infografico-grafico

Infográfico: guia para criar conteúdos incríveis para aumentar a conversão

A produção de infográficos como conteúdo relevante para internet é, muitas vezes, deixada de lado pelo departamento de marketing de muitas empresas. E, quando adotada pelos negócios, essa produção costuma ser muito mal entendida. Afinal de contas, muito mais do que uma simples maneira de organizar um monte de textos em forma de imagens bonitas, os infográficos servem para transmitir uma ideia importante para o público de forma fácil.

A produção de infográficos como conteúdo relevante para internet é, muitas vezes, deixada de lado pelo departamento de marketing de muitas empresas. E, quando adotada pelos negócios, essa produção costuma ser muito mal entendida. Afinal de contas, muito mais do que uma simples maneira de organizar um monte de textos em forma de imagens bonitas, os infográficos servem para transmitir uma ideia importante para o público de forma fácil.

Por isso, antes mesmo de enviar o material para a produção gráfica, é importante que você, redator, saiba o jeito certo de escrever conteúdos especificamente para esse modelo de texto. Só assim é possível conseguir aproveitar ao máximo a vantagem oferecida pelos infográficos: eles têm uma capacidade quase inigualável de simplificar as informações.

Você não sabe ou não se sente preparado para produzir conteúdo para infográficos? Fique calmo! Em nosso post de hoje, a gente vai te apresentar uma lista com 5 dicas para escrever um material adequado. Então, leia com atenção! Vamos lá?

Divida as suas informações em blocos

Não é segredo que o conteúdo produzido para ser divulgado na internet deve ser muito bem calculado. Só assim ele vai responder todas as dúvidas das pessoas que chegaram até aquela página de maneira leve e de um jeito que torna o entendimento realmente fácil. Você se lembra como é importante garantir a escaneabilidade do conteúdo, certo?

No caso dos infográficos não poderia ser diferente. Uma das características mais básicas dos conteúdos de infográficos é o fato de as informações serem organizadas em blocos. Isso significa que o enfoque geral do conteúdo é dividido em pequenas partes de texto para simplificar os conceitos que são apresentados e, claro, facilitar ao máximo a compreensão dos leitores.

A ideia é bastante simples: os blocos de texto devem ser organizados de forma a fazer com que o leitor consiga direcionar a sua leitura para os itens que mais o interessam ou na ordem que eles preferirem.

Preze pela qualidade (e quantidade) de dados numéricos

Um infográfico sem dados quantitativos não oferece nem a metade do valor do que um material que e baseia em números.

Para não confundir o leitor, você pode apresentar o conteúdo em forma de uma lista ou simplesmente abordar a temática de maneira global, apresentando diversas estatísticas sobre o assunto. O importante aqui é mostrar diversos números diferentes no conteúdo.

Esses dados têm um papel importante no convencimento do leitor sobre o que está sendo defendido no infográfico. Além disso, eles também são responsáveis por fazer com que a informação se torne muito mais fácil de ser compreendida por quem quer que esteja lendo o seu material.

Para aumentar ainda mais a credibilidade dos dados que você está transmitindo, nunca se esqueça de fazer a referenciação para as fontes dos dados. Então, sinta-se livre para usar pesquisas e relatórios — desde que sejam de confiança, é claro. Com essa atitude, você faz com que os leitores acreditem e comprem a ideia que está sendo vendida no seu infográfico.

Priorize conteúdos que realmente têm valor

Se você acha que um infográfico é uma maneira de transformar um conteúdo ruim em um material bonito, você está muito enganado! Esse material é, na verdade, responsável pela organização e pela transmissão de ideias que vão ser valiosas para o público em questão.

Mas isso não significa que qualquer conteúdo que for transformado em infográfico será útil para os visitantes do seu site. Por isso, na hora de escrever o conteúdo, tenha sempre em mente que o seu infográfico deve ser tão valioso quanto um material para o post do seu blog ou qualquer outro conteúdo que vai ser divulgado em seu domínio.

Agora, a sua dúvida deve ser: como produzir um material valioso? É simples. Para preparar um conteúdo relevante, você precisa analisar alguns itens e se apegar a eles, de forma que eles te orientem na produção do conteúdo. Confira a seguir que tópicos são esses:

Defina o objetivo do seu infográfico

Uma das primeiras coisas que deve ser analisada é o objetivo para o qual o conteúdo está sendo escrito.

Antes mesmo de começar a escrever o texto para o seu infográfico, é importante saber essa informação — seja para vender um produto, para educar um público, para trazer tráfego orgânico para um site ou simplesmente para tratar assuntos de interesse de uma persona.

A definição do objetivo é importante para orientar a linguagem e o tom que devem ser empregados no conteúdo. Se você sabe com quem você está falando, você pode aplicar diferentes técnicas de redação para alcançar um objetivo com mais facilidade. Certo?

Fique atento às características da sua persona

Como você pôde perceber, a definição da persona é outro fator muito importante e que está diretamente relacionada ao objetivo do seu material.

Conhecendo a persona e as principais dificuldades enfrentadas por elas, é possível produzir conteúdos que vão ser efetivos em alcançá-la, ao mesmo tempo em que solucionam as suas dúvidas e questionamentos mais recorrentes.

A persona também é responsável pela definição da linguagem que deve ser utilizada na produção do material: se trata de um infográfico para adolescentes de 15 anos ou para senhores empresários? Nesse caso, você concorda que o tom do conteúdo seria bastante diferente, certo?

Escolha um modelo para o seu infográfico

Por mais que cada infográfico seja uma peça única e devidamente personalizada de acordo com cada demanda, existem alguns modelos básicos de infográficos que podem ser bem diferentes no momento de construção do material.

Dicas, passos, truques ou segredos

O modelo que apresenta dicas, passos, truques e segredos sobre algum assunto deve ser montado com uma pequena introdução sobre o tema e uma listagem simples, com uma breve descrição explicando o que deve ser feito em cada um dos itens.

Linha do tempo

Se o infográfico for apresentar a história de algo ou de alguém, é importante construir o material em forma de uma linha do tempo. Assim, fica mais fácil — tanto para o redator, quanto para o leitor — de identificar cada uma das fases e entender a evolução e o caminho traçado até chegar ao modelo atual.

“Tudo que você precisa saber sobre o assunto”

No caso de um infográfico no modelo que quer destrinchar “tudo sobre algum assunto”, é importante definir um nicho específico para abordar. Mas há alguma justificativa para isso? Sim: esse tipo de atitude é importante porque, para produzir um material realmente valioso, é necessário detalhar e destrinchar o que for possível — o que não é muito viável quando você decide abordar um assunto muito abrangente.

Encare o título como uma das partes mais importantes

Como qualquer outra forma de produção de conteúdo para a internet, o título é uma das partes mais importantes para o sucesso do seu conteúdo. Ele é responsável por destacar o seu material na página e chamar a atenção do maior número de leitores possível.

Principalmente quando os conteúdos são amplamente divulgados nas redes sociais, os títulos são basicamente o único contato que as pessoas têm com o conteúdo. Por isso, essa linha precisa ser bastante chamativa, de um jeito que convença os leitores a clicarem naquele material para saberem um pouco mais sobre aquele assunto.

Certo, mas como colocar tudo isso em prática? Existem algumas dicas para a produção de um título atraente. Dê uma olhada: em um infográfico de lista (“7 dicas sobre…”, por exemplo), você pode lançar mão de adjetivos que valorizam o conteúdo (“7 dicas incríveis sobre…”).

E, se você não deseja qualificar as suas dicas, você pode fazer títulos que mostram para o leitor o que ele vai ganhar com a leitura daquele conteúdo (“Descubra como se tornar um especialista no assunto…”, por exemplo). Fácil, não é?

Pense que o planejamento é a base para o sucesso

Por fim — mas não menos importante —, é importante se lembrar de que o planejamento é extremamente importante para a produção de infográficos. Sim, assim como na produção de qualquer outro tipo de conteúdo, é recomendável que se trace um plano e uma estrutura base para orientar a produção do texto. Ao construir a “espinha dorsal” do seu material antes de colocar a mão na massa, é possível organizar os seus pensamentos e definir o que deve ser abordado em cada um dos tópicos que vão ser listados.

Como você pôde perceber, a criação de infográficos não é muito complicada desde que você siga alguns passos básicos: dividir o seu conteúdo em blocos, selecionar os dados e as informações que vão agregar valor para o seu leitor, escolher e usar fontes confiáveis para a sua pesquisa, eleger o modelo gráfico mais adequado para o seu caso e planejar cada um dos tópicos antes de redigir os textos.

E ai, você já se sente preparado para começar a produzir infográficos? Conte para a gente! Deixe a sua opinião em nosso campo de comentários e compartilhe as suas experiências nesse segmento. E não deixe de ficar ligado em nosso blog para conferir mais dicas e conteúdos sobre esse assunto!