conseguir mais seguidores instagram

7 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram

Quer aprender como conseguir mais seguidores no Instagram? O pessoal da Hotmart desvendou como fazer isso e contou tudo neste post. Confira!

Uma das estratégias de comunicação mais importantes na atualidade é estar presente nas  mídias sociais. Isso acontece principalmente porque, quando uma pessoa quer saber o contato de uma empresa ou fazer uma pesquisa de preço e serviço, a primeira ação é buscar no  Google e nas redes sociais.

Como as ferramentas de busca posicionam melhor as empresas que são atuantes nas redes sociais e entregam conteúdo valioso para os usuários, é imprescindível ter uma estratégia de comunicação integrada com suas mídias no centro.

Com isso, cada vez mais, os empreendedores têm investido tempo para se posicionarem bem nas redes sociais e atrair, assim, clientes em potencial.

É claro que existem várias mídias e todas são muito importantes, dependendo sempre das características de sua persona. Porém, uma rede que tem tido bastante destaque atualmente é o Instagram, principalmente porque ele serve como uma vitrine para negócios, sejam eles online ou não.

De acordo com a Forrester Research Inc., as publicações no Instagram têm muito mais interações que as demais mídias sociais. Segundo a pesquisa, os posts do Instagram geram uma porcentagem de engajamento por um seguidor de 4,21%. Isso significa 58 vezes mais engajamento do que no Facebook e 120 mais do que no Twitter.  

Mas, com esse destaque, surgem vários perfis interessantes, o que faz com que a concorrência aumente também nessa rede. Por isso, é importante saber se destacar.

Neste post, trouxemos 7 dicas para te ajudar a conseguir mais seguidores no Instagram. Acompanhe e veja o que você pode fazer para que seu perfil seja mais divulgado e seguido.

As vantagens das redes sociais

Antes mesmo de falarmos as dicas para te ajudar a conseguir mais seguidores no Instagram, é importante fazer um pequeno contexto dos motivos das redes sociais serem tão importantes em uma estratégia de marketing.

Quando você tem uma atuação constante em canais muito acessados por seu público-alvo, como, por exemplo, o Instagram, e mantém uma página atualizada e com conteúdo relevante, você mostra para os usuários que está preocupado em oferecer algo que agregue valor para eles.

Isso ajuda a gerar valor para sua marca e faz com que as pessoas percebam sua preocupação com os usuários, aumentando, assim, sua credibilidade e autoridade em seu mercado.

Outra vantagem de investir nas redes sociais é que elas geram uma conexão emocional única com seus seguidores. E, como os usuários estão em constante interação com outras pessoas de seu ciclo de amizade, elas têm o poder de criar um engajamento único entre os públicos.

Dessa forma, com conteúdo de qualidade e um trabalho de relacionamento com os usuários dessas redes, você pode até mesmo começar a criar defensores de sua marca.

Achou interessante? Confira, agora, as dicas para chamar a atenção e conseguir mais seguidores no Instagram.   

1. Poste fotos de alta qualidade

O Instagram aceita imagens de 640 até 1080 pixels.

É aconselhável colocar a imagem na maior resolução aceita pela ferramenta porque, com fotos de qualidade, seu perfil passará mais seriedade e profissionalismo. Além disso, como essa rede social é muito visual, ninguém quer ver imagens ruins e com baixa qualidade, concorda?

Entretanto, ao subir as fotos, é comum que o Instagram diminua um pouco a qualidade das suas fotos. Pensando nisso, separamos duas dicas importantes:

A primeira dica para fazer fotos com boa qualidade é utilizar o  programa de câmera nativo do celular, evitando assim utilizar o próprio Instagram para capturar imagens. Isso ajuda a manter a qualidade de sua câmera.

É claro que, para que isso realmente dê certo, você precisa de um celular que tenha uma câmera boa. Mas mesmo que você ainda não consiga investir em um aparelho melhor, utilizar a câmera do dispositivo é mais vantajoso do que usar a câmera do próprio Instagram.

Uma outra dica importante é dar preferência para fotos quadradas em detrimento das retangulares. Essa boa prática ajuda a fazer com que o Instagram aceite sua imagem sem cortá-la e, portanto, sem reduzir sua qualidade.

Caso você precise colocar uma imagem retangular, uma solução é fazer as alterações em um editor de imagens próprio para tamanho, como o Sapseed, por exemplo. Assim, você mantém, ao mesmo tempo, a proposta e uma boa qualidade de imagens.

2. Escolha imagens relacionadas a seu nicho

Para ter um perfil centrado em conseguir mais seguidores no Instagram, é preciso que você esteja sempre ciente de quem é seu público e o que ele quer ver.

Assim, você terá uma página que não apenas atraia potenciais clientes, mas que também engage efetivamente seus seguidores ao falar exatamente sua língua e mostrar para eles que sua empresa está em total sintonia com seu modo de falar e gostos pessoais.

Uma dica preciosa aqui é usar o Benchmarking como ferramenta contínua para atualizar seus perfis nas mídias sociais.

A ferramenta consiste no processo de busca das melhores práticas para que sua empresa tenha um desempenho cada vez melhor nas mídias sociais.

Com esse processo, você pode avaliar como seus concorrentes alimentam suas páginas no Instagram e seus resultados periódicos.

Para que dê melhores resultados, é oportuno que essa pesquisa seja realizada em curtos espaços de tempo.

Por exemplo: mensalmente, você pode passar um dia pesquisando e descrevendo o que está vendo de melhor nas páginas de seus concorrentes. Lembre-se de anotar o que você está vendo e fazer um rascunho do que seria um escopo de melhorias para seu próprio perfil.  

3. Coloque vídeos demonstrativos de seu produto

O Instagram é uma mídia social 100% visual. Mas, apesar de ter sido idealizada para ser uma ferramenta de compartilhamento de imagens, na atualidade, o formato que garante mais resultados dentro da plataforma é o vídeo.   

Atualmente, é possível “upar” vídeos de até 60 segundos em seu perfil e de 10 segundos nos Stories.

Uma das melhores explicações para o sucesso do formato .mp4 na atração de novos seguidores no Instagram é que, com os vídeos, é possível, por exemplo, explicar como um produto funciona de uma maneira muito mais lúdica do que seria em uma única imagem estática com uma descrição em texto.

Além disso, os vídeos irão aumentar o vínculo emocional com seus seguidores e também são reproduzidos automaticamente, o que aumenta as visualizações e, ao mesmo tempo, a chance de uma pessoa que está apenas passando em sua timeline vire sua seguidora de fato.

De acordo com um estudo realizado pela HighQ, até o ano passado, 78% dos usuários consumiam vídeos online todas as semanas e 55% faziam isso diariamente.

Para te ajudar a criar vídeos interessantes para o Instagram, separamos algumas dicas importantes. Confira:

  • Defina seus objetivos;
  • Tenha certeza dos tipos de vídeos que se encaixam em sua estratégia;
  • Faça vídeos específicos para o Instagram;
  • Aproveite e use #hashtags nos vídeos.

4. Crie legendas criativas

As legendas são essenciais para contar histórias utilizando o Instagram. Esse conteúdo permite uma maior imersão de seus usuários na ferramenta e, consequentemente, gera um maior engajamento.

Entretanto, para que essa estratégia dê certo, é preciso conhecer seu público a fundo.  

Uma das principais recomendações aqui é que você crie personas para representar os diferentes tipos de usuários que podem interagir com a sua marca na internet. Através delas é possível descrever em detalhes quem é seu público-alvo, seus objetivos, desejos e limitações. E assim, criar situações que façam com que seus seguidores e público em potencial sintam-se acolhidos por você.

Se você já fez alguma pesquisa mesmo que superficial no Instagram, sabe que, geralmente, os usuários dessa rede tendem a gostar de conteúdos informais e com uma pitadinha de humor.

Se você já conhece seu público, fica ainda mais fácil fazer uma legenda atrativa, engajante, que faça sentido e gere mais seguidores no seu Instagram.

Mas também é necessário considerar o tamanho das legendas na hora de fazer os textos.

A maioria dos usuários da ferramenta rolam o feed do Instagram rapidamente. Portanto, use a legenda para dar contexto de forma sucinta e escolha palavras que sejam reconhecidas mesmo com uma leitura rápida.

E, caso você precise fazer uma legenda longa, uma boa prática para prender a atenção do leitor e fazê-lo clicar em “mais” é começar a legenda com frases utilizadas para clickbait como, por exemplo: Leia agora tudo o que você precisa para conseguir mais seguidores no Instagram.

5. Use hashtags

As hashtags são muito relevantes para conseguir mais seguidores no Instagram. Por isso, vale a pena entender como elas funcionam para criar uma estratégia exclusiva para engajar seu público com elas.

É importante contextualizar, pois, no caso específico do Instagram, seus usuários usam as hashtags para achar novas pessoas e posts relevantes.

Entretanto, fique atento pois, recentemente, foi lançado um novo algoritmo que classifica como SPAM qualquer legenda com mais de cinco hashtags.

 

Uma maneira de driblar essa política é colocar algumas hashtags estratégicas em um comentário logo abaixo do seu post.  Assim, elas vão ter a função de, ao mesmo tempo, marcar sua publicação com hashtags para serem achadas por seu público e ainda motivar seus seguidores a interagir com o post. Mas tome cuidado para não fazer isso excessivamente.

Para encontrar as melhores hashtags para sua empresa, faça uma busca na página “Explore” do Instagram. Através dela, você poderá utilizar a barra de buscas para encontrar as hashtags mais populares para seu negócio e de acordo com seu nicho.

Além disso, a ferramenta ainda sugere hashtags correlatas, para você aumentar ainda mais o engajamento com seu público.

Você também pode usar essa plataforma do Instagram para se conectar com outros perfis estratégicos em seu mercado.

6. Organize seu feed

Quais são sua missão, visão e valores? É importantíssimo ter isso bem claro para conseguir mais seguidores no Instagram.

Tenha isso em mente para planejar os posts, assim, você terá uma página que reflita o que você realmente é.

Para ter um feed agradável é fundamental pensar nele como um todo e criar uma estratégia identitária para ele.

Por exemplo: você quer representar sua marca através de ilustrações ou de fotos de paisagens com legendas inspiradoras?

Escolha uma estratégia e siga nela para poder fazer com que seu público desenvolva uma conexão emocional e e identifique com seu perfil.

Outra dica preciosa é que você escolha filtros e cores que combinem para utilizar sempre, assim, seu feed terá uma unidade. Nesse sentido, é preciso pensar em sua linha do tempo como uma coisa só e sempre planejar previamente imaginando se a foto irá ou não se encaixar na linha editorial de seu Instagram.

7. Aposte no Instagram Stories

A ferramenta Stories do Instagram começou como uma revanche de Mark Zukeberg ao não conseguir comprar o Snapchat, mas, hoje, o Stories já tem vida própria.

Com ele é possível fazer desde enquetes para engajar seu público com seu dia a dia e também enviar seus seguidores para outros conteúdos em plataformas distintas para expandir essa experiência e garantir engajamento.

Outra vantagem de usar o Stories é que o novo algoritmo da ferramenta está proporcionando um maior alcance para as marcas que utilizam essa ferramenta.

Além das estratégias citadas acima, você também pode fazer lives, que comprovadamente aumentam o engajamento do público e também mostram sua rotina.

Por exemplo: se você é fotógrafo ou maquiador, leve um tripé e passe a filmar e transmitir seu dia de trabalho ou mesmo pequenas tarefas ao vivo. Alimente seu stories durante uma semana e veja o crescimento vertiginoso em seu engajamento no Instagram.     

DICA BÔNUS: Privilegie o tráfego orgânico

É fundamental preterir práticas como a compra de listas de seguidores e o excesso de comentários em fotos de pessoas que ainda não te seguem pedindo para “seguir de volta”. Essas são práticas ruins e, ao invés de te ajudarem a conseguir mais seguidores no Instagram, podem fazer com que seu perfil seja até mesmo bloqueado por vários usuários dessa rede.

Por isso, opte sempre em tentar conseguir seguidores de forma natural, ou seja, que eles procurem seu perfil por gostarem de seu conteúdo.

Além de um tráfego 100% orgânico te dar indicativos reais para um melhor planejamento futuro, você ainda será capaz de investir em estratégias que tragam resultados reais para sua marca.  

Entretanto, caso você precise realmente investir no aumento de seguidores de uma maneira mais rápida e assertiva, uma opção excelente é realizar anúncios pagos. Porém, saiba que, a princípio, isso não é extremamente necessário, principalmente se você não tiver como investir.

Conclusão

Você já deve ter percebido que o Instagram é uma ferramenta importantíssima para que você, como profissional autônomo ou empreendedor, conecte e engaje seus seguidores com sua marca, além de possibilitar uma interação orgânica e empática.

O mais importante aqui é fazer um planejamento a curto, médio e longo prazos com objetivos e metas realistas para que, ao mesmo  tempo, você mantenha seu público interessado em seu perfil, fazendo constantes e relevantes posts, e também crie relevância e atinja cada vez mais seguidores no Instagram.

E você, já utiliza o Instagram e acha que está cada vez mais difícil vender utilizando essa rede social, pois existem muitas empresas usando essa mídia para suas divulgações? Ou ainda não utiliza por esse motivo? Não se preocupe, para te ajudar, fizemos um post exclusivo como usar o Instagram como importante ferramenta de vendas.

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.