realizar coisas grandes e mágicas. Seja claro, específico e faça acontecer.

2. Coloque a mão na massa

Obviamente, apenas determinar algo para o universo não adiantará nada. É preciso colocar o planejamento em prática. Como já dissemos, uma dica poderosa é colocar prioridade naquilo que você pretende fazer. Não tenha medo, tampouco tenha a ilusão de que tudo precisa acontecer de forma milimetricamente perfeita.

Saiba que, em muitas situações, é justamente nas adversidades e nos erros que você encontrará seu mestre interior. Portanto, não tenha medo de colocar a mão na massa. Além disso, naturalmente, o plano poderá ser adaptado ao longo do caminho.

3. Não tenha receio de pedir feedbacks

No meio do caminho, será muito importante saber em qual estágio se encontra e, por isso, é muito importante que colha feedbacks das pessoas, mas só faça isso depois de efetivamente ter feito algo. A opinião de pessoas estratégicas será muito importante para você entender seus acertos e erros e, assim, avançar rumo ao seus objetivos de forma mais rápida e acertada.

4. Seja flexível

No caminho de buscar suas metas, tenha em mente o fato de sempre ser flexível. Caso perceba que as suas ações não estão te levando para onde você queria, tudo bem. É o momento de parar, respirar e fundo e mudar de rota.

Resoluções para concretizar ainda neste ano

Aqui, vamos apresentar algumas perspectivas que podem ser essenciais para você avançar em seus objetivos e encerrar o ano com chave de ouro. Veja só!

Comece a ganhar dinheiro

Juntar dinheiro não é tão simples quanto parece, ainda mais em um tempo com tantas tentações. No entanto, também não é algo impossível e, para alcançar, é preciso ter um pouco de dedicação e disciplina.

Um dos primeiros passos para tirar as ideias do papel e conseguir finalmente guardar dinheiro é começar fazendo um bom planejamento. Lembre-se de que não existe nada de mágico ou extraordinário nisso. É simplesmente uma questão de hábito.

A seguir, mostramos 4 passos para você conseguir colocar esse objetivo em prática.

1. Planeje-se

Todos os dias, faça um pequeno planejamento em relação ao dia seguinte. Isso é ótimo para evitar gastos fora da rotina, como idas desnecessárias a uma lanchonete. Dessa forma, você economiza dinheiro e tempo.

2. Siga a lista do supermercado

Antes de ir ao supermercado, faça listas e siga-a à risca. Além de evitar gastos supérfluos e desperdícios, você também economiza tempo. Uma dica preciosa é ir bem alimentado para o supermercado. Assim, você foge de diversas tentações.

3. Escolha novas opções de lazer

As saídas de final de semana podem comprometer seu orçamento para juntar dinheiro. Experimente opções de lazer mais baratas ou gratuitas. Muitas cidades oferecem eventos como shows e parques.

4. Tenha uma renda extra

Se o orçamento for apertado e você não estiver economizando como deveria, é possível realizar alguns trabalhos para garantir uma renda extra. Atualmente, existem inúmeras possibilidades de trabalhos temporários ou freelancers, como aqui na Rock.

Encontre uma nova carreira

Pode ser que você esteja desanimado e insatisfeito com a sua carreira. Isso é algo natural e pode acontecer com qualquer um. Antes de isso ser o fim da linha, pode ser um recomeço muito mais prazeroso.

O próprio editor-chefe deste blog, Dimitri Vieira, é um exemplo a seguir porque trocou a engenharia pelo marketing digital em 23 horas.

Para ajudar nessa missão, vamos destacar 3 dicas. Acompanhe!

1. Entenda por que você quer mudar

Um dos primeiros passos para isso é o autoconhecimento. Entender por que você teve um interesse em uma nova área é fundamental para colocar em prática essa ideia. Nesse processo, busque o apoio da família e dos amigos, que podem ser essenciais para transição.

2. Busque conhecimento e faça networking

O segundo passo para mudar de carreira é mapear referências e fazer pesquisas de mercado. Com isso, você poderá conversar com outros profissionais, que poderão orientá-lo para realizar algum tipo de curso ou até mesmo uma graduação. Outra dica participar de palestras e feiras, que são ótimas oportunidades para você expandir seu networking.

3. Planeje-se

Um passo muito importante para essa transição é planejar-se financeiramente, pois será natural diminuir a renda até que você se estabeleça em uma nova área. Dependendo do ramo para o qual pretende mudar, pode ser que você tenha que dar alguns passos atrás. Isso pode parecer uma desvantagem no curto prazo, mas se você realmente está certo da mudança, com certeza é algo que valerá a pena no futuro.

Seja um freelancer

Essa dica é complementar à anterior. Se você quer mudar de carreira e ainda tem receio de se jogar completamente em uma nova área, você pode se tornar um freelancer e testar se realmente tem afinidade com um determinado mercado.

Mas, é claro, também vale lembrar que nada impede que você se torne um freela mesmo se não mudar de área.

Uma das grandes vantagens do universo do freelancer é justamente a flexibilidade. A seguir, damos 5 dicas para você se tornar um freela de sucesso.

1. Participe de eventos

Conforme dissemos, os eventos são essenciais para aprimorar uma determinada habilidade e ainda fazer contatos essenciais. Uma dica interessante é fazer calendários editoriais anuais para se programar para eventos importantes.

2. Invista em uma certificação

O conhecimento será sempre essencial para sua área, seja ela qual for. Caso tenha interesse em se tornar freelancer da Rock Content, por exemplo, você pode fazer um curso gratuito sobre produção de conteúdo na web.

Lembre-se de que um curso como esse pode te colocar à frente de muitos outros profissionais que pretendem se tornar freelancers.

3. Prepare-se

Para ser um freelancer de sucesso, é imprescindível que você se prepare da melhor forma possível e, assim, consiga descolar seu primeiro trabalho. No entanto, antes de sair em busca de um cliente, você deve se preocupar com detalhes como os seguintes:

4. Busque seu primeiro trabalho

Depois de se organizar em relação a um portfólio e uma tabela de preços, por exemplo, é a hora de partir para o ataque. Você pode fazer isso identificando problemas em empresas (como a necessidade de criar um website ou começar a produzir conteúdo para a web). O ideal é que você faça abordagens inteligentes e que realmente resolvam algumas necessidades do mercado.

5. Trabalhe com plataformas

As plataformas de freelancers são ótimos caminhos para você começar a se desenvolver na carreira. No caso da plataforma da Rock Content, você tem a oportunidade de trabalhar com diversos temas e ainda controlar o ritmo de produção. É possível aprender sobre vários assuntos e descolar uma boa renda extra.

Sugestões do editor:
Como se tornar o freelancer mais disputado do mercado em 2019
Geração Freelancer: os millennials nasceram realmente para isso?
Como cobrar mais caro pelo serviço de freela e autônomo (e receber em dia)!
Pós-graduação e Vida de Freelancer: pode dar certo?
Como ser melhor que a grande maioria dos freelancers
Como um único post no LinkedIn gerou 12 propostas freelancer
Por que apostar em plataformas freelancers?
Freelancer no Brasil: tudo que é preciso saber sobre o mercado freelancer

E aí? O que achou das nossas dicas? Está mais confiante para estes últimos dias do ano?

Obviamente, não esperamos que você se torne um superman e simplesmente realize todos os sonhos em pouquíssimos dias, hein?

Nosso objetivo é que você reflita sobre suas escolhas e, caso esteja insatisfeito, se reinvente na sua vida pessoal e profissional. Com foco, dedicação e persistência, nada poderá atrapalhar a realização dos seus sonhos.

Para ficar ainda mais inspirado, confira o Freela Talks, uma série de webinars com assuntos e especialistas que podem ser essenciais para os próximos passos da sua carreira!

Freela Talks