Por Kerley Almeida

Graduada em Letras, pós-graduanda em Filosofia e redatora web.

Publicado em 29/06/2020. | Atualizado em 05/06/2020


A carreira freelancer oferece ganhos que vão muito além dos financeiros, pois inclui autonomia e liberdade. São exatamente tais diferenciais de trabalhar por conta própria que atraem e fazem sonhar. Já quando transformada em cotidiano, a vida freela exige altas doses de comprometimento.

A capacidade de entregar qualidade e assumir demandas com total comprometimento, é básica para firmar o freelancer no mercado. Afinal, experimentar um estilo de trabalho mais leve é o desejo de muitos, mas virar profissional depende de engajamento e dedicação.

Apostar na construção dessas habilidades vale a pena, acredite. Afinal, com elas vêm maiores chances de você se tornar referência em uma área muito competitiva. Daí, chegar a receber demandas recorrentes e se realizar por completo na carreira solo.

Quer saber mais sobre como ter sucesso nesse aspecto da vida freela? Vamos lá, siga lendo e fique por dentro do assunto!

Regra #1 do sucesso do freelancer: ser comprometido

A fórmula para decolar como freelancer pode ser resumida em poucas palavras. Fácil de lembrar, a receita para uma carreira sólida é nada menos do que investir 100% em comprometimento.

Elemento fundamental para quem quer viver de freela, o compromisso com qualidade e prazos conquista clientes e assegura demandas. Assim, é primordial ter em vista como desenvolver essa competência.

Para ajudar com isso, elencamos 7 dicas para você não perder de vista. Acompanhe!

7 dicas para ser um freelancer comprometido

Ser um freelancer comprometido envolve características e práticas que, por si mesmas, agregam diferenciais ao profissional. Confira, a seguir, quais são essas condutas, e potencialize suas chances de sucesso.

1.Identifique o que mais move você

O comprometimento com as demandas da carreira freelancer, assim como em outros caminhos profissionais, está ligado à dedicação. Por consequência, tem a ver com força de vontade e empenho, que mantêm estreita ligação com a execução de todo e qualquer trabalho.

Desempenhar com compromisso as tarefas está ligado, ainda, a conceitos como propósito e afinidade. Nesse sentido, para ser um freela reconhecido por seu nível de compromisso, descubra o que mais impulsiona você.

Isso feito, busque se especializar nessa área. Essa atitude contribuirá com entregas bem avaliadas e consistentes. Além disso, manterá longe sensações de frustração e desânimo.

2.Seja organizado

A liberdade do freelancer escolher como e quando produzir, costuma vir acompanhada por muita, mas muita responsabilidade. Afinal, será preciso entregar resultados dentro de prazos previamente combinados.

O que exige uma rotina à prova de imprevistos. E como ter certeza quanto ao não surgimento de acontecimentos inesperados? Impossível, certo? Assim, a organização se revela parte fundamental da carreira freela.

Quando bem feita, a programação pode até resultar em antecedência, servindo de antídoto eficaz contra os temíveis atrasos. O resultado aparecerá em forma de confiabilidade perante os clientes — e, não raras vezes, em trabalhos recorrentes.

3.Estabeleça metas razoáveis

O seu nível de comprometimento está entre os fatores determinantes para você ter sempre trabalho. Claro que ter várias demandas é o sonho de todo freelancer, isso nem se discute. Mas receber diversas propostas de tarefas oferece um desafio, que é ter clareza quanto à quantidade de entregas que você pode fazer.

Lidar com essa realidade depende de ter os pés bem presos ao chão, para não perder prazos — e nem ser excluído de projetos. Para que isso jamais aconteça, procure estabelecer sua meta de trabalho com base no quanto você consegue produzir — com qualidade — em certo tempo.

4.Exercite o hábito de se comunicar

Manter contato com o seu cliente, para interações e feedbacks relacionados ao desenvolvimento do trabalho, é uma boa maneira de mostrar comprometimento.

Esse importante processo comunicativo, conhecido por onboarding, é parte crucial de alinhar expectativas e, consequentemente, entregar o valor prometido ao cliente.

Tal estratégia evita ainda as inseguranças, tão comuns no começo da relação freelancer/contratante. Investir em interações com outros profissionais que vivenciam rotinas de trabalho semelhantes à sua, também deve integrar a sua rotina de comunicação.

Veja que, ao estabelecer tais diálogos, você encontrará maior estímulo para se manter comprometido com seu trabalho. De quebra, não vai se se sentir só, ainda que distante do contexto organizacional.

5.Lance foco no que mais importa

Parece até bem básico, mas ter foco total em uma tarefa está entre as condutas que mais exigem esforço. Afinal, não faltam distrações para quem segue carreira solo, e, na maioria das vezes, trabalha no esquema home office.

Veja que não se render às perdas de tempo depende de aplicar total atenção à ação executada. Então, para dar aquela reforçada na concentração, desligue os avisos sonoros do celular.

Se possível, desative também as mensagens enviadas por aplicativos ou sites na tela do seu computador e informe às pessoas ao seu redor que aquele é seu horário de trabalho, para que não haja interferência. Quanto às redes sociais, reserve esse entretenimento para os seus momentos de folga.

6.Jamais procrastine

O termo procrastinação está em plena evidência, o que bem indica seu peso na vida das pessoas. Ainda mais relacionado a profissionais que trabalham por conta própria, o hábito de deixar para depois é altamente nocivo.

Portanto, ao pensar em adiar uma tarefa, faça exatamente o contrário, dedique-se a ela o quanto antes. Não se deixe levar pelo impulso de produzir na última hora, pois isso tende a se traduzir em ansiedade. Sem contar que, ao correr para entregar no prazo, você nem sempre conseguirá manter a qualidade do seu trabalho.

7.Mantenha em alta a vontade de aprender

Uma boa forma de manter e elevar o comprometimento é aprender sempre, de forma a aprimorar as competências. Seja qual for o seu ponto de partida, não pare de ler e estudar, fuja de se acomodar com o que já sabe.

Primeiro, porque quanto maior for o seu domínio sobre a sua área de atuação, mais facilidade você terá de produzir. Depois, em função de valorizar o seu trabalho, pela qualidade cada vez maior das entregas. A dica dentro da dica fica por conta de destacar a possibilidade de se estudar remotamente.

Para isso estão aí inúmeros podcasts, cursos e outros conteúdos online que dão condição do freelancer organizar seu processo de estudo. Esses materiais facilitam conciliar demandas diárias e momentos de aperfeiçoar conhecimentos.

Considerar as dicas que elencamos acima pode ser estratégico para você se tornar — ou continuar sendo — um freelancer altamente comprometido. O resultado mais mensurável de desenvolver essa qualidade é construir uma excelente reputação junto aos seus clientes.

Com isso, ser considerado para cada vez mais projetos e ter sua agenda de trabalho sempre movimentada. Daí para a frente, é só não descuidar, pois deslizes com prazos arranham consideravelmente a imagem do profissional. Assumidas essas posturas, consolidar-se no mercado é apenas questão de tempo.

Confira o maior curso online gratuito para produtores de conteúdo do Brasil, baixe agora mesmo o Curso Imersão Freelancer!

Imersão Freelancer: 11 videoaulas gratuitas para te ajudar a ter sucesso como freelaPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *