Como usar o Twitter

Como usar o twitter: 8 passos para se promover e divulgar seus trabalhos como freelancer

Aprenda como usar o Twitter como um verdadeiro profissional e divulgue melhor seus trabalhos como freelancer!

O Twitter é uma das maiores redes sociais do mundo, conta com recursos incríveis e uma comunidade ativa no Brasil. 

Isso significa que você pode aproveitar essa rede dinâmica para conquistar seguidores e atrair potenciais clientes e parceiros para seu trabalho de freelancer.

Mas a pergunta é: como fazer isso? Muita gente só usa o Twitter para fazer piadas ou acompanhar notícias em tempo real.

Mas, se você quer tirar algum proveito profissional da rede, vai precisar ir além, entender a rede e otimizar seu perfil. A boa notícia é que nós vamos ver um passo a passo super prático em… 3, 2, 1.

8 passos para tornar seu perfil do Twitter irresistível

Nós vamos considerar agora 8 passos para tornar seu perfil do Twitter irresistível para o seu seguidor ideal, ou seja, o tipo de pessoa que você deseja atrair como cliente ou parceiro.

É claro que, no meio do caminho, você também atrairá muitos curiosos, e isso é bom. Quanto mais gente acompanhar seu trabalho, maiores as chances de você ser recomendado para as pessoas certas. 

É importante que você se dedique aos seguintes aspectos:

1. Foto de perfil profissional e atrativa

O primeiro elemento a que você precisa dar atenção no seu perfil do Twitter é com a escolha da foto de perfil. 

Como a ideia é divulgar seu trabalho, é importante que a imagem seja de alta qualidade. Apesar disso, o ambiente é descontraído e não exige que você se apresente de maneira formal demais.

Por isso, escolha uma imagem em alta resolução, na qual dê para ver bem o seu rosto. Um sorriso é sempre bem-vindo para mostrar seu lado humano e atrair possíveis seguidores.

2. Bio criativa e cativante

A bio é a parte na qual você pode falar um pouco sobre você e o que você faz. Muita atenção, pois essa é a sua chance de segmentar sua audiência. Como assim?

As pessoas leem sua bio para saber, na verdade, que tipo de conteúdo você vai publicar. Se isso as interessar, a chance de te seguirem é muito maior. 

Por outro lado, a bio serve também para afastar quem não tem nada a ver com o seu público.

Escolha bem as palavras e fale sobre o seu trabalho de forma natural. Não tente parecer muito inteligente ou ousado, isso pode confundir as pessoas e fazer seu perfil ser rejeitado.

Como produzir conteúdos criativos a partir de experiências do dia a diaPowered by Rock Convert

3. Link relevante para o seu trabalho

Se você ainda não tem um portfólio online do seu trabalho, é importante que crie um site o quanto antes, pois ele fará toda a diferença na hora de se destacar como freela e apresentar o que você faz para possíveis clientes.

Afinal, o ambiente das redes sociais é sempre concorrido. São muitas informações disputando atenção no feed. 

Resumir seu portfólio a posts na rede e esperar que os seus seguidores visitem seu perfil para ver um por um não é uma boa estratégia.

Em vez disso, organize um portfólio próprio, bem organizado, e coloque o link no campo apropriado próximo a bio. 

Isso fará com que os interessados se isolem do feed cheio de distrações e vão direto para uma aba onde a única coisa a ver será seu trabalho.

4. Foto de capa poderosa e persuasiva

A foto de capa é um espaço nobre do seu perfil. Junto com sua foto, é a primeira coisa que qualquer pessoa vai ver. 

Por isso, em vez de deixar uma paisagem ou foto sua nessa área, otimize o espaço com uma imagem criativa e persuasiva que conte um pouco sobre você como profissional.

Você pode até incluir uma chamada à ação, um slogan que gere curiosidade ou uma proposta de valor que apresente claramente porque vale a pena seguir seu perfil.

5. Tweet fixado: seu cartão de visita

Muita gente desconhece esse recurso ou apenas o ignora, mas o tweet fixado deve ser encarado como um cartão de visita. 

O primeiro post que qualquer visitante do seu perfil ver deve ser poderoso, e isso nem sempre vai acontecer caso não fixe um tweet específico.

O que você pode colocar no topo do seu feed? Algumas ideias são:

  • uma matéria da imprensa que menciona seu trabalho de forma positiva;
  • conteúdo sobre um case de sucesso recente;
  • link para o seu portfólio (reforçando o que já pode ser visto na bio);
  • entre outras.

6. Cronograma de posts diários

De nada adianta seguir os 5 passos anteriores e ter um perfil mega otimizado se você não voltar ao Twitter dia após dia com um cronograma de posts bem planejado e consistente.

É melhor postar uma vez por dia todos os dias do que publicar tudo que tem direito uma vez ao ano. Mais uma vez, vale repetir: consistência é a a chave do sucesso aqui.

Para resolver esse problema, você pode buscar uma ferramenta de automação, como o Buffer ou o Hootsuite, e agendar seus posts.

Apesar disso, tire tempo para interagir pessoalmente em tempo real também, faz toda a diferença na criação de uma marca pessoal forte.

7. Voz e tom consistentes

A consistência da qual acabei de falar não se resume à frequência, mas a maneira de se comportar.

Se você publicar tweets com linguagens totalmente diferentes vai parecer uma pessoa com múltiplas personalidades (e isso pode ser bem assustador!). 

Para passar confiança aos seguidores, é importante que a sua forma de agir seja coerente o tempo todo. Caso contrário, transmitirá falta de convicção, e isso a galera não perdoa.

8. Tempo de resposta a mensagens e menções

Por último, um pecado grave de muitos profissionais que usam a web para se promover é não responder rápido. 

Quem responde mais rápido, vende mais. Simples assim. Não deixe seus clientes em potencial esperando dias ou até semanas por um retorno. Seja rápido e mostre disposição real de conversar e ajudar.

A qualidade do seu atendimento pode ser mais importante que as fotos do seu trabalho ou depoimentos de clientes anteriores.

Com essas dicas fáceis e práticas você tem tudo para fazer seu perfil do Twitter bombar e alavancar seus resultados como freela. Só não se esqueça de ter paciência e ser consistente, já que construir uma audiência é desafiador em qualquer canal, ainda mais um tão disputado.

Quer saber mais sobre como criar uma rede de contatos profissionais poderosa? Então baixe agora o seu guia completo de networking para freelancers e alavanque sua carreira!

Networking para freelancersPowered by Rock Convert