Por Amanda Gusmão

Amante do homeoffice, geek old school e mãe de dois pequenos padawans.

Publicado em 25/03/2018. | Atualizado em 07/02/2020


Não há desculpas para não buscar aperfeiçoamento. Manter-se atualizado em um mercado cada vez mais competitivo e diverso é simplesmente fundamental, especialmente para produtores de conteúdo online.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Cursos de revisão deveriam estar no must-have de todo freelancer, seja ele revisor ou não. Na verdade, melhorando minha afirmação, essas capacitações deveriam ser desejo de todo profissional do mercado de trabalho, afinal de contas, nós estamos sempre comunicando.

É claro que existem formas verbais e não verbais de se comunicar, algumas delas são, inclusive, muito românticas, mas considerando os objetivos e a seriedade com que as pessoas devem se tratar no mercado de trabalho, a conversação e a escrita ainda são os melhores meios.

E, diga-se de passagem, eles também são lindos e poderosíssimos! Já percebeu o quanto nossa língua portuguesa é rica de recursos? Ou, como está frequentemente mudando? E o que dizer da invasão (ou convite) de termos e expressões estrangeiras ao nosso vocabulário?

São muitas ferramentas linguísticas e atualizações que nem sempre utilizamos, ou pior, que acabamos derrapando por falta de prática ou estudo. É como estar sentado em uma Harley-Davidson com tanque cheio na famosa rota 66 e não sair dos 10 quilômetros por hora em pleno outono norte-americano.

Você pode não amar motos (assim como eu!), mas entendeu bem minha figura de linguagem para explicar a máquina que temos em mãos e subutilizamos, não é mesmo?

Aliás, esse recurso para explicar minha ideia é apenas uma de suas ferramentas, pois muitas outras estão à nossa disposição, e os cursos de revisão nos ajudam a explorá-las.

Quer conhecer alguns cursos online que vão turbinar seu motor de escrita e fazê-lo aproveitar o momento enquanto escreve maravilhosamente bem? Nossa seleção ficou incrível! Engate a primeira marcha, e confira!

1. Curso online de Comunicação Escrita e Revisão Gramatical – Foco Educação Profissional

O curso da Foco Educação Profissional é 100% online e dividido em 5 módulos: comunicação escrita, revisão gramatical I, II, compreensão e interpretação de textos e, por fim, reforma ortográfica.

É ideal para profissionais e demais interessados na forma correta do uso da língua portuguesa, abordando gêneros textuais, uso adequados dos elementos na construção de frases, interpretação textual e demais ferramentas relacionadas.

A Reforma Ortográfica recebe um módulo exclusivo, pois muitos profissionais foram educados com as antigas regras gramaticais, e é preciso um esforço extra para internalizar as novas condições corretas de escrita.

É um curso super flexível, e permite que o aluno escolha sua carga horária entre 5 e 360 horas, assim como a decisão de fazer ou não a avaliação para o certificado.

Não é um curso gratuito, mas uma vez que o freelancer faça sua inscrição e pagamento, o acesso a mais de 1000 cursos da plataforma é liberado 24 horas por dia, durante um ano.

2. Produção de Conteúdo para Web – Rock University

Com esse curso, que é gratuito, além de aprender as técnicas de revisão e copywriting, o freelancer também desenvolverá habilidades para o planejamento de conteúdo e redação para web.

São conhecimentos que podem ser aplicados em qualquer estrutura textual e com garantia de obter sucesso. A redação para web é cheia de segundas intenções! Com seus artifícios, ela garante que todo o conteúdo será absorvido pelo leitor, inclusive o direcionamento que o freelancer deseja dar na sequência, como a curtida na rede social ou o compartilhamento, por exemplo.

Assim, conhecimentos específicos como escaneabilidade do texto, técnicas de copywriting, pesquisa de palavra-chave fazem parte do seu conteúdo.

Também é 100% online, conduzido pela Gerente de Aquisição Luiza Drubscky da Rock Content e com uma carga horária super objetiva. Ao final do curso, um teste valida sua certificação que poderá ser ostentada em seu LinkedIn.

3.  Gramática para preparadores e revisores de texto – Editora Unesp

O curso online de 30 horas da também conhecida por Universidade do Livro é muito bem quisto no ciclo de revisores, estudantes e amantes da língua portuguesa.

Mesmo não sendo gratuito, tem um número crescente de inscritos e interessados em acompanhar suas nove aulas de gramática aplicada ao cotidiano do preparador e revisor de texto. São abordados nelas temas como vírgula, do artigo à crase, contexto e trabalho editorial, gramática, coesão, regência verbal e tudo aquilo eu, tu, eles, nós, vós e eles deveríamos saber.

O revisor interessado deve dedicar pelo menos 3 horas semanais para o estudo, exercícios e acompanhamento das vídeoaulas. Após a conclusão do curso e acerto de pelo menos 70% das atividades propostas, o cursista receberá seu certificado.

4. Curso Online de Revisão de Texto – Certificando

Com vídeos, apostilas, livros e artigos, o curso do Centro Educacional de Desenvolvimento Profissional tem uma parcela única para inscrição, que viabiliza o investimento no curso.

A carga horária máxima é de 280 horas e aborda o aprimoramento do texto, ortografia e aspectos gramaticais, revisão do texto e os limites de intervenção, que muitas vezes pode separar a função do revisor e copidesque.

O objetivo do curso é aumentar o conhecimento do aluno para revisões de qualidade, além de garantir que sua própria produção textual seja aprimorada, o que é ótimo para um freelancer revisor que também dá umas escapulidas para a produção de texto.

Também emitem certificado da conclusão, que pode ser utilizado como comprovante de extensão universitária, Titularidade para Professores, contagem de carga horária de estágio e título para concursos públicos.

5.  Curso online Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual – Unieducar Universidade Corporativa

Também é um curso interessante que aborda a concepção de linguagem e seus conceitos fundamentais. Com videoaulas pela internet e apoio por ebooks, a compreensão e dinâmica do conteúdo são desenvolvidas em uma carga horária determinada pelo aluno.

Essa, aliás, é uma característica marcante no curso. Você pode escolher entre o curso básico que é gratuito, ou outras 7 opções pagas que combinam outros serviços agregados como tutoria especializada, projeto pedagógico e certificado impresso em modelo simples ou de luxo!

Então, veja você. Cursos de revisão como esses turbinam seu motor para a revisão de textos ensinando como acelerar sua Harley Davidson linguística na rota 66, estrada de Santos ou qualquer outro caminho da nossa língua portuguesa.

Isso, claro, sem que você deixe de aproveitar o caminho, desfrutar das paisagens, formações gramaticais e poéticas possíveis. Mas atenção, não dá para colocar em piloto automático e cair na estrada, viu?!

Além de se atualizar constantemente, criar ou escolher um checklist só seu para revisar textos é essencial, e claro que tenho uma última sugestão para você: baixe agora nosso checklist interativo de revisão e corra para o abraço!

Checklist de Revisão de Conteúdos Web

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *