Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 18/06/2018. | Atualizado em 09/01/2019


Quer começar a carreira de freelancer com o pé direito? Confira 5 cursos essenciais para freelancers e produtores de conteúdo!

A decisão de abraçar a vida de freelancer como carreira não é fácil. Ela exige uma pessoa preparada, organizada, flexível e, sobretudo, consciente de tudo o que este caminho freela necessita, as coisas boas e as ruins.

O profissional que segue um caminho independente precisa completo e atualizado, além de entender bem de assuntos variados e ser capaz de transitar entre diferentes atividades que, talvez, no mercado corporativo mais tradicional, outra pessoa de sua equipe executaria. Mas se você não tem equipe, precisa saber fazer.

Para quem pretende fazer a virada definitiva para a carreira de freelancer ou para quem acaba de entrar na vida de freela, uma boa alternativa são os cursos online. E hoje em dia existem bons e-learnings sobre tudo o que se possa imaginar.

A grande vantagem de se optar por um curso virtual é a flexibilidade, a mesma que todos os freelancers buscam ao trabalhar. Você estuda a hora que puder, onde puder, sem precisar se deslocar até uma escola. Ou mesmo durante um deslocamento, no transporte público. Onde for.

O investimento também costuma ser menor, facilitando o aprendizado em um momento da vida profissional que pode exige escolhas mais inteligentes na gestão financeira.

Por isso, preparamos uma seleção de cinco cursos essenciais para você abrace de uma vez por todo a vida de freelancer, com a maior flexibilidade e o menor risco para as suas finanças!

1. Curso de Marketing de Conteúdo 2.0

Ao pesquisar “tendências de marketing”, o Google apresenta uma infinidade de resultados que afirmam que o Marketing de Conteúdo é uma tendência. Não é bem assim. O Marketing de Conteúdo já é uma realidade estratégica de 73% das empresas brasileiras. E de quem ainda não adotou, 30% afirma que não o faz por falta de equipe interna.

É uma oportunidade e tanto para freelancers dos mais diversos campos do conhecimento e não apenas para os conteudistas. Uma boa estratégia de content marketing envolve um time multidisciplinar: redatores, designers, webdesigners, especialistas em mídia paga, CRM, atendimento…

Há espaço todo mundo e se aperfeiçoar neste campo com certeza pode trazer bons resultados!

Nome do Curso: Marketing de Conteúdo 2.0

Onde acessar: https://universidade.rockcontent.com/cursos/marketing-de-conteudo/

Duração: 4 horas e 16 minutos

Investimento: Grátis

Instrutor: Vitor Peçanha (Co-fundador da Rock Content)

2. Inbound Marketing

Se o Marketing de Conteúdo é conhecido por todo mundo, o termo Inbound Marketing é um pouco mais misterioso para a maioria das pessoas. Como o próprio termo indica, ele abrange as estratégias de marketing que visam que o consumidor seja atraído e não precise ser “caçado” (Outbound Marketing).

Entender conceitos como estudo de personas; funil de conversão; atração, nutrição, conversão e retenção de clientes é essencial para o sucesso dessa estratégia, mas ela é muito mais abrangente do que isso e, por esta razão, é preciso ser estudada mais a fundo.

Nome do Curso: Inbound Marketing

Onde acessar: https://universidade.rockcontent.com/cursos/inbound-marketing/

Duração: 5 horas e 15 minutos

Investimento: Grátis

Instrutor: Fabiano Cancela (Co-fundador da Rock Content | Operações de Customer Success)

3. SEO – Search Engine Optimization

Quem trabalha com marketing certamente já ouviu a máxima de que o melhor lugar para esconder quaisquer coisas é na segunda página do Google. O SEO, ou Search Engine Optimization, são as técnicas para que isso não aconteça.

Elas são aplicáveis em um site para que ele ganhe mais autoridade e apareça com mais destaque nos buscadores e, consequentemente, receba mais visitas orgânicas.

Toda boa estratégia de marketing digital inclui um plano de otimização para ferramentas de busca, tanto para o conteúdo visível quanto para o desenvolvimento de toda estrutura “invisível” de um site.

Ou seja, são necessários freelancers de diferentes áreas, aportando diferentes conhecimentos para chegar à meta e, de fato, receber mais acessos via Google. Desde engenheiros até programadores, produtores de conteúdo e muitos outros.

Nome do Curso: SEO (Search Engine Optimization)

Onde acessar: https://universidade.rockcontent.com/cursos/search-engine-optimization/

Duração: 3 horas e 45 minutos de vídeo, além de materiais complementares

Investimento: R$ 499

Instrutor: Renato Mesquita (Jornalista – Head de Marketing/Growth Hacking na Rock Content)

4. Produção de Conteúdo para Web 2.0

Durante a formação tradicional universitária, os produtores de conteúdo escrito (em geral jornalistas ou publicitários) não são preparados para o formato web e todas as especificidades que ele exige.

Desde a busca por palavras-chave até copywriting e mecanismos de busca, escrever um texto eficiente para internet é completamente diferente de escrever uma peça publicitária ou um artigo de jornal ou revista.

Estudar a produção de conteúdo para web é essencial para o freelancer que está começando ser capaz de apresentar os melhores resultados para o seu cliente em um prazo mais curto.

Nome do Curso: Produção de Conteúdo para Web 2.0

Onde acessar: https://universidade.rockcontent.com/cursos/producao-de-conteudo-para-web/

Duração: 2 horas e 35 minutos

Investimento: Grátis

Instrutor: Luiza Drubscky (Supervisora de Marketing na Rock Content)

5. Vida de Freela

Antes mesmo de abraçar a vida de freelancer, você precisa saber o que é ser um freelancer. Quais as habilidades necessárias para um profissional independente, que perfil ele precisa ter? E, mais do que isso, você tem esse perfil?

Se por muito tempo as produções de freelancer carregavam o estigma de serem trabalhos para o período de desemprego, hoje elas já são vistas como uma opção real de carreira para quem não se enxerga em um trabalho no formato tradicional, de escritório, agência ou redação.

Quem abraça a carreira de freelancer precisa entender de gestão de tempo, gestão financeira e administração, além de saber responder a dúvida que atormenta a todos que estão começando na vida independente: quanto eu cobro, como eu cobro e onde eu encontro os meus primeiros clientes.

Nome do Curso: Vida de Freela: Como ter uma gestão profissional na sua carreira freelancer

Onde acessar: https://descola.org/curso/vida-de-freela

Duração: 1 horas e 35 minutos de vídeo + 2 horas de leitura complementar

Investimento: R$ 149

Instrutor: Luciane Costa (Jornalista – Criadora do Blog Vivendo de Freela)

Tem mais alguma sugestão de curso para quem vai abraçar a vida de freela? Deixe aqui nos comentários!

Este artigo foi produzido pela Fernanda Cabrera da equipe do Vivendo de Freela.

Guia Completo de Produção de Conteúdo

Posts populares com esse assunto