Por Gustavo Grossi
Analista de Marketing na Rock Content.
Publicado em 29/06/2016. | Atualizado em 16/06/2017
Empreender, especialmente em tempos de crise, requer esforço e dedicação renovados. Ser dono do próprio negócio exige constantemente que você alimente seu espírito empreendedor, buscando oportunidades e sabendo aproveitá-las da melhor maneira possível. Se você é um freelancer ou dono de empresa, tem que estar preparado para todo tipo de desafios. Para te ajudar, apresentamos […]
Empreender, especialmente em tempos de crise, requer esforço e dedicação renovados. Ser dono do próprio negócio exige constantemente que você alimente seu espírito empreendedor, buscando oportunidades e sabendo aproveitá-las da melhor maneira possível.
Se você é um freelancer ou dono de empresa, tem que estar preparado para todo tipo de desafios. Para te ajudar, apresentamos a seguir algumas das principais características de um empreendedor de sucesso e como você pode desenvolvê-las:
Quem tem espírito empreendedor costuma se antecipar aos fatos e, mesmo em momentos de dificuldade, cria suas próprias oportunidades.
Afinal, se você trabalha por conta própria o interesse tem que partir de você. Estar à frente significa conhecer tendências e oportunidades e, mais do que isso, apostar nas melhores opções.
Uma boa forma de fazer isso é acionando sua rede de contatos em busca de novidades e, sempre que possível, criando novas conexões com novos profissionais e empresas para expandir o networking.
Um profissional empreendedor não vive só de oportunidades, mas sim da realização de projetos oriundos dessas situações. Esse caminho, portanto, inclui o enfrentamento e a superação dos desafios e obstáculos.
O caminho para a vitória é não desistir, mesmo quando as coisas estão indo muito mal. Se as lições aprendidas com os erros geram novas oportunidades, o pensamento não pode ser nunca o de desistência, mas sim de renovação.
Entretanto, para evitar situações de fracasso, o foco de quem tem espírito empreendedor está na precaução do que pode dar errado.
É preciso, sempre que se identificar um problema, priorizar corretamente sua resolução. Ainda que tudo dê errado, o conhecimento adquirido no caminho será útil para novas ocasiões.
Justamente por ser uma pessoa que não desiste facilmente, o empreendedor de sucesso é aquele que sabe calcular os riscos que está disposto a correr. Não adianta ter coragem se não houver também uma boa dose de prudência.
Para ter sucesso no mercado é preciso avaliar os riscos e, principalmente, trabalhar para reduzir ao máximo as chances de fracasso.
Ainda que você trabalhe por conta própria, sem sócios ou funcionários, você terá que lidar diretamente com fornecedores e/ou clientes. É importante exigir certos padrões de todos eles, pois a divisão do trabalho pode trazer consequências injustas, em que uns terão de compensar a ineficiência de outros.
Se você é um redator freelancer, por exemplo, não adianta entregar um trabalho primoroso se o seu cliente não se der ao trabalho de revisá-lo, e acabar por publicá-lo de qualquer jeito.
Portanto, exigir qualidade e eficiência de outras partes envolvidas nada tem a ver com desrespeito ou desconsideração. Na verdade, dessas ocasiões surgem oportunidades de cooperação.
Ensinar um parceiro ou cliente pode poupar momentos de retrabalho, bem como fortalecer laços relacionais. Se o cliente te manda briefing incompleto, em vez de reclamar você pode montar um formulário com as principais questões que precisam constar lá, por exemplo. Isso facilitará o trabalho de todos.
Comprometer-se com um prazo e não cumpri-lo pode ser o mesmo que jogar uma boa parceria fora. As empresas gostam de lidar com empreendedores que levam a sério seu trabalho, cujo cumprimento de prazos seja uma premissa básica, focando em melhora do desempenho e alcance de objetivos.
Mesmo quando você terceirizar uma tarefa, por exemplo, acompanhe seu fornecedor para garantir que seus clientes recebam uma entrega de qualidade e dentro do prazo. Afinal, quem se comprometeu com ele foi você, que assumiu uma responsabilidade sobre o produto final.
Principalmente no mercado de comunicação, em que as novidades são constantes e cada vez mais rápidas, é fundamental manter-se atualizado.
Estude sempre, leia notícias e publicações especializadas da sua área para estar por dentro do que há de mais efetivo para seus clientes — com referências que tenham autoridade. Sempre que for pautado para escrever sobre um tema, pesquise fontes relevantes e só comece a escrever quando sentir-se preparado.
Se você for um freelancer e precisar de apoio na parte administrativa, não se sinta acanhado, pois há muita informação disponível sobre como construir uma carreira de sucesso. Se necessário, procure um curso ou a ajuda de um profissional, como um contador ou um advogado que possa te ajudar com abertura de empresa, notas fiscais, precificação, contratos e afins.
Uma boa forma de um freelancer alimentar seu espírito empreendedor é estabelecer metas para o seu próprio trabalho. Pode ser a quantidade de textos produzidos por mês, sua renda recorrente ou o volume médio de tráfego desejado. O importante é que as metas sejam palpáveis, que possam ser mensuradas.
Esses são, então, os pontos essenciais para que você possa traçar objetivos claros de curto e longo prazo. À medida que for chegando lá, pode até se auto-premiar de alguma forma. Isso ajuda a se manter motivado e firme nos objetivos mais longos.
Por mais que seja importante ter objetivos claros, mensuráveis, também vale a pena reavaliar seu planejamento pessoal de vez em quando. A cada semestre ou ano, analise como foi o andamento das suas metas, que tipo de coisa você alcançou e quais acabaram não se adequando à sua realidade.
É importante fazer essa autoavaliação de tempos em tempos para que você possa desenhar novos planos cada vez mais realistas e alcançáveis. Além disso, do passado é possível tirar insights para executar as coisas de forma melhor no futuro.
Como já comentamos, manter uma rede de contatos atualizada é um ponto fundamental para ser um empreendedor de sucesso. É fato que as indicações, assim como informações que circulam boca a boca, são formas extremamente eficazes de se convencer alguém a adquirir ou contratar serviços.
Na trajetória profissional, pessoas conhecidas revelarão oportunidades de negócio para você através das recomendações que circulam cotidianamente. Assim, é importante cuidar do seu networking, criando uma relação com as pessoas e oferecendo algo em troca sempre que possível.
Lembre-se, portanto, que a divulgação das suas competências, bem como a colaboração em seu favor são originados de relações autênticas.
Finalmente, para elevar o espírito empreendedor, acredite em si mesmo e busque autonomia para agir por conta própria. A confiança no próprio sucesso é, ainda, a melhor forma de torná-lo real.
Portanto, mantenha-se de cabeça erguida sempre que ouvir um “não”. Mesmo que você seja muito bom, retornos negativos virão sempre, é natural. Acredite, procure ser realista e determinado, pois somente esses superam as adversidades!
Gostou dessas dicas? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades sobre freelance e empreendedorismo!
Deixe uma resposta