Por Larissa Lacerda

Publicado em 22/02/2018. | Atualizado em 19/04/2018


Você já deve entender o valor da produção de conteúdo. Mas, quando o assunto é conteúdo visual, você sabe a diferença que isso traz para o seu blog ou site?

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert


Sem tempo para ler tudo? Clique em ▶ e ouça este artigo na íntegra!

Se você é um usuário assíduo de redes sociais ou tem o costume de ler blogs, com certeza já observou a quantidade impressionante de informação visual que circula pela web.

Todas aquelas fotografias, ilustrações, infográficos, GIF’s, os adorados memes e tantos outros formatos, que prontamente atraem nossos olhares, compõem o chamado conteúdo visual — o atual queridinho das estratégias de marketing.

Esse nada mais é que uma maneira alternativa de transmitir o conteúdo, com a vantagem de ser mais facilmente processado — 60.000 vezes mais rápido que um texto corrido — e memorizado também.

Aposto que você já entendeu o quão promissor é o conteúdo visual, mas, ao mesmo tempo, não entende o porquê do buzz a respeito, certo? Afinal, aparentemente, estamos apenas falando de imagens.

Se quiser descobrir o motivo que o tornou o grande aliado dos blogs de sucesso, continue com a gente!

Por que utilizar imagens chamativas em um blog?

Existem inúmeras maneiras de responder a essa pergunta. Poderia falar sobre como posts que contêm algum tipo de imagem garantem 37% mais curtidas e engajamento em comparação aos que optam apenas por blocos de texto.

Ou até mesmo como 40% das pessoas respondem melhor aos formatos visuais do que a simples textos.

Porém, sugiro apenas que abra um post na internet, qualquer um. É muito provável que você vai se deparar com a seguinte estrutura: grande imagem chamativa ao topo e um texto ao longo da página.

Os seus olhos vão ao encontro imediato com a tal imagem, ela vai atrair a sua atenção por alguns bons segundos, até que você decida ler, ou não, o restante do conteúdo.

Essa pequena experiência confirma de que modo o apelo imagético é a aposta do momento e como ele pode funcionar como um convite à leitura e até mesmo à permanência no site.

E não para por aí, imagens são responsáveis por despertar emoções e sensações no seu público, por isso se fazem tão fundamentais no momento de criar uma boa experiência para o seu usuário.

Se ainda não está convencido do poder do conteúdo visual, continue com a gente e confira abaixo mais algumas funções e benefícios provenientes de uma ilustração bem-feita de blogs.

A primeira impressão importa, e muito!

Como exposto anteriormente, deve-se ter sempre em mente que essas imagens são a primeira impressão do leitor, o primeiro contato com toda a promessa do artigo e, por isso, é tão essencial que sejam chamativas e capazes de cativá-lo.

Uma curadoria bem-feita das imagens utilizadas é primordial para a construção de uma opinião positiva sobre o blog ou site, percepção esta que poderá acompanhá-lo ao longo de todo o seu relacionamento com a marca.

E, caso não seja feito um trabalho de alta qualidade nesse sentido, ele pode sentir certo desleixo e desinteresse por parte da empresa, sendo altamente influenciado a deixar a página ou pior: não querer fazer negócios.

Tudo é informação

Sabe quando você lê um texto algumas vezes e mesmo assim não compreendeu exatamente do que se tratava? Ou quando foi preciso ler com um pouco mais de agilidade e isso impediu que pudesse compreender a mensagem por completo?

São nessas situações que é preciso que a informação chegue a você de outra maneira, de forma mais rápida e fácil de ser entendida.

É aí que entra novamente o conteúdo visual, uma vez que ele serve como uma versão alternativa do que está contido nos caracteres, de modo que, caso o leitor tenha alguma dificuldade na compreensão, ele possa entendê-lo a partir da interpretação de imagens.

Experiência

O conteúdo visual não é o queridinho dos grandes blogs e sites apenas por esses motivos, a lista de utilidades continua!

O uso de imagens pode servir também para melhorar a escaneabilidade dos posts, uma vez que funciona como uma quebra do bloco de texto, proporcionando um descanso para os olhos do leitor, possibilitando a ele uma melhor experiência no site.

Bônus

Sabia que é possível aumentar o tráfego do seu blog por meio das suas imagens?

Saber ilustrar seus conteúdos com qualidade também pode dar uma ajudinha com sua estratégia de SEO, por meio da nova funcionalidade “busca por imagens” presente no Google.

Sucesso na estratégia

Até aqui você aprendeu o que é e qual a importância do conteúdo visual para um blog, mas deve estar se perguntando: Como faço para ter sucesso nesse tipo de estratégia?

Para isso, separamos as melhores práticas para ser tornar soberano no conteúdo visual!

1. Deve ser atrativo

Primeiramente, esse tipo de conteúdo precisa ser atrativo, é essencial que ele consiga chamar a atenção rapidamente e prendê-la por determinado tempo.

Para que ele atinja esse objetivo, deve-se priorizar conteúdos originais, que fujam do clichê, esteticamente agradáveis e que sejam impactantes, diferenciando-se, assim, dos demais.

2. Identificável

É preciso também que seja altamente identificável. Isso significa que o seu leitor deve ser capaz de se identificar com as imagens, seja com as pessoas presentes nas fotografias ou com o estilo gráfico de um vetor, por exemplo.

Nesse sentido, deve-se ter muito cuidado com aspectos regionais e culturais, afinal, utilizar fotos apenas com modelos asiáticos para ilustrar brasileiros pode acabar afastando ainda mais seu visitante do seu artigo, como é comum de se observar em alguns posts.

3. Relevante

Tão importante quanto os anteriores, temos o quesito da relevância, o qual diz respeito à conectividade da imagem com o que está sendo proposto no texto e a sua importância para a persona em questão.

4. Atente ao tamanho e qualidade

É de extrema importância que sejam selecionados elementos visuais de alta qualidade e do tamanho adequado para o design do blog, prezando tanto por uma boa experiência de navegação para o usuário quanto por um bom rankeamento nos motores de busca.

5. Use bancos de imagens gratuitos

Você pode utilizar também os bancos de imagem gratuitos que oferecem imagens e ilustrações sem taxas e de uso comercial liberado. Neles é possível encontrar desde imagens corporativas até as mais conceituais.

Ficou com vontade de conhecer esses bancos? Dê uma olhada nesse post aqui, em que listamos os melhores do mundo!

6. Contrate um ilustrador profissional

Já parou para pensar o quão incrível seria criar imagens exclusivas para o seu blog?

Ter alguém para desenvolver esses conteúdos específicos pode deixar seu blog original e cheio de personalidade, podendo seguir a mesma identidade visual da empresa, criando uma maior coesão entre blog e marca.

7. Tenha uma equipe especializada de imagens

Se o seu caso envolve uma maior demanda de imagens, e mesmo assim você não quer deixar de lado a qualidade (com toda razão), pode optar por ter uma equipe treinada para o trabalho de seleção e upload de imagens.

Dessa forma, haveria todo um cuidado em relação ao conteúdo visual e o melhor: feito por especialistas.

Agora que descobriu todas essas funcionalidades e vantagens, aposto que está pronto para produzir um conteúdo visual avassalador!

E aí? Se interessou pelo assunto, inscreva-se na nossa plataforma e torne-se um designer Rock Content!

Diagramador de ebooks

Posts populares com esse assunto