conteúdo épico

Como nunca deixar de ter boas ideias para produzir conteúdos épicos

Um conteúdo épico é aquele que, além de útil para os seus leitores, ameniza ou extermina a dor das pessoas. Na internet, o que vemos de maneira geral são posts genéricos e que não têm tanta qualidade.
Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

Você já deve ter ouvido falar que, na internet, o conteúdo é rei. No entanto, independentemente do tipo de profissional que você é ou da empresa em que você trabalha, um bom conteúdo não é suficiente. Para se destacar em meio a tantas publicações, é preciso melhorar a vida do seu público de alguma maneira.

Isso significa que conteúdo bom é aquele que resolve o problema das pessoas, que sana as suas dores e que demonstra ser interessante para o seu público. Por isso, é essencial que você publique ideias memoráveis.

Estamos falando daquelas publicações nas quais você dedica tempo, esforço e todos os recursos necessários para oferecer o melhor para a sua audiência. Experimente escrever algo realmente útil e veja as pessoas parando tudo o que estão fazendo para ler, comentar ou compartilhar seu post.

Claro que nem sempre você acertará. Alguns posts falharão, enquanto outros vão bombar na web.

Neste texto, vamos dar dicas de como nunca deixar de ter excelentes ideias para produzir posts incríveis. Antes, no entanto, precisamos falar sobre o que é um conteúdo épico. Vamos em frente?

O que é um conteúdo épico?

Um conteúdo épico é aquele que, além de útil para os seus leitores, ameniza ou extermina a dor das pessoas. Na internet, o que vemos de maneira geral são posts genéricos e que não têm tanta qualidade. Apesar de muitos terem ótimas ideias, não trazem detalhes profundos, compreensivos e completos.

Isso significa que existe um oceano que poderá ser explorado, de forma que você assegure mais presença e autoridade online. Como consequência, terá mais clientes, mais vendas e mais resultados.

Nesse contexto, vale dizer que, para que um conteúdo seja memorável, ele não precisa necessariamente ser muito longo, mas, geralmente, aqueles com mais de mil palavras têm maiores chances de sucesso.

No entanto, muito mais do que a contagem de palavras, você deve focar na qualidade do que entrega para a sua audiência. Definitivamente, um conteúdo incrível não é algo extravagante, que só pessoas com habilidades raras podem fazer. Muito pelo contrário.

Está totalmente ao seu alcance e você só precisa se dedicar e se comprometer para chegar lá. Agora que temos uma ideia do que é um conteúdo épico, vamos para a parte principal deste artigo, que trata sobre nunca mais ficar sem ótimas ideias para gerar posts incríveis. Está preparado?

Confira nossas 8 dicas para construir um conteúdo épico:

1. Mantenha-se sempre atualizado

Pessoas que trabalham com produção de conteúdo precisam ler constantemente. Caso contrário, elas nunca serão boas escritoras. Entender as particularidades da linguagem e aprender novas expressões e palavras é essencial para criar um conteúdo épico.

Além disso, ler sobre assuntos relacionados ao seu mercado é uma forma de se manter informado e por dentro de todas as tendências. Abaixo, destacamos algumas ferramentas para você nunca mais ficar desatualizado.

Feedly: acompanhe blogs do seu interesse

O Feedly é uma excelente opção para acompanhar blogs de pessoas e empresas que falam de assuntos do seu interesse. Use a ferramenta a seu favor e adicione blogs que tenham relevância para o seu mercado, de forma que você esteja sempre atualizado em relação aos temas sobre os quais as pessoas e as marcas estão falando.

LinkedIn Groups: acompanhe as discussões

Uma forma de expandir o alcance da leitura além dos blogs é participar dos grupos do LinkedIn relacionados à sua área de atuação. Além de receber materiais indicados por outros profissionais, você também pode trocar ótimas ideias.

Quora: tenha acesso a conhecimentos gerais

O Quora é uma ótima fonte de informação que permite pesquisar perguntas e respostas que podem ser úteis e inteligentes. É possível filtrar por grupos ou assuntos de interesse, mas é preciso tomar um pouco de cuidado: a ferramenta pode ser tão viciante a ponto de você pesquisar sobre marketing de conteúdo e acabar descobrindo ideias sobre o início da filosofia.

Pocket: organize sua fila de leitura

É impossível consumir todo o conteúdo ao qual você tem acesso no momento em que ele aparece para você. Por conta disso, o Pocket é essencial. Basicamente, trata-se de uma extensão do Chrome para você salvar um artigo e ler depois, em seu computador ou em seu smartphone.

Assine boas newsletters: receba conteúdos em sua caixa de e-mail

Se você gosta do conteúdo de um determinado blog, é interessante assinar sua newsletter. É uma forma simples e prática de não perder um post e de ficar sempre por dentro dos seus assuntos preferidos. A newsletter pode ser, inclusive, uma grande aliada do Feedly e do Pocket.

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

2. Selecione as melhores ideias

Quando falamos sobre gerar ideias para postar em um blog, é provável que você se preocupe em ter uma longa lista de tópicos. Obviamente, você pode fazer isso, mas não existe essa necessidade. Em vez de perder tempo criando 150 ideias de uma vez, você precisa de apenas uma excelente ideia para fazer um artigo incrível.

Imagine que você queira escrever sobre trabalho remoto, por exemplo. Certamente, há inúmeros artigos sobre o assunto na internet. Mas não deixe que isso te impeça de escrever um conteúdo excelente. Adotando um tópico como esse, você pode desenvolvê-lo em dezenas de abordagens de conteúdos que atinjam os principais indicadores do tema, preenchendo, assim, seu calendário editorial.

3. Descubra aquilo que faz sucesso na internet

Essa é uma ótima dica para descobrir quais publicações contam com um enorme poder de tráfego na web. Ferramentas como o Buzzsumo, por exemplo, permitem que você pesquise uma determinada área do seu interesse. Basta digitar o tema que o site te entrega uma lista dos artigos mais compartilhados na internet.

Após investir um tempo utilizando essa ferramenta, você começa a ter ideias bem claras dos assuntos que são mais compartilhados. Com isso, é possível descobrir como abordar um determinado tópico de forma diferente e melhor.

Para aprimorar o conteúdo de um concorrente, você pode fazer um post mais longo e detalhado. Além disso, é possível pegar seus próprios posts e torná-los muito melhores. Ou seja, trabalhe para transformar um conteúdo bom em um conteúdo memorável.

4. Reescreva seus títulos

Essa estratégia pode funcionar como um complemento ao tópico anterior, mas também pode fazer efeito de forma independente. Ao reescrever seus títulos, você pode ter novas ideias ou manchetes mais fortes para um conteúdo já existente.

Geralmente, os grandes sites e blogs se esforçam bastante para criar títulos que realmente chamem a atenção dos leitores. Existe um intenso trabalho de rastreamento em relação às manchetes que funcionam e aquelas que não funcionam.

Dessa forma, você precisa visitar diversos sites populares e ver aqueles que mais se destacam. Lembre-se de que os tópicos dessas páginas não precisam ser parecidos com os seus, porque você vai alterá-los para ajustá-los ao seu tema de interesse.

Aqui está um exemplo: faça uma visita ao Buzzfeed Buzz. Lá, provavelmente, você encontrará pelo menos uma manchete para retrabalhar, de forma a adequá-la a qualquer tópico do seu negócio.

Tenha em mente, portanto, que a ideia não é copiar o título, mas somente usá-lo como inspiração para a sua própria manchete.

Avaliador de Títulos para SEO

5. Conheça seus seguidores

Apesar de isso ser muito óbvio, é preciso sempre lembrar que você está escrevendo para os seus seguidores. Então, aproveite esse fato para gerar novas ideias de acordo com as motivações e as necessidades do seu público. Você pode, por exemplo, disparar e-mails para a sua audiência e pedir que ela lhe diga exatamente o assunto que gostaria de ver em seu blog.

Outra ótima ideia é postar em suas redes sociais. Pergunte aos seus fãs o que eles preferem e descubra como eles gostam de consumir as suas publicações. Você pode usar uma hashtag para facilitar o rastreamento das respostas.

Mais uma ideia é fazer alguns posts em grupos e em fóruns. Pergunte aos membros quais assuntos eles preferem ver e consumir. Você pode fazer isso por meio de redes como o Facebook ou o LinkedIn, por exemplo. Essa é uma ótima maneira de engajar as pessoas.

6. Peça ideias à sua audiência

Outra ótima maneira de sempre ter conteúdo é solicitar à sua audiência ideias de posts para o seu blog ou para as redes sociais. A forma como você fará isso pode variar e depende da maneira como conduz seu negócio.

Caso você tenha uma lista de e-mails, por exemplo, pode enviar uma mensagem perguntando sobre quais assuntos as pessoas gostariam de saber. Uma outra alternativa, caso você tenha uma fanpage no Facebook, é enviar um post com esse questionamento para as pessoas que curtiram a página. Se você tiver um grupo no Facebook, pode até mesmo criar uma pesquisa com algumas opções de assuntos. Além disso, você ainda pode usar o Instagram para fazer uma pergunta clara e objetiva.

Quando você for consultar a sua audiência sobre ideias de conteúdo, também pergunte sobre como deveria elaborar um título. Essa pode ser uma excelente maneira de definir um título que se destacará por muito tempo.

7. Veja livros à venda na Kindle Store, da Amazon

Mais uma forma de ter ideias é verificar quais livros do seu nicho estão vendendo mais na Kindle Store, da Amazon. É uma ótima opção que pode trazer informações relevantes e pelas quais as pessoas estão dispostas a pagar.

Para encontrar ideias de posts, acesse o link da Amazon e busque por uma palavra-chave relacionada ao seu mercado. Em alguns casos, isso já é mais do que suficiente para conseguir boas ideias para posts.

No entanto, você também pode clicar nas páginas de vendas dos livros. Se você der uma olhada na descrição das obras, por exemplo, notará que existem vários tópicos que poderão te inspirar.

Além disso, você também pode verificar os reviews, que ajudam a descobrir o que as pessoas estão procurando dentro de um tema em questão e que pode não ter sido abordado em um determinado livro.

Livros para Profissionais Criativos

8. Procure por produtos e cursos vendidos por seus concorrentes

Por fim, ainda há a opção de pesquisar por produtos e cursos que estão sendo vendidos na sua área de atuação. Essa é mais uma excelente forma de inspiração para você fazer seus posts. É possível fazer isso visitando sites como o Hotmart ou Udemy, utilizando as palavras-chave relacionadas ao seu mercado.

Nesses sites, existem milhares de cursos e produtos e, por isso, é muito provável que você encontre algo bastante relevante. Certamente você se deparará com ideias voltadas para o seu nicho. Dessa forma, você precisa apenas clicar em algum desses produtos e cursos e checar todos os detalhes.

Com certeza, você chegará a muitas ideias que poderão ser usadas para te ajudar a escrever um post que aborda algumas questões levantadas pelas pessoas.

Conclusão

Se você quer que seu blog se torne popular, é essencial descobrir boas ideias de posts. Após ler este artigo, é muito provável que você já saiba o que precisa ser feito para ter ótimas ideias de conteúdos que realmente chamarão a atenção do seu público.

Seguindo esses passos, portanto, você provavelmente nunca deixará de ter ideias para gerar conteúdos para as redes sociais e blogs que realmente engajem a sua audiência.

Lembre-se sempre de criar assuntos nos quais você possa explorar diversos ângulos e formatos. Dessa forma, você cria uma variedade de posts extremamente coerentes, consistentes e que proporcionam um grande valor para seus leitores.

Atualmente, o que você tem feito para se diferenciar em relação à sua concorrência? Seus conteúdos são realmente inspiradores e resolvem os problemas das pessoas? E em nosso blog, qual assunto gostaria de ver?

Em muitos casos, para ter sucesso, basta ter dedicação e planejamento. Por isso, é o momento de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Mesmo que seu mercado seja muito concorrido, sempre existe um vasto universo para ser explorado.

Para colocar a mão na massa agora mesmo, também sugerimos um outro material que será essencial no seu objetivo de construir um conteúdo épico de verdade: nosso guia de produção de conteúdo para a web, que pode ser baixado gratuitamente.

Guia Completo de Produção de Conteúdo