Por Aline Gonçalves

Amante da escrita, viciada em Amino, Potterhead e otaku em formação.

Publicado em 20/03/2019. | Atualizado em 20/03/2019


Como trabalhar apenas pelo celular? Fizemos essa pergunta para a nossa Comunidade e veja só as soluções incríveis que foram apresentadas!

Imersão Freelancer - maior curso online gratuito do BrasilPowered by Rock Convert

Recentemente, um post foi lançado em nossa Comunidade de Freelancers contendo o seguinte questionamento:

“Tenho interesse em iniciar na carreira de redatora freelancer, mas estou sem computador e sem condições de comprar um no momento, porém no meu celular tem o Pacote Office completo. É possível seguir nessa carreira utilizando o Word do celular?”

Bom, hoje estou aqui para dizer que sim, é totalmente possível trabalhar pelo celular. Mas, talvez você se pergunte, como eu tenho a ousadia de afirmar isso com tanta convicção? Simples: eu comecei minha carreira como freelancer exatamente dessa forma! Então, acomode-se aí, pois vou contar um pouquinho dessa história.

Tudo começou há aproximadamente 2 anos, quando eu tinha meus 19 aninhos, havia começado minha faculdade e estava extremamente atolada em dívidas e problemas familiares. Nessa época, muitas dúvidas permeavam minha mente, porém, entre elas, havia uma certeza: eu precisava de um trabalho.

Foi quando eu descobri a Rock Content e a sua plataforma de freelancers. Ainda estava procurando um trabalho convencional, mas, como sempre gostei de escrever, fiquei interessada em me tornar uma redatora. Porém, eu não tinha um computador e minhas dívidas não me permitiam comprar um naquele momento. Também estava sem internet e podia contar apenas com o meu pacote de dados.

Apesar dessas limitações, resolvi tentar a sorte e iniciei o curso de Produção de Conteúdo para Web pelo celular — que, aliás, era de um modelo bastante ultrapassado para a época. Assim, assisti às aulas, fiz a prova e escrevi meu primeiro texto de candidatura — tudo por meio daquela tela pequenina. Durante algum tempo, essa foi a minha principal ferramenta de trabalho, sendo usada até em alguns lugares aleatórios, como em ônibus, padarias e filas de banco.

Muitas coisas aconteceram após isso e, atualmente, tenho todas as ferramentas necessárias para o trabalho de redatora freelancer, o que só foi possível graças a esse começo modesto. Porém, ainda tenho o hábito de utilizar o celular para trabalhar — especialmente quando estou longe de casa e preciso adiantar alguma tarefa. Esse é um dos motivos pelos quais escrevi esse post.

Mas, já que estamos falando de trabalhar pelo celular, não seria injusto (e talvez até um pouco hipócrita) se eu escrevesse esse texto com todo o conforto e comodidade proporcionados pelo meu notebook? Bom, para mim pareceu que sim. Com esse pensamento em mente, me lancei um desafio: que tal voltar aos velhos e tempos e produzir este conteúdo direto do meu smartphone? Então, como diria nosso querido Barney de How I Met Your Mother:

Challenge accepted!


E aí, quer descobrir quais são as dicas de nossos colegas sobre como trabalhar pelo celular de forma eficiente e ficou curioso para dar uma olhada em um texto feito por meio do smartphone? Então, basta prosseguir a leitura!

1. Acredite em você

Parece clichê? Talvez seja, mas essa é, sem dúvidas, a dica mais importante. Afinal, se não confiar em você, no seu potencial e na qualidade do seu próprio trabalho você nunca dará o primeiro passo. Como foi muito bem colocado pela Amanda, tenha a seguinte convicção em mente:

“Ninguém precisa validar sua tentativa, você é quem precisa dizer se vai dar ou não. Eu, tentaria mil vezes antes de desistir!”

— Amanda Gusmão

You Can Do It! GIF - Yougotthis Youcandoit Adamsandler GIFs

2. Priorize as tarefas menores

Sim, ao trabalhar pelo celular, provavelmente, seu tempo de produção será maior do que o normal — neste texto, por exemplo, gastei o dobro do tempo que teria gasto se fizesse pelo notebook. Lembre-se que os recursos do smartphone são limitados e você precisará fazer alguns malabarismos para dar conta de tudo. Por isso, para não correr o risco de perder prazos ou de entregar um conteúdo “meia boca”, a dica é a seguinte:

“Pegue tarefas menores — de 500 palavras, por exemplo — para ser mais fácil administrar, inclusive no editor de texto.”

— Amanda Gusmão

Confira um compilado de dicas e leituras para melhorar a sua produtividade!
Produtividade: 25 dicas de como ser mais produtivo no trabalho
Técnica Pomodoro: aumente a produtividade com o método do cronômetro
Trello vs. Asana: qual é o melhor aplicativo de organização?
Case de Sucesso: como se tornar mais produtivo em apenas 3 meses
Automação para freelancers: 5 dicas para trabalhar menos e lucrar mais
4 dicas para organizar o e-mail e ser mais produtivo
Conheça mais de 100 ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdo

3. Tenha um bom arsenal de aplicativos

Um freela que se preze tem sempre um bom arsenal de ferramentas para gerenciar suas tarefas. Elas vão desde um simples gerenciador de tempo até um excelente revisor ortográfico. Veja:

“Indicaria baixar gratuitamente nas lojas da Apple e do Google aplicativos que auxiliam a gerenciar as tarefas, o tempo e a corrigir texto.

Para o texto:

Para gerenciar tarefas:

  • Evernote: recomendo esse, pois ele integra-se ao seu e-mail, salva notas com textos longos e faz correções consultando online.

Para gerenciar o tempo:

  • RescueTime: ele é bem completo. Você consegue bloquear sites para evitar a distração, medir tempo de tarefas, agendar atividades e, depois de aprender seu tempo de trabalho, ele consegue estimar a duração de suas atividades futuras.”

— Orquidea Martins

Confesso que, durante meus dias de freela pelo celular, não usava a maioria desses aplicativos — o que é uma pena, pois teriam sido de grande ajuda. Contudo, o FLiP sempre foi meu queridinho para revisar o texto e já usei várias vezes pelo navegador do smartphone. Além disso, esse conteúdo inteiro foi escrito no Evernote. Então, posso atestar: essa é uma excelente dica!

Nota do editor:
O dia a dia de um produtor de conteúdo fica mais fácil quando pequenas tarefas são automatizadas. Por isso, criamos uma lista com mais de 100 aplicativos recomendados e usados no dia a dia pela equipe da Rock Content. Confira a lista e melhore sua produtividade!

ferramentas e aplicativos para produtores de conteúdoPowered by Rock Convert

4. Aposte no old style

Em alguns momentos, trabalhar exclusivamente pelo celular pode se tornar cansativo. Isso porque será preciso se desdobrar entre vários aplicativos, abrir diversas abas no navegador e mudar de página constantemente. Quando esse momento chegar, não tenha dúvidas: aposte no bom e velho caderninho de anotações!

“Volte para o old style. Use um caderno para rascunhar a ideia ou anotar coisas importantes das referências, assim você evita de ficar trocando de página no seu celular.”

— Amanda Gusmão

Writing Write GIF - Writing Write Pencil GIFs

5. Faça da sua voz uma ferramenta

Sim, quando se trata de trabalhar pelo celular, nem tudo são flores. Você vai encontrar alguns desafios nessa jornada e um deles será a digitação. Mas, mantenha a calma pequeno gafanhoto: a dica da Ana tem uma ótima solução para o problema. Veja:

“Digitar pelo celular é possível, mas terrível! Por isso, eu creio que seria bom para você usar um voice notepad. Ele faz o reconhecimento de voz e você não precisa ficar escrevendo. Eu uso um mara no PC, mas que também tem versão para celular: o Speechnotes. Dá para baixar na Play Store do Google, mas só funciona com Android na versão mobile. O único inconveniente é precisar de internet para funcionar. Você pode salvar o texto depois no Drive, copiar e colar em um aplicativo de texto, enviar por e-mail, baixar como txt ou doc, entre outros.”

— Aline A. de Paula

Talk, Talk, Talk, Talk. GIF - TheNewCelebrityApprentice CelebrityApprentice CelebApprentice GIFs

6. Não esconda sua “limitação tecnológica”

Transparência e sinceridade são fundamentais para um bom trabalho, especialmente nessa situação. Afinal, caso algum imprevisto aconteça, os seus colegas só poderão ajudar se estiverem a par da sua “limitação”. Então, anote aí mais uma dica maravilhosa da Amanda:

“Avise o analista sobre sua “limitação tecnológica” temporária, pedindo que ele priorize a comunicação de novos detalhes do job por e-mail.”

— Amanda Gusmão

Captainhook Elsa GIF - Captainhook Elsa Ouat GIFs

Como você pôde perceber, é totalmente possível trabalhar pelo celular — e este texto está aqui para provar isso. É verdade, esse é um caminho cheio de desafios e dificuldades, mas que graça teria se não fosse assim? Por isso, permita-me finalizar com um pequeno conselho: se existe uma barreira em sua vida, faça dela a sua força e o seu diferencial, mas, em hipótese alguma, desista de lutar pelos seus sonhos.

E aí, gostou do conteúdo e quer se arriscar na vida de freela? Então, faça o quiz e descubra se você está pronto para a carreira freelancer!

carreira freelancerPowered by Rock Convert

Posts populares com esse assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *