Por Autor Convidado

pelo blog da Comunidade Rock Content.

Publicado em 23/07/2018. | Atualizado em 28/03/2019


Você pensa em fazer uma pós-graduação? Veja só o que nossos parceiros do Cejur têm a dizer sobre o crescimento pessoal que você adquire com uma pós!

Está sem perspectiva de avanço profissional? Acredita que deixa a desejar em capacitação? Então talvez seja a hora de investir em alguma qualificação, não é mesmo?

Além de úteis em todas as carreiras, o aprendizado e o aprimoramento trazem evolução para a vida particular. Você pode, por exemplo, obter um grande crescimento pessoal com pós-graduação.

Maturidade no mundo de hoje nunca é demais. Afinal de contas, o mercado muda em alta velocidade. Por isso, mais do que conhecimento técnico, é preciso um preparo emocional para lidar com cenários inconstantes. Nesse sentido, fazer um novo curso pode ser o primeiro passo para uma guinada.

Quer saber mais sobre como uma pós pode ajudar na sua evolução como ser humano? Então descubra neste post lições que vão bem além do ambiente acadêmico. Acompanhe!

Conquista de mais persistência

Uma pós-graduação é um projeto de médio prazo que levará pelo menos alguns meses, nos quais você terá que assistir às aulas oferecidas, praticar exercícios, se submeter a provas, entregar trabalhos acadêmicos, interagir com os colegas etc. Tudo isso vai exigir persistência, dedicação, determinação e superação.

Ao concluir um projeto dessa envergadura, você se sentirá mais confiante para enfrentar outros desafios, inclusive em sua carreira. Além disso, mostrará maturidade no trabalho, já que ficará evidente que senso de responsabilidade é um atributo que você tem de sobra. Isso é algo muito bem-visto e reconhecido em qualquer profissão.

Ao cursar uma pós-graduação, cada aula assistida ou lição terminada servirá de motivação para você entender que, dando um passo de cada vez, é perfeitamente viável crescer.

Mesmo quem fica no vermelho todo mês pode sair desse círculo vicioso ao aplicar recursos em algo que trará retornos concretos. Haverá ainda benefícios intangíveis preciosos, como a conquista de mais equilíbrio para enfrentar os desafios.

É aquela velha história do copo meio cheio ou meio vazio. Cada um tem um ponto de vista. Nesse sentido, você pode pensar: “não consigo estudar agora porque o trabalho ocupa muito do meu tempo”. Ou então pensar assim: “vou fazer uma pós-graduação a distância já que o método presencial é impossível para mim”.

Moral da história: a persistência que um curso desses pode proporcionar significa aprender a ter e a cultivar a positividade para encontrar saídas diante dos problemas, e não ficar apenas reclamando.

Confira algumas recomendações de leituras e conteúdos para desenvolvimento pessoal e de autoconhecimento! 🌱
Desenvolvimento pessoal: o guia completo para o sucesso
Criatividade: o que é e como se tornar mais criativo em 11 passos
Marketing Pessoal: o que é, sua importância e 14 dicas para o sucesso
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Personal Branding: a importância de estabelecer sua marca pessoal
Teoria dos Traços de Personalidade: entenda o que significa!
Livros Online Grátis: as melhores opções para ler ou baixar de graça!

Iniciativa para as atualizações

E os benefícios da pós-graduação não para por aí. Ao matricular-se, você aprende a se atualizar de um jeito mais fácil e ameno do que no próprio mercado profissional.

Com tantas mudanças bruscas em vários setores — como a polêmica que envolve hoje taxistas e motoristas de Ubermuitos profissionais tiveram que aprender outras habilidades na marra.

E acredite: muitos estão com sérias dificuldades para se manter no mercado, pois não é fácil mudar do dia para noite. Infelizmente, isso pode ser necessário.

Desse modo, com uma pós-graduação, você perde o medo de aprender coisas novas e até começa a gostar disso. Assim, desenvolve um espírito menos acomodado, tem mais iniciativa para fazer mudanças e realmente guiar o seu próprio futuro, e não apenas deixar a vida correr como um barco sem rumo.

Vamos para um exemplo prático. Imagine um dentista que passou em um concurso público. Ele pode passar anos com o mesmo salário, cumprindo a mesma rotina, por anos a fio. Mas ele também pode resolver fazer uma pós-graduação em Gestão Pública e um dia se tornar o secretário municipal de Saúde dessa mesma cidade ou até de outra. Por que não?

Da mesma forma, um advogado pode aprimorar a sua redação jurídica, acelerar o ritmo de produção e conseguir atender bem mais clientes, transformando os estudos jurídicos em ganhos financeiros. Com uma pós-graduação, você perde o medo de crescer e aprende a enxergar as oportunidades à sua volta.

Desse modo, uma especialização pode ser a peça-chave para aquela sonhada promoção na sua empresa ou até mesmo para a conquista de um novo trabalho, mais estimulante e lucrativo.

Melhora na capacidade de socialização

Ao iniciar uma pós-graduação, você também começa a desfrutar de uma nova rede de relacionamentos. Além de um nertworking estratégico, já que você vai conviver com pessoas da sua área, isso trará um aprendizado pessoal.

Será preciso aprender a lidar com esses colegas e professores e extrair muito conteúdo rico de suas experiências. Com essa prática, você lapida as suas habilidades de interação com os outros e poderá levar esse conhecimento para seu trabalho.

Networking para freelancersPowered by Rock Convert

Inspiração e prazer

Geralmente, ao fazer a escolha certa, o aluno acaba optando por aprimoramentos que tragam também prazer e satisfação. Ninguém está dizendo que não haja sacrifícios quando se escolhe dar início a uma empreitada como essa. Não se pode negar, porém, que uma pós-graduação também é divertida, estimulante e desafiadora.

Com ela, você pode se reinventar e aproveitar muito fazendo um trabalho, lendo um livro ou mesmo tendo acesso a ideias novas de sua profissão, que você ainda não dominava. Escrever um bom artigo acadêmico, por exemplo, pode ser extremamente inspirador para a sua vida pessoal.

De repente, você pode ter um insight que mudará o seu destino. Quem sabe um novo negócio? Tudo isso porque sua mente não estará inerte, muito pelo contrário, ela estará pulsando intensamente no mesmo ritmo de grandes profissionais de sua área, isto é, seus professores.

Estímulo ao marketing pessoal

Outro ponto importante quando o assunto é o crescimento pessoal com pós-graduação é descobrir como fazer seu marketing pessoal. Esse assunto é extremamente decisivo em qualquer carreira, principalmente para quem vem enfrentando dificuldades de obter reconhecimento no trabalho.

Em um curso de pós-graduação, você vai participar de grupos de discussões com pessoas do seu ramo, muitas delas mais experientes e até mais bem colocadas no mercado do que você. Mesmo assim, será preciso mostrar seus talentos e pontos de vista.

Vai ser um ótimo treino porque o marketing pessoal, na prática, é mesmo difícil de ser aplicado. Isso porque existe uma linha muito tênue entre ser autoconfiante e arrogante. Por essa razão, é somente praticando que se aprende a fazer isso na dosagem certa. Em um curso de pós-graduação haverá inúmeras oportunidades para exercer esse lado: saber como vender o seu peixe.

Além disso, uma tese bem elaborada ou um projeto de conclusão de curso de qualidade poderão servir de vitrine e de base para você poder ficar mais à vontade para falar bem de seus atributos profissionais.

É difícil fazer elogios a si mesmo. Porém, quando se acredita em um trabalho de excelência, resultado de estudos e de reflexões, com suporte de um corpo docente atuante no mercado e de alto nível, fica bem mais simples e espontâneo.

Como você pôde perceber, o crescimento pessoal com pós-graduação é imenso e variado. Você ganha, além de conhecimento, maturidade e experiência. Assim, vai conseguir se desenvolver melhor também na vida profissional, aumentando as chances de ter mais qualidade de vida e uma renda mais alta.

E aí? O que achou do nosso post? Quer dividir nosso conteúdo com seus amigos e familiares? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Roda da VidaPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto