correção de redação

4 passos para uma correção de redação para web sensacional

Revisar um conteúdo é como um ritual. Existem várias peças para serem avaliadas e que não podem ser esquecidas. Confira aqui os elementos essenciais para um correção de redação excepcional!
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Quando lembramos com saudades dos primeiros anos na escola, o mais provável é que sintamos falta dos recreios, da coxinha de frango da lanchonete ou do vendedor de balas, mas não da professora de português fazendo ditados e correção de redação, não é mesmo?

Para falar a verdade, sem grandes esforços, conseguimos sentir o cheirinho do recheio de frango da coxinha e ouvir os gritos de milhares de crianças correndo umas atrás das outras se esbofeteando e virando inimigos mortais até o próximo intervalo.

A professora de português, porém, só nos vem à cabeça quando lembramos que ela gostava de colocar um guerreirinho na frente da sala para conjugar verbos ou coisa do tipo. A sua era assim também?

Essa diva da língua portuguesa que nos ensinou, com musiquinhas e hacks divertidos (ou nem tanto), como entender e gravar as regras de ortografia, acentuação e tudo mais.

Lógico que junto dela vieram autores incríveis, colegas que compartilhavam informações (#cola), a faculdade, href=”https://comunidade.rockcontent.com/curso-de-revisao/” target=”_blank” rel=”noopener”>cursos online como os da Rock Content que são gold e outras ferramentas básicas que nos fizeram chegar até aqui, nas revisões de redação para web.

Infelizmente, porém, também chegaram faturas vencendo e todo o pacote da vida adulta que não se paga com medalhas feitas em papel crepom que ganhávamos nos ditados.

E é nessa hora que muitos freelancers se perguntam: como ganhar um bom dinheiro com revisões, deixar sua professora orgulhosa e a gerente do banco aliviada com suas contas em dia?

Dá uma olhada neste esquema para fazer revisões incríveis e otimizadas que montamos e descubra como.

1. Entenda do que se trata uma correção de redação web

Existem vários tipos de redação e se você fez vestibular recentemente ou trabalha em áreas relacionadas à produção de texto, está com todos deles frescos na cabeça. Dissertação, narração, jornalístico, comentário, e por aí vai.

Dentre elas, a redação web é a mais recente, e se me permite puxar a sardinha para nosso lado, também a mais interessante pois é cheia de segundas intenções!

Sim, ela é planejada para seduzir a persona e fazer com que tome uma ação específica, mas como uma agente dupla, a redação web também visa satisfazer os algoritmos dos mecanismos de busca para ter um bom rankeamento nas pesquisas.

E quem, nesse enredo à la 007, seria aquele agente que fornece as armas ultra tecnológicas: o revisor, oras!

Para garantir o sucesso da missão “texto sensacional”, então, a criação de um checklist personalizado é fundamental. Pois assim, além de certificar o bom português e o uso das estratégias de inbound, o revisor também consegue escalar sua produção, afinal de contas, não podemos esquecer as contas a pagar, não é mesmo?

2. Crie um checklist da revisão

Vamos recapitular: já falamos das nossas professoras de português, coxinhas de frango, da gerente do banco, dos diferentes tipos de escrita, que a redação web é cheia de segundas intenções e até do 007, certo?

Então, agora vamos falar de coisas mais práticas e dar forma para um checklist de revisão. O ideal é que ele seja personalizado, que funcione no molde da sua linha de raciocínio.

Algumas pessoas preferem ler o texto todo, outras gostam de passá-lo em um corretor primeiro, etc. Porém, existem itens que são obrigatórios e precisam aparecer em algum momento nesse esquema. Tais como:

Avaliar a gramática

Acentuação, concordância, grafia correta das palavras e pontuação são itens básicos de uma revisão de redação, em qualquer língua, estrutura textual e planeta. No caso do português, soma-se também o fato de que recentemente colocamos em prática o novo acordo ortográfico e muita confusão ainda é feita na hora de escrever.

Em outras palavras, tem muita coisa a se observar que, se não forem corrigidas, poderão comprometer todo o texto, autoridade de quem escreve e até mesmo a estratégia de conteúdo. Efeito dominó que fala, né? Mas olha esses exemplos:

“O deputado apresentou sua idéia no palanque da assembléia

Os ditongos das palavras paroxítonas perderam o acento agudo no novo acordo ortográfico. Provavelmente sua professora de português (hashtag diva) te ensinou a pronunciar as sílabas tônicas com mais intensidade para saber se deveria ou não acentuar, certo? A de muitos redatores também, mas, no caso, esse hack não funciona mais.

Pode parecer besteira, mas dependendo da persona que lê e o assunto que esteja sendo tratado, erros como esse podem descredibilizar totalmente a fonte.

“Os robôs de inteligência artificial deve automatizar cada vez mais os processo.”

A frase acima deve ter ferido seus olhos, certo? Mas posso colocar a mão no fogo pelos redatores da Rock Content e dizer que a escrita dessa maneira não foi proposital, mas provavelmente fruto de uma desatenção.

É verdade que ele deveria revisar antes de entregar um conteúdo para o revisor, afinal de contas, também é responsável pela qualidade, mas por ser um texto que em alguns casos foi reescrito várias vezes, casos como esses podem passar despercebidos.

“Uma dica importante é, pesquise outros blogs sobre o assunto”

Esse exemplo faz parte de uma gigantesca lista de erros de português que a Comunidade de freelas da Rock ajudou a criar e explica bem essa escorregada de pontuação mais do que comum.

Vou evocar a professora de português de novo porque muitas delas nos ensinaram a colocar a vírgula sempre que precisássemos respirar para ler uma frase, certo? Pois é, mas não é bem assim. Esse recurso muitas vezes nos faz errar em casos críticos, como separar o sujeito do predicado.

Analisar a coesão e coerência

Um revisor não precisa ser perito no assunto para perceber que uma frase não está coesa e coerente, e, apesar de serem vendidas como uma dupla imbatível, existe sim a possibilidade de um texto ser coerente sem ser coeso.

Pegue a música “Diariamente” da Marisa Monte, por exemplo. Todos seus refrões são coerentes individualmente como “Para todas as coisas: dicionário, para que fiquem prontas: paciência” e fica ainda mais inteligível no final quando termina com “Para você, o que você gosta, diariamente” arrematando a razão de todas as relações citadas.

Que a música é coerente e linda, não temos dúvida, mas para ser um exemplo de coesão, teria que ser reestruturada com conectivos que eliminariam repetições, fariam referências ou oposições entre suas estrofes.

Na redação web, que é preciso ter certeza que o leitor entenderá a mensagem como foi planejada na estratégia, coesão e coerência são primordiais. Para os poemas e músicas maravilhosas, elas podem ser facultativas.

Conferir as conjugações verbais

Aqui a escorregada é a mesma da concordância que falamos anteriormente. O redator pode iniciar uma frase falando no plural e terminar no singular, ou, começar no passado e terminar no futuro (quase um lance do filme “De Volta para o Futuro”, né?).

Então, é preciso fazer conferir se todos os verbos estão conjugados corretamente, como a professora nos ensinou.

Repetição de termos ou erros de digitação

Aqui, como no Rio Negro e Solimões, começamos a misturar cuidados que valem tanto para o uso correto da língua como para as técnicas de inbound marketing, SEO etc.

Palavras repetidas na mesma frase, como sonoridades semelhantes, erros de digitação e até espaços duplos entre as palavras precisam ser eliminados na revisão para garantir fluidez no texto. Para ficar mais claro, olha este exemplo:

“A cobra cascavel é uma das cobras que cobra maior atenção dos aventureiros”

Temos o substantivo no singular e no plural acompanhado ainda do verbo com escrita idêntica que embaralha toda a frase. A leitura fica simplesmente desagradável.

Adequação à pauta

Nesse ponto entramos na área exclusiva da redação web, em que são abrigadas as estratégias para conquistar a persona e conduzi-la em seu processo de nutrição.

A linguagem, por exemplo, é um elemento importantíssimo da adequação a pauta. Textos sobre tecnologia podem demandar construções e argumentos mais formais, enquanto de um studio de tatuagem precisam ser mais informais e modernas.

Além da linguagem, verificar se a redação contém todos os assuntos solicitados na descrição da pauta e se está condizente com a etapa do funil de marketing também é essencial.

Com esses cuidados, quando a persona ler o texto, sentirá que ele foi escrito para ela, e terá boas razões para considerar seu conteúdo.

Elementos para otimização do texto

Essa personalização do conteúdo já será identificada positivamente pelos mecanismos de busca, mas para torná-lo ainda mais relevante, outros pontos devem fazer parte de sua estrutura.

O uso da palavra-chave adequadamente, um call to action bem elaborado, intertítulos que garantam escaneabilidade do texto são alguns deles e devem ser rigorosamente avaliados na revisão.

Esses são alguns dos elementos que podem compor um bom checklist, mas assim como os agentes e espiões britânicos, os revisores também podem utilizar algumas tecnologias a seu favor.

Nosso objetivo é facilitar a sua vida, por isso criamos um checklist de Revisão com aspectos que consideramos essenciais para a revisão de qualquer material. Para garantir a sua versão, é só clicar aqui!

3. Escolha as ferramentas de apoio certas

Existe uma lista vasta de ferramentas que podem ajudar, então, é importante escolher aquelas que irão otimizar seu trabalho, afinal de contas, não estamos esquecendo a gerente do banco e nossas faturas, não é mesmo?

Uma delas é o VOLP. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa é um sistema de busca atualizado de acordo como novo acordo ortográfico lançado pela Academia Brasileira de Letras.

Outros, muito comuns na revisão, são os corretores automáticos do Word, LibreOffice e Language Tool e ajudam a identificar parte dos elementos que listamos para o checklist.

Obviamente não se pode confiar exclusivamente nessas ferramentas e uma boa gramática é uma companhia muito bem-vinda.

4. Pense na revisão como ferramenta de aprendizado

Com as ferramentas certas e o checklist eficiente, sua produtividade será consideravelmente aumentada, mas é possível facilitar ainda mais seu trabalho.

Se, ao revisar o texto de um redator, você oferecer dicas e um feedback construtivo, os próximos conteúdos serão muito mais fáceis de serem corrigidos, não é mesmo?

Essa, aliás, era a filosofia da professora de português lá da sua época da escola. A correção de redação que ela fazia te mostrava como melhorar texto a texto.

Você pode até não ter curtido algumas notas que ela te deu, mas no final das contas, cada correção foi um novo estímulo para melhorar e fugir das recuperações de final de ano.

Como revisor, você também desempenha esse papel e melhor, pode escalar seu trabalho. Só faltará mesmo uma fonte de jobs confortável para deixar sua gerente do banco satisfeita, não é mesmo?

Quer uma dica final? Seja revisor na plataforma da Rock Content. Você encontrará um volume de trabalho crescente e apoio sensacional de uma equipe e de outros freelancers. Tenho certeza que até sobrará uma graninha para matar o desejo de comer coxinha de frango, então, se inscreve!