Como usar seu blog para divulgar produtos digitais

Como usar seu blog para divulgar produtos digitais

Aprenda como explorar todo o potencial do seu blog e traçar uma estratégia perfeita para divulgar produtos digitais nele.

A internet tornou possível o sonho de muitas pessoas: trabalhar fazendo o que elas gostam, sem sair de casa e utilizando seus conhecimentos e experiências nas mais diversas áreas.

Se há alguns anos a comercialização desse conhecimento era dificultada por barreiras físicas e pela necessidade de altos investimentos, atualmente, é possível viver exclusivamente da renda que você consegue trabalhando online.

Com baixo investimento inicial, estrutura enxuta, flexibilidade de horário e alcançando clientes em todo o Brasil e também em outros países do mundo, o mercado digital continua em ascensão e o empreendedorismo digital é uma realidade para várias pessoas.

Mas para se destacar nesse mercado, os empreendedores precisam utilizar ferramentas para divulgar seus produtos e fazerem com que suas marcas sejam reconhecidas. Entre esses recursos, um dos mais eficientes é o blog.

Mas você sabia que é possível utilizar seu próprio blog para divulgar produtos digitais, mesmo se você nunca criar um curso online ou escrever um ebook?

Se você quer trabalhar online, já tem um blog, porém ainda não encontrou uma forma de ganhar uma renda extra com esse recurso, acompanhe este post.

Hoje, vamos mostrar como você consegue, com uma boa estratégia de marketing de conteúdo, divulgar produtos digitais de outras pessoas e receber por isso.

1. Conheça o potencial do seu blog

É provável que ao criar seu blog você tenha pensado inicialmente apenas em compartilhar seu conhecimento e sua experiência em determinado assunto.

Com dedicação e trabalho, você alcançou um número relevante de leitores e conseguiu fidelizar sua audiência, mantendo assim um bom tráfego mensal.

Você encontrou a forma certa de atrair a atenção do seu público, já que compartilhou com sua audiência seu profundo conhecimento sobre o assunto que eles queriam saber mais.

Alcançado o primeiro objetivo, que é cativar e reter a atenção de seus leitores, é hora de potencializar esse tráfego e transformar sua audiência em potenciais consumidores de algum produto, afinal, você já possui o principal ativo no mercado digital, que é um público engajado.

Com isso, é possível implementar novas possibilidades a partir de seu canal de comunicação, e divulgar produtos digitais pode ser uma boa ideia para rentabilizar seu conteúdo.

Mas lembre-se de sempre manter uma relação benéfica e saudável para os seus leitores. Afinal, ninguém quer entrar em um blog que já conhece e receber apenas propagandas de produtos que eles nem sabem ainda se querem comprar.

Depois de entender que seu blog tem potencial para atingir um público adequado para comprar um determinado produto, o próximo passo é encontrar algo que se relacione com o seu público, que é nossa dica número 2.

2. Escolha os produtos certos para divulgar

Um erro comum de quem busca usar o blog para divulgar produtos digitais é não levar em conta o perfil da sua audiência.

Com a legítima intenção de oferecer bons produtos, muitas vezes, o empreendedor acaba criando um leque muito grande de opções e essa escolha nem sempre é a mais acertada.

Para isso não acontecer, é preciso analisar de forma clara o perfil do seu público.

Se o seu blog é conhecido e respeitado por tratar de um assunto como culinária, por exemplo, fica fácil identificar o perfil dos seus leitores e, a partir dessa identificação, divulgar produtos digitais que se relacionem diretamente com esse perfil.

Conhecendo o público e suas dores é muito mais fácil oferecer as soluções, ou seja, produtos que resolvam as dúvidas e que colaborem efetivamente para a resolução de determinado problema.

Lembre-se que seus leitores confiam em você e no conteúdo que você disponibiliza. Portanto, é muito provável que eles aceitem as sugestões dadas por você.

Por isso, além de entender sua persona, pense também em produtos que você realmente confia e usaria. Assim, você tem certeza de que está oferecendo algo realmente de qualidade para sua audiência.

3. Mescle os posts de vendas com outros conteúdos

Divulgar produtos digitais em seu blog deve ser algo feito com estratégia e sabedoria, pois do contrário, corre-se o risco de perder a audiência e a frequência das consultas.

É fundamental seguir com o seu calendário editorial e com a excelência do conteúdo, afinal, foram essas as características que trouxeram e fidelizaram o seu público.

Na prática, isso significa que não você não deve falar apenas sobre os produtos que estão sendo oferecidos. É preciso mesclar os posts de vendas com os demais conteúdos.

Parte do seu público continuará acessando o blog para aprender e obter conhecimento sobre o assunto que você oferece de forma gratuita e é fundamental que essa relação de confiança e de simpatia seja estimulada.

Divulgar produtos digitais no seu blog é um “algo a mais”, uma oportunidade de, no mesmo ambiente, obter outra solução para as necessidades de sua audiência, e não deve ser o foco principal de seu conteúdo.

Portanto, nada de bombardear os leitores com posts de vendas somente. Lembre-se que a alma do seu blog são os artigos relevantes, seu conteúdo e a sua forma particular de se expressar.

4. Faça reviews dos produtos

Uma estratégia muito eficiente para divulgar produtos digitais no seu blog é a criação de posts de reviews, ou seja, de avaliações e explicações detalhadas sobre o que você está indicando.

O review funciona como uma recomendação, como uma garantia de que o produto entrega aquilo que promete.

É muito provável que a decisão da compra seja tomada a partir da certeza de que a escolha está sendo a correta, e uma opinião favorável e de confiança aumenta em muito as possibilidades da efetivação da compra.

Essa estratégia também incentiva a compra já que parte de uma experiência prática, afinal, quando você faz um review é porque já usou aquele produto.

Além disso, avaliações e comentários de outros clientes também são muito positivos, pois indicam que a satisfação com aquele produto digital é garantida.

5. Crie senso de oportunidade

Uma das mais antigas e eficientes técnicas de vendas é encantar o cliente, isso é, resolver o seu problema e, além disso, fazer com que ele se sinta importante e único.

Para divulgar produtos digitais e conseguir vendas, essa técnica é fundamental.

Mas como colocá-la em prática com os leitores do seu blog? Realizando lançamentos, promoções e oferecendo vantagens exclusivas para os seus leitores!

Criar o senso de oportunidade única, momentânea, irá gerar um interesse muito maior que, provavelmente, se transformará em vendas.

Ao acessar seu blog, o leitor certamente espera encontrar um bom artigo com as informações que procura, mas, se além disso ele encontrar uma solução em forma de lançamento ou promoção, é bem provável que não deixe essa oportunidade passar.

Portanto, deixe claro que essas vantagens são apenas para os seus leitores. Isso os distingue na multidão e gera um ambiente vantajoso para o seu público, que certamente além de aproveitar esses benefícios, divulgará naturalmente para outras pessoas de seu círculo de contatos, potencializando ainda mais o tráfego em seu canal e possivelmente aumentando as vendas.

6. Faça uma boa página de vendas

Para ter um blog de sucesso você tomou diversas medidas. Produziu conteúdo de qualidade, cuidou do aspecto estético e visual, buscou imagens de qualidade, esteve sempre pronto para responder dúvidas e acompanhou os comentários. Enfim, cuidou de cada etapa com muito zelo e dedicação.

Pois bem, para divulgar produtos digitais e fechar negócio com eles é fundamental levar esse cuidado e atenção também para a página de vendas. Afinal, ela será a extensão do seu blog, ambiente onde confiança sempre foi a palavra-chave.

Uma boa página de vendas fornece informações precisas e claras sobre todas as características do produto, as formas de pagamento e detalhes sobre a entrega.

Outro item fundamental é a segurança em relação aos dados do comprador, já que ele irá fornecer informações pessoais e essa ainda é uma das grandes preocupações no ambiente virtuais.

Lembre-se sempre que a página de vendas será o ambiente onde a compra se efetiva, a última etapa de todos os processos que vimos até agora. Portanto, quanto mais clara e informativa ela for, maiores as chances da venda ser realizada.

Em sua página de vendas é importante ainda usar CTAs bem chamativos que, muitas vezes, são o último incentivo que falta para a realização da venda.

Portanto, capriche na sua página de vendas!

Use seu blog para vender

Vimos neste artigo diversas ações que podem ser utilizadas para usar seu blog para divulgar produtos digitais.

Em uma pesquisa rápida na internet, é possível encontrar vários exemplos de blogs de sucesso que divulgam produtos, mas sem perder na qualidade do conteúdo oferecido. Ou seja, uma coisa não exclui a outra.

Os blogs são cada vez mais utilizados como parte fundamental de uma boa estratégia de divulgação de produtos e o que vimos aqui é a inversão dessa lógica, ou seja, produtores de conteúdo que já possuem um blog relevante que podem transformá-lo em um recurso para gerar renda.

Como afirmamos no início, o maior ativo de qualquer empreendedor é seu público, e esse ativo você já possui.

O passo seguinte é aumentar as possibilidades, oferecendo produtos de qualidade para sua audiência e que realmente ajudem a melhorar a vida das pessoas.

Neste contexto, é quase desnecessário dizer que a seleção desses produtos deve ser extremamente rigorosa, já que você e seu blog serão os avalistas dessa futura compra.

Basta usar os mesmos critérios e ter o mesmo cuidado que você tem em cada detalhe do seu blog para que esse novo caminho seja realmente efetivo e te ajude a lucrar.

Se você gostou dessas dicas e quer saber um pouco mais sobre o mercado de produtos digitais, confira também nosso post que ensina o passo a passo para vender cursos online.

curso completo do blog pessoal

Guest post produzido pela equipe da Hotmart.