Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 28/12/2017. | Atualizado em 16/07/2019


Quer adquirir mais conhecimento da área de Marketing e não sabe por onde começar? Conheça neste post Cursos de Marketing mais conceituados do mercado e tenha uma boa base para se aventurar por esse tema!

Você já se perguntou por que deveria fazer um curso de marketing? A realidade é que o estudo aprofundado dessa disciplina pode abrir muitas portas em sua carreira e é uma demanda na maioria das empresas. Isso porque o marketing nada mais é que a arte de vender, fazendo portanto parte integral da profissão da maioria de nós.

Não obstante, os talentos e habilidades que você desenvolverá num curso de marketing são bons para a vida toda. Mesmo que você decida especializar-se em outras disciplinas, como a publicidade ou negócios, terá facilidade de transportar esses conhecimentos para a sua nova rotina.

Dito isso, você deve estar se perguntando onde estão os melhores cursos de marketing que uma pessoa pode fazer. A lista abaixo vai ajudá-lo a se orientar pelas principais opções disponíveis hoje no mercado. Fique atento!

Marketing digital para o empreendedor — SEBRAE

Procurando um curso de marketing que ofereça experiências concretas para você que é empreendedor? Então você acaba de encontrá-lo e a notícia boa é que ele é completamente online e gratuito.

O curso de Marketing digital para o empreendedor desenvolvido pelo SEBRAE é a forma que a instituição encontrou de capacitar seus milhares de inscritos. Pequenos e médios empresários costumam ter muitas dificuldades para executar o marketing das suas empresas e a ideia aqui é acabar com todas elas, compartilhando conhecimento.

Ainda que você não seja um empreendedor, todavia, há muitos motivos para fazer este curso de marketing. Ele tem uma carga horária muito leve e pode ser concluído em apenas quinze dias, com a dedicação de duas horas diárias.

Isso significa que trata-se de uma capacitação extremamente acessível. Se você um dia já pensou em se formalizar como MEI, por exemplo, pode ser uma boa ideia fazer a sua inscrição e completar o curso.

O curso

Nele são explicados os diferenciais do marketing digital, como fazer a sua implementação nas micro e pequenas empresas, o que é Inbound Marketing, como alinhar o marketing com as vendas e muito mais. O curso é formulado de maneira a apresentar uma série de exemplos práticos que possam ser facilmente entendidos por alunos com qualquer background estudantil.

Isso porque, diferentemente dos outros cursos que você verá nessa lista, o do SEBRAE não é feito especificamente para quem trabalha ou já trabalhou com marketing. O que significa que ele precisa ser mais acessível e trabalhar desde os conceitos mais básicos para atingir o seu objetivo.

Então, se você é realmente um iniciante na profissão pode ser uma boa ideia começar por aqui. Os demais cursos, em geral, assumem que você tem algum conhecimento do que é marketing. O que pode ser um problema se você estiver migrando de uma outra profissão, completamente não relacionada, como a Engenharia ou as Ciências Biológicas.

O curso também tem outra vantagem: por se tratar de um EAD (ensino a distância), suas matrículas estão abertas o ano inteiro. Você pode fazer a sua inscrição agora mesmo.

MBA em Marketing — PUC-SP

Você já fez faculdade e acha que uma pós-graduação em marketing é o curso ideal para dar um novo rumo a sua carreira. E a verdade é que concordamos com você. Um curso de pós-graduação geralmente é o suficiente para que um profissional dedicado entre em contato com uma nova disciplina e passe a entendê-la melhor.

É por isso que recomendamos o MBA em Marketing da PUC-SP. Essa instituição é reconhecida como uma das melhores universidades do país e isso não é à toa. A metodologia e os professores que ministram cursos na Pontifícia Universidade Católica são o bastante para colocá-la a frente da competição.

Seu curso de especialização, particularmente, é um dos melhores do país. E ele recebe alunos das mais diversas áreas a fim de entender para quê serve esse tal marketing.

O percurso

A ideia por trás do curso é lhe dar todo o instrumental necessário para fazer a administração de negócios em empresas de pequeno, médio e grande porte. E para isso, a sua estrutura curricular é dividida em módulos, básico, intermediário e avançado.

Em cada módulo o estudante tem a possibilidade de aprender um pouco mais sobre o marketing, de acordo com seus conhecimentos atuais. No módulo inicial, por exemplo, são ensinados o Composto de Marketing, a Gestão de Marketing e um pouco de Finanças Aplicadas ao Marketing.

Após consolidar esses conhecimentos, o aluno estará pronto para aprender coisas mais complexas. Trade Marketing, Gestão de Relacionamento com o Cliente e Gestão de Marcas, por exemplo, constituem parte do seu módulo intermediário. A partir daí o aluno passa a conviver com cases reais do que o marketing pode fazer e tem uma dimensão mais profunda dessa disciplina.

Em seu módulo avançado são estudados o Marketing Corporativo, o Marketing Social e o Planejamento de Estratégias de Marketing. Ali o aluno já estará preparado para entender processos muito mais complexos e o que o mercado espera dele como profissional.

São também ofertadas opções de extensão, que podem ampliar o seu conhecimento. Nelas há o estudo teórico de vários cases de mercado e uma série de visitas técnicas monitoradas, que auxiliam o estudante a entender melhor como o marketing é feito na prática.

Para ser aprovado o aluno deve entregar uma monografia inédita. Ele recebe, em troca, certificação aceita em todo o país e uma experiência incrível para adicionar em seu currículo.

Quer conhecer melhor o MBA em Marketing da PUC-SP? Acesse o site para acompanhar a abertura de turmas.

MBA em Marketing — ESPM

Outra oportunidade de concluir o seu MBA em Marketing é matricular-se na ESPM. A Escola Superior de Propaganda e Marketing é outra das instituições de maior credibilidade na área no país e isso significa que você obterá um ensino de excelência.

O curso inteiro é semipresencial, ou seja, pode ser feito estudando parcialmente em casa e parcialmente na própria ESPM. Isso simplifica muito as coisas para quem já está inserido no mercado de trabalho e precisa de alguma flexibilidade com suas horas de estudo.

Seu principal objetivo é preparar gestores de marketing capacitados para atuar em empresas de qualquer porte. E para fazer isso a ESPM emprega as técnicas e recursos mais recentes a fim de formar o que eles chamam de “profissional de marketing do século XXI”.

São vistos ao longo do curso teoria e prática, lado a lado. E você tem a oportunidade de conhecer vários cases de sucesso. Ao longo das aulas são estudados Big Data e Inteligência de Negócios, Neurociência aplicada ao Marketing e Métricas em Marketing, muitas disciplinas que não estão no currículo da maior parte das outras instituições que oferecem o mesmo curso.

Por ter um currículo tão atualizado é que a ESPM consegue formar alguns dos melhores profissionais. O curso tem pólos em São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, o que significa que você não precisa sair da sua cidade para estudar. E é dedicado a profissionais de todas as áreas, não apenas aqueles que estudaram Comunicação.

Para conhecê-lo melhor e fazer a sua inscrição basta acessar o site.

Curso de Marketing Digital — Gustavo Guanabara

Que tal fazer um curso de marketing completo utilizando apenas uma ferramenta que você já conhece e já faz parte do seu dia a dia? Estamos, é claro, falando do YouTube. Embora a maioria de nós associe essa rede social apenas ao entretenimento, a verdade é que ali podem ser encontrados conhecimentos fundamentais para alavancar a sua carreira.

Então que tal deixar o seu vlog favorito de lado por apenas alguns minutos e começar o Curso de Marketing Digital do Gustavo Guanabara? Seguindo o canal Curso em Vídeo você terá acesso ao material completo desenvolvido por este profissional para entender o que é marketing digital e quais são as suas aplicações.

Ainda que aprender com auxílio do YouTube possa ser uma experiência nova na sua vida, não é a primeira vez que esta rede social é utilizada para isso. Você provavelmente deve ter, pelo menos, um amigo que estuda para concursos e já deve tê-lo ouvido falar das vantagens de estudar com ajuda do maior site de vídeos do mundo.

É porque o YouTube se tornou uma excelente fonte de renda para as pessoas que têm um conhecimento a compartilhar. E isso significa que a maioria deles o faz de graça, sem cobrar nenhum tipo de assinatura dos seus visitantes. A renda de publicidade recebida por seus canais costuma ser o suficiente para manter um curso online no ar e por isso, mais e mais pessoas escolhem publicar as suas aulas assim.

Bom para que assiste e para quem publica. Essa é a premissa principal do YouTube. E no Curso de Marketing do Gustavo Guanabara as coisas não poderiam ser diferentes.

Você entenderá os conceitos mais básicos da disciplina com aulas muito simples. Elas abordam desde o que é oferta e demanda até cases de sucesso, como os do Jeff Bezos e da Amazon.

Não será possível obter um certificado acompanhando um curso pelo YouTube, mas os conhecimentos agregados ao seu currículo serão bastante sólidos. E eles podem ser aplicados em projetos pessoais e, consequentemente, transformados em portfólio. Esse sim, que ajudará a sua carreira a decolar.

Curso de Marketing de Conteúdo 2.0 — Rock University

Uma coisa muito importante se você escolhe fazer cursos de marketing é obter certificações que sejam bem vistas pelo mercado. E na Rock University você conseguirá isso, seja em seus cursos pagos ou nas opções gratuitas.

Um bom lugar para começar os seus estudos de marketing é o Curso de Marketing de Conteúdo 2.0. Mesmo que você já esteja familiarizado com o que é Marketing de Conteúdo e como ele é feito, obter uma comprovação disso para incluir no seu currículo pode fazer toda a diferença. Isso porque no marketing, como em tantas outras profissões, ser capaz de comprovar que dá conta do recado é tão importante quanto executar suas tarefas em si.

O Marketing de Conteúdo é uma tendência que dominou o mercado e hoje já é aplicada por pelo menos 70% das empresas, segundo dados da Content Trends, 2017. Elas querem com isso conquistar novos clientes, se tornarem conhecidas e construir autoridade. E para ser o profissional certo para trabalhar com essas empresas ao longo dessa jornada você precisa se transformar em um especialista.

O curso gratuito de Marketing de Conteúdo 2.0 é a sua chance de fazer isso. Ele vai lhe explicar exatamente o que é Marketing de Conteúdo e como essa disciplina surgiu, mostrando para você com exemplos práticos como ela é capaz de converter em resultados.

Além disso, exibirá as técnicas utilizadas pelos principais profissionais de marketing ao redor do mundo para conseguir conversões. E ensinará você a gerenciar uma estratégia de conteúdo do começo ao fim, informação que pode ser muito útil em sua carreira como freelancer.

Para dar início ao seu aprendizado basta inscrever-se no site da Rock University. Lá você também encontrará muitos outros exemplos do que estudar para se transformar num profissional de marketing completo.

A Universidade oferece cursos virtuais de Inbound, Customer Sucess, SEO, Inside Sales, Gestão de Mídias Sociais e E-mail Marketing. Todos conhecimentos essenciais para que você possa entregar aos seus clientes os melhores resultados.

Por que fazer um curso de marketing?

Um curso de marketing oferece às pessoas oportunidades em suas carreiras. Afinal, ao contrário do que muita gente acredita, produtos não vendem a si mesmos. É o bom marketing o responsável por educar as pessoas e fazer com que elas descubram a sua vontade de adquirir determinados produtos.

Quando pensamos dessa forma é fácil entender porque o estudo do marketing pode ser vantajoso para todos os profissionais. Portanto, seja você um produtor de conteúdo ou o responsável pelas vendas na sua empresa, o marketing sempre terá um lugar na sua rotina.

Isso porque o marketing entrega valor. Ele é o principal responsável por traduzir em palavras simples e imagens o quanto um determinado produto pode servir ao consumidor. E isso é extremamente importante no processo de venda.

Mas muito além disso o marketing beneficia a sociedade, melhorando a vida das pessoas de, pelo menos, duas maneiras. A primeira delas sendo a facilitação das trocas voluntárias. E a outra sendo a criação de novos postos de trabalho e a ampliação do mercado.

Por último, o marketing cria um número extenso de oportunidades de carreira para pessoas como você. Afinal, não há apenas um campo que pode ser explorado dentro do marketing, como você viu ao longo dessa listagem de cursos.

A pesquisa, o merchandising, a propaganda, as mídias digitais, a produção de conteúdo e muitas outras carreiras estão intimamente conectadas com o marketing. Isso faz com que seja uma ótima ideia buscar especialização na área.

Ficou impressionado com todos esses cursos de marketing e não sabe por onde começar? Ajudamos você. O curso de Produção de Conteúdo Web da Rock Content é gratuito e vai ajudá-lo a entender melhor essa disciplina. Inscreva-se agora mesmo!

Posts populares com esse assunto