Por Renan Araújo

Publicado em 15/12/2020. | Atualizado em 15/12/2020


Cursos de marketing digital: por que você deveria se preocupar em buscar continuamente por novos conhecimentos? O profissional que se destaca é aquele que, além de ter uma visão analítica, também está atento de forma contínua às tendências e novidades da área. Neste material, conheça alguns dos principais cursos existentes no mercado!

Hoje, o profissional que se destaca é aquele que busca continuamente por novos conhecimentos. E essa se tornou uma prática muito mais facilitada, uma vez que existe a possibilidade de encontrar materiais de qualidade sem ao menos sair de casa, com profissionais que já estão inseridos no mercado e contam com uma vasta experiência na área. E você, sabe quais são os melhores cursos de marketing digital existentes em diferentes plataformas?

Pensando nisso, elaboramos este material para apresentar os principais deles, bem como trazer as características e demais informações relevantes de cada um. Continue a leitura e saiba mais!

Como se especializar em marketing digital?

Primeiro, apresentaremos algumas dicas importantes sobre como se especializar em marketing digital. Veja!

Conheça bem o universo digital

Antes de mais nada, existe a necessidade de conhecer detalhadamente sobre o universo digital. Afinal, os cursos existentes vão dar uma especialização sobre determinado nicho. Dessa forma, é preciso que você saiba quais são os tópicos necessários para se aprofundar e conquistar o sucesso desejado na área.

Saiba que é preciso sempre aprender

Independentemente do ramo de atuação, as coisas mudam o tempo todo. No marketing digital, principalmente. Existem termos aprendidos em um mês que, algum tempo depois, já podem estar defasados. Por essa razão, é preciso ter em mente que você precisará sempre buscar por atualização.

Quem trabalha com SEO, por exemplo, uma simples alteração no algoritmo do Google pode fazer com que toda a estratégia seja modificada. Nesse sentido, quem entende quais foram essas mudanças e quais são as ações para se adaptar a elas contribuirá significativamente para sair na frente do mercado.

Busque desenvolver o pensamento analítico

Ao fazer um curso, independentemente do assunto, é preciso sempre buscar desenvolver seu pensamento analítico em relação ao tema. Caso você já trabalhe na área, se pergunte a todo momento: como esses aprendizados podem ser aplicados ao meu dia a dia?

Além disso, aproveite os fóruns oferecidos pelas empresas para conhecer as principais métricas que devem ser avaliadas, além de adquirir insights relevantes que se aplicam ao seu contexto.

Domine os conceitos

Outro ponto importante: é preciso ter domínio sobre os principais conceitos de marketing digital para que você possa usufruir de maneira mais proveitosa os cursos. Assim, ao assistir as aulas, as chances de entender a mensagem transmitida, bem como a sua aplicabilidade, aumentam consideravelmente.

Entre os temas importantes que todo profissional deve ter uma base de conhecimento, são:

  • redes sociais;
  • marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • e-mail marketing; entre outros.

Afinal, quais são os melhores cursos de marketing digital?

Agora que você já sabe as principais dicas para se aperfeiçoar na área do marketing digital, apresentaremos alguns dos principais cursos existentes. Para deixar nossas sugestões mais organizadas, vamos dividi-las de acordo com as plataformas. Veja!

Rock University

A Rock University é um dos principais canais que todo profissional de marketing deve conhecer. Com novos conteúdos sendo postados continuamente, você terá a possibilidade de adquirir conhecimento com profissionais de uma das maiores empresas do mundo, adquirindo importantes insights para a sua área sobre os mais diversos assuntos. Confira!

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das estratégias de inbound marketing mais eficazes existentes hoje. Por meio dela, existe a possibilidade de criar materiais relevantes e valiosos, com o objetivo de atrair, envolver e gerar valor para a marca.

No curso de marketing de conteúdo da Rock University, o aluno vai aprender conceitos fundamentais sobre o assunto, com base no conhecimento de estratégias que contribuíram para que a Rock Content alcançasse 3 milhões de visitas mensais em seu blog.

Totalmente online e gratuito, o curso trará a oportunidade de:

  • definir objetivos e KPIs para a estratégia;
  • determinar os melhores canais e formatos de conteúdo.
  • implementar boas práticas para produzir conteúdos relevantes;
  • aplicar alguns conceitos de SEO;
  • estabelecer métricas mais adequadas;
  • construir um funil de vendas para a empresa;
  • aplicar a estratégia de vendarketing; entre outros pontos.

Produção de conteúdo web

Também totalmente gratuito, o curso de produção de conteúdo para web trará ao aluno a possibilidade de conhecer práticas relevantes para a criação de materiais de qualidade para o blog da empresa, independentemente do nicho de atuação.

Afinal, criar textos para a estratégia que de fato tragam resultados exige um amplo conhecimento de escaneabilidade, pesquisa de palavras-chave, copywriting, entre outros pontos. E são justamente esses tópicos tratados nos materiais, que trarão as principais habilidades para a produção de conteúdo.

Com mais de 30 mil alunos certificados, o curso trará a oportunidade de:

  • planejar e produzir conteúdos para a web;
  • aplicar práticas jornalísticas também para a produção de conteúdo.
  • escrever materiais que estejam alinhados à persona;
  • usar palavras-chave long tail e head tail;
  • criar conteúdos que tenham títulos realmente atrativos; entre outros.
Guia Completo de Produção de ConteúdoPowered by Rock Convert

SEO

Hoje, o profissional que entende sobre boas práticas de SEO, certamente vai sair na frente de seus concorrentes. Sigla para Search Engine Optimization, trata-se de um conjunto de estratégias aplicadas internamente e externamente a um site, de modo que ele possa se posicionar melhor nos principais mecanismos de busca.

Dessa forma, aumentam as possibilidades de ser encontrado pelo público certo, oferecendo respostas adequadas para cada fase de sua jornada. De acordo com a própria Rock, empresas que adotam boas práticas têm a possibilidade de alcançar até 13 vezes mais visitantes, além de conquistar quase 5 vezes mais clientes em relação aos concorrentes de mercado que não utilizam desse recurso.

Nesse sentido, quem faz o curso de SEO terá a oportunidade de:

  • entender a lógica de SEO, seu funcionamento, bem como a disposição das informações nos mecanismos de busca;
  • identificar quais são os principais fatores de rankeamento orgânicos;
  • analisar qual é a performance orgânica de blogs, traçando planos de ação para trazer melhorias;
  • divulgar o blog em distintos canais de comunicação.

O curso tem um valor de R$ 499,00, que pode ser pago à vista ou parcelado.

Como escrever para SEOPowered by Rock Convert

Gestão de mídias sociais

Hoje, a empresa que não investe em mídias sociais corre riscos de perder importantes oportunidades para o seu negócio. Afinal, são canais digitais voltados especificamente para a comunicação da empresa, contribuindo para aprimorar o relacionamento, a interação, além de trazer a oportunidade de compartilhar conteúdo de qualidade.

No entanto, não é qualquer canal que se encaixa na realidade de seu negócio. Existe a necessidade de conhecer o perfil do público, definir uma linguagem mais adequada para essa comunicação, além de conhecer as particularidades de cada rede (Twitter, Facebook, Instagram etc.).

Pensando em todo esse contexto, o curso trará a oportunidade de realizar uma gestão eficaz das mídias, de modo que consolide o nome da marca no mercado, além de:

  • criar uma estratégia de sucesso para diferentes redes;
  • definir quais serão os canais de comunicação mais adequados para a estratégia;
  • monitorar as métricas e acompanhar os resultados da estratégia;
  • construir autoridade para a marca;
  • produzir conteúdos que sejam relevantes para o público;
  • promover conteúdos;
  • utilizar ferramentas de gestão adequadas para diferentes mídias.

O curso sai a um valor de R$ 499,00, que pode ser pago à vista ou parcelado.

RD University

A RD University é uma plataforma moderada pela RD Station, uma das principais empresas de automação digital de nosso país. Nela, também há importantes cursos que podem ser usufruídos por profissionais da área. Confira!

Introdução ao inbound marketing

Suponhamos que você, até então, estava em uma área de marketing completamente diferente de marketing digital. Nesse sentido, é preciso ter conhecimento sobre alguns dos conceitos básicos da área, contribuindo para a formação de um profissional qualificado e que conhece as principais técnicas do mercado.

Nesse sentido, é preciso buscar por um curso introdutório. E esse é o principal objetivo desse curso, que vai trazer os conceitos iniciais e permitir com que você conecte esses conhecimentos com a sua atual área.

Entre os assuntos ministrados, podemos destacar:

  • metodologia de Inbound Marketing;
  • conselhos sobre as principais estratégias adotadas de Inbound;
  • etapas do funil;
  • ações mais indicadas para cada uma dessas etapas.

Customer Success

Um profissional de marketing completo é aquele que também se aprofunda em outras áreas. Customer Success, por exemplo, contribuirá para traçar estratégias relevantes que permitam a retenção dos clientes, de modo que a empresa alcança o sucesso almejado e garanta maior satisfação do cliente, bem como aprimore o relacionamento com o público.

No curso sobre o tema da RD University, o aluno terá contato a conceitos mais introdutórios. Ou seja, destinado especificamente para quem está pesquisando sobre o tema e quer dar os primeiros passos nesse entendimento.

Para isso, os seguintes tópcios são abordados:

  • o que é Customer Succes;
  • como fazer o cliente avançar na jornada;
  • o que é churn;
  • quais são as métricas de sucesso do Customer Succes;
  • quais são as habilidades necessárias para atender o cliente;
  • como estruturar um time; entre outros.

Google Primer

A seguir, confira alguns dos conteúdos oferecidos pelo Google Primer.

Analytics

Conforme explicado mais acima, é preciso que o profissional de marketing seja continuamente analítico em sua função. Dessa forma, existe a necessidade de interpretar relatórios e a obter insights interessantes a partir deles, de modo que possa aplicar estratégias cada vez mais efetivas.

No curso de Google Analytics, o aluno terá a possibilidade de:

  • conhecer as principais métricas a serem analisadas;
  • entender como é possível criar uma conta no Google Analytics;
  • ficar por dentro sobre como funciona o Google Analytics na prática;
  • entender sobre o público;
  • saber sobre o comportamento do consumidor;
  • compreender um pouco mais sobre aspectos mais técnicos e de configurações do analytics.

Planejamento de negócios

Reforçamos a necessidade de um profissional de marketing estar sempre antenado com as mais diferentes áreas, uma vez que isso trará a oportunidade de se tornar mais completo, competitivo e analítico no mercado. No curso de planejamento de negócios, a pessoa terá a oportunidade de se aprofundar no tema, entendendo um pouco mais sobre o que é o planejamento de negócios, como elaborá-lo, entre outras boas práticas sobre o assunto.

Com mais de 30 aulas, o aluno terá a oportunidade de saber alguns conceitos sobre contabilidade, de ficar por dentro de dicas sobre como escolher os melhores parceiros para o negócio, além de sugestões práticas para captar recursos e também conquistar investidores que permitam o crescimento da empresa, tanto no ambiente físico quanto no virtual.

Vendas

Já o curso de vendas trará uma visão mais clara para que o aluno conheça sobre as necessidades do cliente e entenda boas práticas de:

  • como realizar um bom atendimento ao seu cliente;
  • quais são as principais instruções para criar um plano de vendas que tenha eficácia;
  • quais são as principais lições que todo vendedor deve saber;
  • como utilizar ferramentas voltadas especificamente para possibilitarem um aumento das vendas.

Facebook Blue Print

Na plataforma Facebook Blue Print, o aluno terá a possibilidade de aprender novas habilidades de marketing a partir de cursos totalmente gratuitos. Confira alguns deles

Planejamento de mídia

Antes de colocar uma estratégia na prática, é preciso que seja feito um planejamento de mídia. Por meio dele, há a possibilidade de conhecer quais são os horários mais indicados para as campanhas, quais serão os canais que de fato contribuirão para captar o público-alvo, entre outros pontos importantes.

Assim, além de você elaborar uma estratégia que visa aperfeiçoar o relacionamento com o cliente, terá a oportunidade de alcançar resultados mais efetivos e, consequentemente, aumentar a conversão de vendas.

Gerente de comunidade

Hoje, o marketing de comunidade vem ganhando um importante destaque na área. Trata-se de criar uma conexão com seus clientes e potenciais clientes, seja por meio de uma estratégia virtual, seja por meio de uma estratégia física. Assim, aumentam as chances de atrair e reter seu público de maneira mais eficaz, contribuindo também para alcançar os objetivos pré-estabelecidos em seu planejamento estratégico.

Neste conteído, você pôde conhecer alguns dos principais cursos de marketing digital, suas características, além de entender para quem são indicados cada um deles. Conforme explicamos, o ideal é buscar por novos conhecimentos e entender como esses conceitos, de fato, podem ser aplicados no dia a dia. Assim, além de você se tornar um profissional mais completo, consequentemente trará mais oportunidades para a empresa onde trabalha ou para seus clientes.

E você, deseja se tornar um profissional freelancer e ter a oportunidade de focar apenas no seu potencial? Faça parte do nosso banco de talentos e saiba mais!

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *