desafios da vida de redator

Não tenha medo destes desafios da vida de redator freelancer!

Algumas dificuldades são comuns no início da carreira como freelancer. Confira dicas e precauções que você pode começar a aplicar agora mesmo para ter sucesso na empreitada como profissional freelancer!
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Quais são os principais desafios da vida de redator? Novatos e profissionais mais experientes enfrentam uma série de situações peculiares, que podem levá-los a resultados aquém do esperado. É muito comum, por exemplo, ter certo receio no começo da carreira — ou até enfrentar certa insegurança depois de muitos anos nessa jornada.

Porém, você já viu aqui no blog que cada vez mais pessoas optam por largar os escritórios e dedicar-se a ser dono do próprio nariz. Antes de fazer isso, porém, uma boa ideia é dar uma olhada nos percalços que poderá enfrentar e se preparar da melhor maneira possível.

Confira a nossa lista e veja como contornar os principais desafios em uma carreira como produtor de conteúdo!

Não saber por onde começar

Lembra quando prestou vestibular? Naqueles meses anteriores à tomada de decisão, a angústia provavelmente foi sua companheira. Não é segredo que a maioria das pessoas não têm certeza do que gostaria de fazer pelo resto da vida — e está tudo bem.

O mesmo acontece quando alguém opta por trabalhar como freelancer. Não saber por onde começar pode deixá-lo assustado. Mas esse desafio é comum tanto para profissionais que estão integrados ao mercado há um bom tempo e querem mudar de carreira, quanto para os novatos que nunca trabalharam.

O que vai ajudá-lo nesse momento é informar-se tanto quanto possível. Da mesma forma que fez quando estava escolhendo um curso, ler sobre a atuação de um redator freelancer será fundamental para perceber se essa é a carreira para você. Portanto, não perca tempo!

Achar que pagar as contas será difícil

Esse é outro grande problema para quem começa a trabalhar por conta própria. Como ouvimos muitas histórias de terror, sobre freelas que simplesmente não conseguem fazer com que seus clientes paguem em dia, por exemplo, o medo de passar por dificuldades nesse sentido é comum.

Há, todavia, algumas estratégias para contorná-la: a primeira é a criação de contratos e outros documentos, que certificam que aqueles para quem você prestar serviço, estarão atrelados a uma promessa de pagamento. Outra é apostar nas comunidades de freelancers.

Uma plataforma que lida com as expectativas de clientes e deixa por sua conta apenas produzir conteúdo é sempre uma ótima opção para quem está começando ou mesmo para quem já é profissional há algum tempo. Ela tira boa parte das preocupações a respeito de pagamentos, pois certifica-se de que eles serão feitos em dia. Por isso, permite que você se concentre integralmente em desenvolver habilidades.

planilha de controle de gastos

Acabar se acomodando

Um dos problemas da vida de freelancer é se acomodar.

Sabe aqueles dias em que você não consegue sequer tirar o pijama para produzir o que você tem que fazer? Eles podem estar prejudicando consideravelmente a performance do profissional.

Disciplina é uma característica muito relevante para o sucesso. E não vai ser sentado na sua cama, assistindo TV e deixando tudo para a última hora que você conseguirá superar o desafio da acomodação.

Procure criar uma rotina, invista parte do tempo de que dispõe para cuidar da saúde (seja aprendendo a cozinhar ou fazendo um esporte) e tente estudar todos os dias. Fazer isso lhe trará mais produtividade e qualidade de vida.

Querer um aumento

Não há nada mais natural do que, depois de algum tempo trabalhando, passemos a sentir vontade de ganhar mais dinheiro. Afinal, estamos acumulando conhecimento e nos tornando profissionais melhores. Qual a dificuldade, então, de aumentar nossa renda e conquistar outro padrão de vida?

Na maioria das situações, essa dificuldade existe na cabeça dos freelancers. Quando você faz um trabalho bacana, constrói uma cartela de clientes e desenvolve um relacionamento com eles, pedir um aumento e cobrar mais por seu trabalho é natural. Aprender a fazer isso é o grande desafio.

Tenha uma conversa franca sobre seus objetivos, como se vê em alguns anos e que tipo de benefícios já trouxe para as marcas que atende. Ela será fundamental para convencer seus clientes a pagarem mais.

Nunca mais ter férias

Quem saiu do escritório recentemente tende a se perguntar: quando terei férias com essa rotina corrida? A resposta é mais simples do que imagina.

Um freelancer pode tirar férias quando quiser, desde que se organize para isso. Planejamento e organização serão seus maiores aliados. O que não dá é para dizer que não terá tempo livre nunca mais.

Converse com outros profissionais e veja como eles fazem para se permitir um mês ou, pelo menos, duas semanas de férias todos os anos. A unanimidade será que eles se preparam para descansar, desde o primeiro dia útil.

Guardando um pouquinho de dinheiro todos os meses, não é difícil chegar ao fim do ano com uma poupança para uma viagem ou, no mínimo, para passar alguns dias com seus familiares e amigos.

Parar de escrever por prazer

O mais comum entre os redatores freelancers, revisores de conteúdo e criadores de pauta: a ideia constante de que nunca mais terão tempo para escrever por prazer. Parece uma lógica clara, não é mesmo? Quanto mais tempo dedicamos para a escrita profissional, menos queremos pensar em textos, livros e ideias que costumavam nos proporcionar alegria.

O que ninguém lhe conta é que esse desafio está mais para um mito. A partir do momento em que alguém opta por ser um redator freelancer, as chances de aumentar a produção de material próprio aumentam.

É que escrever para uma porção de clientes falando sobre temas que podem parecer repetitivos (dependendo da sua especialização) ou desafiadores demais, não faz com que ninguém perca o prazer de redigir. Esforçando-se diariamente para manter o hábito, em pouco tempo perceberá que é divertido contar uma história que inventou, falar sobre um tema que adora e até traduzir um texto que achou legal.

Produzir conteúdo é uma das tarefas mais incríveis que você pode fazer. A profissão exige de quem opta por ela que se renove constantemente, mantenha-se informado sobre o que acontece no mundo e busque especialização constante. Entretanto, como em qualquer outra profissão, pode apresentar uma série de desafios.

É seu papel entender como lidar com eles e avaliar a pressão de cada um para conseguir obter os resultados que espera, sem deixar que os problemas atrapalharem a carreira. As dicas deste post vão ajudá-lo a fazer isso de forma mais fácil e a decidir se ser um freelancer é a escolha certa para a sua vida.

E aí? Vai encarar os desafios da vida de redator? Baixe o e-book e descubra por que tanta gente tem optado por isso!