Como criar um curso online de sucesso na Hotmart

7 passos para criar um curso online de sucesso na Hotmart

Quer aprender como criar um curso online de sucesso na plataforma da Hotmart? Confira esse post e aprenda agora.
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Se você entrou neste post, provavelmente, é porque já sabe que empreender online é uma das opções para quem quer ser dono de seu próprio negócio e porque ouviu falar sobre cursos online, uma das maneiras de trabalhar na internet.

Mas, mesmo que você não conheça nada sobre essa modalidade de ensino, este artigo ainda é para você. Isso porque qualquer pessoa que tenha conhecimento suficiente em algum tema que possa ser ensinado, pode se tornar um produtor digital e criar um curso online para vender na internet.

Isso significa que não há necessidade de ser um professor formado para criar um curso online de sucesso. Você só precisa ter um conhecimento específico sobre um tema que outras pessoas têm interesse em aprender.

Porém, a maioria das pessoas que quer ser um empreendedor digital não sabe por onde começar.

Pensando nisso, separamos os 7 passos principais para te mostrar como você pode criar seu próprio curso online.

Confira!

1. Escolha um nicho para atuar

Escolher um nicho é o primeiro passo que guiará toda a estratégia do seu negócio.

O nicho de mercado é o segmento no qual você atuará. Cada segmento tem suas especificidades, e é focado nelas que você trabalhará.

Finanças, emagrecimento e marketing digital são alguns exemplos de nichos.

Para escolher uma área para atuar, você precisa pensar no que mais gosta, no que faz de melhor e no que tem mais vontade de aprender e estudar.

A partir disso, faça pesquisas de mercado e analise se o nicho que você escolheu é uma área realmente boa para atuar.

Definir sua área de atuação é uma tarefa simples, mas requer que você passe por algumas etapas importantes antes de fazer sua escolha.

São elas:

  • Analisar as possibilidades de ganho e resultado;
  • Avaliar se há procura para o material que você pretende produzir;
  • Entender as tendências e se seu nicho tem boas perspectivas;
  • Analisar a concorrência e definir se você consegue produzir algo de qualidade igual ou superior ao que já existe;
  • Escolher um tema mais específico dentro de seu nicho.

Ao decidir o tema sobre o qual você criará um curso online, é essencial que você estude muito e domine o assunto que pretende ensinar.

Pesquise a maior quantidade possível de conteúdos sobre o que você falará, inclusive materiais de outros países, para ver se há novidades que ainda não chegaram aqui.

Sites como o Quora (em inglês), Yahoo Respostas, Keyword Tools ou mesmo o auto complete do Google, que dá opções de buscas frequentes enquanto você digita, são ótimas maneiras de descobrir as dúvidas e soluções que seu cliente em potencial está buscando.

Isso é muito importante e possibilita que você crie um curso online completo, que realmente dê a solução que seus futuros alunos estão buscando. Dessa forma, eles ficarão realmente satisfeitos e gratos por terem adquirido seu material.

Após todas as pesquisas, escreva um resumo a respeito do seu curso online que contenha o tema e o principal objetivo desse material.

2. Crie um roteiro

Se você já definiu seu nicho e decidiu o tema do seu curso online. Agora é o momento de começar a colocar a mão na massa.

Um curso online, geralmente, é feito em vídeo, formato muito escolhido por ser o que os usuários mais consomem.

Mas mesmo que você queira criar o material em formato de ebook, é essencial criar um roteiro para não esquecer nenhuma informação importante e para que seu curso tenha uma ordem lógica.

Seu material deve ser muito envolvente e atrativo para prender a atenção dos seus alunos e, assim, ensiná-los o que eles pagaram para aprender.

A pessoa adquiriu seu curso porque confia que você entregará tudo que prometeu na divulgação. Por isso, cada aula deve ter um roteiro bem-feito, capaz de passar o conteúdo da forma mais clara possível.

Um roteiro é importante mesmo que você domine de cabeça todo o conteúdo. Ele é capaz de guiar seus passos e tornar suas aulas didáticas e com um sentido lógico interessante, com começo, meio e fim.

3. Escolha o material para gravar

Com os constantes avanços tecnológicas, as pessoas dão cada vez mais importância para a qualidade do material que compram.

É por isso que, ao criar um curso online, você deve usar os melhores materiais possíveis ao gravar seus vídeos.

Faça uma pesquisa sobre as câmeras que estão no mercado e procure utilizar uma que entregue boas imagens.

No começo, você pode usar a câmera do celular, por exemplo. Mas se você quer criar um curso online de qualidade, recomendamos que invista nesse tipo de material.

Outro material importante é o microfone, pois ele influencia diretamente na forma como sua mensagem será escutada e recebida pelo seu aluno. Em um curso online, sua audiência precisa ouvir com clareza tudo que você tem para dizer.

Vale lembrar que não é preciso comprar todo o material logo no início. Há a possibilidade de alugar ou contratar um profissional/produtora para te ajudar com a captação de imagem e som de qualidade.

Porém, se você tiver como investir nesse tipo de material, não deixe de pesquisar e comprar algo que caiba em seu bolso e que te ajude a criar um vídeo melhor.

De modo geral, as pessoas costumam lidar melhor com uma imagem ruim do que com um som ruim. Por isso, é melhor que você invista, a princípio, na compra ou aluguel de um microfone. Por melhores que as câmeras sejam, a captação de som delas ainda deixa a desejar.

4. Defina seu cenário

O local onde você gravará o curso deve ser silencioso e longe de ruídos, como janelas viradas para a rua ou lugares muito movimentados. Dessa forma, nenhum barulho atrapalhará sua gravação ou inferirá no conteúdo e na qualidade do seu material.

Lembre-se também da aparência do local. Prefira um fundo limpo para não causar distração e dê preferência para ambientes mais neutros.

A iluminação também é um ponto importante que faz parte do cenário.

A alternativa mais simples é utilizar luz ambiente, ficando próximo a uma janela e a favor da luz. Mas você também pode utilizar luminárias fluorescentes ou investir em um iluminador de LED profissional.

5. Prepare-se

Obter uma boa performance em frente às câmeras é essencial para se tornar uma autoridade no tema e ganhar a confiança dos seus alunos.

Para isso, é preciso treinar muito e gravar o conteúdo quantas vezes você achar necessário para deixar seu material da melhor maneira possível.

Criar um curso online de sucesso exige naturalidade para que a mensagem seja passada da maneira correta. As pessoas percebem quando você está falando como um robô, e pior, suas aulas vão acabar ficando tediosas.

Temos certeza de que você já teve um professor que não sabia se expressar ou envolver os alunos, o que deixava a aula monótona e os estudantes dispersos, não é mesmo?

É exatamente isso que você não pode fazer diante das câmeras! Por ser um curso online, você deve prender a atenção de quem está te assistindo.

Faça alguns testes diante da câmera e assista-os. Assim, você poderá analisar o que precisa melhorar nas próximas gravações.

Quanto mais você treinar, melhor será sua performance nas próximas vezes.

Peça para que outras pessoas assistam, avaliem com um olhar mais crítico e te deem um feedback sincero sobre seu conteúdo em vídeo.

Você também pode assistir aulas online de produtores de conteúdo que você admira e tentar entender como eles se portam perante as câmeras para usar o que eles fazem que dá certo.

6. Edite suas aulas

Após concluir a gravação, é hora de editar e colocar trilha sonora para que seus vídeos fiquem mais profissionais.

Você pode contratar alguém ou aprender a editar seus próprios vídeos sozinho.

Contratar alguém exige um investimento mais alto. Já editar seus próprios vídeos pode ser trabalhoso e exigir tempo, mas há pouco ou nenhum investimento.

Se você ainda não está habituado com a produção e edição de vídeos, confira, a seguir, algumas dicas que separamos para você:

  • Recolha todo o material de gravação e transfira-o para seu computador. A maioria das câmeras já vêm com cartão de memória ou cabo usb para fazer esse processo. Basta conectar ao computador, selecionar e transferir os arquivos.
  • Esse arquivo pode vir em diversos formatos, como .mov, .mpeg, .avi, .mp4, entre outros.
  • Depois de passar tudo para o computador, você deve escolher um programa de edição. Existem diversas opções no mercado que podem ser pagas ou gratuitas, mas o mais importante é entender como os editores funcionam e, compreendendo essa lógica, todos eles podem te atender bem. Claro que os editores pagos possuem mais funcionalidades, mas tudo depende do valor que você tem disponível para investir.

7. Saiba onde hospedar seu curso

Um dos maiores e mais importantes desafios de criar um curso online é escolher uma boa plataforma digital para hospedar seu material. Isso está diretamente relacionado à qualidade de transmissão das aulas e pode ter grande influência em seus resultados de venda.

Ao escolher uma área de membros para abrigar seu curso, você deve:

  • Prezar por segurança em cada transação econômica, tanto para você quanto para os compradores do curso;
  • Ter controle de seus alunos;
  • Ter agilidade para entregar seu produto após a compra;
  • Conseguir monitorar seus resultados.

Esses são pontos básicos, mas necessários, e você precisa levá-los em consideração ao escolher uma plataforma EAD.

Crie seu curso online

Existem alguns passos importantes que você precisa seguir para criar um curso online que realmente dê resultados.

Os produtores mais bem-sucedidos seguem esses passos e, se você quiser alcançar seus objetivos e obter resultados verdadeiramente satisfatórios, sugerimos que você os siga também.

Se você chegou até aqui, percebeu que é perfeitamente possível criar um curso online e começar a empreender na internet. Basta ter algo valioso para ensinar, colocar esse conhecimento em um formato digital e vendê-lo online para um público quase ilimitado.

Você acha que está preparado para criar seu próprio curso online? Acesse nosso Desafio 30 Dias, um curso completamente gratuito que ensina o passo a passo completo para você criar seu próprio negócio digital em apenas 1 mês.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.