Como criar vídeos perfeitos da introdução à conclusão

Produzir conteúdos audiovisuais pode ser até fácil, mas como criar vídeos perfeitos e ultrapassar a barreira dos primeiros segundos?
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

É certo dizer que a quantidade de pessoas que assistem a vídeos todos os dias na internet está aumentando. Em uma entrevista concedida pela Susan Wojcicki, presidente executiva do YouTube, na Califórnia, ela revelou que a plataforma já atingiu uma quantidade de 1,5 bilhão de usuários mensais e que essas pessoas passam, em média, pelo menos uma hora diária assistindo vídeos em geral.

Isso pode ser facilmente comprovado com o número de canais no YouTube que crescem constantemente. E também pelo fato do YouTube ser o segundo sistema de buscas mais usado no mundo, perdendo apenas para o Google.

Com esse crescimento, para você conseguir se destacar com conteúdos em formato de vídeos, eles deverão ser de excelente qualidade, mostrando conhecimento de forma dinâmica e rápida.

O vídeo deverá ser atrativo desde seus primeiros segundos, ou então seu espectador vai acabar abandonando-o antes mesmo de ver sua mensagem.

Os primeiros segundos dos vídeos são fundamentais para que os usuários se identifiquem com você e fiquem interessados pelo tema do vídeo. Você deverá convencer o espectador sobre o quanto seu material é relevante nos primeiros 15 segundos, idealmente. Ou então, ele irá procurar outro conteúdo.

Por isso, é muito importante pensar sempre em criar vídeos perfeitos do início ao fim!

Você também precisa concluir bem suas informações. Assim, os segundos finais são essenciais para melhorar a conversão do vídeo.

Se você não sabe como conquistar uma audiência maior e criar um relacionamento com os usuários desde a introdução de seu vídeo, não se despere. Neste post, vamos te mostrar algumas dicas que irão te ajudar a produzir verdadeiras obras primas em formato de vídeo!

Aprenda com os bons exemplos

Sabe quando você passa pela timeline de uma rede social e um vídeo aparece de forma atrativa? É muito provável que você dê o play, certo?

Ou mesmo quando você está prestes a ver um vídeo e, antes dele, aparece um anúncio tão interessante que você não consegue parar de ver?

Pois então, são nesses tipos de vídeos que você deverá se inspirar quando for criar os conteúdos dos seus vídeos, tanto para projetos pessoais quanto para negócios.

A maioria desses vídeos tem um começo bem chamativo e eles usam algumas técnicas diferentes para atrair a curiosidade da audiência, como fazer os usuários rirem ou deixá-los surpresos.

Mas fique atento: não estamos dizendo para você copiar o que já tem sido feito. A dica é que você tome esses vídeos como referência e inspiração para criação dos seus próprios vídeos.

Além disso, é extremamente importante que você leve sempre em consideração o gosto de sua audiência (jamais esqueça da sua persona!). Afinal, de nada adianta ter boas referências se elas não forem adequadas ao que seu público gosta de assistir.

Comece com algo impactante

Apresente algo impactante logo nos primeiros segundos!

Isso muda totalmente o modo como você apresentará seu conteúdo e ainda faz com que os usuários fiquem mais interessados nele.

No caso dessa estratégia, você tem a opção de usar diversos tipos de frases, como algum bordão engraçado, alguma lição, promessa ou qualquer outro comentário que se encaixe no conteúdo de seu vídeo.

Alguns YouTubers famosos iniciam vídeos sempre da mesma maneira. Eles criam uma identidade com os seguidores de seu canal e isso os diferencia dos demais. Se esse for seu caso, use a criatividade e crie seu próprio jargão.

O foco principal aqui é instigar os usuários. Você pode, por exemplo, começar seu vídeo com uma pergunta mais objetiva e forte que será respondida ao longo do vídeo. Pense em possíveis dúvidas e questionamentos de sua audiência e os explore na introdução.

Conte alguma história na introdução do vídeo

As pessoas possuem maior facilidade de memorização e engajamento com histórias do que com informações soltas. Isso acontece porque, quando ouvimos uma história, conseguimos nos imaginar em algumas situações contadas ali. Então, use isso a seu favor!

Quando for começar um vídeo, conte algo divertido ou curioso que aconteceu com você, mas que esteja relacionado ao conteúdo do vídeo. Isso irá ajudar seu espectador a se identificar com você.

Essa tática não garante que a pessoa assista ao vídeo completo, mas já é um passo importante para que você conquiste a atenção de seu público logo no início.

Mas é importante lembrar que você deve ser breve. Então procure chegar logo no ponto alto da história. Assim, você conquista a atenção do público logo de cara e consegue mantê-la para a sequência do vídeo.

Sempre se coloque no centro da ação

Procure gravar pelo menos a introdução do vídeo em um lugar diferente, mas que esteja relacionado ao assunto que você apresentará.

Um exemplo são os vídeos de canais de culinária. Você pode começar o vídeo em um mercado ou feira, mostrando todos os ingredientes coloridos e frescos que usará em suas receitas. Essa é uma maneira de testar uma outra introdução de vídeo. Ela sempre acaba envolvendo muito mais sua audiência.

Por isso, entre de cabeça na sua experiência e compartilhe-a com seu público. Será uma excelente maneira de instigar ainda mais os usuários a verem seus vídeos inteiros.

Além disso, você cria um relacionamento e uma maior aproximação com o público a partir de seus conteúdos, o que garante vídeos perfeitos e de sucesso.

Seja descontraído nos vídeos

Com certeza, você já deve ter notado que muitos vídeos virais possuem um toque de humor. É claro que isso depende bastante do tema do vídeo. Mas, em geral, os vídeos engraçados ganham maior destaque.

Os usuários costumam ter maior facilidade de engajamento com conteúdos mais leves e isso é algo que você deve usar a seu favor. Então, faça alguns testes com vídeos diferentes!

Em um de seus vídeos, tente começar e até mesmo terminar com frases engraçadas e descontraídas. Mas use frases que estejam de acordo com o assunto de seu vídeo. Em outros vídeos, evite tanta descontração.

Depois disso, analise a recepção do seu público e veja se sua audiência fica mais à vontade com seus vídeos ou não. Então, vá dosando a quantidade ideal de humor a usar.

Faça perguntas sempre que possível

Outra maneira de chamar a atenção do público é fazer algumas perguntas para o público. Especialmente se a respostas dessas perguntas forem mais curiosas ou tiverem alguma informação que não é muito conhecida.

Vamos te dar um exemplo:

Caso você tenha uma agência de turismo, crie um vídeo que fale sobre as praias mais bonitas do mundo e pergunte aos usuários se eles conhecem quais são essas praias.

Caso você trabalhe com marketing, pergunte se os usuários sabem quais são as redes sociais mais usadas do mundo!

Isso faz com que as pessoas queiram assistir seus vídeos até o final para conseguirem obter as respostas das perguntas que você fez!

Dessa forma, você consegue cativar a atenção de seus espectadores até a conclusão, garantindo que vejam todo seu conteúdo.

Aproveite as tendências

Para quem trabalha com comunicação e com vídeos, é sempre interessante prestar atenção em tudo o que está ocorrendo no mundo e ao seu redor. E sempre aproveite as tendências que forem surgindo.

Uma boa maneira de fazer isso é consultando o Google Trends. Ele é uma excelente ferramenta que te dá insights sobre aquilo que tem sido mais pesquisado atualmente.

Esse tipo de informação pode ser usada na criação dos seus vídeos para que eles se tornem mais interessantes e deixem a audiência mais engajada. Afinal, você falará de algo que as pessoas realmente estão procurando.

Quando você usa referências de assuntos que o público já conhece, você consegue criar um ponto de identificação entre seus vídeos e sua audiência. Isso chama muito mais atenção, garante a compreensão e ainda facilita a interação com o vídeo.

Use músicas e efeitos sonoros

Outra maneira de garantir a atração das pessoas com os conteúdos e deixá-las mais interessadas é usar músicas e efeitos sonoros. Especialmente na introdução e conclusão do vídeo.

As músicas são mais facilmente reconhecidas pelos usuários. E ainda são capazes de despertar memórias e emoções, o que ajuda muito na melhora da retenção e da compreensão do seu vídeo de uma maneira geral.

Porém, fique atento quanto aos direitos autorais. Algumas músicas não podem ser usadas se você não pagar os commodities acordados, e isso pode fazer seu vídeo ser até mesmo banido do YouTube.

Para mais informações sobre trilha sonora, confira nosso vídeo sobre como escolher e baixar músicas de fundo para seu vídeo.

Mantenha sua identidade visual

Para se destacar na produção de vídeos, é importante sempre manter sua identidade visual. Especialmente se você possui uma audiência que já te conhece.

Por exemplo, se você já acompanha a Rock Content há algum tempo, é certo que você já conhece o Peçanha!

Com uma identidade visual bem definida, você fará com que os conteúdos sejam diferenciados dos outros conteúdos ao redor do seu. As pessoas que te acompanham conseguirão encontrar seus vídeos mesmo que tenham vários outros conteúdos à disposição.

Use vinhetas

Além de tudo que já foi falado anteriormente, criar uma vinheta atrativa pode ser algo interessante e que desperta a curiosidade de seu público.

Então, procure utilizar uma vinheta bem produzida e interessante. E coloque-a logo após a chamada do vídeo. Esse pode ser um grande diferencial na sua estratégia, além de ajudar seu vídeo a ter mais destaque diante de tantos conteúdos encontrados na internet.

Criar vídeos perfeitos não é algo fácil. Porém, com dedicação e seguindo algumas estratégias como as que mostramos neste post, é possível fazer um conteúdo se destacar desde o início até o fim.

Uma outra maneira de fazer seus vídeos se destacarem é fazer uma boa edição. Por isso, não deixe também de ler nosso post com 9 programas de edição de vídeo para você usar.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.