Por Maurício Baltazar

Publicitário em formação, do time de Suporte ao Cliente da Rock Content.

Publicado em 26/02/2018. | Atualizado em 26/02/2018


Conheça designers brasileiros que vêm se destacando entre os profissionais da área internacionalmente.

Quando pensamos em design, além das tendências, rapidamente procuramos por nomes já famosos ou pelos super cool que estão começando a bombar. Porém, admita, quase todos são internacionais, não é mesmo?

É bem comum valorizarmos mais os estrangeiros e deixarmos de lado os que temos aqui, seja nas artes, no cinema, na música…

Entretanto, temos alguns dos melhores designers do mundo aqui no Brasil, com o mesmo prestígio dos estrangeiros, conquistando prêmios e estabelecendo parcerias em todos os cantos com as mais diversas marcas.

Não só possuímos representantes incríveis hoje em dia, como temos também um passado para se orgulhar.

Aloísio Magalhães, por exemplo, foi o responsável pelos logotipos da Petrobrás e o primeiro da Globo. Grande defensor do design em nossas terras, o dia 5 de novembro, o mesmo de seu aniversário, é o Dia Nacional do Designer.

Em seguida, tivemos diversos outros, como Alexandre Wollner, João Carlos Cauduro e Hans Donner, chegando até os dias atuais, com profissionais que ganham ainda mais alcance com as redes sociais.

Por isso, separamos 8 designers brasileiros para você ficar de olho, desde os que estão começando, até os já mais conhecidos. Vamos lá?

OsGemeos

O nome que mais bomba no grafite nacional é OsGemeos, dupla composta pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo.

Nos anos 1980, começaram seus projetos no próprio bairro, que evoluíram e conquistaram outros países. Seus desenhos estampam paredes de países como Suécia, Alemanha, e até Cuba, entre outros.

Em uma explosão de cores e formas, os temas trabalhados são variados, incluindo críticas sociais e políticas, e outros familiares e contemporâneos.

Thiago Reginato

Especialista em tipografia, ainda um campo pouco explorado no meio do design, mas com importância enorme, Thiago Reginato é sócio do estúdio Maquinário Laboratório Criativo e fundador do Tipocali.

Misturando arte, caligrafia e fontes, ele ministra palestras, cursos e workshops para os interessados na área e com ênfase no design também.

Entre seus clientes, temos a TV Globo, o Itaú, a Nike e até mesmo o próprio Instagram Brasil.

Sérgio J. Matos

Designer de produtos, o mato-grossense cria peças que unem materiais e técnicas brasileiras com a cultura regional de onde morou, no Mato Grosso e no Nordeste.

Desde 2010, quando abriu seu estúdio, o designer coleciona prêmios nacionais e internacionais, e faz questão de enaltecer toda a riqueza brasileira.

Em um desafio a tradição do mobiliário importado, Sérgio J. Matos valoriza o trabalho dos designers brasileiros e investe em criações completamente originais que resgatam nossa tradição, que resulta ainda em consultorias dirigidas às comunidades artesãs.

Dessa forma, ele aposta em valores do momento que servem para todo designer: ser fiel a sua identidade, ter contato com o seu lugar e retornar valor à sociedade, em novos processos como a economia colaborativa.

Rafael Varandas

À frente da Cotton Project, marca de moda masculina inspirada no beachwear e em esportes como o surfe e o skate, Rafael Varandas é um expoente da moda cool nacional.

Em 2016, a etiqueta começou a desfilar na SPFW, e com experiência como designer gráfico, o diretor criativo pensa em todo o conceito para suas coleções, desde às roupas, até os desfiles e o marketing que o sucede.

Sua estética minimalista e básica não ficou somente para os rapazes, mas seguindo a tendência genderless, as garotas também começaram a adotar a marca e desfilam por ela.

Flávio Wetten

Criador do Life on a Draw, o ilustrador cria imagens com conselhos, frases, poemas e acontecimentos para tocar o dia a dia de quem as vê e criar um ponto de vista que saia do comum.

Com identidade forte, suas coroas nos desenhos saíram da canção “De Onde Vem a Calma” da banda Los Hermanos, um mantra sempre presente no que faz.

Do mesmo modo, vários designers podem encontrar suas inspirações em filmes, músicas e na arte em geral. Separamos 8 filmes para isso!

Um projeto que nasceu como algo pessoal, se tornou um negócio, com a venda de camisetas, cases de celular, relógios, sketchbooks e outros produtos, além de parcerias.

Sérgio Gordilho

Gordilho é um dos principais diretores de arte de todo o Brasil e da América Latina. Surpreendente, não?

Co-presidente da África, uma das 5 maiores agências de publicidade no nosso país e uma das mais premiadas também, sua trajetória parte de diversas especializações na Europa.

Sempre a favor de colaborações e riscos, em meio a tantas mudanças, ele e sua equipe nunca perdem de vista a grande ideia que vai vender.

Isso rende propagandas e outras peças sensacionais para marcas tais quais Itaú, Vivo, Budweiser, Natura, e demais.

Rafael Silveira

Ilustrador e pintor, o curitibano Rafael Silveira iniciou sua carreira como diretor de arte em agências publicitárias, até seguir sua carreira como artista plástico.

Influenciado pela estética cartoon, temas contemporâneos, e uma estética clássica e surrealista, suas pinturas a óleo e acrílico ganharam espaço em todo o mundo.

Os feitos do designer brasileiro incluem parcerias com artistas nacionais como o Skank e exposições em Nova York e Londres.

Gustavo Greco

Responsável pela agência Greco Design, Gustavo Greco é uma inspiração na área.

Advogado de formação, seguiu suas experiências pelo mercado até fundar seu negócio, especializado em design gráfico, com foco em identidade visual, editorial e sinalização.

Todo o seu trabalho rendeu diversos prêmios e convites para participar de júris, entre eles o Cannes Lions, o Oscar dos publicitários.

Entre seus cases de sucesso, temos marcas e espaços importantes, como a Drogarias Araújo, a Casa Cor, o Circuito Cultural do Banco do Brasil, e outros.

Anote!

Com todos esses designers brasileiros inspiradores de diversas áreas, tais quais o design gráfico, o design de produto e o design de moda, podemos tomar algumas notas que servem para você:

  • Mantenha suas origens e crie sua identidade visual. Sua região e os seus gostos pessoais fazem parte de você e podem render inspirações que vão te destacar, acredite!
  • Empreenda sempre, você pode fazer isso até mesmo online. Suas criações podem começar como um hobby ou um job freelancer, que futuramente pode se tornar um convite para um trabalho especial ou mesmo se tornar uma carreira independente.
  • Vá atrás do que você quer. Mesmo que você não esteja atualmente trabalhando como designer, você pode se tornar um, basta praticar com as ferramentas certas e começar a ter experiências.

De todo modo, não deixe de divulgar o que você anda fazendo. Uma alternativa legal é criar um portfólio online.

Se você quer começar a ser um designer ou então já é um e quer mais oportunidades, temos uma opção bacana para você.

Você pode ser um diagramador freelancer para a Rock Content e ter novas habilidades na produção de e-books e infográficos. Não perca essa chance e confira agora!

Diagramador de ebooks

Posts populares com esse assunto