crenças limitantes

Crenças limitantes: o que são e como superá-las?

Crenças limitantes têm o poder de limitar nossas conquistas, aprisionar nossas ações e criar sabotagens em nossa mente, nos fazendo perder grandes oportunidades. Aprenda como lidar com elas!

Estamos sempre em busca de crescimento pessoal e profissional. Por isso, determinamos várias metas em nossa vida. Mas por qual razão começamos com tanta força de vontade e desistimos logo em seguida? Já parou para pensar em quantos planos traçamos e não realizamos?

Neste texto, você abrirá a sua mente e descobrirá que existe um motivo que o limita e não o permite conquistar o que tanto deseja. São as chamadas crenças limitantes. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe!

O que são as crenças limitantes

Antes de falarmos sobre as crenças limitantes, vamos explicar o que são crenças.

De forma objetiva, crença é uma percepção interna que rege nossa maneira de viver, de agir e de reagir perante o mundo.

Quando a crença é positiva, ela nos ajuda a superar desafios e gerar ações de sucesso. No entanto, quando negativa, ela tem o poder de limitar nossas conquistas, aprisionar nossas ações e criar sabotagens em nossa mente, nos fazendo perder grandes oportunidades. É aqui que aparecem as crenças limitantes.

Quando nascemos, nosso cérebro tem muito espaço vazio. É como um HD externo pronto para receber todas as informações possíveis. Dependendo do lugar em que nascemos, da criação e educação que tivemos, das experiências vividas na infância, diversas informações são depositadas em nosso cérebro e determinarão a forma que lidamos com o mundo.

Já ouviu alguma dessas frases?

  1. Dinheiro não nasce em árvore.
  2. Você é burro.
  3. Não consegue fazer nada.
  4. Isso não é para você.
  5. Desse jeito você não vai arrumar ninguém.
  6. Dinheiro não traz felicidade.
  7. Se continuar assim, ninguém vai contratar você.

Esses são alguns exemplos de frases que ficam em nosso inconsciente que serão nossas crenças limitantes no futuro

Exemplos de crenças limitantes

A melhor forma de aprender o que são as crenças limitantes é com exemplos práticos.

Quando você pensa assim: não sou bom em tabuada, jamais poderei fazer uma faculdade de engenharia; Jamais conseguirei um emprego naquela empresa, só trabalham pessoas inteligentes lá; Devo continuar casado para manter as aparências; Nunca vou ter o corpo que quero, pois amo comer.

Tudo isso são crenças que nos limitam de avançar e alcançar nossos sonhos. Se você diz que não é bom em biologia e por isso não vai entrar em uma faculdade de medicina, você está se sabotando, dando vazão à crença limitante que impede você de conquistar o que tanto deseja.

As crenças limitantes acontecem em nosso inconsciente, na maioria das vezes, as pessoas não sabem que isso acontece.

Superando as crenças limitantes

Na prática, você pode fazer alguns exercícios para superar as crenças limitantes.

Por exemplo, pegue um caderno e escreva a sua visão de vida. Sem limitações, não pense nas dificuldades, nos medos, nas limitações. Coloque tudo que você visualiza para seu futuro.

Em seguida, determine suas metas e objetivos para alcançar a sua visão. Determine datas e quais caminhos trilhar, enfim, tudo que precisa ser feito. Visualize tudo isso. Logo você perceberá que uma voz interna começará a dizer vários empecilhos para não alcançar o que deseja. Isso são as crenças limitantes, e para superá-las, você precisa seguir três passos:

1. Identifique as crenças limitantes

Pergunte para você quais são essas crenças. Escreva várias respostas. As primeiras serão mais amplas, mas se permita ir mais fundo e colocar respostas que estão em seu íntimo, só assim você vai superá-las.

2. Desenvolva novas crenças para substituir as limitantes

Elimine tudo que seja limitante. Foque na sua força e no seu potencial. Acredite em você. Para cada frase negativa que você escolheu, escreva uma positiva. Foque na sua visão e siga firme na decisão.

3. Treine o tempo todo essas novas crenças

Diariamente, pegue todas as suas novas crenças e reafirme para você. Leia em voz alta, fale na frente do espelho. Faça o que for necessário para que elas se tornem realidade.

O segredo está em tomar a responsabilidade para você. Não fique colocando culpa em nada, mas tome a responsabilidade sobre tudo. Encare de frente todas as suas crenças limitantes e coloque em prática as nossas dicas. Tenho certeza que você vai conquistar tudo que deseja.

Tem algum exemplo de crença limitante? Deixe um comentário no post e compartilhe conosco.

Nota do editor:
A Roda da Vida é a ferramenta perfeita para você fazer uma análise de autoconhecimento de seus principais valores e crenças limitantes. Acesse e passe a se conhecer melhor!

roda da vida

Conteúdo produzido em parceria com a equipe do blog Adailton Soares Coaching.