Por Carolina Zanoti

Redatora na Rock Content.

Publicado em 26/03/2018. | Atualizado em 19/05/2020


Conhecimento nunca é demais. Há sempre uma teoria ou uma técnica nova que pode melhorar seu desempenho ou habilidade em determinada atividade.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Muitas vezes, por fazermos algo ao longo de um grande período de tempo, acreditamos que dominamos aquele trabalho e que não há mais nada a aprender — é aí que nos enganamos.

Você provavelmente já percebeu que ultimamente a internet vem nos inundando com planos de aperfeiçoamento pessoal, que vão desde “emagreça 5kg em 15 dias” até “aprenda uma nova língua em 10 semanas”. E por que não para nós, produtores de conteúdo web, não haveria de existir um desses?

Escrever é um exercício que deve ser muito praticado, e não algo que simplesmente aprendemos no início do ensino fundamental, e pronto. Mas essa “arte” não precisa ser algo difícil — nem para você e nem para quem te lê. Pensando nisso, preparamos um plano de 28 dias que o ajudará a melhorá-la. Gostou? Confira na sequência!

Semana 1

Dia 1

Não tente escrever no primeiro dia. Aqui vai uma dica: feche seus olhos e imagine a pessoa mais crítica que já leu algo que você tenha escrito. Escreva este nome em um papel em branco, junto com o que quer que seja que ela tenha te falado que te marcou tanto.

Agora, pegue este papel, amasse-o, queime-o, rasgue-o em mil pedacinhos, jogue-o no triturador de papéis ou utilize-o para praticar arremessos no lixo. Não importa o fim que você decidiu dar a ele, esqueça essa crítica e não a deixe te assombrar nunca mais.

Dia 2

Faça uma lista com os 3 principais motivos pelos quais você precisa escrever. Pode ser desde uma obrigação (de trabalho), até uma grande paixão. Agora faça outra lista, mas dessa vez enumere 3 razões pelas quais você gosta de escrever. Notou a diferença? Por hoje é só.

Dias 3 – 5

Eleja e pegue a lista que significa mais para você (“preciso escrever” ou “gosto de escrever”). Em cada um dos dias, escreva uma afirmação (de forma livre) que justifique os motivos da listagem que você tem em mãos.

Semana 2

Agora que está claro por que você quer ou precisa escrever, é hora de colocar na prática! Da mesma maneira que quando alguém quer correr uma maratona precisa de um plano de treinos, quem quer escrever também precisa. Nos dois casos, seu sucesso dependerá da sua disciplina em seguir aquilo que foi traçado. Portanto, nessa segunda semana nosso foco será o desenvolvimento dessa habilidade.

Dia 8

Acomode-se em algum lugar onde você saiba que não será interrompido e coloque um timer para 30 minutos. Escreva qualquer coisa que quiser sobre o primeiro assunto que lhe vier à cabeça, e vá o mais longe que conseguir. Se você parar de escrever antes do tempo acabar, não há problemas, mas lembre-se de anotar seu desempenho.

Dia 9

Repita o exercício do dia anterior. IMPORTANTE: não leia o que você havia escrito. Simplesmente faça a mesma coisa, veja até que ponto você consegue chegar e anote seu desempenho.

Dia 10

Vá para um lugar tranquilo e escreva a primeira coisa que vier à cabeça. De preferência uma única frase, não mais de um parágrafo. Guarde isso.

Dia 11

Vá para aquele mesmo lugar tranquilo do dia anterior e pegue o que você escreveu. Ligue o timer em 30 minutos e discorra sobre aquele tema, livremente, somente com o que te ocorrer na hora (não vale pesquisar na internet!).

Dia 12

Revise o que escreveu em cada dia. Faça uma avaliação do que você tem para dizer e compartilhar com o mundo, bem como quanto tempo disponível você terá para fazê-lo. Essa informação é crucial e moldará o resto de seu plano de treinamento.

Semana 3

Cada pessoa neste planeta é um pensador. Todos nós temos que nos comunicar para viver. E escrever é uma forma de fazê-lo. Agora está na hora de construir sua orientação pessoal para a escrita. Independentemente de onde começou nesta jornada, se tiver concluído os exercícios nas duas primeiras semanas, você aprendeu muito sobre por que você quer ou precisa escrever e que o impede de escrever mais (e mais feliz).

Você possivelmente também aprendeu que o conteúdo dentro de você é grande e que será fácil acessá-lo e transformá-lo em escrita. Confira a seguir o seu plano de treinamento para a semana 3.

Dia 15

Escreva 5 coisas sobre seu negócio, empresa ou paixão que você sempre se pega falando a todos ao seu redor. Talvez seja algo que te irrite, uma história engraçada sobre o que você faz da vida, o ensinamento mais interessante que você julga possível de ensinar ou aquilo que você considere uma grande sacada.

Dias 16 – 19

Pegue a lista do dia 15, escolha um tema por dia e discorra sobre ele durante 30 minutos (ou pelo tempo que tiver livre).

Semana 4 em diante

Um coisa é certa sobre esses planos de aperfeiçoamento pessoal: a maioria das pessoas desiste antes mesmo de ver algum resultado. Eu espero que você não seja uma dessas pessoas! Se estiver lendo isso agora, das duas uma: ou está querendo ter uma visão geral do plano ou realmente fez o trabalho para chegar até aqui. Então se anime: a recompensa está logo ali.

Nosso programa de aperfeiçoamento, até agora, tem sido mais sobre aprender sobre você mesmo e o que você tem a dizer, do que sobre estruturas gramaticais. A mecânica da escrita é aquilo que podemos chamar de apostas da mesa. Em outras palavras, esses elementos estão para a escrita como a respiração está para a vida — você não terá uma comunicação bem sucedida sem eles. No entanto, o erro que muitos de nós cometemos, é que quando consideramos nossa necessidade de escrever, focamos na respiração no lugar do viver.

O objetivo do nosso programa de treinamento de 28 dias é fazer com que você comece no ritmo de escrever o que quer escrever. Se você chegou a um ponto de sua carreira em que decidiu que deve escrever sobre o que você faz, então você possivelmente convenceu muitas pessoas de que tem algo de relevante a dizer e que é, em um nível ou outro, um especialista no que faz.

Isto é a base da redação web e da redação para inbound marketing: compartilhar pensamentos e conteúdo únicos para você e para o que você faz, independente se você lidera uma organização sem fins lucrativos, conduz o departamento de vendas de uma empresa ou se é um profissional liberal, como um advogado, por exemplo.

Então aqui está o seu programa de treinamento para a quarta semana (a até quando você decidir escrever). Em vez de tarefas diárias, vamos te dar uma “tarefa para a vida”: que a sua escrita consiga entregar os resultados que você procura, e eu espero encontrá-lo nessa ampla comunidade chamada internet, curtindo, retweetando e compartilhando tudo de mais grandioso que você escreveu. E se você precisar de um guia prático de conceitos de redaçãoa web, confira a seguir nosso glossário de termos para ajudá-lo a escrever como os grandes.

Regras de redação web para a vida

  • Escreva sobre o que sabe e sobre o que te inspira. Utilize a técnica do brainstorm. Faça listas de temas os quais você pode escrever sobre e discorra sobre aquele que faz mais sentido no momento. Guarde o restante para depois.
  • Separe algumas horas do seu tempo e dedique-as à escrita toda semana (sempre na mesma quantidade). Se não sabe quantas horas deve usar para esse fim, ouça o que seu corpo te fala: será a quantidade exata.
  • Seja consistente em sua escrita que ela melhorará ao longo do tempo.
  • Lembre-se que a escrita está intimamente ligada ao seu desenvolvimento pessoal e intelectual. Atreva-se a ser um especialista e compartilhar aquilo que você realmente acredita.
  • Não deixe que as críticas te abalem e te impeçam de seguir se desenvolvendo. Ao se deixar abater, sentirá impactos diretos em seu pensamento e escrita, impactando o seu sucesso.
  • Seus leitores não serão capazes de dizer se você escreve porque precisa ou porque quer e gosta. Tal como acontece com qualquer outro tipo de treinamento, se esforce e seja consistente, que os resultados aparecerão!

Guia Completo de Produção de Conteúdo

Que habilidades desenvolverei ao seguir o cronograma?

O motivo principal para seguir o cronograma que traçamos aqui é desenvolver características específicas que farão muito bem para a sua vida como freelancer. A seguir, listamos algumas delas e lhe mostramos exatamente como as informações compartilhadas aqui se farão presentes no seu desenvolvimento.

Domínio da língua portuguesa

O cronograma de técnicas de escrita vai lhe ajudar com muita coisa. A principal delas é o domínio da língua portuguesa. Sabe aquelas pessoas que dizem que para aprender algo é preciso de muito treino?

Pois elas estão certas. Infelizmente, não importa quanto conteúdo você absorva a respeito de um assunto, se não colocá-lo em prática acabará esquecendo. O cronograma contorna isso utilizando as coisas que você já sabe sobre o próprio idioma e estimulando-o a descobrir outras.

Todo esse conhecimento quando aplicado em uma rotina séria de exercícios e práticas de redação lhe ajudarão a se tornar um mestre do português. Você pode até levar um certo tempo para perceber isso, mas a maneira como redige textos antes e depois de passar por um intensivo como o que estimulamos nessa postagem será completamente diferente.

É claro que muitas das demais habilidades de que você precisa para ser um ás do português só virão com o tempo. Porém, depois de concluir com sucesso o cronograma estipulado aqui o domínio básico das principais regras sintáticas e gramaticais de que alguém precisa para sobreviver estarão ao seu alcance.

Melhor capacidade de comunicação

Todos nós queremos nos comunicar um pouco melhor do que já fazemos. Afinal, a comunicação é uma das coisas mais importantes em nossas vidas. E não estamos falando apenas do aspecto profissional.

Já recebeu uma mensagem de alguém e entrou em pânico, quando na verdade as coisas não eram tão urgentes assim? Ou mandou um texto simples, de não mais que 140 caracteres, nas suas redes sociais e recebeu uma enxurrada de críticas ainda que o seu ponto tenha passado completamente despercebido? É, tudo isso tem a ver com a sua habilidade de se comunicar com as pessoas ao seu redor.

O que queremos dizer é que não é vantajoso aprender a se expressar com mais destreza apenas para conquistar jobs ou impressionar alguém em uma apresentação. A habilidade de falar com clareza e ser entendido é uma daquelas coisas que alavancam a experiência humana como um todo.

Comunicar-se em outros idiomas pode ser relevante em uma viagem, para absorver conteúdo pela internet ou na hora de trocar ideia com um amigo virtual. Mas é só se comunicar bem no seu próprio idioma que fará com que você chegue aos lugares certos e com a mensagem mais adequada. Colocar planos em prática e conquistar espaço no mercado é mais fácil quando algo tão simples quanto se comunicar não representa um desafio.

Ao participar da missão de aprender a escrever em 28 dias você poderá comparar a sua capacidade de expressão desde o primeiro trecho que escreveu até o ponto final da sua jornada. E verá que com uma habilidade aprimorada de se expressar vem uma porção de possibilidades para aplicá-la na vida real.

A chance de trabalhar como redator

Falamos sempre do trabalho como redator porque ele é gratificante. É a sua chance de produzir conteúdos sobre assuntos que domina para pessoas que gostariam de dominá-los. E uma excelente oportunidade de fazer um dinheirinho extra, complementando a sua renda ou até mesmo dedicar-se exclusivamente a uma carreira que pode trazer mais retornos do que seu trabalho atual.

Mas para poder ser redator freelancer você precisa saber escrever. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, isso não é necessariamente um dom. Escrever, tal qual andar, de bicicleta é algo que aprendemos e praticamos até que nos pareça natural.

Por isso, se estiver pensando em expandir sua atuação profissional e ingressar em uma carreira como redator o desafio das técnicas de escrita é para você. Em menos de um mês garantimos que será possível começar a preparar até mesmo um portfólio!

Organização e desempenho melhorados

Um dos melhores aspectos de propor-se a cumprir um exercício que se estende por 28 dias é que isso nos traz disciplina. Deixar de fazer algo por um ou dois dias é o suficiente para jogar boa parte do nosso progresso no lixo. Portanto, se você não tem nenhum outro motivo para seguir o desafio que apresentamos aqui o faça porque o ajudará a se organizar melhor.

Com metas e exercícios o que fazemos aqui é ajudá-lo a se organizar mentalmente para produzir conteúdos mais impressionantes. Todos nós podemos escrever, mas será que todos conseguimos escrever de uma forma boa o bastante para ser considerada profissional?

Cumprindo os 28 dias de treinamento você terá a certeza que sim. E já começará a entrar no ritmo que um redator precisa ter para ser bem-sucedido na própria carreira.

Senso crítico sobre o que você escreve

Outro ponto a ser desenvolvido em um exercício desse tipo é senso crítico. Você perceberá que a sua maneira de escrever tem evoluído e conseguirá apontar com mais facilidades os vacilos que cometia no começo dessa empreitada. Essa noção de quando estamos fazendo algo bem ou não será fundamental em uma carreira como redator freelancer.

Afinal, sem patrão é você que deve manter controle constante sobre a qualidade daquilo que produz, sob a pena de perder clientes. Aqui você aprendeu os instrumentos para detectar uma queda na sua produção e alguns recursos que podem ser utilizados para colocá-la de volta nos eixos.

Técnicas básicas de revisão

Não esperamos que você se torne um ás da revisão com as técnicas de escrita distribuídas nesses 28 dias. Todavia, pelo menos o básico se tornará mais natural e perceptível. Erros básicos como separar sujeito e predicado por vírgula serão coisas das quais você não conseguirá mais tirar seus olhos.

A capacidade de passar um pente fino pelos seus escritos e detectar os principais problemas antes mesmo de enviá-lo para revisão aumenta a performance de um redator. Conquiste-a em 28 dias com nossas técnicas de escrita!

Como você pratica e desenvolve a sua escrita? Compartilhe suas dicas com outros redatores nos comentários abaixo! E, se você já terminou a sua experiência de 28 dias, é hora de colocá-la em prática. Que tal se candidatar a redator na Plataforma Rock Content? Confira essa oportunidade agora!

banner levantada de mão redação

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *