conto de fadas

5 dicas para transformar sua carreira freelancer em um conto de fadas

Se a sua ideia é ter um final feliz, evitar morder a maçã da procrastinação, vencer o monstro dos boletos e chegar até a casa da vovó com tranquilidade (cumprindo os prazos), você não pode deixar de ler este artigo.
Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Quem nunca quis levar uma vida de freelancer como se fosse um conto de fadas? Apesar de muitos de nós termos apreço por essa escolha, sabemos que nem tudo são flores.

Às vezes trabalhamos além da conta, nos cobramos em excesso e corremos o risco de jogar a qualidade de vida para o alto com uma pressão que existe em nossa cabeça.

Porém, se a sua ideia é ter um final feliz, evitar morder a maçã da procrastinação, vencer o monstro dos boletos e chegar até a casa da vovó com tranquilidade (cumprindo os prazos), você não pode deixar de ler este artigo.

Confira, a seguir, algumas dicas de ouro para fazer o sonho virar realidade!

1. Faça tudo o que tem que fazer antes da meia-noite

Sabemos que à meia-noite o encanto se desfaz, o vestido fica feio, a carruagem vira abóbora e pluft! Tudo que era maravilhoso se torna triste.

Resultado de imagem para cinderella after midnight

O que podemos aprender com a história da Cinderela? A deixar de lado aquele jeitinho brasileiro de resolver tudo em cima da hora!

Quando somos freelancers, precisamos manter uma rotina equilibrada e constante para conseguir renda suficiente para pagar as contas e nos planejarmos. Porém, para que isso seja possível, não podemos confiar tanto no futuro e no tempo que ainda temos disponível para realizar as atividades.

Afinal, nunca sabemos quando uma gripe pode aparecer, a energia vai acabar ou alguém vai precisar de nossas habilidades para ser salvo da bruxa malvada. Portanto, o negócio é nos anteciparmos, deixar tudo no jeito e aproveitar com tranquilidade o restante do prazo — antes que o relógio comece a tocar as batidas.

2. Não espere o beijo do príncipe para acordar para a vida

sleeping beauty aurora GIF

Um dos maiores desafios de ser freelancer e, principalmente, trabalhar em home office é vencer o monstro da procrastinação. Você fica esperando aquele momento em que vai despertar da inércia, voltar à vida e simplesmente começar a escrever? Eu tenho uma notícia…

Você só vai sair do ciclo vicioso fazendo! Em vez de ficar na base do “só mais cinco minutinhos”, “só vou assistir a mais um episódio e já começo”, “juro que só vou ler mais esse capítulo”, levante e faça.

Prometa que vai trabalhar por 5 minutos sem parar, depois mais 10 e mais 15 e, quando menos esperar, já vai ter feito a maior parte do trabalho (pegando um ritmo mais constante). Minha avó tinha um ditado muito bom para isso:

“Comer, trabalhar e coçar, é só começar”.

Se, ainda assim, você não está muito convencido de como acordar para a vida sem depender de um príncipe encantado (ou um flash de produtividade e criatividade), aqui vão mais algumas dicas:

  • deixe a tarefa mais importante (ou a mais chata) como a primeira do dia. Assim, você se livra dela logo de cara e torna o resto do dia mais leve;
  • não se cobre demais. Ser muito perfeccionista em um momento em que mal consegue escrever uma linha só vai desanimar mais. Comece escrevendo algumas linhas (mesmo que as ideias não estejam muito organizadas) até pegar o embalo. Depois você consegue melhorar!
  • tenha atitude! Seja como o príncipe encantado que vai com toda coragem salvar a princesa e corra em direção ao trabalho sem pensar demais nas outras coisas.

3. Tenha cuidado ao entrar na toca do coelho

alice in wonderland disney GIF

A gente precisa confessar que, por mais estranho que possam ser, alguns jobs nos interessam bastante. Mas, se tem uma coisa que nos deixa ainda mais fascinados, é ter bastante trabalho para fazer — e saber que, no final do mês, a carteira vai ficar mais gordinha.

Porém, ao avistar um coelho mágico e resolver entrar nessa toca, você precisa estar preparado para as aventuras que vai viver por lá. Lembra que Alice tomou a poção para ficar pequena, mas esqueceu a chave da porta do País das Maravilhas na mesa e não teve como alcançá-la?

Na história, ela pôde comer um bolo e ficar grande de novo, resolvendo o problema como um passe de mágica.

Na vida real, o risco de sair entrando em qualquer buraco (pegando muito serviço sem se planejar direito) pode ser o de ficar pequeno demais para pegar a chave (conseguir alcançar todos os objetivos) e não ter nada que possa ajudar (nem um bolinho para aumentar sua produtividade).

O resultado? Você fica com sobrecarga de trabalho, não consegue realizar as entregas a tempo e tudo vai por água abaixo. De quebra, ainda corre o risco de prejudicar sua saúde, ficar mal com os clientes e até desenvolver burnout — e nada de abrir a porta para aquele mundo de maravilhas que era esperado.

Portanto, sempre avalie o cenário atual, veja o que é necessário fazer (antes mesmo de começar), e se programe para trabalhar com mais eficiência, sem esquecer prazos ou ter que lidar com algum retrabalho.

Nota do editor: Nota do editor:
Aproveite para conferir a ementa da Imersão Freelancer
, que contou com uma videoaula sobre como usar a tecnologia a seu favor e ser mais produtivo, além de outras 10 aulas exclusivas totalizando mais de dez horas de conteúdo! 😉

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freelaPowered by Rock Convert

4. Aposte nos seus feijões mágicos

A adoção de novos hábitos tem grande poder sobre as nossas rotinas e nos resultados que alcançamos ao longo do tempo. Apesar de muitas pessoas menosprezarem as pequenas coisas, são elas que ajudam a colocar tudo em ordem e ainda nos surpreendem com o que proporcionam — principalmente o crescimento profissional, que nos leva a patamares mais altos.

Para ajudar nessa tarefa, você pode adotar estratégias como:

Cuidando bem dos seus hábitos, você minimiza a fadiga, consegue produzir mais, trabalha com mais qualidade e quem sabe, não encontra uma galinha dos ovos de ouro? O céu é o limite!

5. Lembre-se de tudo o que precisa fazer, Chapeuzinho!

Chapeuzinho Vermelho, antes de sair para ir à casa da vovozinha, tinha muitas orientações a respeito do que fazer, principalmente sobre seguir pelo caminho principal para não se perder. Porém, o que deu início a toda confusão, foi ela ter dado ouvidos ao lobo mau, se desviado do trajeto planejado e parado para colher flores.

Por mais que a voz que manda você dar uma paradinha pareça bem-intencionada (ou seja mais forte do que a sua força de vontade), não permita que a autossabotagem atrapalhe a sua rotina.

Lembre-se dos objetivos que te fazem caminhar e permaneça fiel a eles, independentemente do que aconteça no trajeto — nenhuma recompensa é mais satisfatória do que alcançar a meta e ver tudo em ordem.

E aí? Será que agora, com essas dicas, é possível dar o primeiro passo para transformar a sua vida de freelancer em um conto de fadas? Nós esperamos que sim! Que você encontre o pote de dinheiro ao final do arco-íris e tenha um “felizes para sempre” com o trabalho que escolheu fazer!

Ainda tem dúvidas a respeito da vida de freelancer e quer saber se ela é mesmo para você? Então, faça o teste e descubra agora mesmo!

Powered by Rock Convert
Gostou de conhecer um mais sobre a carreira freelancer com os Contos de Fadas? Pensou em algum outro exemplo da Cultura Pop que pode se tornar um belo artigo para o blog? Então confira o formulário abaixo e escreva para a gente contando sobre esse case! 😉
powered by Typeform