Por Gleice Sousa

Publicado em 05/06/2020. | Atualizado em 05/06/2020


Entenda o que é a comunicação interpessoal e o que fazer para se tornar um profissional mais cordial no trabalho remoto, conseguindo uma boa relação com clientes e parceiros.

Mesmo trabalhando em casa, é importante que o profissional consiga se manter cordial e ter uma comunicação saudável enquanto trabalha. Isso além de evitar conflitos desnecessários, também auxilia na eficiência das atividades em equipe.

Neste texto, você entenderá como a cordialidade no trabalho virtual funciona e quais dicas poderá aplicar para ser um bom funcionário e promover a cordialidade no trabalho virtual, trazendo assim paz para os seus dias de serviço.

Como a comunicação interpessoal pode se tornar um diferencial no trabalho?

Você sabia que aplicar técnicas para ter uma boa comunicação interpessoal no trabalho pode se tornar um diferencial positivo para a sua carreira?

Muitas pessoas focam apenas em ter habilidades relacionadas à suas funções no serviço, como aprender a utilizar ferramentas, mas esquecem que o modo como se comportam durante o expediente também pode fazer a diferença no seu desempenho e sucesso entre os colaboradores.

A comunicação interpessoal é o nome dado para caracterizar a comunicação entre pessoas, incluindo sinais verbais e não verbais. Por isso, não é apenas o modo com o que se fala que pode gerar uma boa ou má impressão, mas a sua postura e sinais corporais também devem entrar na conta.

A comunicação é utilizada para informar, expressar, motivar, dentre outras ações. Um bom profissional precisa saber como utilizar a sua voz e o seu corpo para passar a impressão desejada para o interlocutor.

É importante que a mensagem seja passada de forma clara, direta e amigável. Mesmo feedbacks que precisam ser mais rígidos ou que não são nada agradáveis de se ouvir devem ser passados da maneira correta, mostrando que a intenção não é de diminuir o profissional, mas incentivá-lo a melhorar.

Não é apenas quem fala que precisa ter uma boa postura: quem ouve também precisa se mostrar interessado e disposto a cooperar com a equipe. Ter um olhar distante ou ficar muito quieto pode passar a impressão de desinteresse.

Por que é importante ser gentil no trabalho?

Procurar ser uma pessoa mais gentil no trabalho poderá trazer benefícios para você e para toda a sua equipe. Os funcionários conseguirão se comunicar bem melhor, o que agilizará suas atividades de maneira geral.

Além disso, isso evitará momentos de tensão e estresse durante o expediente, o que poderá atrapalhar o rendimento dos envolvidos. Afinal, mesmo distantes, discussões e brigas poderão tornar o trabalho mais difícil.

Quem sabe os seus colaboradores podem se tornar bons amigos fora do expediente? Ser uma pessoa educada e gentil enquanto conversa com o restante da equipe poderá ser algo bem visto por todos, que poderão querer manter contato para assuntos além do trabalho.

Como ter cordialidade no trabalho virtual?

Apesar de não precisar se preocupar tanto com a postura corporal, é preciso cuidar do modo como se comunica com a sua equipe no trabalho durante o período de home office.

Por isso, confira algumas dicas de como manter a cordialidade no trabalho virtual, causando uma boa impressão para os outros funcionários e facilitando o serviço em condições adversas.

Use termos gentis

Iniciar a conversa com um “bom dia” ou “boa tarde”, perguntar como a pessoa está e se certificar de que os interlocutores estejam entendendo o que você está falando, é uma boa maneira de se mostrar gentil e prestativo.

Além disso, em conversas por voz ou vídeo, procure ter um tom de voz alto, além de agradecer, cumprimentar e ser educado como naquelas por escrito ou físicas, procurando ser uma pessoa atenciosa.

Procure transparecer expressões corporais na comunicação

Muitas das conversas tidas durante o trabalho home office podem se dar por mensagens ou áudios, por isso, é importante que consiga transparecer por esses canais as expressões que seriam percebidas caso a conversa fosse pessoalmente.

Demonstre alegria e entusiamo com pontuações ou emojis, para que as outras pessoas entendam a sua emoção e que você está realmente por dentro do assunto e disposta a entender e ajudar a equipe.

Invista na comunicação não-violenta

Você sabe o que é a comunicação não-violenta? Ela é um novo modelo de abordagem que busca criar conexões positivas com outras pessoas e ter mais empatia e amor ao próximo.

Ao mesmo tempo, a outra pessoa conseguirá entender melhor a sua posição, e poderão “entrar em um acordo” e conseguirem interagir de maneira muito mais saudável e pacífica.

Se mantenha disponível durante o horário de trabalho

Apesar de trabalhar em casa, é importante que você dedique um horário fixo de trabalho, para que seus colaboradores e clientes saibam em quais momentos podem falar com você.

Também é imprescindível que você esteja disponível durante o período estipulado. Afinal, de nada adianta ter um horário de serviço e não conseguir resolver os assuntos relacionados a ele.

Não esqueça dos e-mails

Outro meio de comunicação bastante utilizado no trabalho remoto é o e-mail e salas de reunião coletivas. Nessas ferramentas, também é importante se manter educado, cumprimentando e agradecendo o remetente no início e final de cada mensagem, respectivamente.

Procure não demorar para responder às mensagens, o ideal é que elas sejam respondidas em, no máximo, até 24 horas.

E então, aprendeu a como ter mais cordialidade no trabalho virtual? É importante que essas práticas sejam aplicadas diariamente, e naturalmente, o restante da sua equipe também começará a tratar você melhor.

Está começando ou pensa em trabalhar como freelancer no modelo home office? Então baixe o nosso e-book e confira todos os segredos de como ter sucesso nesse tipo de trabalho, conseguindo clientes e bons ganhos mensais.

Trabalho FreelancerPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto