Por Anelise Margotti

Mãe, mulher, amiga, dona de casa, empreendedora estudante, curiosa incansável e freelancer com orgulho.

Publicado em 16/10/2020. | Atualizado em 28/10/2020


O conteúdo interativo é uma peça dinâmica que pode ser usada em estratégias de Marketing Digital, Marketing de Relacionamento, de afiliados e de redes sociais. Esse tipo de conteúdo incrementa a usabilidade de recursos nas páginas e, com isso, aumenta o engajamento dos visitantes na recepção ou transmissão de informações.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

O conteúdo interativo não é necessariamente digital: existem tipos de materiais offline que podem ter certa interatividade. Entretanto, com a evolução dos recursos da Internet e a facilidade da criação desse tipo de produção por meio de ferramentas especializadas, esse produto passou a ganhar notoriedade e relevância para gerar novas possibilidades de engajamento com o usuário.

Neste artigo, falaremos um pouco sobre a evolução desse conceito visual que evidencia a participação efetiva do público, como o conteúdo interativo pode ser usado, as vantagens para as empresas e outras dicas que você pode conferir a seguir.

  • Quais as origens do conteúdo interativo?
  • Qual a importância desse formato de conteúdo para as empresas?
  • Quais os tipos de conteúdo interativo mais comuns no Marketing de Conteúdo?
  • Quais soluções podem ser usadas para criar um conteúdo interativo?
  • Como produzir um bom conteúdo criativo?

Quais as origens do conteúdo interativo?

Conteúdos visuais interativos foram usados com mais efetividade a partir do avanço da Internet, da popularização das estratégias de SEO e do uso de blogs e redes sociais como pontos de contato com o público. Muitas marcas já realizam pesquisas para avaliar a usabilidade de produtos e entender melhor os anseios de consumo de seus clientes.

No entanto, o Marketing de Conteúdo se apoiava na lógica passiva de consumo: as peças eram publicadas e as empresas aguardavam a participação dos usuários. As métricas utilizadas para avaliar o nível de engajamento eram embasadas em números de curtidas e compartilhamentos.

Isso é efetivo em relação ao marketing offline, mas não é suficientemente bom para promover melhorias significativas na experiência dos usuários.

Entretanto, com o crescimento da gamificação e a percepção de que o conteúdo interativo garante mais vantagens para outras estratégias — SEO, UX design e CRO, por exemplo —, as empresas passaram a usar o material para divertir e engajar os consumidores, gerar visibilidade para a marca e mais conversões pelo funil de vendas.

Dessa forma, cada interação com o conteúdo interativo demonstra às empresas que o usuário está interessado no valor adquirido com a experiência, muito mais que apenas o que é percebido pelas informações transmitidas em si.

Muitos dados

Os dados coletados por meio de peças como calculadoras e landing pages possibilitam decisões mais acertadas, acerca da disponibilização de produtos, serviços e experiências.

Esse processo não acontece quando o consumidor simplesmente faz um download de um e-book, por exemplo. Afinal, apesar de já ter demonstrado o interesse pelo conteúdo, não é possível avaliar a experiência e receber feedbacks a cada evolução durante o consumo do material.

Assim, o conteúdo deixou de ser estático para se tornar uma peça digital de alta interatividade, característica imprescindível para suprir a demanda de consumidores altamente digitalizados, exigentes e imediatistas.

Qual a importância desse formato de conteúdo para as empresas?

Veja os motivos pelos quais uma empresa pode se beneficiar com o conteúdo interativo.

Coletar dados

O conteúdo interativo permite a coleta de dados durante o consumo dos materiais, uma vez que quantifica a taxa de visualizações, mas também possibilita avaliar quais os aspectos da produção geraram mais interesse aos usuários — por meio do volume de cliques e interações, por exemplo.

De acordo com a pesquisa do ION Interactive com a Demand Metric, 60% das organizações que usam conteúdo interativo conseguem mensurar com mais acurácia as suas estratégias, enquanto esse percentual é de apenas 25% entre empresas que usam apenas materiais estáticos.

Dessa forma, a empresa pode apurar as preferências de compra de clientes, aprimorar o mapeamento de suas principais personas, avaliar características que criam padrões de consumo e obter informações de contato para que seja possível colocar em prática estratégias complementares, como as de email marketing.

Otimizar a geração de leads e as taxas de conversão

Ainda segundo a pesquisa do ION Interactive, 90% dos participantes do estudo acreditam que o conteúdo interativo é eficaz para educar os compradores e 96% acham que a interatividade impacta as decisões dos clientes durante a jornada de consumo.

Isso acontece porque o conteúdo interativo não apenas gera mais engajamento, mas também otimiza a geração e qualificação de leads, a percepção positiva do visitante pela marca e, finalmente, as taxas de conversão de leads em potenciais clientes e compradores.

Conteúdos compartilháveis e virais aumentam a quantidade de usuários que têm contato com o material, e, consequentemente, a propensão de esses prospects se tornarem leads. Além disso, quanto mais pessoas entrarem pelo funil de conversões, mais visitantes tenderão a sair por ele e se converterem em clientes.

Ao investir em conteúdo interativo a empresa pode se tornar autoridade no segmento em que atua e melhorar consideravelmente as suas taxas de conversão, pois a CTR (Click Through Rate) tende a aumentar. Isso, porque essa métrica reflete o aumento do engajamento dos usuários.

Quanto maior a taxa de cliques, mais uma estratégia de Marketing Digital se mostra eficiente: essa é a relação entre a quantidade de visualizações do conteúdo e o engajamento dos visitantes (CTR = número de cliques ou impressões / número de visualizações).

Embasar pesquisas

Os questionários sempre foram usados para avaliar a percepção de um cliente sobre um produto ou serviço, marca ou experiência.

Com uma estratégia embasada pelo NPS (Net Promoter Score), as empresas usam uma linguagem mais séria, com perguntas que muitas vezes são respondidas com desinteresse e com uma expectativa mínima de incremento da qualidade percebida pelo cliente.

Com o conteúdo interativo, entretanto, essa experiência é otimizada. Por meio de entretenimento e com o oferecimento de recompensas no fim da pesquisa — um desconto, brinde ou pontos para o programa de fidelidade, por exemplo — a empresa consegue identificar exatamente as necessidades e problemas dos seus clientes, pois eles ficam mais comprometidos com a veracidade das respostas.

Além disso, ao final do conteúdo interativo, a empresa pode oferecer produtos e serviços mais adequados — conforme as respostas obtidas —, pois o material ajudará a mapear as características dos respondentes, o estágio da jornada em que eles se encontram e qual a melhor solução para resolver o problema deles.

Aumentar o tempo de permanência dos visitantes na página

O tempo de permanência nas páginas é definido pelos algoritmos dos motores de pesquisa como o clique que levou o usuário ao site e o clique que o tirou dele para uma seção em outra página da Web. Mesmo que a experiência tenha sido satisfatória, se o tempo entre esses dois cliques for curto, ele é considerado nulo e isso afeta negativamente a performance do site nas SERPs.

Isso, porque a experiência do usuário — percebida pelos algoritmos a partir de métricas como essa — é um dos principais fatores de ranqueamento dos sites e significa que os visitantes tiveram interesse no conteúdo acessado.

Entretanto, o conteúdo interativo pode mudar a situação, pois ele é criado com base em uma quantidade significativa de cliques, que motiva a permanência e ainda aumenta o engajamento do usuário com as informações disponibilizadas — o que é ótimo para o site em relação ao SEO e ao aumento das taxas de conversão.

Dessa forma, a alta quantidade de cliques e os diferentes acessos realizados dentro de um sítio na Internet permitem que os algoritmos do Google considerem que o tempo de permanência dos usuários da página seja alto.

Melhorar a experiência do usuário

Quando falamos sobre a experiência do usuário na Internet, abordamos algo tangível, mensurado por KPIs, como o tempo de permanência na página, conforme explicamos. Entretanto, essa vivência positiva também pode ser subjetiva, pois se relaciona diretamente à satisfação do visitante, sendo uma métrica difícil de quantificar.

Somos seres visuais e naturalmente atraídos pela competição, pois sabemos que junto dos jogos vem a recompensa. A interação chama a atenção da lead e permite que ela saia de uma posição passiva para se tornar uma agente ativo. Esse processo libera hormônios que criam sensações de prazer, pertencimento, conforto, alegria e bem-estar, por exemplo.

É exatamente isso o que acontece quando o um indivíduo acessa o conteúdo interativo. Esse processo pode ser facilmente percebido a partir do aumento do engajamento do usuário com o material.

Além disso, é possível analisar as leads por meio dos dados coletados. Informações mais precisas sobre as expectativas e os problemas do público permitem que a empresa disponibilize conteúdos, produtos, serviços e experiências ainda melhores em um próximo contato, criando um ciclo virtuoso para a marca.

Gerar receita

A ION Interactive avaliou em sua pesquisa que 68% dos participantes obtiveram crescimento da receita de suas empresas com o uso de conteúdo interativo. Esse aumento pode ser conquistado por meio de:

  • anúncios na página — como o conteúdo interativo aumenta o tempo de permanência nas páginas e o tráfego de visitantes, as empresas com uma estratégia de marketing de afiliados conseguem aumentar também a receita com anúncios;
  • melhores estratégias de venda e de marketing, amparadas pelas informações coletadas;
  • produtos e serviços mais adequados para as expectativas e dores do público;
  • capacitação dos profissionais que lidam com o público.

Ganhar backlinks

Os backlinks são links para outras páginas, colocadas estrategicamente em uma postagem para direcionar o leitor em sua jornada de conhecimento. Eles objetivam o oferecimento de informações valiosas à persona, mas também geram tráfego qualificado para o site.

Outra grande vantagem do link building se refere ao processo conhecido como link earning — usado pelos algoritmos dos motores de pesquisa como indicadores de autoridade de um site na Web. É como se o algoritmo mensurasse, de forma automatizada e a partir da quantidade de links adicionados por outros sites, que o conteúdo oferecido é valoroso e tem credibilidade.

O conteúdo interativo tem mais propensão de obter a linkagem orgânica para outros sites, pois muitos profissionais de marketing sabem o valor desse tipo de material para a experiência do seu público.

Como escrever para SEOPowered by Rock Convert

Quais os tipos de conteúdo interativo mais comuns no Marketing de Conteúdo?

A seguir, citamos alguns exemplos de conteúdo interativo para que você descubra como esse formato altamente dinâmico pode se encaixar em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Infográficos

Os infográficos são usados tanto para a visualização dos dados quanto para a transmissão de informações, mas de uma forma mais clara e precisa. Esse tipo de conteúdo conta com gráficos, imagens e outros elementos visuais e, por isso, é altamente compartilhável e viral. Sendo assim, ele é indicado para os estágios iniciais do funil de conversões.

E-books

E-books são peças de conteúdo extremamente valiosas para o público e muito importantes para uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Afinal, em troca das informações contidas nesse material, o visitante deixa seus dados pessoais para que a empresa mantenha o contato por meio de newsletters, por exemplo.

Com interatividade é possível incorporar vídeos, calculadoras e formulários de feedbacks, por exemplo, para garantir a atenção e o engajamento do público do início ao fim da leitura. Consequentemente, isso eleva a satisfação no consumo das informações disponibilizadas e a percepção positiva da experiência.

Quizzes

Os quizzes são peças mais divertidas e rápidas, que captam melhor as leads pois não exigem muito conhecimento sobre os problemas da persona, como um e-book. Por isso, eles também são usados em estágios iniciais da jornada do consumidor.

Eles podem ser relacionados ao core da empresa ou não. O objetivo principal desse conteúdo interativo é causar uma boa impressão no público, garantir satisfação na experiência e ajudar na interação e memorização da marca.

Solution finder

O solution finder é como um quiz, mas tem o objetivo de orientar a lead já qualificada para um estágio mais avançado no funil de vendas: o oferecimento de produtos, serviços ou soluções mais adequados para os anseios e os problemas identificados com as respostas deixadas no conteúdo interativo.

White papers

Os white papers são conteúdos diretos, como manuais de uso de produtos. Apesar da quantidade de informações mais técnicas e específicas, essa peça de conteúdo não pode abrir mão de recursos visuais, responsáveis por torná-lo mais atraente para o público e para direcionar o usuário em uma seção específica que agilize a experiência de visualização de informações.

Landing Pages

Landing pages são páginas que direcionam o usuário para uma ação. Geralmente, elas efetivam a conversão das leads, que autorizam a coleta de dados pessoais em troca de uma peça de conteúdo valoroso para a sua descoberta.

Entretanto, com interatividade a landing page fica mais atraente e pode direcionar o conteúdo mais indicado para a lead, conforme o estágio no funil de conversões identificado com as respostas obtidas.

Gráficos

Os gráficos são ferramentas bem conhecidas para a visualização de informações. Apesar de serem uma solução tradicional, ao ganhar interatividade eles também se tornam mais atraentes, mais bonitos para a incorporação em outras páginas e com dados valiosos para entreter e informar o público.

Calculadoras

As calculadoras também são boas ferramentas para ganhar autoridade e aumentar o tráfego no site. Elas podem ajudar o usuário de várias formas — cálculo e análise de custos, planejamento financeiro, ROI, preços de venda, entre outras e pode reafirmar a impressão positiva do cliente quanto à capacidade da empresa de resolver o seu problema.

Lookbooks

Lookbooks são livros extremamente visuais, compostos por fotografias e outros conteúdos. Ele é um formato usado principalmente por empresas do segmento da moda e como portfólios profissionais. A interatividade é um diferencial que torna essas peças mais atraentes e bonitas, pode reafirmar a capacidade de atendimento de uma demanda e gerar mais oportunidades de negócio.

Powered by Rock Convert

Quais soluções podem ser usadas para criar um conteúdo interativo?

Veja como você pode produzir conteúdo interativo facilmente com algumas ferramentas listadas abaixo:

  • Ion: é uma plataforma da Rock Content e principal referência na produção de conteúdo interativo. Oferece templates responsivos e customizáveis para os diferentes modelos sem demandar conhecimento algum de codificação e recursos de teste de otimização para avaliar o potencial de conversões das peças;
  • SurveyMonkey: ferramenta para a criação de testes, pesquisas, quizzes e armazenamento de dados;
  • Contentools: solução que ajuda o usuário a criar peças de conteúdo estáticas e dinâmicas para a geração e qualificação de leads.

Como produzir um bom conteúdo criativo?

Veja algumas dicas para produzir conteúdo interativo de grande qualidade e capazes de gerar bons resultados de compartilhamento e conversão.

Produza conteúdos de acordo com a persona

Para produzir conteúdo relevante, você precisa pensar na pessoa para o qual esse material será consumido. Por isso é tão importante mapear a persona do negócio, uma personalidade semifictícia com características e dores reais do público que guiará os esforços de marketing da empresa.

Escolha etapa de funil adequada

Conforme especificamos, os materiais devem ser disponibilizados no momento certo em que a lead busca uma solução e demanda informações específicas para a sua descoberta.

Alguns tipos de conteúdo interativo são mais indicados para estágios mais avançados, como white papers, enquanto outros aumentam a propensão de obtenção de leads, como infográficos e quizzes.

É importante saber o estágio adequado do funil em que o público está para oferecer o conteúdo certo, no momento mais oportuno e aumentar as chances de conversão.

Faça conteúdos responsivos

O conteúdo interativo deve ser adaptável aos mais diversos formatos de exibição, principalmente para os usuários de dispositivos móveis, cuja quantidade cresce a cada dia. Além de promover uma experiência mais adequada, o conteúdo mobile-friendly aumenta a quantidade de visitantes que terão acesso ao material e ainda é um dos requisitos de SEO para o rankeamento do site em motores de pesquisa.

Reaproveite conteúdos bem-sucedidos

Pode ser difícil criar conteúdo do zero e disponibilizá-lo em um formato interativo, principalmente para empresas que aderiram a essa estratégia recentemente. O reaproveitamento de materiais resolve esse problema, basta escolher as produções com alto potencial de engajamento e com bons resultados para adicionar interatividade, e otimizar as taxas de clique e conversão.

Use a gamificação

Que tal adicionar gamificação para tornar o conteúdo interativo ainda mais atraente? Como nos quizzes, os resultados podem gerar cupons de desconto, pontos no programa de fidelidade e outras formas de recompensa para aumentar a motivação e o engajamento dos usuários.

Adicione mais valor com os dados já coletados em outros materiais

Os materiais interativos permitem coletar uma grande quantidade de dados sobre o público. Além de acompanhar toda a experiência de consumo do material, é possível conhecer melhor a persona, segmentar e personalizar as campanhas de marketing, e melhorar as abordagens de venda.

Com o conteúdo interativo é possível alavancar os resultados de SEO e CRO de uma estratégia de marketing, resultado obtido como consequência direta das principais vantagens relacionadas neste artigo — aumento de tráfego, geração e qualificação de leads, aumento do tempo de permanência dos visitantes na página, obtenção de backlinks orgânicos e melhoria da experiência do usuário.

Agora que você sabe a importância de conteúdo interativo para uma estratégia de Marketing de Conteúdo, que tal se tornar um freelancer da base da Rock Content e aplicar seus conhecimentos?

Comunidade Rock Content - Faça parte da maior base de freelancers do BrasilPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto