O que é uma Comunicação Eficaz e o que ela pode fazer por negócios?

O que é uma Comunicação Eficaz e o que ela pode fazer por negócios?

Já pensou em qual é o poder de uma comunicação eficaz? Confira como a comunicação afeta a sua reputação e a do seu negócio!

Comunicação eficaz é daquelas coisas que parecem que deveriam ser instintivas. Mas, pelo contrário, acabam se tornando um desafio para a maioria dos profissionais.

Comunicar-se de maneira eficaz é muito mais do que falar e ser ouvido. Hoje, vamos mostrar como desenvolver essa característica é importante em todas as relações de trabalho, inclusive no dia a dia de freelancers. Continue a leitura e entenda!

O que é comunicação eficaz?

Uma comunicação eficaz é quando o que falamos é sempre compreendido pelo interlocutor. Ela precisa cortar ruídos, impedir desentendimentos e acabar com a frustração de uma mensagem transmitida pela metade ou de maneira errada.

Embora todos esses princípios sejam nossos velhos conhecidos em teoria, muitas vezes são difíceis de se concluir na prática.

São os profissionais autônomos aqueles que podem enfrentar mais desafios por causa disso. Como eles devem ter controle sobre todo o relacionamento com os clientes, qualquer erro pode prejudicar o andamento de um projeto e criar uma porção de demandas que não foram combinadas no início.

Dentro das empresas o problema também existe, mas como muitos outros profissionais estão envolvidos no desenvolvimento de uma entrega, perceber que a comunicação não vai bem é mais fácil.

Alguns princípios são essenciais para trocar ideias da forma certa:

  • uma boa comunicação exige que nos dediquemos a ouvir o outro;
  • ela deve ser tanto verbal quanto não-verbal;
  • controlar as emoções e evitar situações estressantes ajuda a obter uma comunicação mais eficaz; e
  • ser enfático e demonstrar suas ideias é fundamental.

Storytelling

Quais são as estratégias mais comuns na área?

Em situações de negócios, você pode escolher adotar uma abordagem específica para se comunicar melhor. Aprenda a escolher entre elas conhecendo suas peculiaridades.

Comunicação 360

A comunicação 360 é muito utilizada pelas empresas. Essa técnica analisa todos os mecanismos utilizados tanto interna quanto externamente e define as estratégias mais eficientes para passar uma mensagem.

Esse tipo de comunicação não precisa ser usado exclusivamente com consumidores. É comum que seja adotado em todas as situações nas quais a marca precisa passar uma mensagem. O princípio é deixar de se comunicar apenas para fazer vendas e buscar trocar ideias levando em consideração o que é melhor para as pessoas.

Comunicação assertiva

A comunicação assertiva é aquela que foca na clareza e na redução de conflitos. É muito utilizada por gestores porque é menos focada em uma boa oratória e concentra-se no avanço das relações humanas.

Departamentos de RH também aproveitam a técnica e estão entre os que mais utilizam a comunicação assertiva, embora seja aplicada como estratégia de liderança em outros casos.

Comunicação não-violenta

Dentro dos negócios, a comunicação não-violenta é a estratégia que tenta simultaneamente ser empática e eficaz. Parte do princípio de que a utilização de valores comuns pode construir acordos e que evitar juízos de valor otimizam o entendimento entre as pessoas.

O uso da comunicação não-violenta é típico das empresas que atuam em muitos países, permitindo que elas se adequem à cultura desses lugares mesmo operando longe de casa.

Quais os benefícios de uma comunicação eficaz?

Nas relações de trabalho, uma boa comunicação é imprescindível e traz vantagens enormes para o relacionamento entre as pessoas. Mesmo os profissionais autônomos podem ver vantagens em aplicá-la, como:

Planejamento otimizado

É muito mais fácil planejar a execução de tarefas com uma boa comunicação. Para que elas funcionem, ouvir o cliente é fundamental na hora de definir o seu papel ao longo de um projeto.

Liderança

Os líderes precisam se comunicar bem. Quem trabalha por conta própria, deve assumir essa tarefa na interação com parceiros.

Uma comunicação eficaz vai ajudá-lo a influenciar aqueles ao seu redor e definir metas para concluir atividades com uma performance otimizada.

Relações melhores

Nenhum profissional pode chegar longe sem se relacionar. Foi a partir dos relacionamentos tribais que a nossa espécie entendeu o poder da comunicação. Esses conhecimentos são utilizados até hoje em tarefas como o networking.

Como fazer uma comunicação eficaz?

Conseguiu entender a importância de uma comunicação eficaz? Então, separamos cinco dicas que lhe ajudarão na hora de colocar essa arte em prática no relacionamento com os parceiros, clientes e colegas de trabalho!

Não tenha medo de fazer perguntas

Quem se comunica bem, não tem medo de fazer perguntas.

Da mesma maneira que acontece quando você sai de uma aula sem tirar as suas dúvidas, uma reunião tende a ser menos produtiva quando os envolvidos não falam quase nada. Outro ponto é que dúvidas e fatos não esclarecidos podem virar um problema maior no futuro.

Por isso, sempre que tiver uma dúvida, faça com que ela seja ouvida. Assim é que se faz uma comunicação eficaz.

Faça reuniões frequentes

Nem sempre uma única reunião será o suficiente para descobrir tudo ou alinhar cada ponto de um projeto. Como freela, você talvez precise marcar mais de um encontro com os clientes, e isso é normal.

Agende para quando estiver mais bem disposto e inspirado. Dessa forma, será mais fácil tornar esses encontros produtivos.

Tente ser o mais claro possível

Sempre que trocar uma ideia com alguém, procure verificar se a pessoa entendeu tudo que você falou. Comunicar-se com clareza é um hábito, portanto, precisa ser exercitado sempre que possível.

Repita pontos importantes, confira se as pessoas com quem conversou compreenderam a mensagem e disponibilize-se para resolver dúvidas.

Sempre faça um follow-up por escrito

Embora as reuniões sejam essenciais, não dá para deixar de documentá-las e esperar um bom resultado em seus projetos. Por isso, faça anotações ao longo delas e, sempre que uma terminar, as organize num documento a ser compartilhado com os envolvidos.

Ele lhe ajudará a reforçar os principais pontos estabelecidos ali e permitirá combiná-los com clientes tim-tim por tim-tim.

Entregue relatórios sobre as demandas

Para que dê tudo certo nas suas relações de trabalho, desenvolva o hábito de entregar relatórios para o acompanhamento de demandas. Se você desenvolveu vários conteúdos ao longo de uma semana, coloque-os em um arquivo de texto para enviar aos seus parceiros.

Manter essas tarefas por escrito lhe ajudará a saber exatamente em que ponto do projeto se encontra e a mostrar o trabalho para o consumidor.

Redatores devem ser especialistas em comunicação eficaz. Afinal, o trabalho deles é passar mensagens. A escrita criativa pode ajudá-lo a fazer isso melhor. Baixe nosso guia e entenda ela funciona!

Guia da escrita criativa