concentração e produtividade

Concentração e produtividade: veja como render mais

Confira aqui quais são os itens simples que devem ser acrescentados na sua rotina para melhorar a sua concentração e produtividade!

A realização de um grande projeto, seja a apresentação do plano de marketing para o trimestre, a preparação para alguma prova específica como o Enem, ou até mesmo correr uma maratona, exige extrema concentração e a realização correta de todas as etapas.

Nos dias atuais, com tantos elementos disputando o seu foco, como fazer para manter a produtividade?

Neste post, vamos explorar algumas técnicas que podem ser úteis na hora de manter a concentração e garantir uma alta produtividade ao longo do seu dia. Confira as respostas para:

  • Como evitar distrações?
  • Como priorizar tarefas?
  • Como evitar que as redes sociais tomem conta do dia a dia?

Os desafios são enormes, mas com a orientação certa, é possível chegar lá. Vamos nessa?

Concentração para o dia a dia

A cada dia, a impressão que fica é a de que temos cada vez mais coisas para fazer, em um menor espaço de tempo. Como conseguir dar conta de todas as tarefas do dia e não ficar com aquela sensação de estar sobrecarregado, sem concluir tudo o que estava previsto? É preciso muita disciplina e organização.

Para que isso seja possível, é preciso um esforço diário, com planejamento e preparação para saber tudo o que tem que ser feito e como lutar contra um dos principais obstáculos dos tempos modernos: os inúmeros fatores de distração disponíveis para todos.

Existem muitas técnicas para ajudar a manter a concentração ao longo do dia e também muitas ações que podem ser tomadas para tornar essa tarefa mais fácil. Acha isso complicado demais? Parece muito trabalhoso? Tudo isso é para evitar aquela sensação de fracasso ou peso nos ombros por não ter rendido tudo o que era possível ao longo do seu dia.

Elementos de distração

Manter a concentração em um mundo com tantos fatores competindo pela sua atenção é um desafio enorme, muitas vezes difícil de vencer. Por isso, é essencial criar um ambiente que ajude a não ser interrompido quando estiver no meio de uma tarefa importante, da preparação para uma prova de Matemática ou planejamento para uma reunião.

Entre os principais elementos de distração do mundo atual, é possível destacar:

  • Redes sociais;
  • E-mail;
  • Notificações no celular;
  • Sites de notícia;
  • Conversas paralelas;
  • Reuniões extensas.

Durante todo o dia, essas opções podem roubar a sua atenção e evitar que você consiga focar de maneira produtiva em uma determinada tarefa. E estudos feitos pela Universidade da Califórnia indicam que as pessoas demoram, em média, 25 minutos para retomar o foco em uma atividade após serem distraídos.

Por isso, é essencial criar ambientes e condições de trabalho e estudo que minimizem as chances desses elementos de distração exercerem papel predominante na sua rotina.

Como manter o foco e a produtividade

Existem algumas ações práticas que podem ser tomadas ao longo do dia com o objetivo de potencializar o seu foco e manter a sua produtividade em alta, minimizando os possíveis impactos dos elementos de distração.

Veja o que é possível fazer para garantir uma rotina de mais realizações e com menor sentimento de procrastinação com as suas principais tarefas.

1. Estabeleça prazos

O cérebro humano tem a tendência de estar mais alerta e ser mais focado quando sabe que existem prazos a serem cumpridos. O senso de urgência de uma data e horário limite para a conclusão de uma tarefa serve como estimulante e pode ajudar na hora de priorizar o que precisa ser feito.

Por isso, é essencial definir um prazo limite para a entrega de uma tarefa. E para potencializar esse compromisso, compartilhe essa informação com outra pessoa, pois despertará em você um senso de responsabilidade. Se o seu chefe sabe que você vai entregar um projeto em determinado horário, ele ficará esperando por isso e você não vai querer deixar de entregar e não cumprir sua palavra.

2. Faça listas de tarefas

A visualização do que é preciso fazer pode ajudar muito na hora de definir as prioridades para o dia. A criação de listas de tarefas diárias pode ajudar nessa missão, porque elenca a quantidade exata de ações importantes que você precisa tomar ao longo do dia.

Também é importante riscar as atividades sempre que uma delas for concluída, porque isso passa a sensação de que você está evoluindo ao longo do dia e conseguindo dar conta de todas as tarefas que tinha definido anteriormente.

3. Quebre os projetos em pequenas tarefas

Uma das possíveis causas da procrastinação é se deparar com atividades que parecem muito trabalhosas e que vão exigir muito tempo e dedicação da sua parte. Para evitar que isso aconteça, é possível diluir um grande projeto em pequenas tarefas, feitas de forma mais rápida.

Essa quebra pode ajudar a facilitar a execução das tarefas, porque vai exigir momentos de concentração e foco mais curtos, o que minimiza as chances de você procrastinar e perder a atenção, deixando tudo para ser feito depois.

4. Pratique atividades físicas

Pode parecer exagero e clichê, mas a sua rotina pode ser mais leve e ativa se você tiver a prática de atividades físicas no dia a dia. O seu corpo fica mais alerta e preparado para o movimento, deixando você com mais energia e, consequentemente, com mais vontade de produzir.

Portanto, separe um espaço na sua semana, pelo menos dois dias, e pratique algum esporte que você goste e que faça bem. É melhor que seja prazeroso, porque existe uma chance maior de você manter essa rotina de exercícios. Se for algo muito trabalhoso, a possibilidade de você abandonar o projeto é muito grande.

5. Mantenha uma alimentação saudável

Assim como a prática regular de esportes pode deixar você com mais disposição e vontade de realizar atividades, o consumo de alimentos saudáveis, pouco gordurosos e com baixo teor de açúcar também podem contribuir para uma rotina mais ativa. Muitos dizem que você é o que come, então há muito a ganhar consumindo alimentos leves.

Evite fazer refeições pesadas, tente distribuir a alimentação em pequenas porções ao longo do dia. Quanto mais você come, mais energia o seu corpo vai precisar para fazer a digestão, e tudo isso pode fazer com que você não tenha a energia necessária para realizar tudo o que havia planejado.

Planejamento a seu favor

Os desafios do mundo moderno para quem quer ter uma rotina focada e com produtividade são grandes, mas com um pouco de organização e a criação de um ambiente otimizado e com o mínimo possível de elementos de distração, é possível render mais ao longo do dia.

Essas são algumas das possíveis ações que você pode tomar para garantir uma rotina mais produtiva e cheia de realizações. Mas esse é um comportamento individual e cada pessoa deve encontrar a melhor forma de organizar seu dia. Se alguma das dicas fez sentido para você, experimente e produza muito mais.

Guest post produzido pela equipe da Stoodi.

Quadro de Produtividade Para Freelancers