Como um coworking pode te trazer mais produtividade?

Como um coworking pode te trazer mais produtividade?

Um ambiente pode fazer toda a diferença em sua produtividade e, nesse fator, não tem como competir com locais construídos e pensados para te tornar produtivo: os coworkings.

Vivemos em um mundo onde é preciso fazer entregas o tempo todo. Somos cobrados por conteúdos impecáveis e exigidos para ter criatividade o tempo todo.

Entregas no prazo.

E um monte de exigências que precisamos administrar para que tudo saia bem.

É necessário ter a capacidade de produzir e, para isso, uma gestão de tempo é fundamental. Portanto, é imprescindível trazer mais produtividade ao seu dia a dia.

“Na teoria é fácil!”, aposto que me desafiou. “Mas como fazer isso na prática?” Vamos falar sobre isso?

Dicas de como ser mais produtivo

Algumas dicas práticas ajudam muito na hora de cuidar da sua produtividade: planejar suas tarefas no dia anterior de fazê-las e priorizá-las de acordo com dificuldade e urgência são duas dicas importantes.

Mas outros aspectos também devem ser levados em consideração: como identificar quais períodos você é mais produtivo e deixar tarefas que precisam dessa habilidade para esses momentos.

Fazer um coisa de cada vez, eliminar distrações e — sempre que possível — se divertir trabalhando.

Tenho certeza que você já conhece várias dessas dicas, mas já reparou o tanto que elas estão ligadas ao ambiente de trabalho? E como esses ambientes podem te ajudar?

Como o coworking pode te trazer mais produtividade?

O coworking é um ambiente de trabalho onde vários profissionais, de áreas diversas, trabalham e compartilham ideias e experiências. São vários espaços preparados para diversos perfis e necessidades. Mas como os escritórios colaborativos podem te ajudar?

Estrutura preparada para você

A estrutura de um coworking é totalmente pensada para criatividade e produtividade de seus membros. Você pode escolher trabalhar em espaços abertos e compartilhados, ou em salas privativas — onde você terá privacidade total, mas sem deixar de aproveitar a cultura de um espaço compartilhado.

Internet de qualidade e estações de trabalhos confortáveis também contribuem para a produtividade. Duas características que você nem sempre encontra em um café ou, até mesmo, em casa.

A estrutura de um coworking também te permite se reunir com outras pessoas, sejam elas do seu time ou não, para co-criarem e produzirem juntos. Os locais são pensados e preparados para isso!

Estabelecendo uma rotina

Para quem está acostumado a trabalhar de home office, rotina não é bem um ponto forte, certo? É sempre muito difícil conseguir obedecer horários pré estabelecidos. Acabamos trabalhando para mais, já que perdemos a noção do tempo. Ou para menos, quando as tarefas domésticas nos atrapalham e distraem daquilo que é realmente importante: o trabalho.

Sem contar que nem sempre as pessoas que moram no mesmo espaço ou vizinhos se acostumam com o fato de que você está em casa, porém trabalhando. Em um coworking, você consegue estabelecer uma rotina sem deixar de ser flexível. E as pessoas presentes entendem o seu objetivo de estar ali.

Ter o hábito de ir ao escritório te faz mais disciplinado. Mesmo que você não frequente o espaço todos os dias, tirar alguns dias da semana para ir ao espaço compartilhado, já te ajuda a criar uma rotina e ajuda na produtividade.

Quadro de Produtividade Para Freelancers

Pare para um café

Pode parecer estranha essa dica, mas parar para tomar um café é fundamental para a produtividade. Só o fato de você levantar e caminhar te faz ter insights que você não imagina.

Coworkings usam seus espaços de formas eficientes e muitos já são estruturados com essa preocupação. Então, na hora de você escolher um local, leve em consideração o espaço disponível.

Além do café, espaços compartilhados oferecem áreas de descompressão, que ajudam — e muito — na hora de dar uma pausa no trabalho.

Se nessa pausa você encontrar alguém para trocar uma ideia, você conseguirá tornar esse momento ainda mais produtivo. As pessoas que estão em um coworking estão sempre dispostas a trocar experiências e ajudar em algum aspecto. Aproveite essa oportunidade no espaço em que estiver.

Menos burocracia, mais tempo para cuidar do que importa

Você sabe o que precisa para montar seu próprio escritório? Licenciamento, alvará, manutenção, instalação de água, luz, internet, telefone, contratação de faxina e setor administrativo e muito mais.

Tudo isso demanda muito tempo, o que talvez você não tenha sobrando neste momento. Além de atenção e dinheiro.

Em um coworking, todas essas coisas são feitas para você e o único trabalho que você terá é de trabalhar e produzir o melhor do tempo lá.

Cuide do que importa e não perca sua concentração e produtividade com questões burocráticas. Procure um coworking que atenda suas necessidades, faça o teste e descubra se este lhe agrada. Tudo dando certo, é hora de aderir ao estilo e vida!

Ah! E se você é uma empresa e quer disponibilizar essas vantagens para seus funcionários também é possível. O BeerOrCoffee oferece soluções corporativas personalizadas e também fornece uma diária gratuita para você experimentar qualquer um dos 500 espaços da sua rede.

Afinal, uma equipe produtiva faz bem aos negócios também!

curso completo do blog pessoal