de redator a empreendedor digital

De redator a empreendedor digital: como alcançar o próximo nível em sua carreira?

Para quem já atua como redator, o próximo passo na carreira pode ser se tornar um empreendedor digital. Leia para entender melhor!

Se você já é um redator freelancer, com certeza está acostumado com uma realidade em que é necessário gerenciar um número grande de atividades no seu dia a dia.

Um bom freelancer precisa ter muita organização para conseguir lidar com os prazos de entrega, se controlar financeiramente para que o dinheiro seja suficiente para as suas necessidades, lidar com as demandas de diversos clientes, fazer networking para manter o nome do mercado e muito mais.

Ou seja, um profissional autônomo já entende bem do mercado e possui as habilidades necessárias para atuar em sua área.

Mas ficar sempre no mesmo lugar pode ser cansativo e tirar o prazer do trabalho. É importante buscar crescimento, pensar em projetos maiores, alcançar novos desafios e dar um próximo passo na carreira.

Por isso, hoje vamos te mostrar como se tornar um empreendedor digital e, assim, alcançar novos objetivos na sua vida profissional. Iremos falar sobre o que é o empreendedorismo digital, como funciona esse universo e o que você deve fazer para dar o próximo passo em sua carreira. Confira!

O que é empreendedorismo digital?

Empreendedorismo digital é quando você vende um produto ou serviço online, ou seja, é quando você possui um negócio que funciona inteiramente de forma digital. Vamos te mostrar agora alguns pontos que irão fazer com que você entenda melhor sobre esse universo:

O que é ser um empreendedor digital?

O empreendedor digital é quem irá abrir e gerenciar esse negócio online. Por isso, para ser um profissional dessa área é necessário muito estudo sobre mercado, finanças, entender o público que você quer atingir, estar sempre atualizado sobre o mundo digital, entre outros pontos que iremos mostrar com mais detalhes para você ao longo do texto.

Como funciona esse tipo de trabalho?

Uma das maiores vantagens de ser um empreendedor digital é que você poderá gerenciar o seu negócio de casa ou de qualquer outro lugar que desejar, é um trabalho que garante uma autonomia muito grande.

Mas também exige muito estudo e dedicação. Um empreendedor digital precisa se informar constantemente sobre o mundo online e sobre o mercado em que atua.

Por isso, é preciso ter em mente que ter um negócio digital irá te exigir bastante. Porém, também poderá garantir retornos muito satisfatórios, tanto financeiramente quanto em relação ao reconhecimento no mercado.

O que é um produto digital?

Cursos online, ebooks… todos os materiais produzidos de forma digital e disponibilizados online podem se tornar produtos digitais, e é a partir deles que você pode montar o seu negócio.

Por serem construídos e vendidos pelo meio digital, todo o processo é facilitado e os custos também são menores.

Como ser tornar um empreendedor digital?

Agora que você já entendeu sobre o universo do empreendedorismo digital, montamos um passo a passo para te mostrar o que você precisa fazer para se tornar um empreendedor digital e alcançar o próximo nível em sua carreira.

1. Escolha um nicho de mercado

Como todo o seu trabalho será realizado pela internet, o número de pessoas alcançadas pelo seu negócio pode ser muito maior do que uma empresa que não está presente no mundo virtual, por exemplo.

Porém, é preciso tomar cuidado para que isso não vire um problema. Afinal, como bom redator, você com certeza sabe que quem tenta falar com todos não fala com ninguém, certo?

Por isso, é fundamental que você faça um estudo de mercado e defina o nicho em que deseja atuar. Assim, você conseguirá ser mais assertivo e eficaz em relação à escolha e realização do seu produto, o que irá impactar nos seus resultados de vendas.

2. Estude o público que você deseja atingir

Depois de definir o seu nicho de mercado, o segundo passo para você se tornar um empreendedor digital é entender o seu público.

Para isso, é necessário realizar pesquisas para entender o perfil do público e conversar com possíveis clientes, entender sobre as suas necessidades, dores, desejos e expectativas quanto ao produto/serviço que você tem em mente.

Aqui, trata-se basicamente de entender a persona do seu negócio. E com esse conceito você já está bem familiarizado, certo?

3. Defina o formato dos seus produtos

Pronto. Agora você já sabe em qual nicho irá atuar e quem é o seu possível cliente. Então, está na hora de definir o seu produto.

Estude as oportunidades, converse com outros profissionais, participe de eventos, leia artigos… isso tudo irá te ajudar a ter ideias inovadoras!

Você sabe muito sobre determinado tema? Talvez possa construir um ebook bastante rico sobre o assunto. É um redator com muita experiência? Então, que tal um curso online sobre marketing de conteúdo?

As possibilidades são diversas. É só estudar e escolher aquilo que você mais se identifica e acredita que consegue fazer de melhor!

4. Faça um bom planejamento do seu negócio

Planejar todas as etapas de lançamento e funcionamento do seu negócio é fundamental para que você não se perca no caminho. Por isso, organize um calendário de ações e documente toda a sua estratégia. Assim, você terá para onde recorrer caso algo saia fora da expectativa e garantirá a organização do seu empreendimento digital.

E não se esqueça de também se organizar financeiramente! Afinal, você estará dedicando boa parte do seu tempo – e trabalho – a um novo projeto. Verifique se você precisará adquirir novos equipamentos, se irá contar com a ajuda de outro profissional… assim, é possível ter total controle sobre o seu negócio desde o início.

5. Procure uma forma de disponibilizar os seus produtos

Procurar um local para disponibilizar os seus produtos e uma forma segura de realizar a transação é o próximo ponto com o qual você deve se preocupar. Em qual local os seus clientes poderão ter acesso ao seu curso online, por exemplo, comprá-lo, assisti-lo e interagir com o professor?

Hoje em dia, você já encontra plataformas que permitem não só a disponibilização do seu produto digital, assim como todo o seu processo de venda de forma segura e a interação com os seus clientes.

6. Desenvolva um planejamento para a divulgação do seu produto digital

O empreendedor digital sabe que é fundamental apresentar o seu produto para o público e convencê-lo a comprá-lo. Por isso é tão importante pensar em uma estratégia de divulgação. Assim, seu trabalho é visto e reconhecido no mercado e, além de conquistar novos clientes, você consegue consolidar a sua marca e se tornar referência em sua área de atuação.

Você pode, por exemplo, pensar em uma estratégia para a divulgação nas redes sociais, construir uma rede de afiliados, trabalhar com o marketing de conteúdo… aqui, o ponto é, a partir do conhecimento sobre o seu público, pensar em qual é a melhor forma de chegar até ele.

Como você deve ter percebido ao longo do artigo, empreender no mundo virtual não é uma tarefa impossível. Basta seguir o passo a passo que preparamos para você ir de redator a um empreendedor digital! E para facilitar ainda mais a sua jornada, confira o checklist da criação à primeira venda do seu produto digital.

Nota do editor:
Se tiver alguma dúvida para se tornar um Freelancer MEI, confira nosso guia definitivo sobre o assunto!

Powered by Rock Convert