Por Autor Convidado
pelo blog da Comunidade Rock Content.
Publicado em 23/12/2020. | Atualizado em 21/12/2020
Este artigo foi produzido pela Sabrina Andrade, da equipe da Imaginie, empresa parceira da Comunidade Rock Content e a maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil.
Escrever um bom texto requer planejar muito bem cada parte da sua estrutura e recorrer às diversas estratégias de escrita para ganhar a atenção do leitor.
Mas mesmo após construir uma introdução clara, abordando o tema a ser tratado, você ainda pode cair na seguinte dúvida: “Como fazer um bom desenvolvimento para dar sequência às informações que já apresentei?”.
De forma geral, o desenvolvimento é considerado o “corpo” de um texto. Nele que você precisa argumentar e apresentar sua posição, defendendo ou sendo contra os questionamentos colocados na introdução.
Quer saber como fazer um bom desenvolvimento nos seus textos? Então, continue a leitura deste artigo, pois vamos mostrar este processo em detalhes, assim como apresentar a definição do que é o desenvolvimento textual e para que ele serve. Confira!
O desenvolvimento corresponde a um dos três elementos principais de uma redação e a quantidade de parágrafos depende do seu objetivo. Nele, é preciso explicar melhor o conteúdo antes introduzido, ou seja, deve-se seguir o tema abordado, ampliando-o com mais informações.
Vale lembrar que cada argumento abordado deve estar contido em um parágrafo apenas. Isso é necessário para manter a coerência e a coesão textual, além de garantir uma melhor organização das suas ideias e ajudar o leitor a entender o seu texto.
O objetivo do desenvolvimento de um texto é provar ao leitor qual é o seu posicionamento sobre o assunto que está sendo tratado. Isso é possível, pois sua construção utiliza de diversos tipos de argumentos, que veremos mais à frente.
Assim, depois que você entende qual a função do desenvolvimento em um texto, sua escrita passa a ser mais fluida e segura. Logo, você está apto às diversas maneiras de como fazer um bom desenvolvimento. Começando por retomar a estrutura de que cada assunto da introdução precisa ser elaborado em parágrafos distintos.
A primeira coisa a se fazer para construir um bom desenvolvimento é estabelecer quantos parágrafos você irá utilizar.
Como vimos, para descobrir isso, você precisa retomar os principais temas tratados na introdução para saber quantos foram.
A partir daí os parágrafos devem ser construídos seguindo os diversos tipos de argumentos que existem. São alguns deles:
Quando se apresenta aspectos positivos e negativos, pontos favoráveis e desfavoráveis ou prós e contras de determinado argumento nos parágrafos de desenvolvimento, você está utilizando a bilateralidade.
Dessa maneira, procure manter a organização da estrutura dos parágrafos e utilize apenas dois, sendo um para cada aspecto.
Trabalhar com argumentos de causas e consequências refere-se a apresentar, no primeiro parágrafo, os aspectos que levaram ao problema discutido e, em outro, as suas decorrências.
Independentemente de como for a sua introdução, os exemplos são a parte mais fácil de serem trabalhos no desenvolvimento do texto.
Assim, você pode apresentar exemplos concretos, que sejam importantes para a sociedade, como personagens históricos, artísticos, políticos, fatos históricos, culturais e sociais importantes.
Ao apresentar hipóteses no seu desenvolvimento, você está tentando buscar prováveis soluções, isso demonstra sua busca para melhorar a situação. Por ela, você não corre o risco de apenas expor determinado assunto.
Ao trabalhar com a oposição de ideias, as antíteses, é preciso explorar com a mesma criticidade os dois polos que sustentam a discussão do texto, deixando bem claro as diferenças existentes entre eles.
Utilizar o paralelismo no desenvolvimento é apresentar um mesmo assunto com diferentes enfoques. Você pode escrever a correspondência entre as ideias ou as opiniões diferentes em relação ao mesmo argumento.
Feita a escolha dos tipos de argumentos dos seus parágrafos, em seguida é preciso estabelecer quais serão os objetivos de cada um deles. Nessa parte, você vai precisar incluir 4 elementos importantes em sua elaboração. São eles:
O primeiro elemento que deve constar no seu parágrafo é a afirmação ou o tópico frasal. Isso significa que, ao iniciar o parágrafo de desenvolvimento, você precisa apresentar uma afirmação sobre o tema proposto no texto, que dará sequência como objetivo do parágrafo.
Continuando, você terá que fazer a explicação da afirmação apresentada. Ou seja, é preciso corroborar com dados e informações para que sua afirmação seja compreensível ao leitor. Isso é bem interessante, pois mostra realmente como as ideias são encadeadas para dar sentido ao texto.
Os exemplos também não podem ficar de fora dos parágrafos de desenvolvimento, pois eles são fundamentais para enriquecer seu texto com situações que são parecidas. Nesse momento, você pode se valer do seu repertório sociocultural, citando eventos da atualidade, filmes, livros, citações de personalidades influentes, estudos da área, letras de música, etc.
A conclusão de um parágrafo também faz parte das estratégias de como fazer um bom desenvolvimento. Ao concluir uma ideia ou tema, é preciso mostrar como a explicação e os exemplos foram importantes para você chegar em um ponto de vista específico.
Viu como existem várias estratégias de como fazer um bom desenvolvimento? Esperamos que este conteúdo ajude você a escrever seus textos de forma mais estruturada. Agora, aproveite que estamos falando sobre esse tema e leia nosso artigo sobre como fazer uma conclusão de redação. Até lá!