Laíze Damasceno - Colunista

Como criar conteúdo para conquistar a confiança e o reconhecimento do público

Conteúdo é a melhor maneira de deixar seu legado no mundo. Mas não basta despejá-lo como se fosse um fardo virtual. É preciso tratá-lo com carinho, respeito e saber atrair e engajar as pessoas.
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

“Reconhecimento é a melhor forma de estimular alguém”.

Já disse Mário Sérgio Cortella. Concordo.

De fato, a gente é movida por sentimentos muito mais profundos do que o dinheiro no bolso pode proporcionar de imediato.

Sugestão de trilha sonora:

Vale lembrar que reconhecimento é diferente de fama. Um não exclui o outro, apenas são diferentes e acho super normal cada um buscar seu lugar ao sol da maneira como bem entender. Enquanto não ofender, enganar, nem prejudicar ninguém, está tudo bem.

No entanto, meu foco aqui é o reconhecimento. Para isso, acredito que um dos atributos necessários para todo profissional é a Confiança. E umas das formas de conquistar a confiança das pessoas é, por exemplo, compartilhando conteúdo em suas redes sociais.

Conteúdo, neste contexto, é a melhor maneira de deixar seu legado no mundo. Mas, não basta despejá-lo como se fosse um fardo virtual. É preciso tratá-lo com carinho, respeito e saber atrair e engajar as pessoas.

Vamos então entender e aplicar a Técnica PaH! A tríade do conteúdo que engaja!

▶ Propósito

▶ Autenticidade

▶ Humanização

Esses pilares são as três principais características de um conteúdo de sucesso, seja ele um post, um artigo, vídeo ou qualquer outro formato.

Eu desenvolvi essa técnica para ajudar meus clientes e alunos a guardarem com facilidade elementos cruciais na hora de produzir. Você também pode aplicá-la a partir de agora nas mídias sociais e arrebentar no engajamento. Essa técnica é para quem quer fugir da criação de conteúdo aleatório e vazio. É para quem deseja e precisa transformar seus conhecimentos em conteúdo rico, estratégico e que ajude o teu público. Te proponho fazer o exercício junto comigo. Vamos lá!

1. Propósito

É a sua essência, sua razão de existir, o seu grande porquê. Seu propósito deve estar de alguma forma conectado com o que você faz e compartilha. Você não precisa inserir a tua frase de propósito em todos os conteúdos. Mas de alguma forma você tem que exalá-lo e fazer as pessoas compreenderem que ele é muito maior e mais profundo do que simplesmente aquele conteúdo de maneira isolada.

O meu propósito é: inspirar, emocionar e tocar o coração das pessoas.

Outro exemplo de propósito: Simplificar (Laís Vargas)

Exercício: escreva em uma frase curta e ampla expressando o que te move, o sentido que você dá para a sua vida e para o que você faz. Perceba que minha frase de propósito não revela minha profissão nem que sou uma especialista em conteúdo digital.

2. Autenticidade

São elementos como posicionamento, proposta de valor, causas que você defende e diferencial que fazem parte desse pilar e que devem estar alinhados com seu conteúdo. É aquilo que te destaca dos outros. Não tem a ver com ser melhor ou pior, mas sim com ter algo diferente e que te faz ser reconhecido de longe.

Uma vez o me falaram algo mais ou menos assim: “o conteúdo da Laíze dá vontade de morder e eu o identifico de longe”. Isso me marcou! Me mostrou exatamente o que explico neste tópico.

Portanto, em meus conteúdos, eu preciso comunicar, mesmo que indiretamente, que: sou criadora do Marketing de Gentileza e ajudo empresas e empreendedores a conquistarem o reconhecimento e a confiança do seu público por meio de estratégias de conteúdo digital.

Exercício: escreva em uma frase o que você é profissionalmente, quem você ajuda, o que resolve e de que forma você faz isso no seu mercado.

3. Humanização

Linguagem, Vocabulário Próprio da Marca, Temas-Paixão e Temas-Chave de Conteúdo são os elementos que compõem o pilar de Humanização. Eles expressam e resumem de maneira estratégica o seu jeito de se comunicar e de se relacionar com as pessoas no ambiente digital por meio do seu conteúdo.

A seguir vou explicar cada tópico e preenchê-los de acordo com a minha marca pessoal e rapidamente você vai entender como fazer igual.

Linguagem: algumas características (colhidas em pesquisas com clientes e alunos) na forma como eu me expresso e como naturalmente compartilho meu conteúdo.

Informal, confiável, bem-humorada, leve, gentil, profissional, inovadora, didática, inspiradora e criativa.

Vocabulário Próprio da Marca: termos que criei, coisas que costumo falar e jargões que funcionam como taglines.

Marcas de Gentileza, Gentileza Virtual, Marketing gentil e honesto, Marketing é sobre relações humanas, Empreender é um estilo de vida, Conteúdo bom é conteúdo honesto, Conteúdo que Gera Confiança.

Temas-Paixão: alguns hobbies e paixões que me trazem inspiração diariamente e que servem muitas vezes para guiar minhas pautas de conteúdo.

Viagem, Gastronomia, Música, Humor, Gatos, Inovação, Tecnologia e Educação.

▶ Temas-Chave de Conteúdo: diferentemente das paixões, os TCCs estão diretamente ligados aos temas de trabalho. Em alguns casos, os Temas-Paixão são iguais aos de Conteúdo. Se eu fosse uma chefe de cozinha, por exemplo, Gastronomia seria um TCC e um TP.

Ou seja, os TCCs são suas “Editorias”. São os assuntos que vão fazer as pessoas lembrarem de você e da sua especialidade. Os Temas-Chave de Conteúdo, bem trabalhados nas suas redes sociais, evitam que seu público fique confuso (conhece gente que escreve sobre tudo e você não sabe sobre nada que ela faz?) Fuja disso alinhando seu conteúdo com os objetivos profissionais. Eu trabalho e oriento meus clientes e alunos a terem entre 3 e 5. Veja os meus:

Marketing de Conteúdo e Comunicação Digital, Empreendedorismo, Propósito, Relações Humanas e Gentileza.

Exercício: preencha cada tópico com cerca de 5 itens.

Feito isso, tenho certeza que você vai passar a ver a sua produção de conteúdo com outros olhos, de maneira mais profissional. Se você realmente quer dar um PaH! no seu conteúdo, já viu que é trabalhoso. Mas esse é o caminho para gerar confiança e conquistar o reconhecimento do seu público.

Aprofunde o assunto e aprenda mais sobre como produzir conteúdos criativos inspirados no seu dia a dia com o ebook que escrevi em parceria com a Rock Content!

Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a dia

Este artigo também pode ser lido aqui.