Por Samanta Jovana

Redatora da Comunidade Rock Content.

Publicado em 13/09/2017. | Atualizado em 12/04/2018


Você quer enxergar o mercado como um todo? Reduzir custos de tempo e trabalho na sua produção? Analisar métricas corretamente? Tudo isso começa com o conceito de planejamento.

Torne-se um especialista em produção de conteúdo!Powered by Rock Convert

O conceito de planejamento não é difícil de se entender. Trata-se de uma atividade de gerenciamento que é usada para estabelecer prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer as operações, garantir que as partes interessadas estejam trabalhando em direção a objetivos comuns, estabelecer acordo em torno dos resultados pretendidos, avaliar e ajustar a direção da organização em resposta ao ambiente.

Planejamento é, portanto, um esforço disciplinado que produz decisões e ações fundamentais que dão forma e orientam o que é um projeto, a quem serve, o que faz e por que a faz, com foco no futuro. O planejamento estratégico efetivo articula não apenas a direção para onde um negócio está indo e as ações necessárias para progredir, mas também como ela saberá se ela é bem-sucedida (KPIs).

Mesmo na criação de conteúdo, o planejamento é uma parte importante do processo. Existem, para isso, muitas estruturas e metodologias diferentes de gerenciamento. E embora não existam regras absolutas com relação ao planejamento, a maioria das pessoas segue um padrão com atributos comuns, que funciona por meio das variações de algumas fases básicas, como as seguintes:

  1. Análise ou avaliação
  2. Formulação da estratégia
  3. Execução da estratégia
  4. Avaliação da estratégia

Planejamento é importante porque é como você sabe que algo deu certo ou não. Pense, por exemplo, numa estratégia de marketing de conteúdo. Você analisou a situação e decidiu que criar posts sobre a área de expertise do seu cliente era o ideal.

Executou-se essa estratégia e, de acordo com o planejado, ela foi avaliada, em conformidade com os indicadores de performance definidos durante o planejamento. Se ela foi bem-sucedida, os alcançou ou até mesmo superou. Se não, precisa ser revisitada.

Há inúmeros benefícios em se apostar em planejamento e no artigo de hoje você vai conhecer alguns deles. Pronto para isso? Então vamos lá!

Quer se tornar especialista em planejamento de conteúdo? Então, assista ao webinar com a Lana Kantor, nossa expert no assunto. Nele, você vai aprender como determinar o tamanho e o modelo de um conteúdo e muito mais!

E que tal vê-lo até duas vezes mais rápido e aprender melhor? Veja como fazer isso com o hack que ensinamos para aprender rápido e se torne especialista em planejamento de conteúdo na metade do tempo!


1. Visão macro

Assumir alguns riscos é parte natural de fazer negócios e o planejamento antecipado é o que nos dá confiança para isso. Líderes que não estão dispostos a correr riscos podem nunca cumprir sua visão e seu sucesso pode ser de curta duração. Entretanto, sem o planejamento adequado, assumir riscos pode resultar em perda e adversidade.

Ao planejar, podemos ter uma visão macro do contexto e identificar riscos associados e oportunidades, pesando-os e categorizando-os a fim de criar um plano de resposta. Dessa maneira, podemos transformá-los em chances de experimentar e em grandes recompensas.

Infelizmente, muitas organizações não conseguem, especialmente durante tempos difíceis, fazer isso. Planejar uma estratégia de conteúdo bem resolvida pode ser a diferença entre levar resultados para casa ou morrer na praia.

Somente com a visão abrangente obtida ao longo do planejamento é possível entender os problemas e as soluções propostas, mensurar desempenho e dizer sem sombra de dúvidas que se fez um trabalho eficiente.

2. Melhor desempenho

A preparação completa resulta em um desempenho exponencial. E existe uma correlação direta entre o nível de sua preparação e o nível das suas conquistas. Os bons planejamentos conduzem a um bom desempenho e ajudam a melhorar os resultados obtidos em qualquer estratégia.

Não é complicado entender porquê. Ao investir seu tempo em um bom planejamento e preparação você tem mais clareza sobre o que deve fazer e experimentará menos estresse, será mais produtivo, fornecerá produtos de melhor qualidade e se tornará um líder mais efetivo e influente.

Pense no mercado como uma competição, semelhante às Olimpíadas. Quem terá o melhor resultado: aquela pessoa que treinou sua vida inteira para isso ou alguém que recentemente começou a praticar um esporte como hobby?

3. Alinhamento de recursos existentes

O planejamento também é uma ótima oportunidade de conhecer melhor e explorar bem os recursos que você tem em mãos. Afinal, não é só porque você está fazendo mudanças estratégicas que pode substituir todos os recursos atuais. A chave para o sucesso costuma ser integrá-los em sua visão futura para aproveitar ao máximo o que você tem e no que está investindo.

Com um planejamento eficaz você estará preparado para alinhar recursos existentes com as mudanças inerentes ao mercado. Em uma estratégia de marketing de conteúdo isso pode significar, por exemplo, alterações em como os mecanismos de busca indexam o conteúdo de páginas.

Quando você tem um planejamento em mãos, conhece bem tudo o que pode fazer para se adaptar a situação quando ela se apresenta. E pode até mesmo se beneficiar dela.

4. Maior organização para executar uma tarefa

Quando você tem planejamento, é muito mais fácil se organizar. Aproveitar seu tempo para criar um plano e gerenciamento permitirá economizar, no futuro, muito mais tempo. Simplesmente desenvolvendo considerações que levem em conta todos os indivíduos e equipes envolvidos no processo de produção de conteúdo você pode reduzir os prazos para a execução de quaisquer atividades.

Quando se conhece bem o fluxo de trabalho necessário para concluir uma tarefa e quais são os objetivos que ela deve atingir, fica muito mais simples concluí-la com sucesso.

5. Reconhecimento de riscos e antecipação de desafios

Planejamentos são instrumentos fundamentais para reconhecer riscos e antecipar possíveis desafios. Não importa em que projeto você esteja trabalhando, sempre haverão bloqueios que podem impedir sua organização de alcançar seus objetivos.

Mas quando você tem um planejamento efetivo está melhor equipado para prever e responder aos desafios que podem aparecer pelo caminho. Sejam eles de qualquer natureza.

6. Melhores métricas

Durante a sua feitura, um bom planejamento considera uma série de métricas relevantes, denominadas KPIs. Essas KPIs, ou Key Performance Indicators (indicadores-chave de performance) são relevantes para garantir que o trabalho que está sendo feito é bom o bastante para ir de encontro às demandas da organização.

7. Diminuição dos custos

Um planejamento antecipado também permitirá que você reduza o custo de qualquer iniciativa e gerencie melhor seu orçamento, envolvendo a equipe certa ao longo de seu desenvolvimento e evitando o desperdício de recursos.

Planejamentos auxiliam na hora de evitar ineficiências e fugir de projetos caros, que pouco contribuem para os objetivos finais da organização.

Esperamos que você tenha gostado de aprender o conceito de planejamento e possa utilizar os conhecimentos obtidos aqui no seu dia a dia.

E, se você sente que é capaz de planejar conteúdos para web como um profissional, temos uma oportunidade que talvez você goste. Confira!

Bom trabalho e até logo! 🙂

Posts populares com esse assunto