como trabalhar na internet e aumentar a sua renda

Como trabalhar na internet e aumentar a sua renda?

Trabalhar na internet (e gerar renda) é simples, mas requer persistência. Para conseguir, é preciso:
1. Procurar oportunidades
2. Organizar-se
3. Qualificar-se
4. Ser reponsável

Atualmente, o mercado de trabalho passa por uma grande transformação digital. A qualidade de vida e a felicidade tanto no âmbito profissional quanto no pessoal são elementos cada vez mais valorizados e, dessa forma, surgem novas oportunidades para você ganhar a vida fazendo o que ama.

Uma dessas alternativas é trabalhar na internet. Seja como forma de complementar o salário adquirido em seu emprego formal ou mesmo como sua única fonte de renda, o mundo digital oferece diversos caminhos para quem quer aproveitá-lo com o objetivo de ganhar dinheiro.

Entretanto, é claro, essa forma relativamente recente — e ainda pouco compreendida — traz consigo seus próprios desafios e exigências. Quer saber como se preparar para trilhar esse caminho e começar a trabalhar na internet? Vem com a gente!

As oportunidades de trabalho como freelancer para web

Empresas e profissionais de todas as áreas já reconhecem a importância de se fazerem presentes na internet, além da facilidade de utilizar os meios digitais para trabalhar.

Dessa maneira, seja quais forem suas aptidões e interesses, há uma vasta gama de oportunidades para que você encontre trabalho como freelancer para web. Olha só:

1. Redação

A produção de textos é uma das maiores oportunidades de trabalhar na internet. Afinal, até mesmo as redações de alguns veículos tradicionais já se aproveitam da web para que seus funcionários possam trabalhar em home office ou para ter acesso a escritores e jornalistas que moram em outras localidades.

Outro fator que colabora para a alta demanda de redatores é o crescimento estrondoso do marketing de conteúdo. Atualmente, a maioria das empresas se dedica a manter blogs corporativos, publicando textos e outros materiais relevantes para seu público-alvo. Isso faz com que elas precisem de redatores para rechearem esses blogs. Dessa forma, muitas agências de conteúdo oferecem oportunidades para freelas.

Ao entrar para um time desses, você poderá escrever de acordo com sua disponibilidade e interesse. Além disso, produzirá para os clientes da agência, em vez de ter que procurar os seus próprios — o que poupa tempo e recursos.

2. Programação

A tecnologia da informação é outro campo que oferece vagas cada vez mais interessantes de maneira remota. Afinal, nada mais natural do que essa área aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos pela internet, não é mesmo? Diversas empresas do ramo já permitem que o programador trabalhe a distância, o que dá a ela acesso aos melhores profissionais, mesmo que eles não estejam fisicamente presentes.

O melhor é que há demandas de programação para os mais diversos níveis de habilidade e especializações dentro da TI. Portanto, se você tem interesse em aprender a programar ou já trabalha com isso, agora é a hora!

3. Design

Hoje, é muito fácil fazer reuniões por Skype ou videoconferência. Dessa forma, nada impede designers de conversarem com seus clientes, entenderem exatamente qual é sua demanda, produzirem o conteúdo e, então, entregarem o resultado. Tudo pela internet, cada um de sua casa/escritório.

Seja você um profissional do web design, seja do design gráfico ou outros ramos, há cada vez mais oportunidades para atuar como freelancer na web! Assim, você pode organizar sua própria agenda de trabalhos e ter acesso a clientes de todo os cantos.

Os primeiros passos para trabalhar na internet

Agora que você já conhece melhor alguns dos caminhos que pode escolher para trabalhar na internet, é hora de descobrir como fazer para se destacar. Confira:

1. Procure oportunidades

O primeiro passo é descobrir onde você pode encontrar trabalhos como freelancer. Para tanto, a própria internet vai te ajudar muito!

Pesquise os maiores nomes da sua área de atuação. Se eles não tiverem um campo específico em seus sites para o cadastro de profissionais freelance, faça um contato direto, mostre seu portfólio e chame a atenção para seu talento.

Conversar com amigos e colegas da área também pode te ajudar a encontrar oportunidades interessantes.

2. Organize-se

Uma das maiores vantagens de trabalhar na internet é a possibilidade de fazer seus próprios horários e escolher sua demanda de tarefas. Entretanto, esse também é um dos maiores desafios para os freelancers.

Afinal, toda essa liberdade pode resultar em uma renda altamente variável e em pouca produtividade. Portanto, ao tomar a decisão de trabalhar como freelancer, é fundamental que você se organize para que a empreitada dê certo.

Mesmo podendo trabalhar de onde e quando quiser, é importante tentar manter uma rotina fixa. Se você prefere trabalhar até tarde da noite em vez de começar de manhã cedo, sem problemas! Apenas se comprometa com isso, caso contrário, é fácil arrumar outros compromissos e diminuir seu ritmo de trabalho.

Descubra o que funciona melhor para você e organize sua agenda (pessoal e de trabalho) de acordo. Para tanto, você também deve refletir sobre seus objetivos. Quanto você quer ganhar por mês? Quantas horas quer trabalhar por dia? A partir dessas informações, você saberá o quanto terá que se dedicar a cada mês para alcançar suas metas.

3. Qualifique-se

Se a demanda de trabalhos pela internet aumenta, o mesmo acontece com a quantidade de profissionais correndo atrás dessas oportunidades. Quando a empresa tem um leque tão extenso à sua disposição, ela pode escolher apenas os melhores para a equipe — e a tendência é que o faça mesmo.

Diante desse cenário, se qualificar é imprescindível para que você possa aprimorar cada vez mais seu trabalho, chamar a atenção dos clientes e se destacar. Muitas vezes, as próprias empresas oferecem cursos para que você se especialize. Portanto, vá atrás dessas oportunidades!

4. Seja responsável

Pode parecer um conselho básico, mas acredite: a responsabilidade e a ética levarão você longe como freelancer na web. Cumprir os deadlines prometidos para o cliente é fundamental, pois ele está contando com aquele conteúdo dentro do prazo.

Como já falamos, a concorrência na internet é grande e se você não é capaz de entregar com a qualidade esperada e em tempo hábil, há muitos outros profissionais que cumprirão essas exigências.

Não dê bobeira! Se você seguir nosso conselho de organizar sua rotina e objetivos, certamente será capaz de produzir conteúdo de qualidade, dar conta de suas demandas dentro do prazo e alcançar todas as expectativas do cliente.

Ser honesto e profissional também são qualidades que todo freelancer deve ter. Afinal, agora você é o único responsável por sua própria reputação. E ao se comunicar pela internet, não é raro que surjam desentendimentos devido a tons mal interpretados, por exemplo. Então, seja sempre claro e cortês para evitar essas situações!

E então, pronto para trabalhar na internet e revolucionar a forma como você ganha dinheiro? Para se aprimorar cada vez mais e ter acesso às melhores dicas para freelancers, assine nossa newsletter e fique por dentro de todo o nosso conteúdo!