Por Leandro Resende

Publicado em 04/12/2018. | Atualizado em 11/09/2019


Já pensou em utilizar a experiência e o conhecimento de um especialista como principal fonte de referência durante a produção de um conteúdo? Conheça mais sobre o conteúdo com entrevista e construa materiais de alta relevância!

Você já sabe que a relevância de um conteúdo é fator primordial para o ranqueamento nos mecanismos de busca. Mas o que torna, de fato, um conteúdo relevante?

Podemos resumir que um conteúdo relevante é aquele que responde a dúvida do leitor no momento correto, dentro da sua jornada no funil de vendas. Para isso, construímos textos com base em uma persona, pauta, estratégia e boas referências.

Acontece que nem sempre encontramos referências essencialmente capazes de responder determinadas questões, principalmente quando falamos de personas, negócios ou temas complexos e muitos específicos.

Assim surge o conteúdo com entrevista da Rock Content, que consegue atender essas demandas específicas dos clientes. Quer entender mais sobre o funcionamento e aprender a produzir ótimos textos? Confira!

O que é o conteúdo com entrevista?

O conteúdo com entrevista é uma oferta da Rock Content que visa atender demandas para personas, negócios ou temas complexos e específicos. Isso porque a produção desses materiais não precisam, necessariamente, de referências disponíveis na internet para sua produção.

O intuito da oferta é atender, a princípio, algumas demandas específicas, como:

  • personas complexas — quando o leitor tem alto nível de conhecimento técnico no assunto e precisa de informações ainda mais aprofundadas;
  • assuntos complexos — quando existe a necessidade de tratar o conteúdo com tecnicidade e detalhes práticos;
  • negócios complexos — quando surge a necessidade de educar o mercado sobre especificidades de um produto, serviço ou do próprio negócio;
  • demandas específicas — cases de sucesso; conteúdo institucional; complemento de venda; artigo de opinião ou outros formatos específicos.

Em fins práticos, quando a estratégia de Marketing de Conteúdo exige a abordagem de algum tema que não tenha referências disponíveis na internet, é preparado um questionário que é enviado para um especialista no assunto responder.

O depoimento desse especialista resulta em um arquivo de áudio que segue para a próxima etapa, que é a transcrição. Essa transcrição traz as informações relevantes, que são disponibilizadas em um documento de texto, utilizado como norte para a etapa de redação.

A partir disso, o redator responsável pela tarefa conduzirá a construção do texto com base nas informações cedidas pelo especialista no assunto, levando conhecimentos aprofundadas para o leitor e contribuindo, com isso, com a autoridade do blog.

Como construir um conteúdo com entrevista?

Produzir materiais de valor para a persona é fundamental para alcançar bons resultados na estratégia de Marketing de Conteúdo. E para oferecer uma boa experiência ao leitor, além de ter uma excelente escrita, é preciso tratar o tema com profundidade. Entenda mais sobre como produzir um conteúdo com entrevista de valor!

Dê atenção à estrutura

A estrutura do conteúdo deve ser construída a partir de uma lógica coerente. Por isso, faça uma introdução com bons argumentos — utilize pesquisas, estudos, notícias etc. —, desenvolva o conteúdo com base nas informações da entrevista e conclua o raciocínio relacionando-o com a dor da persona.

Os intertítulos devem ser descritivos e intuitivos, dividindo o tema tratado e ajudando o leitor a escanear o texto em busca das informações esperadas.

Adapte o conteúdo à persona

O material gerado a partir da entrevista não deve ser utilizado de forma literal durante o texto. Isso porque a transcrição não trata o leitor, necessariamente, com linguagem adequada.

Por isso, antes de iniciar a redação é essencial entender a persona, assim como suas maiores dores. Com isso, o redator conseguirá conduzir a abordagem do texto promovendo uma comunicação mais efetiva.

Garanta uma ótima escrita

Independentemente da linguagem adotada, é fundamental garantir que o texto está correto também em termos ortográficos e gramaticais. Isso porque os critérios de escrita são fundamentais para transmitir a credibilidade do conteúdo.

Fique de olho nos erros de redação mais comuns (que você deve evitar) e crie o hábito de revisar com atenção cada um de seus textos.

Estude o assunto do conteúdo

Até agora falamos muito de estrutura, estilo e gramática, que são aspectos formais de um texto. Mas e o conteúdo? Para produzir textos realmente valiosos, o conteúdo deve ser  tratado de maneira aprofundada, o que significa escrever com autoridade sobre o tema.

Para colocar isso em prática, é preciso utilizar outras pesquisas e referências como fonte, indo além do documento da entrevista.

Por isso, busque por pesquisas, artigos acadêmicos, conteúdos de outros blogs e notícias relacionadas ao tema. Todo esse contexto, quando trabalhado em conjunto com a entrevista, auxiliará na formulação de um material rico.

Atualize-se constantemente

Outro aspecto imprescindível do conteúdo com entrevista é a atualização das informações que estão sendo tratadas no texto. Não adianta ser expert em um assunto se, ao escrever, esquece de pesquisar dados recentes e atualidades relacionadas.

Para se manter atualizado, é preciso estudar e ler constantemente. Diariamente, investigue notícias sobre as áreas para as quais você tem mais costume de escrever.

Tenha domínio sobre as técnicas de copywriting

Você já deve ter ouvido falar sobre o conceito de copywriting. Para elaborar conteúdos com entrevista, é imprescindível não apenas conhecer esse conceito, como também aplicá-lo em seus textos.

Ou seja, coloque em prática as técnicas de SEO, escreva com autoridade, use e abuse de verbos de ação, trate com naturalidade os produtos e serviços do cliente, entre outros aspectos.

Além disso, é muito importante que você siga as diretrizes da pauta para o desenvolvimento de seus textos, que normalmente envolvem o uso de palavras-chave, link building e CTAs.

Adote o uso de exemplos

Bons exemplos são essenciais para aumentar seu poder de persuasão em relação ao leitor e, consequentemente, produzir conteúdos mais relevantes. Mas como saber quais exemplos são bons?

O segredo é conhecer bem a persona e suas principais dores. Coloque-se no lugar do leitor e em seu contexto de vida a fim de obter conhecimento acerca de quais temas e exemplos são relevantes.

Essa é também uma maneira de refletir sobre quais casos reais terão maior impacto e poder de convencimento em seu texto.

Faça links atualizados e relevantes

Por muitas vezes se tratarem de posts de consideração e decisão, os conteúdos com entrevista são ótimos para encaminhar o leitor para os lugares certos. Isso não significa apenas o link building para o próprio blog do cliente, mas também a referenciar boas fontes externas, que sejam relevantes para o tema tratado.

Em um texto sobre Marketing de Conteúdo, por exemplo, você pode citar alguma pesquisa atualizada sobre as tendências da área, estatísticas sobre crescimento, números do mercado, bem como notícias do setor. Tudo isso é muito eficaz para consolidar os argumentos.

Ao inserir links externos, lembre-se de utilizar somente fontes de autoridade. Elas são fundamentais para manter a confiança do leitor nas informações que você julga importantes o suficiente para citar no texto.

Seja técnico

Conteúdos com entrevista demandam uso de termos mais técnicos e específicos da área para a qual você está escrevendo. Muitas vezes esse detalhe é o fator necessário para estabelecer sua autoridade e reputação.

Claro que, ao produzir conteúdo para um cliente, é preciso verificar as instruções da pauta em relação a termos específicos. Afinal, muitas estratégias de marketing de conteúdo buscam aumentar gradualmente os conhecimentos do leitor sobre o tema tratado, até os mais leigos.

Ainda sim é possível utilizar termos técnicos, desde que sejam apresentados de maneira didática, correta e contextualizada. Inclusive, se você é capaz de explicar conceitos complexos com palavras simples, isso é um ótimo indicador de domínio do assunto e relevância do conteúdo.

O conteúdo com entrevista, além de ser eficaz para construir a autoridade de um blog, é uma excelente oportunidade para trabalhar com assuntos mais complexos e falar diretamente com personas que exigem uma abordagem aprofundada do tema. Com isso, o redator consegue desenvolver sua habilidade argumentativa e se destacar na produção de conteúdo.

Entendeu mais sobre o que é o conteúdo com entrevista e qual é sua importância? Aproveite então e aprenda como construir perguntas relevantes para uma entrevista!

Posts populares com esse assunto