Por Débora Passarelli

Jornalista por formação, redatora, mãe de gêmeos e alucinada por felinos.

Publicado em 06/07/2020. | Atualizado em 14/05/2020


O trabalho remoto é muito vantajoso, mas, para adotar essa modalidade, é preciso foco, disciplina e organização. Por isso, você precisa ter um cômodo especial para o home office. Vem entender por que isso faz diferença no seu dia a dia!

Diversas pessoas ao redor do mundo já aderiram ao home office, afinal, o modelo de trabalho traz comodidade, melhora a qualidade de vida, contribui para o aumento da produtividade, entre outros benefícios. Não é à toa que a modalidade cresce exponencialmente e se espalha por diversos setores.

O trabalho remoto realmente tem suas vantagens, não é mesmo? No entanto, quem escolhe o home office se depara com um desafio: criar um espaço de trabalho dentro de casa, que seja funcional e, principalmente, confortável.

Não é exagero! Ter um cantinho especial para trabalhar faz toda a diferença na rotina da gente, e eu vou provar isso para você. Veja, a seguir, sete motivos para reservar um cômodo específico para o home office.

Boa leitura!

1. Melhoria da produtividade

Ter um espaço reservado para o home office aumenta a sua produtividade, especialmente se você mora com outras pessoas e, eventualmente, pode se distrair com conversas e outras interrupções. Mas, além disso, ao estruturar um lugar só para trabalhar, você se sente menos tentado a fazer outras atividades.

Vamos ser sinceros: existem diversos benefícios em aderir ao trabalho remoto, mas os desafios também estão ali. Em casa, você estará mais à vontade, trabalhando com mais tranquilidade, sem a pressão do dia a dia. Vez ou outra, vai olhar a televisão, lembrar daquela série que ainda não maratonou na Netflix, o sofá vazio estará vazio… Muita tentação, não é verdade?

2. Mais foco e concentração

A boa notícia é que dá para fugir das tentações que mencionamos acima preparando um cantinho especial para trabalhar. O ideal, então, é escolher um local sem ruídos, com boa iluminação e uma temperatura agradável. Você precisa se sentir confortável nesse ambiente, porque isso contribuirá significativamente para o aumento do seu foco e concentração.

Imagine a seguinte situação: você está trabalhando na sala de jantar, a cadeira tem um encosto terrível e alguém que mora com você está constantemente passando de um lado para o outro, e até esbarrando em você. Como se concentrar nessa situação? Difícil demais!

Ah, quando falo confortável, não estou me referindo ao seu quarto ou sua cama. Trabalhar deitado, por exemplo, não é bacana, porque o cérebro entende que é hora de descansar. Por isso, um cômodo para o home office é a solução para melhorar o foco e a concentração e, consequentemente, a produtividade!

3. Mais organização

A organização é o segredo para a produtividade! Isso porque um ambiente arrumado e limpo afeta o nosso bem-estar e contribui para o nosso foco e concentração. Conseguiu perceber como os motivos para reservar um cômodo específico para o home office estão interligados?

Antes de começar a trabalhar em casa, escolha um espaço que seja fácil de manter organizado. Livre-se de itens que não fazem parte da rotina do seu trabalho e mantenha apenas o essencial, como uma agenda, alguns organizadores, um apoio para os pés etc. Priorize somente o necessário!

4. Mais disciplina

Ao longo do tempo, você verá que a disciplina é fundamental para quem aposta no home office, afinal de contas, ela impacta consideravelmente a produtividade. Mesmo nos dias em que você se sentir desanimado, ainda terá que acordar, cumprir sua rotina e realizar suas tarefas. Estar em casa não significa que você pode fugir disso a qualquer momento.

Nesse sentido, ter um cômodo para trabalhar vai “lembrar” você de suas responsabilidades. Mesmo em casa, você ainda terá um local para ir trabalhar. Além disso, as pessoas que moram no mesmo lugar saberão que você estará ali para fazer suas atividades. Assim, entenderão com mais facilidade que, se sua porta está fechada, é porque você precisa evitar distrações e se concentrar em seu trabalho.

Use a metodologia OKR para alcançar suas metas!Powered by Rock Convert

5. Menos estresse

Recomendo que você prepare um ambiente ergonômico para o home office. Tenha uma cadeira confortável, de preferência com suporte para a lombar e apoio para os braços. A altura da cadeira, bem como da mesa, precisa estar adequada e ajustada, de forma que seus braços e coxas estejam paralelos ao chão.

São detalhes que fazem a diferença e que contribuem para o nosso bom humor no dia a dia. Por exemplo, um cômodo especial para o home office, limpo e com luz natural reduz o estresse e aumenta a nossa disposição, sabia?

6. Mais flexibilidade

Ao apostar em um espaço para trabalhar em casa, você tem mais flexibilidade, conseguindo equilibrar melhor a vida pessoal com a profissional. Você escolhe como e quando trabalhar, afinal, a rotina será estabelecida por você. Vez ou outra, pode fazer uma pausa e descansar lendo um livro ou navegando nas redes sociais, por exemplo.

Ainda será necessário se dedicar bastante, manter o foco e ter disciplina, mas a pressão do dia a dia de um escritório normal deixará de existir. Você não precisará cumprir a política de uma empresa ou se vestir de acordo com o ambiente corporativo. O seu espaço e a forma que você trabalhará serão do seu jeito.

7. Mais economia

Coworkings são legais para freelas que querem sair um pouco de casa, mudar a rotina, conhecer outros profissionais e compartilhar experiências e conhecimentos com eles. Mas, se você escolhe essa alternativa todos os dias, ela acaba pesando bastante no bolso ao final do mês.

Considere que você terá custos com locomoção, alimentação e, claro, com o espaço de coworking. Fazendo as contas, a opção pode não ser tão vantajosa financeiramente a longo prazo. Ao optar por reservar um cômodo para o seu home office, a economia será maior.

É possível que você tenha que gastar um pouco mais com uma internet melhor, e é provável que a conta de luz aumente um pouco. Mas, mesmo assim, os valores ainda são menores em comparação a um coworking.

Pronto. Agora você já conhece sete motivos para reservar um cômodo para o home office! Viu como preparar um cantinho especial pode fazer toda a diferença na sua rotina? Se não puder ter um ambiente exclusivo, recomendo que, mesmo assim, você reserve um espaço para trabalhar em casa. Mesmo que seja na sala, prepare um local limpo, organizado e confortável.

Curtiu o conteúdo? Então, aproveite para conferir mais um material especial para tornar o seu home office confortável, funcional e agradável!

Powered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *