Por Matheus Pereira

Analista de Planejamento na Rock Content.

Publicado em 03/04/2017. | Atualizado em 18/06/2019


Listamos as melhores práticas para criar uma descrição de produto que vai bombar no seu ecommerce. Confira!

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Já falamos aqui no blog o quanto o SEO é importante para o sucesso de uma campanha digital. Não só as empresas devem ficar atentas às novidades dessa técnica, mas também os redatores, pois elas influenciam diretamente em seu trabalho.

Quer uma prova?

Muita gente não sabe, mas a descrição de produtos para e-commerce é a nova forma de conquistar clientes.

Empresas e agências buscam especialistas para desenvolverem textos personalizados sobre o seu produto. Hoje, um toque pessoal faz toda a diferença.

Pensando nisso, vamos destacar as curiosidades sobre a descrição de produtos. Você descobrirá o que é, por que é importante e como criar descrições matadoras.

O que é uma descrição de produto?

Durante muitos anos, a publicidade tradicional sustentou a ideia de que uma imagem vale mais que mil palavras.

De fato, boas imagens são essenciais para uma estratégia de marketing. Elas tem um papel importante quando o cliente não tem contato com o produto real antes da compra.

No entanto, essa teoria está perdendo força.

Sabemos que o conteúdo escrito é rastreado pelo Google e indexado às páginas de busca. Logo, mesmo as imagens precisam de descrição e texto alternativo para rankear melhor.

Com o avanço do SEO, a descrição do produto tornou-se um dos principais fatores de rankeamento em um e-commerce!

A novidade tem alterado a percepção de gestores de pequenos e grandes negócios sobre esse fator. Se antigamente bastava incluir detalhes sobre um determinado produto, hoje o processo é diferente.

Além das boas práticas de redação web, é necessário explicar como funciona o produto, como usá-lo, como conservar o material, entre outras questões.

Portanto, fazer uma boa descrição de produto em um e-commerce significa fazer um bom Marketing de Conteúdo!

Ah, e os produtores de conteúdo também precisam ficar atentos. Afinal, a tendência é que apareçam novas vagas no mercado de trabalho, pois cada vez mais são procurados profissionais qualificados para esse tipo de conteúdo.

Quem está preparado, sai na frente.

Portanto, continue acompanhando esse artigo para não perder uma oportunidade de ouro!

Por que a descrição de um produto é importante?

Uma descrição de produto tem como objetivo garantir que a persona entenda tudo sobre uma mercadoria.

Além disso, melhora a reputação da empresa, pois o leitor ficará satisfeito com as informações que recebeu durante o acesso à loja.

Para o freelancer é a oportunidade de conquistar autoridade em sua área de atuação, uma vez que poucos redatores tem conhecimento para desenvolver um conteúdo que atenda às necessidades dos clientes.

Como escrever boas descrições de produto?

O primeiro passo para construir boas descrições de produtos é produzir uma pauta. A pauta irá guiá-lo no desenvolvimento do texto.

Antes de iniciar a produção do material, solicite ao cliente a aprovação do conteúdo. Dessa forma, evitará ajustes e refações no decorrer do seu trabalho.

Para definir a pauta, utilize ferramentas de palavra-chave. Geralmente, usamos o SEMRush, pois além de mostrar quais são os termos mais buscados na internet, essa ferramenta apresenta o desempenho do seu concorrente.

Ou seja: é possível descobrir, por exemplo, de que forma ele está rankeando para produtos de determinado segmento. Esses dados também podem ser indicadores sobre a estratégia de vendas do concorrente.

Assim, após definir a pauta, chegou o momento de colocar a mão na massa. Veja abaixo como escrever uma descrição de produtos.

Confira nossos melhores conteúdos sobre Copywriting e domine de vez a Escrita Persuasiva! 🧐
Copywriting: o que é e como se tornar um Copywriter profissional
Técnicas de Copywriting: 12 dicas para dominar a escrita persuasiva
Habilidades de Copywriting: 6 princípios para aumentar a sua renda!
Gatilhos Mentais: o que são e como usar os 7 mais importantes!
[Ebook] ABC do Copywriting: o guia completo para redatores

Conheça a persona do cliente

Essa dica é trivial, porém ela ganha importância em um e-commerce: a análise da persona do seu cliente.

Observe as características dos leitores da loja virtual, elas irão definir o tom e a linguagem que você precisa utilizar. Ter um guia de estilo pronto pode ajudar muito nesse aspecto.

Afinal, quando você consegue criar uma conexão com o leitor, ele se interessa pelo seu texto e, consequentemente, também pelo produto.

A linguagem persuasiva é a mais utilizada para esse nesse modelo de conteúdo. No entanto, você não deve aplicar esse recurso para enganar o leitor. Siga as referências indicadas pela pauta para convencê-lo com informações verídicas.

Destaque as vantagens do produto

Aproxime-se do seu leitor e demonstre que você tem familiaridade com os problemas dele. Use a sua criatividade para impressionar a persona logo no início do texto, apresentando as vantagens e soluções que a aquisição do produto trará.

Explique, ainda, qual é o problema que ele resolve e como ela se sentirá quando a mercadoria for entregue em sua casa.

Adicione informações técnicas

Nesta parte do texto, você deverá incluir a descrição técnica do produto com as seguintes informações:

  • material;
  • duração;
  • tamanho;
  • peso;
  • funções;
  • qualidade;
  • procedência;
  • acessórios,
  • cores disponíveis;
  • voltagem;
  • outros dados relevantes.

Ensine o cliente a usar o produto

Aqui, mostre ao cliente onde e como ele deve usar o produto. Se possível, destaque situações e casos reais para que o leitor possa entender o processo e imaginar como aquela mercadoria soluciona o seu problema.

Testemunhos ou opiniões de clientes que já usaram o produto são ótimas saídas para comprovar a informação.

Insira links

Ao produzir uma descrição, busque usar links para remeter aos fabricantes ou fornecedores dos produtos.

Esse tipo de atitude gera credibilidade tanto para a página do produto quanto para o e-commerce como um todo. Além disso, você demonstra ao cliente o seu conhecimento estratégico sobre SEO.

Crie um call-to-action

O CTA de uma descrição pode ser um pouco diferente de um artigo para blog, por exemplo. Isso porque ele está diretamente relacionado à opção de compra do leitor.

Portanto, escolha um call-to-action que faça leve o usuário a finalizar o processo de compra. São exemplos de CTA:

  • adicionar item ao carrinho;
  • contato com a loja virtual;
  • opções de atendimento;
  • ver produtos relacionados;
  • indicar um amigo para comprar o produto.

Lembre-se: é muito normal que as pessoas compartilhem as experiências pós-compra na internet.

Saiba que os internautas vão falar (bem ou mal) de um produto depois de comprá-lo. E, claro, tenha isso em mente ao redigir a descrição desta mercadoria.

Seja objetivo!

A descrição de produtos é ideal para quem gosta de escrever com objetividade. Isso porque, na internet, as pessoas buscam por praticidade e economia de tempo.

A escaneabilidade é um detalhe importante que você não pode ignorar no copywriting para e-commerce.

Descrições muito longas não trazem bons resultados e dispersam a atenção do leitor. Formate o texto com bullet points, negritos ou outros tipos de marcadores de destaque.

Utilize recursos audiovisuais

No início desse artigo, falamos que as imagens estão perdendo seu protagonismo na rede. Todavia, é primordial deixar claro que não estamos eliminando o uso desse recurso, apenas destacando que a descrição dos produtos também têm o seu espaço.

Utilize imagens e vídeos em alta resolução, para que isso não gere uma expectativa diferente da realidade no cliente. Inclusive, isso também minimiza o risco de devolução e a insatisfação do consumidor.

Percebeu como a satisfação do cliente começa com uma boa descrição de produto?

Na maioria dos casos, o cliente fica responsável por selecionar qual imagem será publicada em seu site. Contudo, um produtor de conteúdo pode complementar os recursos visuais através de pesquisas.

Após descobrir como fazer Copywriting para ecommerce, surgiu alguma dúvida sobre o assunto? Então, aproveite a oportunidade e a compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Posts populares com esse assunto