Por Comunidade Rock Content

Publicado em 07/05/2017. | Atualizado em 03/09/2018


Quer usar o Google Docs como uma ferramenta para criação de conteúdo com o seu time?

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

O Google Docs é um dos recursos mais famosos do Google. O editor de texto online tem as mesmas funções básicas de outros softwares do ramo, como o Microsoft Word, com a vantagem de ser salvo instantaneamente na nuvem.

O Docs pode ser uma ferramenta muito útil para a redação web, principalmente para produção de conteúdo em dupla. Se você tem dúvidas, neste post vamos te ensinar a criar textos poderosos aliando suas habilidades, o talento de seus colegas e todas as facilidades que o Google Docs oferece!

Continue lendo e confira nossas dicas para trabalhar com redação a dois:

Esteja aberto às ideias do outro

O Google Docs tem uma funcionalidade que permite inserir comentários ao longo do texto. Essa opção é ótima para a redação a dois.

Um dos maiores desafios de qualquer trabalho em grupo é saber ouvir as ideias do outro. Ao iniciar um projeto em dupla, tenha em mente que a outra pessoa é competente e poderá acrescentar muita qualidade e valor ao conteúdo que vocês produzirão juntos.

Utilize os comentários para fazer suas sugestões e peça à sua dupla que também o faça. Às vezes, o seu colega domina mais a temática do texto, ou tem mais habilidade para revisão do que você. Aceite ajuda!

Assim, você cria o ambiente perfeito para ser ouvido e ter suas ideias aceitas. O trabalho será menos exaustivo e o resultado será um conteúdo relevante e diversificado.

Seja flexível e paciente

Assim como os comentários do outro são importantes, na redação a dois ser flexível sobre eles é fundamental. Você e sua dupla vão discordar em alguns pontos e isso é natural, ocorre em todas as relações humanas.

Porém, o importante aqui é tentar encontrar pontos de concordância. É preciso ter como prioridade a qualidade do conteúdo, e em alguns momentos isso significa fazer o contrário daquilo que você gostaria.

Utilize o chat do Docs ou responda aos comentários que seu colega deixar. Assim, a comunicação fica centralizada ali e pode ser retomada a qualquer momento. Tenha paciência para expor o seu lado e procure entender as dificuldades e posições da sua dupla.

Também é importante ser flexível sobre os prazos e horários. Se vocês têm rotinas diferentes, então, isso é mais necessário ainda! Ofereça compreensão e tentem encontrar uma saída viável, respeitando ao máximo os prazos já acordados.

Estabeleça regras editoriais

Por falar em prazos, a melhor forma de lidar com a redação a dois é com bastante transparência. É muito comum que o trabalho em dupla seja prejudicado por falta de organização.

Para evitar isso, estabeleça regras editoriais. É preciso definir qual será o tom do texto, a divisão dos tópicos ou capítulos, a persona e as informações da pauta.

Esses dados devem estar disponíveis para acesso rápido pelos dois. Você pode utilizar o próprio Google Docs para organizar essas informações e compartilhar o documento.

Divida as tarefas

Você já se dedicou muito a escrever um texto e, quando foi revisá-lo, encontrou vários erros que tinham passado despercebidos?

Isso acontece porque nossa visão fica um pouco viciada quando escrevemos muito. Focamos mais em desenvolver o conteúdo e menos nos pormenores, como acentos, vírgulas e até mesmo algumas concordâncias.

Trabalhar em dupla é uma ótima maneira de driblar isso. Definindo uma divisão de tarefas, você pode escrever e a sua dupla fica encarregada da revisão, ou o contrário. Assim, você produz livremente e pode ficar mais tranquilo depois que terminar a sua parte.

Tenha um calendário

Crie um calendário de tarefas e definam os prazos. Cada um será responsável por comunicar ao outro mudanças de data, problemas que atrapalhem a entrega e outras questões do tipo.

Assim, evitam-se os conflitos e é possível reorganizar o calendário de modo a garantir um prazo próximo do original.

Se a opção for dividir o trabalho por tópicos ou capítulos, é necessário alinhar bastante o tom das escritas e comunicar sempre que uma fase for concluída. Para etapas interdependentes, os prazos precisam ser respeitados e cumpridos à risca.

Aprenda com o trabalho do outro

Uma das maiores vantagens do Google Docs para a redação a dois é a possibilidade de recuperar versões antigas dos documentos. Para a revisão textual, esse recurso é uma verdadeira revolução.

Se você não for encarregado da revisão, pode usar essa funcionalidade para aprender e melhorar a qualidade do seu texto. Depois que as mudanças forem feitas, acesse a versão pré-revisão do documento e veja as alterações realizadas.

Procure entender o que motivou cada adequação. e encontre pontos que podem ser melhorados na sua produção.

Se a revisão for sua tarefa, você pode dar essa dica para a sua dupla e até sinalizar diretamente no texto algum ponto que precisa de mais atenção, utilizando os comentários.

Utilize outras ferramentas Google

Além do Docs, existem outras ferramentas do Google que podem auxiliar a organização na redação a dois. Conheça algumas delas:

Google Planilhas

O Planilhas é similar ao Excel. Ele permite a criação de planilhas e tabelas compartilhadas, com as mesmas funcionalidades de fórmulas e gráficos já famosos no equivalente da Microsoft.

Você pode utilizar o Planilhas para organizar o calendário e fazer um controle otimizado do andamento das tarefas de cada participante. Se ambos atualizarem a planilha sempre que uma tarefa acabar ou um prazo mudar, a comunicação se torna mais eficaz.

Outro dado que pode ser retirado dessa planilha é a produtividade da dupla. Se os prazos forem mantidos e a entrega for realizada sem problemas, é sinal de que vocês trabalham bem juntos e podem repetir a parceria!

Sugerimos também a criação de planilhas para controle individual, para acompanhar o seu rendimento pessoal e organizar o progresso das suas tarefas.

Google Agenda

O Google Agenda é uma ferramenta de calendário. Nele, você pode marcar seus compromissos nos dias e horários que quiser, além de enviar lembretes para a sua dupla não se esquecer das datas que vocês combinaram.

É uma opção muito útil para a redação a dois e pode se transformar em um aliado até para a vida pessoal. O aplicativo do Google Agenda para smartphones envia alertas e te lembra dos compromissos com antecedência, tornando mais difícil se perder em meio aos prazos.

A nossa última dica sobre redação a dois é respeitar seu parceiro de produção. Encare a oportunidade de trabalhar em dupla como uma chance de aprender de perto com outro profissional e use nossas dicas para melhorar a sintonia entre vocês!

E aí, você tem experiência com redação a dois? Tem outras dicas para complementar a nossa lista? Conte-nos abaixo nos comentários!​

Posts populares com esse assunto