Por Joanna Nandi

Advogada por formação e redatora por paixão.

Publicado em 28/04/2020. | Atualizado em 04/05/2020


Quer aproveitar serviços bancários virtuais para facilitar a sua rotina? Neste post você vai conhecer os principais bancos digitais do Brasil e os benefícios que eles proporcionam!

Ter uma conta bancária é uma necessidade comum, mas em meio a tantas taxas, filas e burocracias envolvidas, os serviços ofertados nas agências costumam gerar insatisfação. Se você também passa por isso, vale conhecer os principais bancos digitais do Brasil.

Eles foram criados para suprir a demanda dos consumidores por serviços de qualidade que fossem prestados online, permitindo realizar as transações pelo computador, celular ou tablet. Com foco na tecnologia, os bancos virtuais oferecem opções com taxas atrativas, menos burocracias e sem as longas filas nas agências.

Achou essa alternativa interessante? Se você quer saber mais sobre essa solução, continue a leitura deste conteúdo para conhecer os principais bancos digitais do Brasil!

Inter

O Inter foi um dos primeiros bancos digitais do país: a oferta de serviços virtuais teve início em 2014. Com foco em simplificar os serviços bancários, um dos principais benefícios é a ausência de tarifas para manutenção ou transferências. Nele, você tem acesso às seguintes funcionalidades:

  • Pagamento por QR Code;
  • Emissão de boleto;
  • Depósito de cheque por imagem;
  • Opções de investimentos;
  • Empréstimos e financiamentos;
  • Cartão de crédito sem anuidade.

Quem tem empresa pode contar com as soluções Conta Digital MEI e Conta Digital PJ. Elas também são gratuitas e oferecem diversos benefícios, como cem TEDs gratuitas no mês e todos os serviços válidos nas contas pessoais.

C6 Bank

O C6 Bank foi disponibilizado ao público apenas em agosto de 2019, mas já conseguiu se tornar um dos principais bancos digitais do Brasil. Sem taxas de manutenção ou tarifas, ele oferece diversos aos clientes, veja só:

  • Conta-corrente;
  • Cartão internacional de crédito e débito;
  • Pagamento de boletos;
  • Investimentos em CDBs;
  • Transferência por WhataApp ou SMS;
  • Saques na rede Banco24Horas.

Quem é nômade digital ou presta serviços para o exterior e faz transações internacionais, pode abrir uma conta internacional com tarifa zero. A moeda utilizada é o Dólar, com cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e do spread de câmbio.

O banco também oferece a conta MEI com tarifa zero, que inclui benefícios como cartão de crédito empresarial e máquina de cartão compatível com as principais bandeiras.

Neon

Outro banco 100% digital é o Neon. Fundado em 2016, seguindo a mesma política das outras instituições digitais, ele trabalha sem a cobrança de taxas para transferências, boletos e outros serviços, mas existem limitações. A partir da segunda utilização de cada função é feita uma cobrança. Isso acontece nos seguintes casos:

  • Emissão de boletos;
  • Saques na rede Banco24Horas;
  • Envio de TEDs.

Ao abrir uma conta, você tem acesso a um cartão de crédito virtual sem anuidade e um cartão de débito internacional. O banco conta com um programa de fidelidade para oferecer mais vantagens aos clientes, como isenção de tarifas.

Quem é MEI ou microempresa (ME) pode abrir a Conta Pejota, que não cobra taxa de manutenção e oferece cartão de débito gratuito. No entanto, a emissão de boleto e o envio de TEDs são cobrados.

Se você leu notícias sobre o encerramento das atividades do Banco Neon pelo Banco Central e estranhou essa dica, vale o esclarecimento. Quando falamos do banco digital, nos referimos ao Neon Pagamentos S.A., não ao Banco Neon, que foi obrigado a encerrar as operações. Eles compartilham apenas o nome, mas são independentes.

Nubank

Quando foi criado, em 2013, o Nubank oferecia apenas um cartão de crédito sem anuidade e totalmente digital, mas teve um crescimento incrível e expandiu os serviços. Desde 2017 ele oferece a NuConta, uma conta virtual que não cobra taxa de manutenção, e se tornou um dos principais bancos digitais do Brasil. Os clientes contam com os seguintes serviços:

  • Cartão de débito;
  • Transferências gratuitas, inclusive TED;
  • Rendimento automático dos valores depositados;
  • Emissão de boletos;
  • Empréstimo.

No entanto, os saques só podem ser feitos na rede Banco24Horas e é cobrada uma taxa em cada operação. Além disso, quem quiser aderir ao programa Rewards no cartão de crédito precisa pagar a anuidade.

Em 2019 também foi lançada a conta PJ, voltada para freelancers e autônomos formalizados como MEI e ME. Ela oferece, basicamente, os mesmos serviços e vantagens da conta de pessoa física, mas não há cartão de débito e os valores depositados não têm rendimentos.

Next

Para acompanhar a tendência dos bancos digitais, o Bradesco criou o banco Next em janeiro de 2018. Totalmente virtual, não há cobrança de tarifas de manutenção e o cliente tem acesso a um cartão de crédito internacional. Aqui, você conta com:

  • Isenção de anuidade no cartão;
  • Transferências ilimitadas, inclusive DOC e TED;
  • Saques nos Banco24Horas e nos caixas do Bradesco;
  • Opções de investimento.

A conta oferece vários diferenciais, como a possibilidade de contratar um plano de saúde odontológico e utilizá-la para receber o salário, além de ter direito a descontos com os parceiros do banco. Além disso, quem precisa de auxílio para planejar o orçamento ou para separar um dinheiro para investir também conta com ferramentas específicas para isso no aplicativo.

Original

O Banco Original lançou a versão totalmente digital para o público em 2016, mas funciona desde 2013. Ele oferece diversos tipos de conta para atender as necessidades dos diferentes perfis de clientes. A desvantagem é que ele não é gratuito, então você precisa pagar uma mensalidade para ter acesso aos seguintes serviços:

  • transferências e TEDS;
  • saques em caixas do Banco Original ou da rede Banco24Horas;
  • extrato mensal ou por período.

O cartão de crédito é disponibilizado sem anuidade, porém, quem deseja aproveitar benefícios específicos pode avaliar as opções de cartões pagos. Em todos os casos, inclusive no débito, o Original oferece cashback: as compras viram pontos e você usa como quiser.

Quem é MEI, ME ou EIRELI pode abrir uma conta “pessoa única”, que une serviços para PF e PJ no mesmo aplicativo e com uma só tarifa. Além dos serviços citados, você recebe uma máquina de cartão para facilitar os pagamentos de seus clientes.

Depois de conhecer os principais bancos digitais do Brasil, saiba que todos permitem a abertura de conta pelo site ou por aplicativo — basta fazer o download e seguir as instruções da tela. Então, avalie com atenção os serviços ofertados por cada um e as taxas cobradas para encontrar a opção que atenda às suas necessidades com os melhores custos.

Gostou dessas dicas? Aproveite para baixar o nosso ebook gratuito sobre como fazer um planejamento financeiro ideal para freelancer e organize o seu orçamento!

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *